D?bora Cazelato de Souza; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Busca-se, com esta aula, trazer conhecimento aos professores sobre como trabalhar com a Educa??o Patrimonial nas Escolas. As disciplinas de Hist?ria, Geografia e Artes poder?o realizar trabalhos concomitantes com esta tem?tica. Os alunos poder?o aprender um pouco sobre o que chamamos de patrim?nio cultural. Somente quando se sente parte integrante de uma cidade ou comunidade ? que o indiv?duo ir? valorizar e preservar as suas refer?ncias culturais.
Para esta aula, o aluno n?o necessita de nenhum conhecimento pr?vio espec?fico. A administra??o deste conte?do poder? ser feita com alunos das s?ries iniciais at? as s?ries finais.
AULA 1
Nesta primeira aula, o professor introduzir? alguns conceitos sobre patrim?nio. Come?ar? abordando sobre o que vem a ser Educa??o Patrimonial. O professor explicar? aos alunos que a Educa??o Patrimonial foi introduzida, no Brasil, a partir do primeiro semin?rio sobre o assunto realizado em 1983, no Museu Imperial em Petr?polis, Rio de Janeiro. (Ver: HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia B?sico de Educa??o Patrimonial. Bras?lia: Instituto do Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.5.)
Antes de prosseguir o professor mostrar? aos alunos dois recortes de jornais acerca do tema. O primeiro ? uma mat?ria sobre a Educa??o Patrimonial em localidades do Esp?rito Santo. O segundo recorte ? referente ? inclus?o da Educa??o Patrimonial nos curr?culos escolares.
Dispon?vel em: http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?cID=8&nID=13341&tp=1
Dispon?vel em: http://marista.edu.br/blog/2012/02/17/curiculo-marista-e-tema-de-materia-do-jornal-a-gazeta/
Um dos objetivos da Educa??o Patrimonial ? envolver a comunidade e seus indiv?duos no gerenciamento do patrim?nio, pois somente quando se sente parte integrante de uma cidade ou comunidade ? que o indiv?duo ir? valorizar e preservar as suas refer?ncias culturais. Nesse sentido, a Educa??o Patrimonial passa a ser um instrumento de pr?tica da cidadania e, concomitantemente, de resgate da identidade e dignidade local dos grupos culturais.
A Educa??o Patrimonial ? de significativa import?ncia para os membros de cidades com um reconhecido valor art?stico e cultural, como, por exemplo, Ouro Preto, porque, sem ela, os indiv?duos poderiam n?o observar esse patrim?nio como ?bens?, mas sim consider?-los como ?restos? culturais, restos sem valor que logo tenderiam ao esquecimento. Assim, toda heran?a legada pelos antepassados (patrim?nio) estaria fadada ao desaparecimento. (Ver:ITAQUI, Jos?; VILAGR?N, Maria Ang?lica. Introdu??o. In:Educa??o Patrimonial: A experi?ncia da Quarta Col?nia. Santa Maria: Pallotti, 1998. p.12.)
DICA PARA O PROFESSOR: Observar o Power-Point, intitulado ?Cadernos de Educa??o Patrimonial?, pois ele poder? ser ?til para a realiza??o desta primeira aula. Dispon?vel em:
http://www.arquivohistoricojoinville.com.br/nucleos/Educativo/EducaPatrimonial%20.pdf
DICA PARA OS ALUNOS: Os alunos poder?o entrar no site do Instituto de Patrim?nio Hist?rico e Nacional -IPHAN (dispon?vel em: http://portal.iphan.gov.br)e ir at? o link ?Patrim?nio Cultural?,onde encontrar?o a descri??o do que vem a ser patrim?nio material e imaterial.
Como tarefa nesta primeira aula, os alunos, depois de conhecer um pouco sobre a din?mica do IPHAN e os bens classificados por ele, dever?o em uma folha escrever o que entenderam por patrim?nio cultural e procurar, mesmo que de forma inicial, listar alguns bens existentes na cidade onde moram. Explique aos alunos que eles poder?o pedir ajuda aos pais e pessoas idosas para a constru??o de tal lista. Se houver tempo, os alunos poder?o come?ar esta atividade em sala de aula.
?
