Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es do que seja flora, leitura e escrita e sobre a utiliza??o de recursos do tablet e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Webcam, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux. Al?m disto, ? importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Para a realiza??o das atividades propostas no desenvolvimento do Projeto, ? necess?rio que voc? professor j? tenha trabalhado com os alunos o que ? ?Inicia??o a Pesquisa Cient?fica?. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Para trabalhar um Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos ? necess?rio seguir as seguintes etapas:
. Escolha do tema: dever? estar vinculada ao gosto dos alunos, pelo assunto a ser trabalhado, pois se este n?o for do seu agrado, tornar? a Pesquisa um exerc?cio de tortura e sofrimento.
. Problematiza??o: ? a mola propulsora da Pesquisa. ? composta por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respond?-las, no seu decorrer e na sua conclus?o. Os problemas dever?o ser criados pelos pr?prios alunos. N?o h? limite para o n?mero de problemas, mas ? importante que o professor acompanhe de perto essa fase, pois grande quantidade de problemas poder? tornar a Pesquisa repetitiva e cansativa. Os alunos dever?o criar questionamentos para delimitarem a abrang?ncia de sua Pesquisa.
Exemplo:
Tema: Plantas carn?voras
Problema: Por que as plantas carn?voras se alimentam de insetos?
O pr?ximo passo:
.Constru??o das hip?teses: dever? sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas e/ou refutadas, por meio de observa??o, experimento, coleta e an?lise de dados, dentre outras t?cnicas de Pesquisa.
Em seguida ? de suma import?ncia tra?ar a Justificativa e os Objetivos.
.Justificativa: os alunos dever?o enumerar as raz?es pelas quais escolheram o assunto, isto ?, devem explicar o interesse sobre o mesmo. Tendo em vista a import?ncia dos alunos conhecerem sobre a ?Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preserva??o? e especificamente o tema desta aula: ?Plantas carn?voras? dever?o demonstrar interesse,a fim de investigarem as plantas carn?voras e identificarem suas caracter?sticas, alimenta??o e import?ncia para a preserva??o do meio ambiente.
.Objetivos: nesta etapa os alunos detalhar?o em forma de objetivos gerais e espec?ficos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa.
Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:
.Sele??o das fontes da Pesquisa: nesta etapa os alunos selecionar?o os locais onde ir?o pesquisar sobre o tema escolhido e os recursos que utilizar?o para testarem suas hip?teses e responderem sua/s pergunta/s.
.Metodologia: os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.
.Cronograma: nesta etapa os alunos dever?o registrar: o que fazer, quando e quem.
.Comprova??o das hip?teses/ desenvolvimento da Pesquisa: a partir das hip?teses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscar?o refut?-las ou comprov?-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematiza??o.
.Conclus?o: dever? expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa.
.Indica??o das refer?ncias bibliogr?ficas: conclu?da a Pesquisa, ? o momento de cumprir a sua ?ltima etapa, que ? a indica??o das refer?ncias bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa.
Conclu?da a Pesquisa ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar, e se houver espa?o para a comunidade externa. A socializa??o da Pesquisa ? um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estar? contribuindo com a propaga??o de saberes necess?rios para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preserva??o.
O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flex?vel, pronto para ser reconstru?do ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento dever? ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necess?ria dando lugar a (re) orienta??es sempre que for necess?rio.
Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento dever? contemplar os conhecimentos pr?vios de seus alunos. Lembramos ainda que a aula: ?Plantas carn?voras? ? um Subprojeto do Projeto ?Flora Brasileira: diversidade e sustentabilidade?.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma encontrou uma planta diferente e trouxe para a sala de aula. A turma ficou interessada em pesquisar.
Definindo o Tema
Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula.
Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras a??es.
A partir da roda de conversa sobre as diferentes plantas, que vivem na natureza surgiu a curiosidade dos alunos em saber um pouco mais sobre as plantas carn?voras.
Ap?s as discuss?es proponha a constru??o de um Projeto de Pesquisa. Explique ? eles o que ? um Projeto. Para isso fa?a um levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ou?a suas hip?teses, consultem o dicion?rio para confirmar o sentido da referida palavra. Poder?o tamb?m utilizar o tablet ou o laptop Classmate do Projeto UCA para fazerem a Pesquisa acessando o s?tio: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em 13/04/2012.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a tem?tica discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que ser?o realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois dever?o buscar respostas para situa??es problema.
