Portal do Professor

Início do Conteúdo

Por que nem todos t?m emprego? (Pesquisa Cient?fica)

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Evolu??o tecnol?gica e as novas territorialidades em rede
Ensino M?dio Geografia O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poder?:

  •  Perceber as transforma??es ocorridas no mundo do trabalho;
  •  Identificar os aspectos e as novas exig?ncias no mundo do trabalho;
  •  Entender como a sociedade tem se reorganizado em fun??o das novas exig?ncias do mundo do trabalho; 
  •  Observar, coletar e organizar informa??es sobre o mundo do trabalho no lugar em que vivem;
  •  Utilizar dados estat?sticos que possibilitem conhecer a organiza??o da sociedade e compreender o mundo do trabalho estabelecendo rela??es entre o seu lugar de viv?ncia e outros lugares;
  •  Reconhecer a import?ncia e o respeito aos diferentes trabalhos exercidos na sociedade.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Revolu??o Industrial: primeira, segunda e terceira etapas. Leitura, confec??o e interpreta??o de tabelas e gr?ficos (coluna e barra), al?m de conhecimentos b?sicos de inform?tica, incluindo a produ??o de gr?ficos.

Estratégias e recursos da aula

Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta colocaaluno em uma posi??o central na constru??o do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisi??o de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisi??o de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflex?o, incentivando a organiza??o e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a constru??o do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa ? vi?vel, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favor?vel, em que haja envolvimento, participa??o e produ??o. Cabe ao professor tamb?m, ter uma postura mais flex?vel buscando compreender e aceitar os variados tipos de intelig?ncia de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras c?pias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)

Confira abaixo uma sugest?o de etapas para a elabora??o de um Projeto de Pesquisa, a qual pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos:

?

PESQUISA  

Imagem: Etapas para a elabora??o e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa

Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em:  25 de abril de 2012

?

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa s?o problemas presentes na realidade vivida pelos alunosDesta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do curr?culo escolar, possibilitando a cria??o de espa?os de pesquisa que permitam a an?lise e a interven??o positiva no lugar em que os alunos est?o inseridos. Para tanto, faz-se necess?rio criar um ambiente favor?vel para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observa??o, an?lise e reflex?o do tema eleito para discuss?o, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa ? fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e prop?e como possibilidade de mudan?a. A proposta de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em considera??o a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar ? um relevante instrumento metodol?gico de ensino aprendizagem, sendo que, atrav?s dela ? poss?vel desenvolver a??es que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utiliza??o induz ao desenvolvimento de compet?ncias e habilidades indispens?veis ? forma??o do educando. Sua pr?tica permite que o aluno aprenda ao transformar informa??o em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7). 

?

EXECU??O DA PESQUISA

Professor(a), ? importante encontrar no dia a dia dos alunos situa??es significativas para o desenvolvimento das atividades relativas ao  estudo do Mundo do Trabalho. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodol?gicos e tecnol?gicos como: o Laborat?rio de Inform?tica, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na constru??o do conhecimento.

?

PRIMEIRA ATIVIDADE

1. Em sala, realize a apresenta??o de um fragmento do filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin. O filme satiriza a mecaniza??o do trabalho dos oper?rios das f?bricas diante das novas formas de produ??o do final do s?culo XIX e in?cio do s?culo XX. O v?deo tem a inten??o de provocar nos alunos o interesse por estudarTema de Pesquisa "O mundo do trabalho". Para tanto? importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisaevidenciarrela??o existente entre o conhecimento cient?fico e o cotidiano 

?

TEMPOS MODERNOS

Imagem: Fragmento do filme Tempos Modernos

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3rS9wIxXMLk&feature=related

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

2. Antes de iniciar a apresenta??o, converse com os alunos sobre a import?ncia de observarem no v?deo os seguintes aspectos:

  • Objetivo da empresa;
  • Caracter?sticas do trabalho apresentado;
  • Consequ?ncias para o trabalhador;
  • Exig?ncias na qualifica??o do funcion?rio para o desenvolvimento do trabalho;
  • As exig?ncias no mundo do trabalho no per?odo apresentado no v?deo;
  • As caracter?sticas do mundo do trabalho da ?poca retratada no v?deo em compara??o com o mundo atual.

?

Professor(a), seria interessante convidar um profissional da ?rea de Hist?ria ou Sociologia para  conversar com os alunos sobre as conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo do s?culo XX.  A aula Movimento oper?rio nas primeiras d?cadas do s?culo XX no Brasil - UCA, dispon?vel no Portal do Professor, que poder? contribuir para o entendimento do assunto no endere?o eletr?nico

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38944 .

?

SEGUNDA ATIVIDADE

?

