Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Evolu??o tecnol?gica e as novas territorialidades em rede |
Ensino M?dio | Geografia | O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos |
A partir desta aula o aluno poder?:
A Revolu??o Industrial: primeira, segunda e terceira etapas. Leitura, confec??o e interpreta??o de tabelas e gr?ficos (coluna e barra), al?m de conhecimentos b?sicos de inform?tica, incluindo a produ??o de gr?ficos.
Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posi??o central na constru??o do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisi??o de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisi??o de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflex?o, incentivando a organiza??o e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a constru??o do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa ? vi?vel, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favor?vel, em que haja envolvimento, participa??o e produ??o. Cabe ao professor tamb?m, ter uma postura mais flex?vel buscando compreender e aceitar os variados tipos de intelig?ncia de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras c?pias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)
Confira abaixo uma sugest?o de etapas para a elabora??o de um Projeto de Pesquisa, a qual pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos:
?
Imagem: Etapas para a elabora??o e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa
Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01
Acesso em: 25 de abril de 2012
?
Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa s?o problemas presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do curr?culo escolar, possibilitando a cria??o de espa?os de pesquisa que permitam a an?lise e a interven??o positiva no lugar em que os alunos est?o inseridos. Para tanto, faz-se necess?rio criar um ambiente favor?vel para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observa??o, an?lise e reflex?o do tema eleito para discuss?o, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa ? fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e prop?e como possibilidade de mudan?a. A proposta de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em considera??o a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar ? um relevante instrumento metodol?gico de ensino aprendizagem, sendo que, atrav?s dela ? poss?vel desenvolver a??es que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utiliza??o induz ao desenvolvimento de compet?ncias e habilidades indispens?veis ? forma??o do educando. Sua pr?tica permite que o aluno aprenda ao transformar informa??o em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7).
?
EXECU??O DA PESQUISA
Professor(a), ? importante encontrar no dia a dia dos alunos situa??es significativas para o desenvolvimento das atividades relativas ao estudo do Mundo do Trabalho. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodol?gicos e tecnol?gicos como: o Laborat?rio de Inform?tica, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na constru??o do conhecimento.
?
PRIMEIRA ATIVIDADE
1. Em sala, realize a apresenta??o de um fragmento do filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin. O filme satiriza a mecaniza??o do trabalho dos oper?rios das f?bricas diante das novas formas de produ??o do final do s?culo XIX e in?cio do s?culo XX. O v?deo tem a inten??o de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "O mundo do trabalho". Para tanto, ? importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisa e evidenciar a rela??o existente entre o conhecimento cient?fico e o cotidiano.
?
Imagem: Fragmento do filme Tempos Modernos
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3rS9wIxXMLk&feature=related
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
2. Antes de iniciar a apresenta??o, converse com os alunos sobre a import?ncia de observarem no v?deo os seguintes aspectos:
?
Professor(a), seria interessante convidar um profissional da ?rea de Hist?ria ou Sociologia para conversar com os alunos sobre as conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo do s?culo XX. A aula Movimento oper?rio nas primeiras d?cadas do s?culo XX no Brasil - UCA, dispon?vel no Portal do Professor, que poder? contribuir para o entendimento do assunto no endere?o eletr?nico
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38944 .
?
SEGUNDA ATIVIDADE
?
1. Retome com os alunos o desenvolvimento do processo produtivo, historicamente chamado de Revolu??o Industrial, que pode ser dividido em tr?s etapas: Primeira, Segunda e Terceira Revolu??o Industrial. Solicite que realizem uma pesquisa sobre as principais caracter?sticas apresentadas nestes per?odos:
?
2. Solicite que os alunos elaborem um quadro comparativo apresentando as principais caracter?sticas de cada ?poca da Revolu??o Industrial. Segue sugest?o de quadro comparativo elaborado por aluno do Ensino M?dio. Confira no endere?o web https://skydrive.live.com/?cid=563780ea53989a8d&id=563780EA53989A8D%21164#cid=563780EA53989A8D&id=563780EA53989A8D%21419 Acesso: 12 de abril de 2012
?
As etapas da Revolu??o Industrial
Primeira Etapa da Revolu??o Industrial | Segunda Etapa da Revolu??o Industrial | Terceira Etapa da Revolu??o Industrial |
? |
? ? ? ? |
? |
?
3. Depois, organize os alunos em tr?s grupos, cada um ficar? respons?vel por apresentar para a turma as caracter?sticas de uma determinada ?poca da Revolu??o Industrial, tendo como refer?ncia as informa??es coletadas na pesquisa. Incentive a criatividade; o trabalho dever? ser produzido e apresentado em v?deo que poder? ser produzido utilizando o celular ou a c?mera digital. No dia combinado, os grupos apresentar?o suas produ??es e dever?o ficar atentos as caracter?sticas espec?ficas de cada per?odo destacadas pelos grupos. Ao terminar as apresenta??es, coletivamente, elaborem um quadro comparativo da turma, apresentando os pontos que os grupos consideraram relevantes.
