Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
N?o h?
Inicie a aula apresentando o material utilizado comumente para a pr?tica do nanquim. Ou seja, mostre a tinta, os pinc?is, as penas-de-bambu ou bico-de-pena.
Explique que o nanquim ? uma t?cnica art?stica, definida como uma ?Tinta negra usada para escrever e desenhar, dispon?vel em forma l?quida ou em bast?o e composta, normalmente, de negro-de-fumo, pigmento tamb?m conhecido como negro-de-carbono ou negro-vegetal, obtido da fuligem de res?duos de petr?leo queimado. ? usado desde a pr?-hist?ria e considerado o primeiro pigmento conhecido pelo homem. O nanquim pode ser aplicado com caneta ou pincel e fabricado em diversas cores, a partir de outras f?rmulas e ingredientes diferentes. O termo tamb?m nomeia os trabalhos realizados com essa tinta.? http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3808
Prossiga dizendo que geralmente os artistas utilizam as penas, pinc?is e bicos-de-pena na execu??o da t?cnica, o que n?o impede de se inventar outras maneiras, como por exemplo, utilizar esponjas, escovas de dente ou outro instrumental que possibilite a cria??o de efeitos com o nanquim. Atualmente, ? poss?vel adquirir as canetas nanquim descart?veis nas papelarias. A vantagem das canetas descart?veis ? que elas n?o exigem a limpeza ap?s o uso, por outro lado, ? preciso comprar uma nova quando a tinta acaba, n?o sendo poss?vel repor o conte?do na pr?pria caneta.
Para esse bloco de aulas que ser?o executadas t?cnicas sem aguadas de nanquim, se houver possibilidade de adquirir uma caneta descart?vel para cada aluno, melhor. Caso, isso n?o seja poss?vel, pode-se produzir as penas-de-bambu (veja a imagem a baixo ou o v?deo indicado em recursos complementares sobre a confec??o de penas). Basta cortar o bambu em tiras da largura de uma caneta ou utilizar bambus mais finos e realizar um corte em uma das pontas. Pronto, a pena j? pode ser utilizada em sala. Aconselho a produzir as penas antes da aula, pois ? preciso utilizar um estilete ou faca, no entanto, dependendo de seu grupo de alunos, eles mesmos podem produzir cada um, a sua. Se os alunos forem produzir suas penas, ? bom que todo o grupo assista ao v?deo antes, para visualizar como se faz uma pena-de-bambu que funcione bem nas atividades.
http://www.sinoart.com.br/index.php?cPath=36&osCsid=ggrh2smd1pc8sub3d5egctbeq0
Ap?s a apresenta??o do material, forne?a um papel branco, formato A4, para que os alunos possam experimentar o material livremente. Ou seja, eles/elas precisam molhar a pena no nanquim e aplicar sobre o papel ou se for a caneta descart?vel, basta tirar a tampa e em seguida, riscar, tra?ar, rabiscar, escrever, desenhar com liberdade sobre o suporte para sentir as possibilidades do material. Em seguida, explique que ir?o aprender tr?s possibilidades expressivas com o nanquim. A primeira ? conhecida por pontilhado, a segunda, tra?o cont?nuo e a terceira, hachurado (apresente os exemplos abaixo).
Pontilhado:
http://antitese.outtamind.com/
Tra?o Cont?nuo:
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=297188
Hachura:
http://ateliedaestezinha.blogspot.com.br/2011/04/hachura.html
Em seguida, pe?a ao grupo que experimente ainda naquele primeiro papel, que serviu de rascunho, a possibilidade de fazer pequenos pontos com a pena gerando o efeito do pontilhado, em seguida tente realizar uma forma com tra?os cont?nuos, ou seja, sem interromper o tra?ado e por fim, experimente o cruzamento de linhas, criando hachuras no desenho. Se os alunos precisarem de outro papel, forne?a, nessa etapa de investiga??o do material ? bom que o grupo v? tomando intimidade com nanquim, observando atentamente os efeitos produzidos pelo mesmo. Ressalte que o nanquim demora um pouco para secar, portanto, ? necess?rio cuidar para n?o esbarrar com a m?o ou qualquer objeto na tinta enquanto a mesma seca sobre o papel, pois pode gerar um borr?o indesejado.
Ap?s esse primeiro momento de reconhecimento das tr?s possibilidades expressivas, mais uma vez forne?a papel, desta vez, em formato A5 (ou seja, metade do A4). Se puder ser um papel um pouco mais encorpado como o canson, por exemplo, o resultado pode ser ainda melhor. Cada aluno/a, al?m dos pap?is, precisa ter ? sua disposi??o uma pena e uma tampinha com nanquim (o nanquim ? uma tinta que rende muito, portanto, uma tampinha ? quantidade suficiente para os trabalhos. Caso o aluno utilize todo o conte?do, ? s? reabastecer a tampinha). Pode, ainda, usar a caneta descart?vel.
Quando todos os alunos estiverem com seu material organizado sobre a mesa, ? o momento de explicar a proposta. Oriente que o tema dos desenhos ser? de livre cria??o, ou seja, cada um poder? desenhar o que quiser, mas ter? que aplicar as tr?s possibilidades expressivas adequadamente. Portanto, o grupo ter? que pensar em tr?s temas (tr?s desenhos), um para cada t?cnica de nanquim. Pode-se fazer antes um esbo?o a l?pis e em seguida trabalhar com o nanquim sobre os tra?ados feitos. Mostre os exemplos acima sugeridos, se n?o tiver equipamento de proje??o, fa?a uma c?pia das imagens e fixe no quadro enquanto explica a proposta.
Incentive continuamente a cria??o de seus alunos e observe atentamente a execu??o das t?cnicas, fazendo corre??es ao longo do processo. ? preciso circular pelas mesas enquanto os alunos produzem. Desta forma, ? poss?vel detectar alguma falha e procurar corrigi-la antes do trabalho conclu?do. Caso perceba alguma falha na interpreta??o da proposta por parte de algum aluno, aproxime-se, discuta novamente com ele ou ela, explique mais uma vez qual ? a ideia central do trabalho, analise se o mesmo/a compreendeu e incentive-o a recome?ar.
Ao terminarem, pe?a ao grupo que coloque os desenhos para secar numa prateleira ou mesa, sempre na horizontal, pois ao contr?rio, a tinta pode escorrer, gerando efeitos indesejados.
Para complementar as aulas sobre t?cnicas de nanquim, apresente o v?deo abaixo que mostra um desenhista que utiliza todos os recursos para dar expressividade ao seu tema. Os alunos v?o adorar essa demonstra??o. http://www.youtube.com/watch?v=VlVonyA1sv8
Consulte o grupo se o mesmo gostaria de expor os resultados dos trabalhos. Caso o grupo concorde, fa?a uma pequena exposi??o dos desenhos, que certamente ir?o chamar a aten??o, pois os efeitos do nanquim, do preto sobre o branco, de maneira geral, s?o surpreendentes.
Na montagem da exposi??o dos desenhos mobilize o grupo para que todos participem dando opini?es e sugest?es. Esse momento tamb?m tem valor avaliativo.
Se quiser apresentar outras execu??es de desenho a nanquim:
http://www.youtube.com/watch?v=iN3dHP41I2c
http://www.youtube.com/watch?v=cUuUmjH28TE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zi3fJrGnLxs&feature=related
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Mais um pouco sobre como produzir sua pr?pria pena-de-bambu:
http://www.marcelo.bresciani.nom.br/blogs/index.php/Estudio/2009/08/09/fazendo-uma-caneta-de-bambu
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Sobre a produ??o artesanal de tintas:
http://literatura.moderna.com.br/moderna/literatura/arte/icones/ohtake/ciencia
A avalia??o estar? mais condicionada aos resultados t?cnicos das tr?s possibilidades expressivas estudadas. Observe se a execu??o correspondeu ? proposta em termos de pontilhismo, tra?o cont?nuo e hachuras executados de maneira satisfat?ria. Como o desenho foi de livre cria??o, n?o ? interessante questionar o tema, mas avaliar junto de cada aluno se os efeitos obtidos deram ao desenho uma maior qualidade visual. Essa avalia??o pode ser individual, dessa maneira, fica mais claro para o aluno/a se ele/a conseguiu realizar a atividade satisfatoriamente.