1. Retome com os alunosdesenvolvimento do processo produtivo, historicamente chamado de Revolu??o Industrial, que pode ser dividido em tr?s etapas: Primeira, Segunda e Terceira Revolu??o Industrial. Solicite que realizem uma pesquisa sobre as principais caracter?sticas apresentadas nestes per?odos:

  • O processo produtivo;
  • A mat?ria prima;
  • O combust?vel utilizado;
  • As mudan?as tecnol?gicas;
  • Os investimentos;
  • Consequ?ncias para o mundo do trabalho.

?

2. Solicite que os alunos elaborem um quadro comparativo apresentando as principais caracter?sticas de cada ?poca da Revolu??o Industrial. Segue sugest?o de quadro comparativo elaborado por aluno do Ensino M?dio. Confira no endere?o web https://skydrive.live.com/?cid=563780ea53989a8d&id=563780EA53989A8D%21164#cid=563780EA53989A8D&id=563780EA53989A8D%21419  Acesso: 12 de abril de 2012

?

As etapas da Revolu??o Industrial

Primeira Etapa da Revolu??o Industrial Segunda Etapa da Revolu??o Industrial Terceira Etapa da Revolu??o Industrial
?

?

?

?

?

?

?

 3. Depois, organize os alunos em tr?s grupos, cada um ficar? respons?vel por apresentar para a turma as caracter?sticas de uma determinada ?poca da Revolu??o Industrial, tendo como refer?ncia as informa??es coletadas na pesquisa. Incentive a criatividade; o trabalho dever? ser produzido e  apresentado em v?deo que poder? ser produzido utilizando o celular ou a c?mera digital. No dia combinado, os grupos apresentar?o suas produ??es e dever?o ficar atentos as caracter?sticas espec?ficas de cada per?odo destacadas pelos grupos. Ao terminar as apresenta??es, coletivamente, elaborem um quadro comparativo da turma, apresentando os pontos que os grupos consideraram relevantes.  

  

Professor(a), solicite a colabora??o de docentes de outras disciplinas como Hist?ria, abordando o processo produtivo hist?rico, Artes e Inform?tica, na organiza??o e produ??o do trabalho que ser? apresentado; tais ?reas ser?o importantes parceiras no processo de abordagem e constru??o do conhecimento geogr?fico. No dia combinado, o trabalho poder? ser apresentado para a sala ou para toda a comunidade escolar e tamb?m poder? ser objeto de avalia??o. A atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos conhecerem e analisarem o processo e as consequ?ncias da Revolu??o Industrial no mundo do trabalho o que possibilitar? compreender a atualidade.   

?

O objetivo principal das atividades, anteriormente realizadas, ? o de provocar nos alunos o interesse pelo Tema da Pesquisa "O mundo do trabalho". Em seguida, oriente os alunos para a elabora??o da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poder? ser feito de forma coletiva ou em grupos de at? quatro alunos. Os projetos poder?o apresentar caracter?sticas diferentesportantosugere-se:

?

Problematiza??o do Tema: pergunta ou situa??o-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  1. Que fatores interferem na nova organiza??o do mundo do trabalho?
  2. Quais s?o as novas exig?ncias e possibilidades do mundo do trabalho?
  3. Por que nem todos t?m emprego?

?

  Objetivo a meta que se pretende alcan?ar - a finalidade da pesquisa.

  1. Identificar como est? organizado o mundo do trabalho;
  2. Refletir sobre as novas perspectivas no mundo do trabalho;

?

Hip?teseidentificar as respostas tempor?rias que v?o indicar o caminho da pesquisa.

  1. O mundo do trabalho tem se organizado de maneira diferente ao longo dos s?culos;
  2. O desenvolvimento de novas tecnologias exige um novo profissional para o mundo do trabalho.

?

Justificativa:  apresentar uma explica??o dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua import?ncia

?

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, an?lise dos dados etc.

?

Fonte:  sele??o do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas ? importante que o grupo defina o referencial te?rico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode serlivro did?tico adotado para o ano de ensino, livros paradid?ticosrevistas e jornais dispon?veis na biblioteca da escola e sites como o Google Acad?mico http://scholar.google.com.br/  que possibilita o acessodiferentes artigos cient?ficoscomo os sugeridos nos Recursos Complementares.

?

Cronograma momento de organizar o tempo necess?rio paraplanejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

?

Socializa??o:  como o resultado da pesquisa ser? apresentado: trabalho escrito, semin?rio, produ??o de v?deo, imagem, charge, a??o social, dramatiza??o etc.

?

TERCEIRA ATIVIDADE

?