Logo ap?s, solicite-os que escrevam suas opini?es sobre o tema escolhido. Voc? poder? fazer assim:
JUSTIFICANDO O PROJETO
?
Vamos pesquisar sobre as plantas carn?voras e descobrir como elas nascem e do que se alimentam. |
Queremos pesquisar para aprender como as plantas carn?voras conseguem capturar os pequenos animais. |
Nossa curiosidade ? descobrir se as plantas carn?voras atacam seres humanos. |
Vamos pesquisar sobre as plantas carn?voras para descobrir qual a sua utilidade para o meio ambiente. |
?
Queremos saber se as plantas carn?voras t?m dentes. |
?
Fonte: Acervo da autora
Na metodologia os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.
Cronograma
Nesta etapa os alunos dever?o registrar: o que fazer e quando.
1? Atividade: Escolher o tema do Projeto.
2? Atividade: Justificar o Projeto, definir a metodologia e montar o cronograma.
3? Atividade: Problematizar o tema e levantar as hip?teses.
4? Atividade: Apresentar aos alunos alguns tipos de plantas carn?voras que existem no meio ambiente.
5? Atividade: Realizar a leitura de um Texto Informativo sobre os cuidados que devemos ter com as plantas carn?voras.
6? Atividade: Realizar Trabalho de Campo: visita a uma floricultura da cidade e cultivar plantas carn?voras na escola.
7? Atividade: Elaborar uma ficha de observa??o do desenvolvimento das plantas carn?voras.
8? Atividade: Montar uma exposi??o sobre plantas carn?voras.
9? Atividade: Criar cartazes contendo as curiosidades das Plantas Carn?voras, a partir das descobertas da Pesquisa.
10? Atividade: Concluir a Pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: Plantas Carn?voras, para a fam?lia e toda a comunidade escolar.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Todo Projeto de Pesquisa deve ter quest?es a serem respondidas veja alguns exemplos que cada aluno, individualmente ou em grupos elaborou:
O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE AS PLANTAS CARN?VORAS:
Professor, a problematiza??o assim como toda etapa do Projeto pode ser registrada no caderno em forma de ficha com escrita e ilustra??es.
Professor, converse com os alunos sobre o pr?ximo passo construir as Hip?teses que s?o as poss?veis solu??es (respostas) para o problema proposto, comprovadas por meio de observa??o, experimento, coleta e an?lise de dados.
Hip?tese ? o que sabemos sobre alguma coisa, podemos estar certos ou n?o. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou falsas.
O QUE J? SABEMOS SOBRE AS PLANTAS CARN?VORAS:
Em seguida, converse com seus alunos, que para pesquisar precisam buscar as informa??es sobre o Projeto: as fontes de pesquisas onde ir?o pesquisar sobre o tema escolhido, quais recursos utilizar?o para responderem suas perguntas, dentre outras.
Pergunte aos alunos sobre em quais locais poder?o buscar informa??es sobre o tema do Projeto. As fontes ser?o:
Professor, o registro dever? ser realizado no caderno ou em uma ficha preparada com anteced?ncia.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
A tem?tica ?Plantas Carn?voras? perpassa as diversas ?reas do conhecimento, constituindo-se instrumento b?sico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.
O tema favorece a discuss?o sobre as plantas que possuem pap?is importantes para a manuten??o do equil?brio na natureza.
Professor, disponibilize um v?deo para os alunos e promova uma discuss?o sobre o que s?o as plantas carn?voras, caso sua escola possua tablets ou laptops, auxilie os alunos a acessarem o s?tio abaixo:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/brkids_conhecendo_plantas_carnivoras.swf. Acesso em 13/04/2012.
EXPLORANDO O V?DEO
Professor, o trabalho a ser realizado, ap?s cada v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, organize um di?logo com a turma. Levante alguns questionamentos, tais como:
Professor, nos s?tios abaixo voc? encontra informa??es para responderem as quest?es juntamente com os alunos.
Plantas carn?voras: s?o plantas entom?fagas com a habilidade de capturar insetos e animais e, atrav?s de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu pr?prio aproveitamento. S?o normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a s?ntese da mol?cula de clorofila), dependendo assim do nitr?genio contido nas prote?nas dos animais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_carn%C3%ADvora. Acesso 13/04/2012.
