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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
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![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
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Shara Macedo Fontenelle Teixeira ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Francisco Borges Camilo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza c?clica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
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Compreender como ocorre o ciclo natural do carbono;
Identificar as interfer?ncias das a??es antr?picas no ciclo natural do carbono;
Evidenciar intera??es que provoquem o desequil?brio nesse ciclo;
Nomear os impactos ambientais que podem ser causados pela altera??o desse ciclo;
Destacar que rela??o existe entre a quebra do ciclo do carbono, polui??o e a gera??o de energia.
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Para a realiza??o desta aula, os alunos devem ter conhecimento dos seguintes temas:
Efeito estufa;
Altera??es clim?ticas devido ? polui??o;
Cadeia tr?fica.
Nesta atividade, ser?o utilizados computadores com acesso a internet, folhas de of?cio, l?pis de cor e canetinhas. O professor poder? acordar com os alunos quanto ? divis?o da sala em duplas ou trios objetivando um maior di?logo durante a atividade.
Nesta atividade ser? utilizada a anima??o Ciclo do carbono, dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do seguinte endere?o eletr?nico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15857. Esta anima??o apresentauma paisagem que simula uma cadeia tr?fica simples, ao clicar no bot?o play (localizado no canto esquerdo superior da tela), aparecer? um esquema com o ciclo do carbono, como mostram as figuras 1 e 2.
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Figura1 Figura2
Figuras 1e 2: Tela de apresenta??o do objeto Ciclo Del carbono, fonte: Minist?rio de Educaci?n de la Rep?blica del Per?
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O professor apresentar? a anima??o sem explanar sobre o ciclo do carbono, apresentando apenas os seus componentes. ? importante contextualiz?-los, pois estes podem n?o ser comuns na regi?o em que o aluno reside. Em seguida, durante uma conversa entre alunos e o professor, ser? elaborado um conceito deste ciclo, que culminar? na descri??o por escrito do ciclo natural do carbono. Sugere-se ao professor sempre que poss?vel exemplificar o ciclo com situa??es como a pastagem de ruminantes, a agricultura e outras, desde que os alunos possam visualizar os exemplos citados.
Nesse momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta. Em rela??o ?s exemplifica??es de situa??es do cotidiano, eles poder?o ter dificuldade em enxergar a fase de decomposi??o no ciclo do carbono, pois essa d?-se em n?veis microsc?picos sendo muito lenta sua visualiza??o j? que, por exemplo, ele pode n?o identificar o carbono sendo disperso na atmosfera por micro-organismos ou mesmo na decomposi??o das folhas das ?rvores. Deste modo, o professor poder? fazer refer?ncia ? evapotranpira??o, respira??o vegetal ou mesmo ao ciclo da ?gua explicitando a caracter?stica c?clica que existe no planeta onde tudo est? em constante movimento sendo reciclado ou reutilizado. E ainda propor os seguintes questionamentos:
Como ocorre a decomposi??o das folhas das ?rvores? Para onde ir?o seus nutrientes?
De onde vem os nutrientes para as plantas?
O que ? carbono?
Nesse momento, os alunos entrar?o em consenso quanto a uma narra??o das etapas do Ciclo do carbono, mediante a discuss?o e a descri??o da anima??o visualizada nesta atividade. O professor dever? orientar as equipes a seguirem o organograma apresentado na anima??o. Para que os desenhos n?o fiquem muito repetidos o professor deve salientar a quebra do ciclo em miniciclos que podem ser visualizados na anima??o, onde cada ser vivo, se isolado, pode formar um ciclo reduzido.
O professor solicitar? aos alunos que elaborem um esquema que exemplifique o ciclo presente em sua regi?o, para ser exposto na sala em folhas de oficio ou mesmo no caderno de cada aluno. Os esquemas ser?o etiquetados com os nomes das equipes e o lugar que o desenho representa. Em seguida cada dupla ou trio dever? expor o seu desenho e apontar neles de que maneira ocorre o ciclo. Uma exposi??o com os desenhos dever? ser organizada na escola.
Para formalizar o conte?do desta atividade, o professor solicitar? aos alunos que identifiquem os erros presentes no ciclo abaixo:
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Figura 3 Compila??o do ciclo do carbono com erros programados feita pelo autor.
Nesta atividade continua sendo necess?rio o uso dos computadores com acesso a internet cartolina ou similar, pincel at?mico e ficam v?lidas as mesmas regras acordadas no in?cio da atividade 1.
Nesta atividade, ser? utilizado o objeto educacional Interven??o humana no ciclo do carbono dispon?vel no Banco Internacional de objetos educacionais, localizado no seguinte endere?o eletr?nico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5037.
