Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? Aspectos lingu?sticos no g?nero discursivo f?bulas

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as caracter?sticas do g?nero discursivo f?bulas;
  • Verificar, por meio de an?lise de textos, o papel do l?xico (substantivo, adjetivo, verbo) na constru??o do sentido em uma f?bula.

Duração das atividades

08 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O g?nero f?bula ? objeto de ensino, desta proposta - pertence ? ordem do narrar, apresentando, portanto, em sua estrutura composicional  os elementos essenciais da estrutura narrativa. Considerando que o enfoque desta proposta centra-se em um dos aspectos da an?lise lingu?stica, especificamente na escolha lexical, espera-se que o aluno j? conhe?a essa estrutura na qual se configura o enredo: uma situa??o central, vivida por duas ou tr?s personagens, situadas  em tempo e lugar n?o muito detalhados, visto que  o quando e o onde acontecem a hist?ria n?o s?o t?o importantes para que o leitor  apreenda a moral da hist?ria, foco principal da f?bula.  

Estratégias e recursos da aula

  • utiliza??o do laptop UCA ou tablet;
  • utiliza??o de v?deos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo de alunos;
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.

lupa

Dispon?vel em:

http://letrasufabc.files.wordpress.com/2010/07/lupa-interrogas.jpg

?

INTRODU??O

Esta proposta de trabalho faz parte de um projeto  de inicia??o cient?fica intitulado ?Uma lupa na l?ngua? em que se tomam os g?neros discursivos como elementos desencadeadores  de estudo e reflex?o sobre as diversas pr?ticas de linguagem.  No caso espec?fico desta proposta, toma-se como objeto de ensino o g?nero discursivo f?bulas que se caracteriza por transmitir ensinamentos, registrar as experi?ncias e o modo de vida das pessoas de uma determinada ?poca, servindo, portanto, como registro hist?rico dos valores e do modo de agir tido como certo em sociedade ao longo dos tempos, at? nos dias atuais. Para a compreens?o sistematizada de um determinado g?nero devem ser considerados: o conte?do tem?tico, a constru??o composicional e o estilo. Nesta proposta, em rela??o ao estilo, focaliza-se a fun??o do l?xico na constru??o do sentido, objetivando verificar  o papel da escolha lexical na constru??o do sentido.

Observa??o:

Para a realiza??o de um trabalho interdisciplinar, o professor dever? planejar, juntamente  com o professor de Teatro, momentos para orientar os alunos na dramatiza??o de uma f?bula.

?

f??bulas

Dispon?vel em:

http://1.bp.blogspot.com/_GGjvRS98yF4/TLySZd44dDI/AAAAAAAAB8s/qqCD8bXOXDk/s1600/fabula2.jpg

?

1? etapa: momento de compartilhar a proposta de pesquisa  com os alunos:

Professor, esta proposta faz parte de um projeto maior - Projeto de Inicia??o Cient?fica - Uma Lupa na L?ngua -  em que o ensino da l?ngua se d? a partir  dos g?neros discursivos, tomados como elementos desencadeadores  de estudo e reflex?o sobre as diversas pr?ticas de linguagem.  Os alunos j? t?m conhecimento  sobre  esse posicionamento por estarem inseridos no processo. Portanto, nesse primeiro momento, cabe ao professor estimular e sensibilizar os aprendizes para o estudo  do g?nero f?bulas.

1. Com o intuito de sensibilizar os alunos, bem como para ativar o conhecimento  pr?vio deles a respeito do g?nero que ser? estudado, o professor solicita a eles que acessem a p?gina seguinte para ouvirem a m?sica ? A estrela azul - can??o de abertura do filme Pin?quio.

estrelaazul 

Dispon?vel em:

http://mydisneyworldbrasil.blogspot.com.br/2011/10/pinoquio-estrela-azul.html

A Estrela Azul (When You Wish Upon A Star, no original) ? a m?sica de abertura de Pin?quio. ? cantada pelo Grilo Falante na abertura e  reprisada por um coro no final do filme. ? frequentemente usada como uma can??o tema pela Companhia Disney. Ganhou o Oscar de "Melhor Can??o Original"; foi considerada pelo American Film Institute (Instituto Americano de Filme)  como a s?tima melhor can??o da hist?ria do cinema. A m?sica tamb?m ? o tema oficial de O Maravilhoso Mundo de Disney, ao lado de Um Mundo Ideal, de Aladdin.

