Portal do Professor

Início do Conteúdo

A natureza em alerta ? UCA / Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Perceber como parte do ambiente em que vive e que suas atitudes influenciam o meio ambiente;
  • Reconhecer suas atitudes, tornado-se mais consciente da rela??o entre os seres vivos;
  • Conscientizar sobre a import?ncia das plantas e da natureza no ambiente urbano;
  • Identificar os principais problemas ambientais que a natureza vem sofrendo;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
  • Registrar informa??es obtidas em listas, quadros, anota??es, fotos ou desenhos;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 600 minutos ? 10 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es: do que seja flora, leitura e escrita; da preserva??o da natureza e da utiliza??o de recursos do tablet e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, KPresenter, Webcam do sistema operacional Linux. Al?m disto, ? importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Para realiza??o das atividades propostas no desenvolvimento do Projeto, ? necess?rio que voc? professor j? tenha trabalhado com os alunos o que ? ?Inicia??o a Pesquisa Cient?fica?. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Para trabalhar um Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos ? necess?rio seguir as seguintes etapas:

        . Escolha do tema: dever? estar vinculada ao gosto dos alunos, pelo assunto a ser trabalhado, pois se este n?o for do seu agrado, tornar? a Pesquisa um exerc?cio de tortura e sofrimento.

       . Problematiza??o: ? a mola propulsora da Pesquisa. ? composta por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respond?-las, no decorrer da Pesquisa e na sua conclus?o. Os problemas dever?o ser criados pelos pr?prios alunos. N?o h? limite para o n?mero de problemas, mas ? importante que o professor acompanhe de perto essa fase, pois grande quantidade de problemas poder? tornar a Pesquisa repetitiva e cansativa. Os alunos dever?o criar questionamentos para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa.

Exemplo:
Tema: Natureza em alerta

Problema: Por que a natureza est? em perigo?

O pr?ximo passo:

        . Constru??o das hip?teses: dever? sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas e/ou refutadas, por meio de observa??o, experimenta??o, coleta e an?lise de dados, dentre outras t?cnicas de Pesquisa.

Em seguida ? de suma import?ncia tra?ar a Justificativa e os Objetivos.

        . Justificativa: os alunos dever?o enumerar as raz?es pelas quais escolheram o assunto, isto ?, devem explicar o interesse sobre o mesmo. Tendo em vista a import?ncia dos alunos conhecerem sobre a ?Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preserva??o? e especificamente o tema desta aula: ?A natureza em alerta?.

         . Objetivos: nesta etapa os alunos detalhar?o em forma de objetivos gerais e espec?ficos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa.

 Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:

        . Sele??o das fontes da Pesquisa: nesta etapa os alunos selecionar?o os locais onde ir?o pesquisar sobre o tema escolhido.

        . Metodologia: os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.

        . Cronograma: nesta etapa os alunos dever?o registrar: o que fazer, quando e quem.

        . Comprova??o das hip?teses/ desenvolvimento da Pesquisa: a partir das hip?teses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscar?o refut?-las ou comprov?-las, tendo em vista a   de resposta/s para a problematiza??o.

        . Conclus?o: dever? expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa.

         . Indica??o das refer?ncias bibliogr?ficas: ? o momento de cumprir a sua ?ltima etapa, que ? a indica??o das refer?ncias bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa.

Desde os anos iniciais do Ensino Fundamental voc? deve orientar os alunos quanto a forma correta de cita??o e refer?ncia, segundo a Associa??o Brasileira de Normas T?cnicas - ABNT. A complexidade depende do n?vel de seus alunos. ? preciso distinguir bibliografia de refer?ncia. A primeira diz respeito ao conjunto de material bibliogr?fico consultado ao longo da Pesquisa, enquanto que a segunda ? a lista das obras efetivamente utilizadas e citadas no texto.

Conclu?da a Pesquisa ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar, e se houver espa?o para a comunidade externa. A socializa??o da Pesquisa ? um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estar? contribuindo com a propaga??o de saberes necess?rios para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preserva??o.

O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flex?vel, pronto para ser reconstru?do ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento dever? ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necess?ria dando lugar a (re) orienta??es.