O que s?o as plantas carn?voras?
http://mundoplantascarnivoras.blogspot.com.br/2009/09/mensagem-de-teste.html. Acesso 13/04/2012.
As esp?cies mais conhecidas s?o:
1- Dion?sia
2- Drosera 3- Nepenthes
Imagem 1:
Fonte: http://www.arquitetonico.ufsc.br/biodynamicarchitecture .Acesso 16/04/2012.
Imagem 2:
Fonte: http://www.cecgodoy.pro.br/bancodeimagens/v/plantascarnivoras/drosera/01-poster-drosera-2008-macro-dez-29-061-crop-web.jpg.html . Acesso 17/05/2012.
Imagem 3:
Fonte: http://travel.mongabay.com/pictures/0199_Nepenthes_pitcher_plant.html . Acesso 13/04/2012.
?
Nos v?deos voc?s encontram informa??es sobre a alimenta??o, onde vivem e os tipos de solo que as plantas carn?voras preferem.
Os tipos de plantas e os movimentos para se alimentar.
V?deo: http://www.youtube.com/watch?v=UT8XPKHQbWQ. Acesso em 12/04/2012.
As plantas carn?voras e suas estrat?gias.
V?deo: http://www.youtube.com/watch?v=0O37NoBk0VY. Acesso em 12/04/2012.
Professor, organize os alunos em duplas para registrarem em seu caderno as informa??es obtidas na Pesquisa.
?
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM AS PLANTAS CARN?VORAS
Professor, disponibilize o texto informativo para os alunos, com ele destaque as informa??es essenciais para cuidar das plantas carn?voras.
Solo: A planta carn?vora deve ser plantada em solo com poucos nutrientes. O importante ? nunca plantar em terra e nunca usar adubo.
?gua: A maioria das plantas carn?voras gostam de muita ?gua. Deixe um pratinho com ?gua embaixo do vaso ou regue todos os dias. Utilize ?gua sem cloro.
Alimenta??o: As plantas carn?voras n?o se alimentam de carne ou de insetos mortos por inseticidas. Para a sua alimenta??o utilize sempre qualquer tipo de insetos vivos como: moscas, formigas, vespas, besouros, joaninhas. Elas podem capturar vertebrados como: lagartixas, sapos, ratos e at? passarinhos, mas isso acontece acidentalmente.
Sol: As plantas carn?voras gostam de sol. Deixe a planta tomar sol o dia todo, assim ela ficar? cada vez mais forte.
Local Ideal: Existem 3 requisitos para um local ideal para as suas plantas:
Deve ter um lugar:
1 - Que bata sol.
2 - Que tenha umidade.
3 - Que n?o tenha muito vento.
Um lugar que costuma ter estas 3 coisas em todas as casas ? na parte de dentro de uma janela.
Pragas: Pode parecer estranho, mas as plantas carn?voras tamb?m podem ser atacadas por pragas como pulg?es e alguns bichinhos que nascem no substrato. Estes podem ser removidos manualmente, com rem?dios ou deixando a planta submersa em ?gua por 45 minutos.
Fonte: http://www.pabxks.com.br/plantas_carnivoras/cuidados.html. (Texto readaptado por esta autora, a partir desta fonte).
Em seguida, promova um di?logo para que os alunos expressem oralmente o que descobriram sobre as plantas carn?voras. Fa?a interven??es para que eles: digam quais s?o os cuidados b?sicos que devemos ter com as plantas carn?voras; comparem suas necessidades com as de outras plantas; reconhe?am suas caracter?sticas e descubram em que local s?o encontradas. Ao final, pe?a que colem o texto informativo e as conclus?es ?s quais chegaram, no caderno de Projeto.
?
Professor, cole a atividade xerocada no caderno de Projeto e pe?a aos alunos que realizem as atividades propostas.
PLANTAS CARN?VORAS
TEXTO SURPRESA
O texto abaixo fala um pouco sobre as plantas carn?voras. Nele, h? algumas palavras que foram retiradas e podem ser encontradas no CA?A PALAVRAS, que se segue.
?