AULA 2
Antes de iniciar a exibi??o do filme ?Narradores de Jav??, o professor dever? recolher a tarefa da primeira aula e discutir sobre os bens que os alunos listaram. ? importante que o professor destaque que bens naturais (como cachoeiras, matas e montanhas) e os imateriais (como o folclore e festas, por exemplo) tamb?m constituem bens de uma localidade. N?o somente as constru??es antigas (como casarios) s?o partes do patrim?nio.
Segundo o artigo publicado por Allana Pessanha de Moraes (dispon?vel em: http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/allana_p_moraes_educ_patrimonial.pdf), h? uma necessidade de trabalhar o Patrim?nio Cultural nas escolas, pois
[...] fortalece a rela??o das pessoas com suas heran?as culturais; estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valoriza??o e preserva??o do Patrim?nio, fortalecendo a viv?ncia real com a cidadania, num processo de inclus?o social. (MORAES, p.2).
?
Na segunda e terceira aulas, os alunos assistir?o ao filme ?Narradores de Jav??.
Parte 1 ? http://www.youtube.com/watch?v=6afuJb7CUq0&feature=related (10 minutos) Parte 2 ?http://www.youtube.com/watch?v=rtgCcJYEdB0&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=33&feature=plcp (10:01 minutos) Parte 3 ? http://www.youtube.com/watch?v=k_1tfpGpetQ&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=32&feature=plcp (10:00 minutos) Parte 4 ? http://www.youtube.com/watch?v=xiLNgXl-vt8&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=31&feature=plcp (10:00 minutos) Parte 5 ? http://www.youtube.com/watch?v=XG0mGc9Xv-M&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=30&feature=plcp (10:00 minutos) |
Observa??o: O professor poder? sugerir aos alunos que fiquem atentos sobre que tipo de hist?ria os personagens do filme est?o "resgatando" para construir a sua identidade. Como eles "coletam" essas informa??es; se ? poss?vel esse tipo de registro na cidade onde os alunos moram. Pedir aos alunos que registrem no caderno poss?veis hist?rias acerca da comunidade onde vivem, assim como no filme.
AULA 3
Continua??o do filme:
Parte 6 ?http://www.youtube.com/watch?v=ryXZfCso5XE&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=27&feature=plcp (10:00 minutos) Parte 7 ? http://www.youtube.com/watch?v=lxRXSVG0t0k&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=26&feature=plcp (10:00 minutos) Parte 8 ? http://www.youtube.com/watch?v=SS2x1nClVnw&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=25&feature=plcp (10:00 minutos) Parte 9 ? http://www.youtube.com/watch?v=t95w8dlfoqQ&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=29&feature=plcp (10:00 minutos) Parte 10 ? http://www.youtube.com/watch?v=HCIdyqwEp_o&list=UUo6wIk14cpoUermb71FVXxg&index=28&feature=plcp (10:00 minutos) |
?
AULA 4
Nesta pen?ltima aula, o professor dever? organizar a sala em c?rculo para que os alunos possam debater e criar uma lista dos patrim?nios mais significativos da cidade, assim como os moradores de ?Jav??. O filme mostra que alguns dos moradores acreditavam que o local n?o poderia haver algo de significativo, mas descobriram que as hist?rias contadas revelavam o seu maior patrim?nio. Embora aparentemente algumas localidades pare?am n?o contar com um patrim?nio que lhe ?saltem aos olhos?, h? sempre algo a destacar.
Ao final da aula, o professor ir? dividir a sala em grupos. Alguns ficar?o respons?veis pelo recolhimento de fotos desses patrim?nios. Os outros ficar?o respons?veis por realizar uma pequena entrevista com av?s, pais, homens e mulheres mais velhos da comunidade. Ser? importante o professor destacar qual o conte?do dessas entrevistas. O aluno poder? recorrer, tamb?m, a algum arquivo da cidade ou da prefeitura.
Apenas como suporte, seguem abaixo algumas sugest?es:
- Voc? se lembra da hist?ria da cidade?
- O que mudou nos dias atuais?
- Havia algum patrim?nio que n?o existe mais?
- Quais as festas, lendas e hist?rias que seus pais e av?s contavam?
- O entrevistado possui fotos antigas da cidade? Quais?