Dispon?vel em:

http://pt-br.disney.wikia.com/wiki/A_Estrela_Azul

A estrela azul

Quem quiser realizar
Tudo aquilo que sonhou
Basta olhar no c?u
A estrela que passar

Se voc? n?o sabe bem
O que vai acontecer
Essa estrela tudo
Poder? fazer

O que vai
Acontecer de bom
J? est? marcado bem
Naquela estrela

E ? s? voc? pedir
E a estrela transformar
Em realidade
O que voc? sonhar

Dispon?vel em:

http://pt-br.disney.wikia.com/wiki/A_Estrela_Azul

2. O professor entrega aos alunos a c?pia da can??o e conversa com eles.

  • Sugest?es de quest?es que o auxiliar?o na atividade.

a. A estrela azul ? a can??o de abertura do filme Pin?quio. Quem conhece a hist?ria de Pin?quio? Algu?m gostaria de contar essa hist?ria  para os colegas?

b. Voc? j? ouviu algu?m dizer: ?N?o conte mentiras, pois seu nariz  vai crescer igual ao do Pin?quio!??  ?A mentira tem pernas curtas?? O que se pode deduzir dessas falas?

3. As f?bulas s?o hist?rias imagin?rias  que tentam explicar o comportamento dos homens, alertando para o descompasso que pode existir entre a fala das pessoas e suas a??es. Pode ser definida como uma narra??o breve, que traz sempre uma li??o, um ensinamento.

a.  A hist?ria Pin?quio pode ser considerada uma f?bula? Por qu??

b. Qual ? a moral da hist?ria de Pin?quio?

c. Que outras f?bulas voc?s conhecem?

?

Observa??o:

Professor, se os alunos mostrarem interesse, eles poder?o assistir ao filme Pin?quio, dispon?vel na p?gina: http://historiavivaproflicio.blogspot.com.br/2011/10/festival-disney-2.html

?

2?. Etapa: momento de mapear o conhecimento pr?vio dos alunos

1. Nesse momento, os alunos conversam sobre as f?bulas que conhecem.  O professor indaga aos alunos se eles conhecem a f?bula "A cigarra e a formiga".

Para propor o enfoque que ser? dado ao estudo desse g?nero ? a escolha lexical para caracteriza??o da personagem e para o estabelecimento do conflito e do desfecho da narrativa ? o professor solicita a eles que acessem a p?gina seguinte para assistirem ao v?deo da f?bula ?A cigarra e a formiga?.

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related.

?

2. O professor dever? conversar com os alunos sobre o v?deo, perguntando  a eles:

a. A partir do v?deo, como voc?s definem o g?nero f?bulas?

b. Quais elementos da estrutura narrativa est?o presentes na f?bula?

c. Uma f?bula traz sempre um ensinamento,  um conselho, uma cr?tica, para alertar sobre algo que pode acontecer na vida real. Por isso, elas terminam com uma frase que ? chamada de  moral da hist?ria.  Qual ? a moral da hist?ria nessa f?bula?

3. O professor solicita aos alunos que acessem a p?gina seguinte para conhecerem duas vers?es da f?bula ?A cigarra e a formiga?.

Dispon?vel em:

http://textolivre.com.br/infantil/15745-a-cigarra-e-a-formiga

a cigarra

Dispon?vel em:

http://leraprenderecrescer.blogs.sapo.pt/432.html??

Ap?s a leitura das duas vers?es da f?bula ? de Jean de La Fontaine e de Bocage -, o professor pergunta aos alunos:

a. Como a cigarra e a formiga s?o caracterizadas  no texto?  Quais palavras ou express?es contribuem para essa qualifica??o?

b. Al?m dos adjetivos, que outras palavras  contribuem para a constru??o do perfil das personagens?

Observa??o: depois  de respondidas as perguntas, o professor deve resumi-las oralmente, enfatizando  os recursos lingu?sticos utilizados na caracteriza??o das personagens.

?

3?. Etapa: momento de delimitar o tema de pesquisa, visando ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do g?nero selecionado

1. Para retomar com os alunos as etapas para elabora??o de  um projeto  de pesquisa ? defini??o do assunto  a ser pesquisado, delimita??o do tema; justificativa; objetivos; pergunta de pesquisa -, o professor dever? ler com eles o texto ? Uma forma poss?vel de se trabalhar com projetos?  de Josu? Geraldo Botura do Carmo.