1. Forme grupos de at? quatro alunos para que, individualmente, os participantes realizem entrevistas com duas pessoas adultas que n?o fazem parte do ambiente escolar. A entrevista poder? ser registrada de diferentes maneiras: gravada, filmada ou escrita. Sugere-se o roteiro abaixo, que poder? ser alterado:

  • Nome:
  • Idade:
  • Sexo:
  • Profiss?o:
  • N?vel de escolaridade:
  • J? ficou desempregado?
  • Qual foi a maior dificuldade para conseguir emprego?
  • Atualmente trabalha?
  • Onde trabalha?
  • Trabalha quantas horas por dia?
  • Aproximadamente recebe quanto de sal?rio pelo trabalho desenvolvido?
  • Considera que o pagamento que recebe pelo trabalho desenvolvido ? justo? Justifique.
  • Para voc?, qual o perfil que o mercado de trabalho exige hoje do profissional?

?

2. Em seguida, os participantes dever?o organizar os dados gerais do grupo. Solicite que organizem gr?ficos para apresentar os dados quantitativos. Todos os grupos dever?o socializar os dados da pesquisa com toda a turma. Os gr?ficos poder?o ser elaborados no computador, em programa espec?fico. A socializa??o da pesquisa dever? ser realizada em forma de Semin?rio. Para tanto, acesso a aula Expondo ideias: como apresentar um semin?rio dispon?vel no Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277

?

gr??fico colunas 

Imagem: Exemplo de gr?fico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Dispon?vel em: 12 de abril de 2012 

?

3. A partir dos trabalhos apresentados pelos grupos, procure sistematizar coletivamente os dados da turma. Depois, compare os dados da turma com os dados do Cadastro Geral dos Empregados e dos Desempregados (CAGED) organizado pelo Minist?rio do Trabalho, o qual apresenta informa??es sobre a situa??o do emprego e do desemprego no Brasil e nos estados, no endere?o web http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp

?

cagede 1

Imagem: Site Minist?rio do Trabalho - CAGED

Dispon?vel em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

 4. Depois, selecione o estado em que vivem e comparem com os dados da pesquisa organizada pelo grupoReflitam sobre a situa??o do lugar (a partir dos dados levantados) em rela??o ao estado em que moram.

?

cagede 2

Imagem: Site Minist?rio do Trabalho - CAGED

Dispon?vel em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

5. Proponha aos alunos que, em sala de aula e sentados em c?rculo, fa?am um debate acerca das seguintes quest?es:

  • Em rela??o aos dados apresentados sobre o desempregoqual o n?vel de escolaridade das pessoas que mais ficaram desempregadas?  O que essa informa??o revela?
  • Em sua opini?o, o sal?rio recebido pelo trabalhado desenvolvido tem sido justo?
  • Quais seriam os maiores desafios para se conseguir um emprego atualmente?
  • Voc? considera que atualmente existe diferen?a no tratamento de funcion?rios que desempenham a mesma fun??o, mas de sexo diferente? Os dados revelaram algo?
  • Para voc?, quais as principais dificuldades apresentadas no mundo do trabalho? E as facilidades?
  • Tendo em vista tais informa??es, o que podemos identificar como causa para que nem todos os cidad?os tenham emprego?
  • Seria poss?vel mudar este quadro? Apresente sugest?es.

Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opini?es, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas com o conhecimento cient?fico, abordando os principais conceitos que envolvem o tema em estudo

?

6. ? necess?rio evidenciar que alguns fatores contribuem para aumentar as taxas de desemprego. Vale ressaltar que tais causas podem ser estruturais ou conjunturais. Para tanto, segue sugest?es de leituras nos Recursos Complementares.

Sugere-se como din?mica de leitura parasala de aula: "Explique por que ? importante" (Fonte: RANGEL, M. Din?micas de leitura para sala de aula. 16. ed. Petr?polis-RJ:Vozes, 2002)

DIN?MICA:  EXPLIQUE POR QUE ? IMPORTANTE

a. O professor(a) solicita a um aluno que destaque, no texto, uma informa??o que julgou importante e fale ? turma;

b. O professor(a) solicita a um segundo aluno que explique por que, na sua opini?o, a informa??o destacada pelo colega ? importante;

c. O professor(a) solicita ao primeiro aluno que diga se a explica??o do colega correspondeu, ou n?o, ? import?ncia que ele atribuiu ? informa??o, e por qu?.

Observa??es:

1. A din?mica poder? ter continuidade, com o destaque de uma nova informa??o;

2. Professor e alunos poder?o comentar a experi?ncia, observando contribui??es ? aprendizagem e manifestando percep??es pessoais.

Com base nas leituras e estudos realizados anteriormente, analise a conjuntura das causas do desemprego na sociedade brasileira.

?