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto voc? poder? sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informa??es obtidas. Poder? ainda ser organizado um ?dossi?? (colet?nea de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto. Registros dos alunos, organizados pela professora nos quais podem ser vislumbradas todas as etapas do Projeto, desde o seu in?cio at? a culmin?ncia). Tanto o caderno quanto o ?dossi?? ser?o importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.

Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinadas ? cada etapa deste planejamento dever? contemplar os conhecimentos pr?vios dos alunos. Lembramos ainda que a aula: ?Natureza em alerta? ? um Subprojeto do Projeto ?Flora Brasileira: diversidade e sustentabilidade?.

Importante: S? inicie a Pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que ? uma Pesquisa Cient?fica e sobre as partes que a comp?e.

 1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre a tem?tica da aula e a import?ncia da preserva??o da Flora Brasileira.

Prepare um v?deo ou algumas imagens para discutir com os alunos sobre a import?ncia da nossa flora para a natureza. A flora numa determinada regi?o pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de esp?cies.Veja abaixo algumas sugest?es:

 http://www.youtube.com/watch?v=6Rv5cgjqCYM&feature=related. Acesso em 10/04/2012.

 video7

  Apresente algumas imagens da natureza para os alunos:

  imagem2imagem3

 Fonte: http://fottus.com/natureza/natureza-68-fotos-fantasticas/ . Acesso 12/04/2012.

  imagem 5

Fonte: http://thamires-marucci.blogspot.com.br/. Acesso 12/04/2012.

?

imagem6

    Fonte: http://dialogospoliticos.wordpress.com/2010/09/20/. Acesso 12/04/2012.

 imagem8

?

Fonte: http://www.franciscanosmapi.org.br/index.php?page=ler&id=2947. Acesso 12/04/2012.

Levante alguns questionamentos: 

  • O que est? acontecendo nas cenas?
  • Qual a sua opini?o sobre essas imagens? O que elas significam para voc??
  • Quais os seus h?bitos mais frequentes na natureza?
  • Qual a import?ncia dessas plantas para a natureza?
  • Algu?m j? teve oportunidade de visitar na sua cidade, algum lugar com essa diversidade de plantas?

  Definindo o Tema

Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula.

Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas dentre outras a??es.

A partir da roda de conversa sobre a import?ncia da natureza para o nosso Planeta, surgiu a curiosidade dos alunos em conhecerem o meio ambiente em que vivem e como suas atitudes podem influenciar na preserva??o do meio ambiente.

Ap?s as discuss?es proponha a constru??o de um Projeto de Pesquisa. Explique ? eles o que ? um Projeto. Para isso fa?a um levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ou?a suas hip?teses, consulte o dicion?rio para confirmar o sentido da referida palavra. http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. (Acesso 13/04/2012).

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, retome a tem?tica discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que ser?o realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois dever?o buscar respostas para as situa??es problema.

Logo ap?s, solicite-os que escrevam suas opini?es sobre o tema escolhido. Voc? poder? fazer assim:

JUSTIFICANDO O PROJETO

Vamos pesquisar sobre como podemos ajudar a preservar o meio ambiente.

Vamos pesquisar os problemas que a natureza enfrenta. 

Nossa curiosidade ? descobrir a import?ncia da natureza para o nosso dia a dia.

Queremos aprender a cuidar do meio ambiente.

                                               Fonte: Acervo da autora

Solicite que os alunos as registrem no caderno de Projeto ou no ?dossi?? e posteriormente as leiam para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma justificativa. Depois, registre na lousa cada justificativa e o nome do aluno que a elaborou.

 3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 PROBLEMATIZANDO

Todo Projeto de Pesquisa deve ter quest?es a serem respondidas veja alguns exemplos: 

             O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE A NATUREZA:

  • Como ajudar na preserva??o?
  • O que posso fazer para salvar a natureza?
  • Quais atitudes devemos ter com o meio ambiente?

Professor, a problematiza??o assim como toda etapa do Projeto, pode ser registrada no caderno em forma de ficha com escrita e ilustra??es.

 Professor, converse com os alunos sobre o pr?ximo passo construir as Hip?teses que s?o as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas por meio de observa??o, experimenta??o, coleta e an?lise de dados, dentre outras atividades.Hip?tese ? o que sabemos sobre alguma coisa, pode estar certo ou n?o. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou falsas.