Os ?cones da anima??o podem ser retirados e inseridos dentro da paisagem presente no centro da anima??o, como pode ser visto na figura 4. Essa interatividade presente no software auxilia o aluno na sua percep??o de atividades humanas s?o potencialmente prejudiciais ao ciclo do carbono. Entre estas, o objeto educacional destaca as f?bricas produtoras de cimento e o transporte urbano. O gr?fico presente na parte inferior da anima??o permite tamb?m que os impactos dessas atividades sejam avaliados quando incorporadas ao ciclo do carbono. Ao ser retirado ou inserido um carro na anima??o, por exemplo, o referido gr?fico ? alterado indicando sua emiss?o de carbono. A orienta??o das setas no organograma, como destacada na figura 5, informa o caminho do carbono, ou seja, se est? sendo liberado ou absorvido na atmosfera.
Figura 4 Figura 5
Figura 3 e 4: Tela de apresenta??o do objeto Interven??o humana no ciclo do carbono fonte: Schlumberger Excellence in Educational Development (SEED)
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Nesta atividade, os alunos ir?o identificar na anima??o proposta as fontes poluidoras geradas pelo homem que podem interferir no ciclo natural do carbono com mais intensidade. Em seguida, professor dever? fomentar um debate para que sejam elaboradas hip?teses acerca de atividades que seriam de fato necess?rias para a humanidade. O desenvolvimento de quest?es sobre novas tecnologias como alternativas para amenizar esse impacto negativo em pa?ses mais poluidores deve ser salientado, como por exemplo, ?A posi??o contradit?ria da China que ? campe? em polui??o com o uso do carv?o mineral e por outro lado ? o pais que mais investe em tecnologia pra obten??o de energia renov?vel?.
Para que os alunos debatam, no momento da discuss?o, sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente, o professor dever? solicitar uma pesquisa na internet sobre o referido tema, seguem abaixo algumas sugest?es de fontes de pesquisa:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/guia-construcao-verde
http://www.infoescola.com/ecologia/maiores-poluidores-do-mundo/
todos os links acessados em 18 de outubro de 2011.
Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade. Eles poder?o ter dificuldade em atentar ao fato de que o carbono pode ser naturalmente reintegrado ? biosfera e que a atividade humana enfraquece o equil?brio aumentando a libera??o do carbono.
Perguntas que podem ser tratados pelo docente para elucidar a quebra do ciclo:
Qual a rela??o entre o desmatamento e a quebra desse ciclo?
Existe uma quebra do ciclo ou a demanda de carbono para ser reintegrado ? que esta crescendo?
A partir dos questionamentos anteriores, o professor pode salientar que o meio n?o possui recursos para reintegrar todo esse carbono liberado ao ciclo na mesma velocidade das emiss?es, deixando-o livre na atmosfera e elevando os n?veis de polui??o.
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Nesse momento, os alunos apresentar?o as fontes poluidoras humanas identificadas na anima??o. Em seguida, alunos e professor discutir?o sobre as atividades humanas mais agressivas ao meio ambiente e como poder?amos diminuir essa influ?ncia. ? importante acrescentar a essa discuss?o os impactos ambientais causados tanto por obras governamentais, como hidrel?tricas, quanto por obras particulares como condom?nios em ?reas de preserva??o ambiental, bem como o uso de combust?veis f?sseis, uso irregular do solo, desmatamento, queimadas e outras formas de libera??o n?o natural de carbono para a atmosfera.
Neste momento, com a ajuda do professor os alunos listar?o na cartolina ou similar atitudes que diminuam a emiss?o n?o natural do carbono e verificando as possibilidades de implanta??o em seu contexto social. O cartaz dever? ser colado numa ?rea de conv?vio comum na escola e etiquetado com as identifica??es da turma e intitulado com ?PARE e pense novamente...? o professor solicitar? que os alunos assinem o cartaz como se eles assumissem o compromisso de rever sua postura neste aspecto.
Nesta atividade, ser?o utilizados computadores com acesso a internet, cartolina e canetinhas. O professor poder? acordar com os alunos quanto ? divis?o da turma em equipes de at? seis alunos por meio de sorteio de alunos e temas.
Inicialmente professor e alunos ir?o debater sobre a polui??o atmosf?rica em decorr?ncia da desestabiliza??o do ciclo natural do carbono, a partir do seguinte questionamento: Qual a rela??o entre a gera??o de energia e a quebra do ciclo natural do carbono?
Para isso, os alunos dever?o pesquisar na internet sobre o tema em quest?o. Seguem abaixo algumas sugest?es de fontes de informa??es:
Sites de apoio para essa atividade:
http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_do_ar.htm
http://www.horta.uac.pt/Projectos/MSubmerso/old/200102/Atmosfera.htm
http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-poluicao-atmosferica.html
Acesso de todos em 16 de setembro de 2011.