7. Retome as hip?teses da pesquisa: "o mundo do trabalho tem se organizado de maneira diferente ao longo dos s?culos" e "o desenvolvimento de novas tecnologias exige um novo profissional para o mundo do trabalho"; pe?a aos alunos que reflitam se as hip?teses foram confirmadas ou refutadas e  que dados e/ou fatos pesquisados evidenciam tal conclus?oDepois, solicite aos grupos que elaborem uma conclus?o apresentando os resultados alcan?adosque poder? ser objeto de avalia??o

?

QUARTA ATIVIDADE (Opcional)

?

Cine-Geo

Professor(a), conte com a participa??o dos alunos na organiza??o e divulga??o da exibi??o do filme ? procura da Felicidade, que poder? ocorrer no hor?rio de aula, convide a comunidade externa para participar, principalmente as fam?liasAp?s a apresenta??o do filme, promova uma mesa de debates que poder? ser formada por: um docente (da ?rea de Hist?ria, Sociologia, Filosofia ou Geografia), um profissional liberal, um empres?rio e um profissional da Psicologia, que dever?o se posicionar sobre os desafios enfrentados pela personagem principal e evidenciar as caracter?sticas mais marcantes que a levaram a superar as dificuldades. Solicite que durante as falas os debatedores estabele?am uma rela??o entre o filme, as novas exig?ncias do mundo do trabalho e as modifica??es no modo de vida da sociedade. Dentro do tempo previsto, possibilite que a plateia participe fazendo perguntas aos debatedores.

felicidade

Imagem: Cartaz do filme ? procura da felicidade

Dispon?vel em: http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/03/busca-da-felicidade-dvd-400x400.jpg

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

 

SINOPSE:

Chris Gardner (Will Smith) ? um pai de fam?lia que enfrenta s?rios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a fam?lia unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora ? pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Como vendedor, ele tenta usar sua habilidade para conseguir um emprego melhor, que lhe d? um sal?rio mais digno. Chris consegue uma vaga de estagi?rio numa importante corretora de a??es, mas n?o recebe sal?rio pelos servi?os prestados. Sua esperan?a ? que, ao fim do programa de est?gio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Por?m seus problemas financeiros n?o podem esperar que isto aconte?a, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, esta??es de trem, banheiros e onde quer que consigam um ref?gio ? noite, mantendo a esperan?a de que dias melhores vir?o.  

Dura??o1h 57min

Dirigido por: Gabriele Muccino

Dispon?vel em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54098/

Acesso em: 12 de abril de 2012

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para os professores:

 O novo papel da escola e do ensino da geografia na ?poca da Terceira Revolu??o Industrial

Dispon?vel em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

O uso da internet na pesquisa geogr?fica: uma introdu??o

Dispon?vel em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Constru??o e Interpreta??o de gr?ficos de colunas

Dispon?vel em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Desemprego estrutural

Dispon?vel em: http://www.fmr.edu.br/publicacoes/pub_08.pdf

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Sugest?o de leitura e pesquisa para o(a) aluno(a):

?

Revolu??o Industrial

Dispon?vel em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/revolucao-industrial/27484/

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Revolu??o Industrial

Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/industrial/

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Primeira Revolu??o Industrial

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

A Revolu??o Industrial

Dispon?vel em: http://www.webartigos.com/artigos/a-revolucao-industrial/3823/

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

A Revolu??o Industrial

Dispon?vel em: http://gilcaknustspaceblogcombr.spaceblog.com.br/797514/A-Revolucao-Industrial/

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Blog Mundinho da Crian?as - Revolu??o Industrial

Dispon?vel em: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/09/texto-sobre-revolucao-industrial-para.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

O mundo do trabalho, o trabalho no mundo

Dispon?vel em: http://obviousmag.org/archives/2009/02/trabalho_no_mundo.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

O futuro do trabalho no Brasil e no mundo

Dispon?vel em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/978/882

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

O mundo do trabalho

Dispon?vel em: http://201.55.54.204/produtos/spp/v08n01/v08n01_01.pdf

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Mundo do trabalho

Dispon?vel em: http://mundo-do-trabalho.blogspot.com.br/

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Klick Educa??o: diferen?a entre desemprego estrutural e desemprego conjuntural

Dispon?vel em: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-7573-h,00.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

?

Blog Geografia e tal

Dispon?vel em: http://geografiaetal.blogspot.com.br/2011/05/diferencas-entre-desemprego-conjuntural.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  1.  A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer que o processo hist?rico interfere na organiza??o da sociedade e no modo de vida dos seres humanos;
  3. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibiliza??o para as quest?es sociais; 
  4. O uso dos diferentes recursos tecnol?gicos que contribuem para o estudo do mundo do trabalho e o entendimento dos conceitos ligados ao tema em discuss?o; 
  5. A possibilidade de compreender e de desenvolver a??es rumo ? conquista da cidadania plena.