Os alunos ir?o trazer esta atividade de casa para a elabora??o da pr?xima atividade que ser? feita em sala de aula (Aula 5).
AULA 5
A ?ltima aula ser? dedicada ? montagem de um Painel de Educa??o Patrimonial com o material recolhido em pesquisa de campo. Os alunos poder?o desenvolver a atividade da maneira que acharem melhor, isto ?, utilizando o Power-point, criando um blog na Internet, fazendo colagens em cartolinas ou, ainda, amarrando barbantes em pilastras da escola e pendurando a pesquisa, criando uma esp?cie de ?varal? do patrim?nio.
Observa??o ao professor: Evidentemente que as atividades e conhecimentos que envolvem a Educa??o Patrimonial n?o se esgotam nesses m?dulos. O trabalho com o tema, ?s vezes, torna-se ?rduo e de dif?cil execu??o nas escolas. Seria ideal que o professor organizasse passeios aos principais monumentos da localidade e que pudesse, em conjunto com os alunos, recuperar hist?rias da cidade. Seria importante, tamb?m, os alunos conhecerem os patrim?nios brasileiros. Na p?gina do IPHAN, encontram-se diversos v?deos sobre alguns desses patrim?nios; tamb?m, no site da UNESCO, h? uma lista com os patrim?nios brasileiros e mundiais; e, ainda, n?o deixe de consultar as aulas no Portal do Professor.
Dica: O professor poder? usar o aplicativo Google Earth - http://www.google.com/earth/index.html com os alunos para mapear os bens p?blicos e conhecer atrav?s dessa "visita virtual" a localidade.
OBSERVA??O AO PROFESSOR: para usar o aplicativo Google Earth o professor dever? entrar no link indicado acima e fazer o download do programa. Ele seguir? as indica??es do pr?prio aplicativo para a sua instala??o.
Al?m disso, poder? discutir com os alunos algumas leis sobre a preserva??o de bens culturais (ver site do IPHAN: (http://portal.iphan.gov.br) e tamb?m sobre a quest?o jur?dica que envolve pena na depreda??o de bens p?blicos, tais como picha??o, destruir lixeiras, orelh?es, monumentos dentre outros. Toda essa pesquisa deve ser feita em s?tios da internet.
Por fim, e n?o menos importante, o professor poder? conduzir os alunos a refletirem sobre a escola onde estudam.
Como ela est? estruturada?
O que eles podem fazer por ela?
Qual a hist?ria da escola?
Material de apoio ao professor:
- Revista Ci?ncia & Letras. Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educa??o, Ci?ncias e Letras. Dossi?: Educa??o e Patrim?nio Hist?rico-Cultural. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educa??o, Ci?ncias e Letras, n. 27, jan./jun. 2000.
- Site da UNESCO: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/
- Site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do
- MORAES, Allana Pessanha de. Educa??o Patrimonial nas escolas: Aprendendo a resgatar o patrim?nio cultural. Dispon?vel em:
http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/allana_p_moraes_educ_patrimonial.pdf
- Atividades de Educa??o Patrimonial:
http://proteuspatrimoniocultural.blogspot.com.br/2006/11/atividades-de-educao-patrimonial.html
http://mestradoconexoesmidiaticas.blogspot.com.br/2011/05/formacao-em-educacao-patrimonial.html
V?deos sobre o patrim?nio:
Propaganda do IPHAN, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=xnPJh6OdRZY
Observa??o: No link do YOUTUBE, o IPHAN tem v?rios v?deos sobre patrim?nio.
Ver, especialmente, a entrevista de S?nia Regina sobre Educa??o Patrimonial, para a TV UFOP.
1?. parte: http://www.youtube.com/watch?v=sRikhvqt664
2?. parte: http://www.youtube.com/watch?v=oLkJ31UvJw8&feature=endscreen&NR=1
Portal do Professor:
- Aula sobre patrim?nio imaterial, dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24146
- Cole??o de aulas sobre a tem?tica, dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=408
A avalia??o consistir? na an?lise do professor com rela??o ? participa??o do aluno nas atividades acima propostas. O professor avaliar? a capacidade do aluno na assimila??o do conte?do pelas atividades propostas ao longo das aulas, principalmente na realiza??o da ?ltima atividade, que dever? ser feita com o aux?lio do professor.