Dispon?vel em:

http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2049.htm

 2. O professor retoma a tem?tica com os alunos, conduzindo a discuss?o para a quest?o da linguagem, isto ?,  para o fato de como o leitor  constr?i o perfil das personagens, quais os mecanismos lingu?sticos que s?o mobilizados pelo autor para essa constru??o. Dessa forma, como mediador, o professor orienta  os alunos na  defini??o sistem?tica dos passos do projeto de pesquisa, a saber:

a. Delimita??o do tema: o papel do l?xico na caracteriza??o das personagens e no estabelecimento do conflito e desfecho da narrativa

b. Problematiza??o: qual ? o papel da escolha lexical (substantivo, adjetivo, verbo) para a constru??o do sentido em uma f?bula?

c. Justificativa: as f?bulas s?o contadas h? aproximadamente 2.800 anos. Apesar de t?o antigas, seus temas s?o atuais, pois a maioria delas retrata atitudes humanas como:  disputa entre fortes e fracos,  esperteza de alguns,  gratid?o,  bondade etc. Os animais, geralmente, satirizam o comportamento humano, mostrando seus defeitos. Para a compreens?o desse g?nero, faz-se necess?rio conhecer, al?m  do arranjo textual espec?fico,  os recursos lingu?sticos mobilizados pelo  autor na constru??o do sentido.

 d. Metodologia: o professor dever? dividir os alunos, em grupo de cinco componentes cada.

A seguir, dever? apresentar a eles  uma lista de prov?rbios populares que s?o utilizados como moral de determinadas f?bulas. Cada grupo dever? escolher dois prov?rbios.  

 Prov?rbios:

Quem com ferro fere, com ferro ser? ferido

Mais vale o pouco certo que o muito duvidoso

Com perseveran?a tudo se alcan?a

Gentileza inesperada ? a principal caracter?stica de uma pessoa com m?s inten??es

Quem tudo quer tudo perde

Devagar se vai ao longe

A raz?o do mais forte sempre prevalece

Desprezar o que n?o se consegue conquistar ? f?cil

N?o adianta ter uma boa ideia que n?o pode ser realizada!

Uma boa a??o ganha outra

Desconfie dos bajuladores, esses sempre se aproveitam da situa??o, para tirar vantagem sobre voc?.

?s vezes a autodeprecia??o nos livra do pelot?o

Algumas vezes acontece de algu?m fazer todo trabalho pesado, e outro obter todo o m?rito.

  Observa??o: Professor seria interessante discutir os prov?rbios com os alunos.

 

Uma vez selecionados os prov?rbios, o professor apresenta aos alunos uma lista de f?bulas que dever?o ser lidas por eles. Cada grupo dever? analisar apenas as f?bulas cuja moral seja veiculada pelos prov?rbios  j? escolhidos pelo grupo.

F?bulas:

A raposa e a cegonha

O camundongo da cidade e o do campo

A lebre e a tartaruga

O ladr?o e o c?o de  guarda

A galinha dos ovos de ouro

A  lebre e a tartaruga

O lobo e o cordeiro

A raposa e as uvas

Assembleia dos ratos

O le?o e o ratinho

O corvo e a raposa

O gato e a barata

O le?o, o urso e a raposa 

?

4? etapa: momento em que os alunos, a partir de um plano de trabalho, com a media??o do professor, dever?o buscar informa??es sobre o tema.

Nesse momento, o professor dever? orientar os alunos na elabora??o de um plano de trabalho, contendo as a??es a serem realizadas pelo grupo.

Plano de Trabalho

?

Contexto

Fontes de pesquisa:

1. Origem das f?bulas

 http://edithchacon.sites.uol.com.br/html/fab.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bula

2. Fabulistas mais conhecidos:

Fontes de pesquisa:

Esopo

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo

http://www.contandohistoria.com/esopo.htm

Fedro

 http://pensador.uol.com.br/autor/fredo/biografia/

http://lendoeescrevendofabulas.blogspot.com.br/2009/12/principais-fabulistas.html

La Fontaine

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_de_La_Fontaine

http://www.revan.com.br/catalogo/0136c.htm

Monteiro Lobato

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato

http://lendoeescrevendofabulas.blogspot.com.br/2009/12/principais-fabulistas.html

Mill?r Fernandes

 http://www.catedra.puc-rio.br/blog/?/91/sobre+millor.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mill%C3%B4r_Fernandes

3. Leitura de v?rias f?bulas (lista j? apresentada pelo professor)

4. An?lise de duas f?bulas cuja moral corresponde aos prov?rbios selecionados, considerando:

Finalidade do g?nero

Perfil dos interlocutores: autor/leitor

Conte?do tem?tico

(tema abordado na f?bula, por exemplo, o comportamento humano que ? criticado.

arranjo composicional: elementos da estrutura narrativa

Marcas lingu?stico-enunciativas

5. Produ??o Textual: formule uma situa??o que ocorra no mundo real, baseando-se na moral de uma das f?bulas analisadas:

- Pense em um ou dois animais para representar as caracter?sticas marcantes de determinado tipo de pessoa

(mentiroso, vaidoso, convencido, ego?sta, falso, prepotente);

 - Imagine um conflito em que esses animais estejam envolvidos;

 - Use di?logos;

 - Finalize a f?bula com uma  moral, de acordo com a hist?ria narrada.