Pode ficar tranquilo, que elas n?o comem _______. Apesar do nome, tamb?m n?o comem _______. As plantas carn?voras gostam mesmo ? de um bom inseto, seja uma mosca apetitosa, um gafanhoto gostoso, um delicioso besouro ou uma borboleta docinha. Existe uma ?nica exce??o: a nepenthes rajah, que vive em Born?u, na ____________. Essa pode ser considerada uma verdadeira planta carn?vora: devora passarinhos, lagartos e at? pequenos ________!
Algumas das plantas ___________ t?m uma arma super poderosa na ca?a aos insetos: o perfume de seu n?ctar. Quando um inseto ? atra?do pelo ___________ e se aproxima, a danada da flor aprisiona o coitadinho com gotas de uma subst?ncia gosmenta.
Outras esp?cies de plantas carn?voras atraem insetos pelo brilho dessas subst?ncias. H? ainda aquelas mais ousadas, que fecham suas _________ com grande rapidez, engolindo os pequenos bichos como se fechassem uma bocarra.
As plantas carn?voras ent?o envolvem o animal com subst?ncias digestivas produzidas por uma gl?ndula especial que s? elas produzem. No processo de digest?o, elas retiram de suas v?timas os elementos de nutri??o que n?o encontram no _______, de onde as ra?zes normalmente tiram o sustento dos vegetais.
Os cientistas acreditam que as plantas carn?voras sejam esp?cies muito ___________, de at? 65 milh?es de anos. Hoje, elas correm o risco de __________. A dificuldade de capturar insetos em certos ambientes pode lev?-las ? extin??o.
( Adaptado pela autora desta aula, de www.canalkids.com.br )
?
Procure as palavras que faltam e escreva-as no lugar correto do texto, de modo que o mesmo tenha sentido:
?
?
U |
I |
E |
R |
V |
J |
M |
V |
D |
S |
S |
O |
P |
A |
S |
P |
O |
R |
C |
E |
S |
X |
C |
B |
R |
U |
O |
K |
E |
R |
V |
H |
J |
A |
E |
R |
H |
K |
J |
A |
E |
D |
C |
F |
G |
C |
A |
R |
N |
I |
V |
O |
R |
A |
S |
M |
H |
C |
G |
A |
D |
S |
E |
T |
Y |
N |
H |
M |
K |
A |
T |
Y |
A |
U |
I |
G |
H |
T |
R |
F |
G |
S |
E |
R |
L |
E |
S |
R |
C |
S |
E |
X |
A |
S |
D |
A |
J |
K |
U |
A |
W |
T |
N |
N |
E |
N |
B |
F |
E |
G |
T |
Y |
U |
D |
T |
O |
I |
E |
B |
N |
T |
A |
E |
I |
V |
U |
I |
N |
E |
E |
R |
L |
O |
P |
O |
E |
S |
T |
E |
M |
U |
F |
R |
E |
P |
E |
A |
O |
R |
D |
F |
N |
B |
U |
I |
K |
J |
H |
R |
D |
F |
Y |
H |
S |
N |
A |
N |
D |
E |
S |
A |
P |
A |
R |
E |
C |
E |
R |
G |
I |
?
Responda as seguintes perguntas, sobre o texto:
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
2. Qual ? a ?nica planta carn?vora capaz de se alimentar com animais vertebrados?
R: ________________________________________________________________________________________________
3. De quantas e quais formas a planta carn?vora captura suas ?v?timas??
R: ________________________________________________________________________________________________
4.Por que as plantas carn?voras s?o parte de uma esp?cie que pode desaparecer?
R: ________________________________________________________________________________________________
Fonte: http://professorajanainaspolidorio.files.wordpress.com/2010/10/plantas-carnivoras-texto-lacunado-aluno.doc. Acesso em 13/04/2012.
?
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, juntamente com os alunos procurem um local na sua pr?pria cidade para um Trabalho de Campo. Pode ser uma floricultura que tenha algumas plantas carn?voras.
Caso sua escola possua tablets ou laptops, auxilie os alunos a acessarem o s?tio abaixo, a fim de conhecerem alguns tipos de plantas carn?voras:
http://www.sempretops.com/curiosidades/plantas-carnivoras-fotos-e-curiosidades/. Acesso 13/04/2012.
?
Que tal! Cultivar plantas carn?voras na escola?
Para ter plantas carn?voras na escola, ser? necess?rio encontr?-las em floriculturas da sua cidade e voc?s podem comprar as sementes ou as plantas j? crescidas.
Materiais necess?rios:
Para a sua alimenta??o utilize sempre qualquer tipo de insetos vivos como: moscas, formigas, vespas, besouros, joaninhas ou outros insetos que elas mesmas capturam.
?
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
?
Professor, elabore uma ficha de observa??o do desenvolvimento das plantas carn?voras para que os alunos possam acompanhar frequentemente.
?
DIA |
OBSERVA??O ESCRITA |
ILUSTRA??O DAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Acervo da autora.
Professor, al?m dos registros escritos outra estrat?gia ? utilizar o tablet e o laptop para filmar e no final da observa??o editar um v?deo para apresent?-lo ?s outras turmas da escola.
Para filmar utilize o laptop Classmate e acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Se optar poder? utilizar outros recursos tecnol?gicos para filmar.
Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Ap?s, o registro converse com os alunos sobre as etapas de desenvolvimento das plantas e os cuidados que devemos ter com as mesmas.
?
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare junto com os alunos a exposi??o das plantas carn?voras na escola. Para isso selecione junto com eles quais ir?o expor. Confeccione etiquetas para as informa??es e curiosidades de cada planta, contendo seus nomes e utilidade.
?
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
?
Professor, solicite para os alunos, que fa?am uma Pesquisa em grupo, onde dever?o buscar curiosidades sobre as plantas carn?voras, a fim de elaborem cartazes informativos para divulgar em toda a comunidade escolar.
Se preferir utilize tablet ou laptop, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Veja algumas sugest?es de s?tios:
CURIOSIDADES:
Fonte: http://toca-das-ciencias6b.blogspot.com.br/2010/05/plantas-carnivoras-trabalho-de-sofia.html. Acesso 13/07/2012.
Fonte:http://arquivom.wordpress.com/2011/07/20/curiosidades-sobre-as-plantas-carnivoras/ acesso em 18/05/2012.
Fonte: http://www.putsgrilo.com/curiosidades/as-10-plantas-carnivoras-mais-exoticas-e-curiosas-do-mundo/. Acesso 13/04/2012.
(1)atrair,
(2)prender, e
(3)digerir formas de vida animais.
Fonte: http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html. Acesso 13/04/2012.
?
Fonte: http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html. Acesso 13/04/2012.
?
Nesta proposta de elaborar cartazes, os alunos poder?o utilizar o programa Tux Paint do laptop Classmate, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de criar um t?tulo para a sua ilustra??o.
Ao terminar organize um arquivo em um pendrive. Imprima o texto que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados e distribu?dos pela escola para seus usu?rios.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONCLUINDO A PESQUISA
Ao partir para a etapa final do Projeto ? importante que os alunos tenham compreendido caracter?sticas, alimenta??o e cuidados com as plantas carn?voras e sua relev?ncia para a flora.
Professor, crie uma forma de registro no qual os alunos exponham suas conclus?es, ap?s testarem as hip?teses. Agora, ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa. Veja o exemplo:
Nosso Projeto j? est? chegando a etapa final, ? bom saber tudo que voc? aprendeu e a que conclus?es chegou.
Para isso, lembre ? se de que sua problematiza??o era:
?
? Algumas das plantas carn?voras t?m uma arma super poderosa na ca?a aos insetos: o perfume do seu n?ctar. Quando um inseto ? atra?do pelo perfume e se aproxima, a danada da flor aprisiona o coitadinho com gotas de uma subst?ncia gosmenta. ? |
Fonte: Acervo da autora.
Ao concluir a Pesquisa, ? o momento de cumprir a sua ?ltima etapa, que ? a indica??o das Refer?ncias Bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos dever?o coletar as refer?ncias utilizadas no decorrer do Projeto.
Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.
Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.
Logo ap?s, no dia posterior, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, enfim, quais a??es devem realizar para protegerem a flora que est? pr?xima de sua moradia e tamb?m a flora brasileira.
Sugest?es de links para alunos:
Cultivando Plantas Carn?voras no Brasil e no mundo, nele encontram informa??es sobre caracter?sticas, alimenta??o, habitat e evolu??o:
http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.html. Acesso em 12/04/2012.
Sugest?es de links para professores:
Origem das Plantas Carn?voras, veja as fotos com diferentes mecanismos de captura de alimentos.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13574. Acesso em 11/04/2012.
?
Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo ? realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se alguns instrumentos de avalia??o:
Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.