             O QUE J? SABEMOS SOBRE A NATUREZA:

  • Podemos contribuir para a preserva??o da natureza n?o jogando lixo no ch?o, plantando ?rvores.
  • A natureza pode ser salva com mudan?as no comportamento das pessoas.
  • Devemos jogar lixo em locais adequados, reciclar alguns materiais, cuidar dos locais de preserva??o.

Em seguida, explique aos alunos que para pesquisarmos precisamos buscar as informa??es sobre o nosso Projeto. E que as Fontes de Pesquisas s?o os locais onde os alunos ir?o pesquisar sobre o tema escolhido.

Pergunte aos alunos em quais locais poder?o buscar informa??es sobre o tema do Projeto.

As fontes ser?o:

  • dicion?rios
  • livros
  • v?deos
  • trabalho de campo
  • revistas,
  • fotografias, dentre outras

Professor, o registro dever? ser realizado no caderno de Projeto ou em uma ficha preparada com anteced?ncia.

 Na Metodologia os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo:

  • Descobrir a import?ncia da natureza para os seres humanos;
  • Alertar as pessoas sobre a necessidade de preserva??o da natureza, por meio de document?rios, listas e cartazes;
  • Pesquisar e ler obras liter?rias sobre a natureza;
  • Elaborar um jornal oral;
  • Apresentar as descobertas realizadas.

Cronograma

Nesta etapa os alunos dever?o registrar: quando, o que fazer e quem.

QUANDO        O QUE FAZER                                                                                    QUEM

1? passo:          Escolher o tema do Projeto.                                             Alunos e professor.

2? passo:          Justificar o Projeto.                                                             Alunos e professor.

                            Definir a metodologia.

                            Montar o cronograma.

3? passo:           Problematizar o tema.                                                         Alunos e professor.

                             Levantar as hip?teses.

4? passo:            Interpretar um poema sobre a natureza.                        Alunos e professor.

5? passo:            Trabalhar com as Leis ambientais                                  Alunos e professor.

                              apresentadas aos alunos, por meio de

                              textos e v?deos.

                              Elaborar uma campanha: "Natureza em alerta".                Alunos e professor

6? passo:             Realizar Trabalho de Campo: visita ao Parque                  Alunos e professor

                              Ecol?gico da cidade. 

7? passo:         Ler e interpretar  hist?ria liter?ria.                                              Alunos e professor 

8? passo:         Construir um pequeno jornal com informa??es                    Alunos e professor.

                           diversificadas sobre a natureza.                                             

9? passo:         Concluir a Pesquisa e apresentar as                                      Alunos e professor.                                           

                          descobertas do Projeto, aos familiares e

                          comunidade escolar.                                                                                                                                                          

 4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

A tem?tica ?A Natureza em alerta? perpassa as diversas ?reas do conhecimento, constituindo-se instrumento b?sico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.

O tema favorece a discuss?o sobre a import?ncia da flora para a manuten??o do equil?brio na natureza.

Disponibilize o poema abaixo no caderno de Projeto. Pe?a aos alunos que leiam com seus colegas e conversem sobre o assunto principal: A natureza.

 O meio ambiente agoniza!
A natureza pede socorro!
As matas pedem conserva??o
Os bichos pedem preserva??o
O ar n?o quer polui??o
A ?gua n?o quer contamina??o
E o homem quer solu??o
Ele n?o sabe que ? a solu??o!
Para melhorar a situa??o
Para a pr?xima gera??o!
Com muitas ?rvores para refrescar
Variedade de animais para admirar
Ar puro para respirar
?gua cristalina para tomar.
Tudo isso depende de mim
Tudo isso depende de voc?
Tudo isso depende de n?s...
Vamos nos conscientizar
De que nossos h?bitos devemos mudar
Novas atitudes devemos tomar.
Aprender a conservar
Aprender a respeitar
Aprender a reciclar
Para o meio ambiente preservar
E a vida melhorar...

Fonte: http://cem4141bprojeto.blogspot.com.br/2009/11/meio-ambiente.html. Acesso em 10/04/2012.