6. Dramatiza??o de uma das f?bulas analisadas pelo grupo.

Observa??es  sobre os itens da an?lise a ser realizada pelos alunos: o professor dever? analisar, juntamente com os alunos, a f?bula "A cigarra e a formiga", para eles tomarem como modelo ao analisarem as outras f?bulas

a. Arranjo Composicional (elementos da estrutura narrativa):

Os alunos dever?o estar atentos aos seguintes aspectos que comumente fazem parte da estrutura composicional do g?nero f?bula:

? Tempo e espa?o n?o definidos;

? Narrativa curta, apresentando os elementos b?sicos da narrativa;

? Linguagem formal ou informal, de acordo com a vers?o;

? Personagens s?o animais que apresentam comportamento humano;

? Situa??o problem?tica, um acontecimento com uma situa??o de conflito;

? Foco narrativo de 3? pessoa: narrador-observador;

 -Termina sempre com uma frase s?ntese: a moral da hist?ria.

?

b. Marcas lingu?stico-enunciativas:

Nas f?bulas, geralmente, a indica??o de tempo e espa?o ? vaga e imprecisa, objetivando tornar o ensinamento atemporal e universal. Na an?lise, os alunos devem observar se a f?bula lida ? uma narrativa curta com o predom?nio do discurso indireto ou direto, exemplificando cada caso. A adjetiva??o tem papel fundamental para a constru??o de sentido do texto, pois, al?m de caracterizar os personagens, determina o conflito e o desfecho da narrativa. Por exemplo, na f?bula  ?A cigarra e a formiga?, verifica-se nos versos:

Tendo a cigarra em cantigas

Folgado todo o ver?o

Achou-se em pen?ria extrema

Na tormentosa esta??o.

?

N?o lhe restando migalha

Que trincasse, a tagarela

Foi valer-se da formiga.

Que morava perto dela.

?

Os adjetivos extrema e tormentosa mostram as  mudan?as ocorridas com a cigarra tagarela que, por passar o ver?o a cantar, passa de um extremo a outro: de feliz e saltitante a faminta e pedinte.

J? nos versos:

Rogou-lhe que lhe emprestasse,

Pois tinha riqueza e brilho,

Algum gr?o com que manter-se

At? voltar o aceso estio.

O mundo narrado ? marcado pelo pret?rito perfeito, indicando um distanciamento do narrador em rela??o ao que ? contado (rogou, emprestasse), al?m de denotar  o estabelecimento do conflito da narrativa: a cigarra faminta, por n?o ter feito reservas para o inverno, recorre ? vizinha formiga, buscando ajuda.

Cabe ? formiga o desfecho da hist?ria:

A formiga nunca empresta,

Nunca d?, por isso junta.

- "No ver?o em que lidavas?"

? pedinte ela pergunta.

?

Responde a outra: - "Eu cantava

Noite e dia, a toda a hora".

-"Oh! bravo", torna a formiga.

-"Cantavas? Pois dan?a agora!".

O mundo comentado indica uma rela??o de proximidade com o que se diz e ? marcado no texto pelos verbos no presente: empresta, pergunta e responde.

?

5?. etapa: finaliza??o do projeto

1. Nesta etapa,  ap?s realizar  as a??es propostas no plano de trabalho, os alunos redigem a s?ntese dos estudos realizados, buscando responder ? pergunta  de pesquisa:

  • Qual ? o papel da escolha lexical (substantivo, adjetivo, verbo) para a constru??o do sentido em uma f?bula?

2. A seguir, o grupo prepara a apresenta??o  do projeto desenvolvido,  expondo as atividades de pesquisa e a an?lise das f?bulas no  K-word; e, em v?deo, a dramatiza??o da f?bula produzida pelo grupo.

Observa??o: para a  dramatiza??o, os alunos poder?o assistir aos v?deos seguintes sobre a dramatiza??o da f?bula "A cigarra e a formiga", dispon?veis  em:

http://www.youtube.com/watch?v=sxJdxLj2PTE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=1iXRvva83iI&feature=related

Recursos Complementares

1. Sugest?o  de leitura para os alunos:

LOBATO, Monteiro. F?bulas. S?o Paulo: Editora Globo, 1922.

http://www.blogdacrianca.com/fabulas-de-monteiro-lobato/

2. Sugest?es para o professor:

Link do Portal que pode ser consultado pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula - UCA - f?bulas e contraf?bulas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31141

Avaliação

O professor dever? observar a participa??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades.  Os alunos, em grupo, poder?o  redigir um texto avaliando o processo,   expondo as a??es bem-sucedidas, as dificuldades encontradas e os conhecimentos adquiridos com a realiza??o do projeto. Eles poder?o ser avaliados tamb?m por meio da produ??o  e da dramatiza??o de uma f?bula.