O professor dever? manter as equipes e mediar um segundo debate entre elas. Para isso ser? realizada uma segunda pesquisa na internet. Os temas, que ser?o distribu?dos por forma de sorteio, s?o os seguintes (poder? haver repeti??o de temas):
Energia e?lica.
Mar? motriz.
Hidrel?trica.
Combust?veis f?sseis.
Energia solar.
Energia geot?rmica.
Bio-combust?veis.
Seguem abaixo algumas fontes de informa??es para essa pesquisa:
http://www.xn--energiasrenovveis-jpb.com/
http://umanovaalternativa.com.sapo.pt/energia%20maremotriz.html
http://www.biologo.com.br/ecologia/ecologia8.htm
http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/energia/combustiveis-fosseis
Todos visitados em 16 de setembro de 2011.
O professor ir? propor o debate nas seguintes etapas:
1) Os alunos devem criar uma empresa que produz e vende o tipo de energia que foi sorteado como tema de pesquisa para a equipe. Inicialmente o professor, dir? que vai fazer o papel do governo e julgar? a fonte de energia mais apropriada.
2) Cada equipe formular? uma plataforma de defesa de sua fonte energ?tica, baseando-se apenas nos aspectos positivos de cada energia. Para isso, cada equipe elaborar? um cartaz, como descrito na figura 6, com os pontos que ser?o citados para convencer o governo (professor).
Figura 6
Figura 6: Esquema de organiza??o para elabora??o da atividade, criada pelo autor.
3)Ao final das exposi??es todos os cartazes ser?o anexados na lousa ou paredes adjacentes e os contra-argumentos ser?o citados pelos alunos. Aqui o professor abandona a postura de governo e solicitar? aos alunos que escolham a fonte energ?tica mais rent?vel universalmente.
Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta. Poder? haver dificuldade com alguns termos utilizados para definir as energias como c?lulas de energia ou motriz, sugere-se ao professor que intervenha com explicita??es desses termos. Os alunos poder?o tamb?m n?o identificar falhas na fonte de energia e?lica, mas o professor deve salientar que apesar do seu aparente baixo impacto ? preferencialmente constru?da em ?reas de preserva??o como dunas.
Nesse momento, as equipes expor?o as conclus?es a que chegaram quanto aos aspectos positivos dos respectivos temas. Em seguida, o professor inverter?. Agora ser? responsabilidade dos alunos decidir que tipo de energia deveria ter o investimento, para que os mesmos reflitam sobre a import?ncia de uma obten??o sustent?vel de energia. O professor ir? contra-argumentar as id?ias defendidas pelos alunos com as falhas encontradas por eles anteriormente, citando os impactos negativos de cada energia. ? interessante que o professor ressalte nessa discuss?o a fonte de energia da cidade em que moram, os custos causados, o pre?o da energia e quais alternativas eles apontam como melhorias para esta problem?tica.
Ao final do debate o professor e os alunos ir?o listar na lousa as caracter?sticas, pr?s e contras de cada tipo de energia caso fosse instalada em sua cidade. Escolher?o a fonte que melhor se encaixe em seu contexto s?cio-ambiental com a menor gera??o de impacto negativo poss?vel. Depois de eleita a fonte energ?tica, cartazes ser?o anexados nas ?reas comuns da escola em paralelo com os trabalhos das atividades anteriores. A energia escolhida como ideal deve ser assinalada com os dizeres: ? FONTE IDEAL DE ENERGIA PARA ______________(NOME DA CIDADE)?.
Nome | Tipo |
---|---|
Interven??o humana no ciclo do carbono | Anima??o/simula??o |
Ciclo del carbono | Anima??o/simula??o |
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http://www.brasilescola.com/biologia/ciclo-carbono.htm - P?gina da web com informa??es sobre o ciclo do carbono, acesso em 12 de setembro de 2011.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-ciclos-biogeoquimicos/ciclo-do-carbono.php - S?tio com informa??es completas sobre o ciclo do carbono, carbono atmosf?rico e agregados, acesso em 12 de setembro de 2011.
http://www.rudzerhost.com/ambiente/introducao.htm - P?gina da web com dados sobre polui??o atmosf?rica , acesso em 12 de setembro de 2011.
http://www.gpca.com.br/poluicao1.htm - Blog com informa??es sobre polui??o atmosf?rica, acesso em 12 de setembro de 11.
http://www.xn--energiasrenovveis-jpb.com/ - P?gina da web com informa??es referentes a energia renov?vel, acesso em 12 de setembro de 11.
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Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos compreenderam as fases do ciclo do carbono. Ao final da atividade 2, o professor detectar? se o discente identificou a??es antr?picas que causem desequil?brio no ciclo estudado. Na atividade 3, o professor examinar? se o aluno consegue conectar a quebra do ciclo com a polui??o atmosf?rica e a gera??o de energia e sua import?ncia.