 Em seguida, registre no caderno de Projeto, um pequeno texto que responde a pergunta abaixo:

  • O que voc?s est?o fazendo pelo nosso planeta?

Professor, promova um momento para conversarem sobre o poema e as discuss?es que os colegas chegaram. Para isso, pe?a que os alunos leiam seus textos. Em seguida, solicite que criem ilustra??es, desenhando ou recortando de revistas imagens que contemplem os seus pequenos textos.

Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de criar um t?tulo para a sua ilustra??o. Voc? poder? sugerir: Atitudes que fazem a diferen?a ou at? mesmo a frase anterior ?O que voc?s est?o fazendo pelo nosso planeta??

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto, que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados no mural da escola. Voc? poder? utilizar o tablet para executar esses procedimentos.

 5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, organize junto com os alunos um passeio no parque ou em pra?as da sua cidade. Pe?a que observem alguns aspectos durante o Trabalho de Campo:

Sufici?ncia do n?mero de ?rvores;

Polui??o do ar;

Lixo;

Problemas ambientais;

Preserva??o das ?rvores e da vegeta??o e outros aspectos relevantes.

 Ao retornar ? sala de aula, elabore juntamente com os alunos, um pequeno texto coletivo sobre os problemas ambientais observados, as atitudes e a??es que podemos fazer para preservar a natureza.

Professor, organize com os alunos uma carta comentando o que os ?rg?os p?blicos de sua cidade podem fazer para preservar a natureza. Envie aos ?rg?os respons?veis (Secretaria do Meio Ambiente, se houver, ou outra Secretaria, respons?vel pelas quest?es ambientais) de sua cidade.

 6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, providencie com anteced?ncia o livro ?Ensinando a Crian?a a Amar a Natureza?.

DOHME, V?nia; DOHME, Walter. Ensinando a Crian?a a Amar a Natureza: Atividades, jogos, hist?rias e artesanatos. 6.ed. S?o Paulo: Vozes, 2002.

livro 2

Sinopse:

O Livro ?Ensinando a Crian?a a Amar a Natureza? de forma criativa e inovadora, apresenta atividades relacionadas ao meio ambiente aplicadas de forma l?dica, atrav?s de projetos, jogos, hist?rias e outros. ? dividido em cinco grupos de a??es: preservando, observando, criticando, reciclando e aplicando. Cada um destes cap?tulos apresenta ideias para serem aplicadas com crian?as junto ? natureza, existindo aquelas que podem ser realizadas em casa ou na sala de aula.

 Fonte:http://www.editorainformal.com.br/livros/meio-ambiente/livro-meio%20ambiente.htm. Acesso em 10/04/2012.

 Atividades Complementares:

 Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de atividades para serem desenvolvidas com a turma.

http://www.editorainformal.com.br/livros/meio-ambiente/livro-meio%20ambiente1.htm. Acesso em 10/04/2012.

 Sugest?es pedag?gicas:

    1) A import?ncia da preserva??o.

Para perfeita compreens?o das informa??es contidas no livro, ? interessante que os alunos tenham algumas no??es sobre a import?ncia da preserva??o e atitudes ou a??es que podemos realizar para ajudar a natureza.

Alguns sites interessantes onde os alunos poder?o coletar informa??es:

     http://www.youtube.com/watch?v=ecTefSb-BY0. Acesso em 12/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related. Acesso em 12/04/2012.

Texto informativo sobre a preserva??o do meio ambiente

http://www.blogbrasil.com.br/preservacao-do-meio-ambiente/. Acesso em 12/04/2012.

2) Explora??o da natureza.

Divida os alunos em grupos e pe?a que elaborem um  cartaz onde cada grupo ficar? respons?vel em criar frases/slogans sobre os cuidados que devemos ter com a natureza.

     3) Atividade com os pais.

O livro poder? ser utilizado para trabalhar com os familiares alguns aspectos que podem ser abordados em rela??o ? preserva??o do meio ambiente.

 Destaque com seus familiares cinco a??es que podem favorecer o meio ambiente. Elabore frases para cada uma dessas a??es que s?o apresentadas na hist?ria:

 Preservando____________________________________________________________

Observando_____________________________________________________________

Criticando______________________________________________________________

Reciclando_____________________________________________________________

Aplicando _____________________________________________________________

  

7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente a estrutura de um jornal para os alunos. Disponibilize o texto abaixo no caderno de Projeto dos alunos para iniciar o di?logo.