Professor(a), solicite a colabora??o de docentes de outras disciplinas como Hist?ria, abordando o processo produtivo hist?rico, Artes e Inform?tica, na organiza??o e produ??o do trabalho que ser? apresentado; tais ?reas ser?o importantes parceiras no processo de abordagem e constru??o do conhecimento geogr?fico. No dia combinado, o trabalho poder? ser apresentado para a sala ou para toda a comunidade escolar e tamb?m poder? ser objeto de avalia??o. A atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos conhecerem e analisarem o processo e as consequ?ncias da Revolu??o Industrial no mundo do trabalho o que possibilitar? compreender a atualidade.
?
O objetivo principal das atividades, anteriormente realizadas, ? o de provocar nos alunos o interesse pelo Tema da Pesquisa "O mundo do trabalho". Em seguida, oriente os alunos para a elabora??o da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poder? ser feito de forma coletiva ou em grupos de at? quatro alunos. Os projetos poder?o apresentar caracter?sticas diferentes, portanto, sugere-se:
?
Problematiza??o do Tema: pergunta ou situa??o-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.
?
Objetivo: a meta que se pretende alcan?ar - a finalidade da pesquisa.
?
Hip?tese: identificar as respostas tempor?rias que v?o indicar o caminho da pesquisa.
?
Justificativa: apresentar uma explica??o dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua import?ncia.
?
Metodologia: processo de desenvolvimento da pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, an?lise dos dados etc.
?
Fonte: sele??o do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas ? importante que o grupo defina o referencial te?rico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro did?tico adotado para o ano de ensino, livros paradid?ticos, revistas e jornais dispon?veis na biblioteca da escola e sites como o Google Acad?mico http://scholar.google.com.br/ que possibilita o acesso a diferentes artigos cient?ficos, como os sugeridos nos Recursos Complementares.
?
Cronograma: momento de organizar o tempo necess?rio para o planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.
?
Socializa??o: como o resultado da pesquisa ser? apresentado: trabalho escrito, semin?rio, produ??o de v?deo, imagem, charge, a??o social, dramatiza??o etc.
?
TERCEIRA ATIVIDADE
?
1. Forme grupos de at? quatro alunos para que, individualmente, os participantes realizem entrevistas com duas pessoas adultas que n?o fazem parte do ambiente escolar. A entrevista poder? ser registrada de diferentes maneiras: gravada, filmada ou escrita. Sugere-se o roteiro abaixo, que poder? ser alterado:
?
2. Em seguida, os participantes dever?o organizar os dados gerais do grupo. Solicite que organizem gr?ficos para apresentar os dados quantitativos. Todos os grupos dever?o socializar os dados da pesquisa com toda a turma. Os gr?ficos poder?o ser elaborados no computador, em programa espec?fico. A socializa??o da pesquisa dever? ser realizada em forma de Semin?rio. Para tanto, acesso a aula Expondo ideias: como apresentar um semin?rio dispon?vel no Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277
?
Imagem: Exemplo de gr?fico de colunas simples
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Dispon?vel em: 12 de abril de 2012
?
3. A partir dos trabalhos apresentados pelos grupos, procure sistematizar coletivamente os dados da turma. Depois, compare os dados da turma com os dados do Cadastro Geral dos Empregados e dos Desempregados (CAGED) organizado pelo Minist?rio do Trabalho, o qual apresenta informa??es sobre a situa??o do emprego e do desemprego no Brasil e nos estados, no endere?o web http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp
?
Imagem: Site Minist?rio do Trabalho - CAGED
Dispon?vel em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Depois, selecione o estado em que vivem e comparem com os dados da pesquisa organizada pelo grupo. Reflitam sobre a situa??o do lugar (a partir dos dados levantados) em rela??o ao estado em que moram.
4.?
Imagem: Site Minist?rio do Trabalho - CAGED
Dispon?vel em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
5. Proponha aos alunos que, em sala de aula e sentados em c?rculo, fa?am um debate acerca das seguintes quest?es:
Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opini?es, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas com o conhecimento cient?fico, abordando os principais conceitos que envolvem o tema em estudo.
?
6. ? necess?rio evidenciar que alguns fatores contribuem para aumentar as taxas de desemprego. Vale ressaltar que tais causas podem ser estruturais ou conjunturais. Para tanto, segue sugest?es de leituras nos Recursos Complementares.
Sugere-se como din?mica de leitura para a sala de aula: "Explique por que ? importante" (Fonte: RANGEL, M. Din?micas de leitura para sala de aula. 16. ed. Petr?polis-RJ:Vozes, 2002)
DIN?MICA: EXPLIQUE POR QUE ? IMPORTANTE
a. O professor(a) solicita a um aluno que destaque, no texto, uma informa??o que julgou importante e fale ? turma;
b. O professor(a) solicita a um segundo aluno que explique por que, na sua opini?o, a informa??o destacada pelo colega ? importante;
c. O professor(a) solicita ao primeiro aluno que diga se a explica??o do colega correspondeu, ou n?o, ? import?ncia que ele atribuiu ? informa??o, e por qu?.
