Portal do Professor

Início do Conteúdo

Marcel Duchamp e o colapso da arte

Autor e Co-autor(es)

Renata Oliveira Caetano imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas morfol?gicas
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas sint?ticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a obra do artista Marcel Duchamp;

Entender os elementos de sua obra que causaram o colapso da arte;

Realizar um ready-made;

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar a aula: Objetos na arte

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26437

Estratégias e recursos da aula

1a Atividade:

O professor deve iniciar sua aula colocando duas quest?es no quadro:

O que faz um objeto ser arte?

Qual ? a import?ncia do gesto do artista para a obra de arte?

?

Promover um debate com os alunos acerca das duas quest?es. O professor pode elencar no quadro as observa??es dos alunos sobre as duas quest?es.

Deve-se incentivar os alunos a observarem a amplia??o do conceito de objeto art?stico a partir dos movimentos modernos.

Mostrar alguns exemplos:

Cadeau

http://www.historiadaarte.com.br/linha/imagens/Dadaismo/manraycadeau.jpg

?

Telefone LAgosta

Telefone Lagosta ? Salvador Dali

http://dc352.4shared.com/doc/k8qWhWH9/preview009.png

?

Desjejum com pelos

Desjejum com pelos - Meret Oppenheim

http://1.bp.blogspot.com/_snyK7GlbhbQ/TBvmev7F9gI/AAAAAAAAD8s/3CF-EcjUBns/s1600/meret-oppenheim-krzneni-dorucak-1938.jpg

?

Retomar os conceitos e imagens sobre Marcel Duchamp e os ready-mades trabalhados na aula sobre ?Objetos na arte? (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26437)

Relembrar que Marcel Duchamp foi um importante artista do s?culo XX que iniciou sua carreira na pintura, mas abandonou esse formato art?stico para se dedicar a um tipo de arte que confrontasse as conven??es do p?blico, ?s institui??es que controlavam as galerias, etc. Suas principais obras s?o os ready-mades, objetos desviados de sua fun??o original e reposicionados pelo artista, sem grandes altera??es, como objeto art?stico. Essa postura influencia diretamente os artistas contempor?neos que assim como Duchamp, agregam objetos e diferentes materiais, assumem a postura art?stica tamb?m como obra de arte, confrontam as conven??es art?sticas muitas vezes impostas pelas institui??es. Vemos isso em obras como:

- Acumula??es de Arman, da d?cada de 1960/07:

Acumula????es

http://4.bp.blogspot.com/_Or1PXIh66bY/Sb1NRobKrwI/AAAAAAAABtg/-RWlIYDmCbw/s1600/arman%2Bmarrtelos.jpg

?

- Performances como as de Marina Abramovich:

Performance

http://2.bp.blogspot.com/-eklUMCC0VQ0/TWY-E10emEI/AAAAAAAAAW4/a__TPXyPtmM/s1600/Abramovic.jpg

- Arte pol?tica do ativista Ai Weiwei, que questiona as institui??es chinesas no ?mbito das artes como tamb?m na cultura e na pol?tica:

Vaso

http://1.bp.blogspot.com/-DpjhwnVwkng/TZsbCLHtQ_I/AAAAAAAAHQg/70hqZTQGzOk/s1600/ai-weiwei-coca-cola1.jpg

?

O professor pode ainda retomar os objetos art?sticos de Duchamp apresentados na aula ?Objetos na arte? (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26437) :

A Fonte

A Fonte

http://api.ning.com/files/13vOhiy8YQm3HewJ-ZLx-GZbXH60YkZFMJzrxA4Egk4un5XlcQ6391Qp7Cvp3BQdR7pB8wgxPUEbnlvoAieUgoB4jlkjY52U/05.Duchamp.AFonte.jpg

Um Ru??do Secreto

Um Ru?do Secreto

http://lh3.ggpht.com/_JDE7aUYVW24/Sm-6v7vwWfI/AAAAAAAAB44/21Krpsekrto/11+Marcel+Duchamp+%E2%80%93+Barulho+Secreto+-+1916.jpg

Roda de Bicicleta

Roda de bicicleta

http://www.artesdoispontos.com/foco/roda-de-bicicleta.jpg

?

Pedir aos alunos que destaquem pontos que chamam a aten??o nesse deste tipo de obra.

Tentar lev?-los a compreender que o que faz a obra de arte neste contexto ? o gesto do artista que deixa de ser um CONFECCIONADOR para ser AQUELE QUE ELEGE, QUE PENSA, QUE TOMA DECIS?ES.

Demonstrar que com suas obras, Marcel Duchamp provocou uma importante fissura no sistema de arte moderno, pois com o simples gesto de retirar um objeto de seu lugar natural/ esperado para reposicion?-lo na esfera art?stica (dentre outras a??es) o artista causa um COLAPSO NA ARTE, abrindo diversos precedentes que posteriormente ser?o identificados na arte contempor?nea.

Se os alunos n?o chegarem a alguns pontos importantes sobre os destaques acerca desse tipo de obra o professor pode elenc?-los destacando:

- a quest?o da APROPRIA??O de objetos. Este tipo de gesto ? incorporado no fazer art?stico de diversos artistas nas pautas contempor?neas;

- a desmistifica??o do objeto de arte;

- ganha for?a questionamentos do tipo: ?O que ? arte??; ?Arte ? o que est? no museu??; ?Quem ? o artista?

- agrega??o do ato tamb?m como uma obra, o que nos faz lembrar das performances;

- utiliza??o de materiais n?o convencionais;

- ocupa??o do espa?o de exposi??o, mudando o foco dos observadores;

?

2a. Atividade:

Utilizar a frase abaixo:

?NOVO ? n?o importa quando tenha sido feito, rompe com os conceitos em que fundamos nosso entendimento das coisas. ? aquilo que nos permite ver o que n?o era vis?vel, ouvir o que era somente ru?do, sentir pulsando o que antes parecia em repouso.?

Fonte: V?deo "29a Bienal de S?o Paulo: conceito curatorial"

A partir da reflex?o sobre a frase, propor aos alunos pequenas a??es dentro da escola que criem o novo a partir daquilo que j? ? conhecido. Em duplas eles devem escolher e reposicionar objetos em outro contexto para causar rea??es no publico circundante do espa?o escolar.

A ideia ? levar para a comunidade que frequenta a escola estes conceitos de arte trabalhados nas aulas.

Por exemplo: Cobrir um mural com folhas pretas; Virar uma lixeira vazia de cabe?a para baixo; prender uma vassoura no teto como se ela estivesse o varrendo.

Incentive os alunos a encontrar solu??es dentro do seu contexto escolar criando provoca??es para serem vivenciadas pelas pessoas. No hor?rio do recreio, por exemplo, eles devem se posicionar de maneira que consigam presenciar as rea??es aos objetos modificados. Mas alerte que eles n?o devem chamar aten??o para o trabalho e sim perceber e observar as rea??es a eles.

Cada dupla deve apresentar as anota??es observadas e as considera??es que eles fazem sobre o que perceberam e viram.

Recursos Complementares

?29a Bienal de S?o Paulo: conceito curatorial". Trata-se de um v?deo que pode ajudar o professor com alguns conceitos

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=5QlzvtRrEg0

?

Cabanne, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. Perspectiva, S?o Paulo, 1984

Avaliação

Avaliar se os alunos compreenderam criticamente a obra de Marcel Duchamp. Eles devem reconsiderar a ideia de gratuidade pela qual na maioria das vezes julgam essa obra.

Avaliar como se deu a compreens?o em torno do conceito de ?colapso da arte? atrav?s das falas dos alunos nos debates;

Avaliar as apresenta??es dos alunos sobre as observa??es das rela??es entre p?blico e os objetos modificados por eles.