 SAIBA COMO FAZER UM JORNAL

Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, ? mais do que transmitir informa??es. ?, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de s?ntese, lideran?a, conhecimento pr?vio da realidade, isto ?, a verifica??o dos problemas, dos acontecimentos, da cultura, das prefer?ncias e das necessidades da escola.

Para o educador ? uma das maneiras de trabalhar produ??o textual e leitura. Para o aluno, eis um exerc?cio diferente e atrativo de cidadania. O "Di?rio na Escola" elaborou algumas dicas para voc? professor elaborar o seu jornal escolar:

  • ? preciso definir um local para expor o jornal, se ele for mural. Se optar pelo impresso verifique como ser? a impress?o. Em ambos os casos ? preciso definir, logo no in?cio, o tamanho e as se??es (editorias);
  • Escolha assuntos (pautas) e a periodicidade do ve?culo, lembre-se que ? preciso tempo h?bil para elaborar um jornal de qualidade;
  • Distribua as tarefas, o professor fica respons?vel por coordenar o trabalho;
  • ? hora de produzir textos e ilustra??es como desenhos e fotografias;
  • ? importante fazer a corre??o ortogr?fica e, tamb?m, que os alunos assinem textos e ilustra??es;
  • O interesse sobre o jornal s? acontece se os fatos tiverem uma rela??o direta com a vida da comunidade escolar. Seguem algumas sugest?es de pautas:

*Dicas de programas de Tv, m?sica, cinema e livros;

*Relato de experi?ncias sobre alguma aula;

*Cr?nicas, charges e artigos de opini?o sobre temas pol?micos;

*Entrevistas com alunos, diretor, coordenador ou pais;

Fonte: http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/. Acesso em 12/04/2012.

 8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para iniciar o trabalho com jornal, combine com a turma como ser? a divis?o dos quadros que cada um ir? apresentar. Em seguida, organize a turma em grupo para discutir a estrutura e o assunto: ?Natureza em alerta?.

Depois, juntamente com os alunos, escolham os quadros do jornal e para iniciar a Pesquisa cada um dever? escolher o tema. Cabe ao professor dividir as tarefas, veja a sugest?o:

GRUPO  1: Curiosidades.

GRUPO  2: Problemas ambientais em sua cidade.

GRUPO 3: Poema relacionado com a natureza.

GRUPO 4: Dicas de leitura em ba? de hist?rias.

GRUPO 5: Entrevista com bi?logo ou ge?grafo.

GRUPO 6: Campanha com atitudes e a??es de preserva??o da natureza.

 Professor, ser? de sua responsabilidade coordenar o trabalho para isso, sugira que os alunos utilizem seus tablets ou laptops Classmate para acessarem a internet e pesquisarem informa??es em alguns s?tios:

  • Curiosidades

10 porqu?s para se doar o ?leo de cozinha usado:

1- O ?leo em contato com o solo chega aos len??is fre?ticos, 1 litro de ?leo contamina centenas de litros de ?gua pot?vel.

2- Na pia seu destino causa entupimento no cano do esgoto.

3- Chegando aos c?rregos impermeabiliza a parede, impedindo a penetra??o da ?gua na terra.

4- Com o ?leo seguem part?culas de comida, que alimentam os ratos entre outros bichos existentes na rede de esgoto e nos c?rregos.

5- Cria uma fina camada na superf?cie da ?gua, prejudicando a oxigena??o dos rios, impedindo a respira??o dos peixes e das plantas aqu?ticas.

6- Pode causar mau cheiro e polui??o.

7- O ?leo usado aumenta em quase 50% os custos de tratamento do esgoto.

8- Portanto, o melhor que temos a fazer ? reciclar!

9- Depois da coleta, o ?leo de cozinha pode ser transformado em biocombust?vel, ra??o animal e desmoldante e ser utilizado em ind?strias e autom?veis com a vantagem de poluir menos o meio ambiente.

10- ? voc? fazendo a sua parte na preserva??o do meio ambiente...

Fonte: http://iepacevocenews.blogspot.com.br/Acesso em 12/04/2012.  

  • Top 10 curiosidade sobre o meio ambiente.

Fonte: http://www.urgentplanet.com.br/blog/?p=1353. Acesso em 12/04/2012.  

  • Conhe?a uma a??o de preserva??o ambiental no s?tio abaixo: Embalagem Ecol?gica

 embalagem  

 http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/11/embalagem-superecologica. Acesso em 10/04/2012.  

  • Not?cias

 PRECISAMOS DIMINUIR O LIXO

 noticia

 Fonte: http://editorainformal.com.br/blog/. Acesso em 12/04/2012.  

  • Poemas da natureza

 Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/meio-ambiente-poema/3369/. Acesso em 18/05/2012. 

  • Livro ensina crian?as a proteger a natureza

livro

 Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4567519-EI8266,00-Livro+ensina+criancas+a+proteger+a+natureza.html. Acesso em 12/04/2012.

 Entrevista do livro: O planeta est? com febre para crian?as, nele encontramos a??es que incentiva os cuidados com o meio ambiente.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI151620-17334,00.html. Acesso em 12/04/2012.

Em seguida, elabore com os alunos uma campanha: " Adote uma ?rvore, plante e cuide do nosso Planeta a natureza agradece!" Seria interessante divulgar na r?dio ou at? mesmo jornal local da sua cidade.

9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, ? necess?rio conversar com a turma e decidir dia, hor?rio e local da apresenta??o do jornal falado. Que tal convidar os colegas de outras turmas para assistirem o jornal!

 Professor, fotografe utilizando os tablets ou laptops com o programa Webcam ( ?rea de Trabalho > C?mera), a apresenta??o do jornal.

Ao terminar, disponibilize aos alunos as fotos para que os mesmos em grupos utilizem os tablets ou laptops Classmate, seguindo nos laptops o programa KPresenter e acessando os comandos a seguir: ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresenta??o), para criarem um v?deo/document?rio para serem divulgados para a escola e toda a comunidade escolar. Ou se preferir monte um jornal impresso para a divulga??o.

 10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 CONCLUINDO A PESQUISA

Ao partir para a etapa final do Projeto ? importante que os alunos tenham compreendido a necessidade de preserva??o, de a??es e de atitudes que podem contribuir para um planeta melhor e sua relev?ncia para a Flora Brasileira.

Professor, crie uma forma de registro no qual possa expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. Agora, ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa. Veja o exemplo:

Nosso Projeto est? chegando ao final, ? bom saber tudo que voc? aprendeu e a que conclus?es chegou.

Para isso, lembre ? se de que sua problematiza??o era:  

  • O que posso fazer para salvar a natureza?

Aprendi que com pequenas a??es ajudo a natureza, como por exemplo, economizar a ?gua em casa e na escola, cuidar de uma ?rvore e reciclar materiais como garrafas e latas, n?o jogar lixo em locais proibidos.

 Ao concluir a Pesquisa, ? o momento para indicar as Refer?ncias Bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites e outras), que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos dever?o coletar as refer?ncias utilizadas no decorrer do Projeto.

Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.

Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.

Logo ap?s, no dia posterior, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, enfim, quais a??es devem realizar para protegerem a flora que est? pr?xima de sua moradia e tamb?m a flora brasileira. 

Recursos Complementares

 Sugest?es de links para alunos:

  V?deo com anima??es sobre o meio ambiente relata a??es e atitudes para preserva??o da natureza.

    http://www.youtube.com/watch?v=iY2j9McogfA&feature=related. Acesso em 12/04/2012.

    Sugest?es de links para professores:

     21 supreendentes fotos da natureza

http://viverdeeco.com/2010/06/01/21-surpreendentes-fotos-da-natureza/Acesso em 16/04/2012.

  • Sugest?o de Projeto que utiliza embalagens super ecol?gica.

http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/11/embalagem-superecologica. Acesso em 10 de abril de 2012.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40202 . Acesso em 16/04/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:

  • Observa??o do comportamento do aluno: h?bitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com rela??o aos trabalhos escolares e capacidade de coopera??o;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com refer?ncias diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.