Observa??es:
1. A din?mica poder? ter continuidade, com o destaque de uma nova informa??o;
2. Professor e alunos poder?o comentar a experi?ncia, observando contribui??es ? aprendizagem e manifestando percep??es pessoais.
Com base nas leituras e estudos realizados anteriormente, analise a conjuntura das causas do desemprego na sociedade brasileira.
?
7. Retome as hip?teses da pesquisa: "o mundo do trabalho tem se organizado de maneira diferente ao longo dos s?culos" e "o desenvolvimento de novas tecnologias exige um novo profissional para o mundo do trabalho"; pe?a aos alunos que reflitam se as hip?teses foram confirmadas ou refutadas e que dados e/ou fatos pesquisados evidenciam tal conclus?o. Depois, solicite aos grupos que elaborem uma conclus?o apresentando os resultados alcan?ados, que poder? ser objeto de avalia??o.
?
QUARTA ATIVIDADE (Opcional)
?
Cine-Geo
Professor(a), conte com a participa??o dos alunos na organiza??o e divulga??o da exibi??o do filme ? procura da Felicidade, que poder? ocorrer no hor?rio de aula, convide a comunidade externa para participar, principalmente as fam?lias. Ap?s a apresenta??o do filme, promova uma mesa de debates que poder? ser formada por: um docente (da ?rea de Hist?ria, Sociologia, Filosofia ou Geografia), um profissional liberal, um empres?rio e um profissional da Psicologia, que dever?o se posicionar sobre os desafios enfrentados pela personagem principal e evidenciar as caracter?sticas mais marcantes que a levaram a superar as dificuldades. Solicite que durante as falas os debatedores estabele?am uma rela??o entre o filme, as novas exig?ncias do mundo do trabalho e as modifica??es no modo de vida da sociedade. Dentro do tempo previsto, possibilite que a plateia participe fazendo perguntas aos debatedores.
Imagem: Cartaz do filme ? procura da felicidade
Dispon?vel em: http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/03/busca-da-felicidade-dvd-400x400.jpg
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
SINOPSE:
Chris Gardner (Will Smith) ? um pai de fam?lia que enfrenta s?rios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a fam?lia unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora ? pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Como vendedor, ele tenta usar sua habilidade para conseguir um emprego melhor, que lhe d? um sal?rio mais digno. Chris consegue uma vaga de estagi?rio numa importante corretora de a??es, mas n?o recebe sal?rio pelos servi?os prestados. Sua esperan?a ? que, ao fim do programa de est?gio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Por?m seus problemas financeiros n?o podem esperar que isto aconte?a, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, esta??es de trem, banheiros e onde quer que consigam um ref?gio ? noite, mantendo a esperan?a de que dias melhores vir?o.
Dura??o: 1h 57min
Dirigido por: Gabriele Muccino
Dispon?vel em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54098/
Acesso em: 12 de abril de 2012
Sugest?es de leituras para os professores:
O novo papel da escola e do ensino da geografia na ?poca da Terceira Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
O uso da internet na pesquisa geogr?fica: uma introdu??o
Dispon?vel em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Constru??o e Interpreta??o de gr?ficos de colunas
Dispon?vel em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Desemprego estrutural
Dispon?vel em: http://www.fmr.edu.br/publicacoes/pub_08.pdf
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Sugest?o de leitura e pesquisa para o(a) aluno(a):
?
Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/revolucao-industrial/27484/
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/industrial/
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Primeira Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
A Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://www.webartigos.com/artigos/a-revolucao-industrial/3823/
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
A Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://gilcaknustspaceblogcombr.spaceblog.com.br/797514/A-Revolucao-Industrial/
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Blog Mundinho da Crian?as - Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/09/texto-sobre-revolucao-industrial-para.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
O mundo do trabalho, o trabalho no mundo
Dispon?vel em: http://obviousmag.org/archives/2009/02/trabalho_no_mundo.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
O futuro do trabalho no Brasil e no mundo
Dispon?vel em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/978/882
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
O mundo do trabalho
Dispon?vel em: http://201.55.54.204/produtos/spp/v08n01/v08n01_01.pdf
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Mundo do trabalho
Dispon?vel em: http://mundo-do-trabalho.blogspot.com.br/
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Klick Educa??o: diferen?a entre desemprego estrutural e desemprego conjuntural
Dispon?vel em: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-7573-h,00.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
?
Blog Geografia e tal
Dispon?vel em: http://geografiaetal.blogspot.com.br/2011/05/diferencas-entre-desemprego-conjuntural.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: