Not?cia dispon?vel em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/04/mancha-aparece-na-enseada-de-botafogo-na-zona-sul-do-rio.html>. Acesso em 14/04/2012.
Cl?udia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Os estudantes devem ter a compreens?o de que as muitas mudan?as aconteceram nas paisagens terrestres ao longo dos tempos hist?rico e geol?gico n?o ocorreram de uma s? vez. Os elementos naturais ou humanos foram alterados e substitu?dos gradativamente por outros.
?
- Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
Prezado (a) Professor (a),
- Esta aula tem como proposta metodol?gica o desenvolvimento de atividades de pesquisa que instiguem os discentes a compreenderem as transforma??es impostas pelas a??es humanas ?s paisagens terrestres ao longo dos tempos.
- Proponha a elabora??o de um Projeto de Pesquisa para refletir sobre esta tem?tica. A pesquisa dever? ser norteada a partir da import?ncia de identificar as transforma??es ocorridas nas paisagens terrestres em decorr?ncia da din?mica da sociedade, sob a perspectiva das diversas ?reas do conhecimento.
Atividade 01
- Inicie a aula orientando os alunos a elaborarem uma proposta de pesquisa buscando levantar problemas, estabelecer hip?teses, definir objetivos, adotar metodologias adequadas ? investiga??o, e apresentar resultados, usando os procedimentos b?sicos da investiga??o cient?fica. Explique que um projeto de pesquisa se constitui basicamente das seguintes etapas:
Definir um tema |
|
---|---|
Justificar a escolha do tema |
|
Elaborar a problematiza??o |
|
Fazer levantamento das hip?teses |
|
Definir o(s) Objetivo(s) |
|
Selecionar as fontes de pesquisa |
|
Definir a metodologia |
|
Delimitar um cronograma |
|
Desenvolver a investiga??o |
|
Divulgar os resultados |
|
?
- Espera-se que essa reflex?o promova a constru??o de conhecimentos significativos por parte dos alunos, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem, na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
?
Atividade 01
- Inicie a conversa com os estudantes resgatando seus conhecimentos pr?vios sobre os elementos que comp?em um projeto de pesquisa. Posteriormente, oriente os alunos a formarem grupos de trabalho para facilitar o desenvolvimento das atividades propostas.
- Medie uma roda de conversa sobre a import?ncia de definir a tem?tica de pesquisa e explique que o tema dessa investiga??o ser?: "As marcas da sociedade nas paisagens". Justifique a relev?ncia de estudar esse assunto com vistas a compreender as transforma??es impostas pelas a??es humanas ?s paisagens terrestres ao longo dos tempos para entender as hist?rias dos lugares.
- Oriente os grupos a promoverem um debate com vistas a levantarem alguns questionamentos sobre as mudan?as nas paisagens terrestres decorrentes da a??o humana, e a partir de suas perguntas, auxilie-os a definirem a problem?tica de pesquisa. O professor deve permitir que os alunos se manifestem, questionem e tentem elaborar perguntas a partir do interesse pessoal de cada um sobre o assunto. Para isso, ? importante pedir que citem exemplos de paisagens que fa?am parte do seu espa?o de viv?ncia, as quais eles podem imaginar como eram antes, quais os agentes (naturais ou humanos) a modificaram, se isso ocorreu de forma lenta ou r?pida, etc.
- A partir de seus questionamentos, problematize:
?
- Utilize como exemplo um fato recente noticiado pelo G1 portal de not?cias da rede Globo, no dia 10 de abril de 2012, para iniciar a problematiza??o para o desenvolvimento do trabalho de investiga??o:
?
Not?cia dispon?vel em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/04/mancha-aparece-na-enseada-de-botafogo-na-zona-sul-do-rio.html>. Acesso em 14/04/2012.
- Solicite aos alunos que observem a paisagem mostrada nesta imagem e levantem hip?teses sobre a quest?o apontada, com ?nfase na busca de poss?veis explica??es para as mudan?as ocorridas neste lugar no decorrer dos tempos.
- A partir dessa ideia, explique aos alunos a import?ncia de se definir os objetivos da pesquisa, buscando definir metas para serem alcan?adas com a elabora??o da investiga??o. A partir das proposi??es dos alunos, evidencie:
?
- Auxilie os estudantes a levantarem informa??es sobre o tema proposto para estudo, buscando definir um referencial te?rico b?sico, por meio de um rigoroso levantamento bibliogr?fico. Incentive e oriente-os a buscarem informa??es sobre o assunto proposto em diversas fontes de pesquisa, como livros e revistas: Enciclop?dia Brit?nica <http://escola.britannica.com.br/>, Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ci?ncia Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, sites de revistas de grande circula??o, como Veja <http://veja.abril.com.br/>, Isto ? <http://www.istoe.com.br/capa>, Caros Amigos <http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, dentre outras.
?
- Oriente os grupos para que se organizem em fun??o de seguirem as seguintes etapas:
?
- Cada grupo ser? respons?vel por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fazer uma breve apresenta??o sobre as mesmas na pr?xima aula. Na aula seguinte, cada grupo dever? fazer uma apresenta??o das fontes identificadas.
- O objetivo nesse momento ? que a turma, com media??o do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualitativos e quantitativos) para an?lises com base no foco da pesquisa: Identificar as marcas da sociedade nas paisagens. Indique crit?rios de sele??o de fontes com base no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, v?deos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.).
- Ap?s terem caracterizado o problema, elaborado os objetivos e definido o quadro te?rico, os grupos devem delinear os procedimentos e as t?cnicas a serem seguidos na pesquisa, isto ?, fazer o planejamento dos procedimentos metodol?gicos, ou em outras palavras, os "caminhos" para alcan?arem os objetivos e os resultados esperados com a pesquisa.
- Proponha, para essa investiga??o, um levantamento bibliogr?fico (consulta em fontes publicadas sobre o tema) e a observa??o direta e indireta da paisagem. Num primeiro momento, os grupos dever?o analisar imagens sobre duas paisagens da cidade do Rio de Janeiro e fazer uma an?lise comparativa das mudan?as vis?veis em cada uma delas. Depois, cada grupo dever? escolher um lugar da cidade em que vivem e levantar informa??es, por meio de trabalhos de campo, entrevistas, levantamento de documentos em arquivos p?blicos ou outras fontes, sobre as principais transforma??es ocorridas na paisagem que comp?e este espa?o.
- Neste momento ? importante definir conjuntamente com os grupos um cronograma buscando delimitar o tempo necess?rio para o desenvolvimento de cada uma das etapas de investiga??o, do in?cio ao final da pesquisa, e quem ser?o os respons?veis por cada atividade. A defini??o do cronograma deve ser estabelecida de acordo com as condi??es reais para o desenvolvimento das atividades planejadas pelos grupos de trabalho.
- Ressalte ao grupo a import?ncia de buscarem orienta??es junto aos professores das diversas ?reas do saber, se considerarem necess?rio, com vistas a auxiliarem no tratamento das informa??es levantadas e estabelecer rela??es entre os diferentes conte?dos em torno de problemas ou hip?teses que facilitem a constru??o de conhecimentos significativos e propositivos, proporcionando-lhes experi?ncias enriquecedoras.
- Finalmente, reforce junto aos alunos sobre a import?ncia da organiza??o, no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de constru??o do projeto e desenvolvimento da pesquisa, oriente os grupos em rela??o aos registros, tratamento das informa??es e formas de socializa??o dos resultados entre todos os alunos.
- Sugerimos que o registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produ??o coletiva (em cada grupo) de textos anal?ticos e v?deos document?rios, e a socializa??o entre os grupos deve se realizar por meio da produ??o e apresenta??o de um telejornal digital, um recurso que, por meio do uso de um laptop e webcam, permite auxiliar os estudantes na compreens?o de situa??es reais, possibilitando a observa??o e reflex?o sobre o mundo a sua volta. Para saber mais sobre telejornal digital acesse: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617 > (acesso em 12/04/2012).
- Solicite, tamb?m, que promovam debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Fonte: Clip-Art.
- Destaque e discuta com os alunos que um Projeto de Pesquisa deve ser um instrumento flex?vel, podendo ser reconstru?do no decorrer de seu desenvolvimento pelo pesquisador.
As atividades podem utilizar v?rias aulas, contemplando um bimestre/trimestre ou at? mesmo um ano letivo. Assim sendo, o planejamento poder? ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necess?ria dando lugar a (re) orienta??es.
?
Atividade 02
Compreendendo as marcas da sociedade nas paisagens
PASSO A PASSO
- Ap?s a elabora??o do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da investiga??o, a partir da situa??o-problema:
?
- Para auxiliar os alunos a explorar essa quest?o, sugerimos que o professor apresente o projeto Armazenzinho dispon?vel no endere?o web <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/> (acesso em 15/04/2012), um projeto de website que vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Urbanismo Pereira Passos (IPP), em parceria com a prefeitura municipal do Rio de Janeiro, direcionado para auxiliar professores e alunos (crian?as e jovens) em pesquisas escolares sobre a cidade do Rio de Janeiro. Nele est?o dispon?veis informa??es hist?ricas, estat?sticas, geogr?ficas e cartogr?ficas, al?m de atividades interativas e jogos.
Projeto Armazenzinho. Dispon?vel em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/> (acesso em 15/04/2012),
- Ap?s conhecerem o projeto, oriente-os a acessarem a se??o CONHECENDO O RIO, posicionada no lado esquerdo do monitor. Nesta se??o destaca-se a subse??o OBSERVANDO O ESPA?O, que busca direcionar o interagente para observar e compreender as mudan?as que ocorrem no espa?o geogr?fico, e explica por meio de textos e figuras os conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada. Seguindo numa movimenta??o linear, a pr?xima p?gina destaca as transforma??es ocorridas ao longo do tempo em dois lugares no Rio de Janeiro: Rua Primeiro de Mar?o e Enseada de Botafogo, conforme as imagens a seguir:
Paisagens transformadas no Rio. Dispon?vel em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/>. Acesso em 12/04/2012.
- Apesar de n?o serem informada as datas das imagens, oriente os alunos a observarem as mudan?as na paisagem decorrentes da a??o humana ao longo dos tempos. Problematize:
?
- Pe?a aos grupos que descrevam as principais mudan?as em cada uma das paisagens e justifiquem suas respostas. Agora, solicite que comparem a segunda paisagem (Enseada de Botafogo) com a imagem publicada pelo notici?rio de 10 de abril de 2012, no in?cio desse projeto de pesquisa. Pergunte:
?
- Neste momento ? importante que os estudantes entendam que as marcas identificadas nessas paisagens foram deixadas em ?pocas diferentes. No entanto, em muitas situa??es coexistem em uma mesma paisagem elementos novos e antigos.
- Ap?s analisarem as imagens, pe?a aos alunos que escolham um representante de cada grupo e promovam um debate entre os mesmos, buscando compreender as quest?es abordadas. Neste momento, valorize a produ??o escrita por meio de textos. Instrua os alunos a exporem os conhecimentos adquiridos e promoverem a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos, atrav?s da produ??o de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma s?ntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
- Aproveite a oportunidade para auxiliar os alunos a elaborarem a primeira etapa do telejornal digital
. Auxilie-os a selecionarem parte das informa??es necess?rias para formular uma mat?ria que ser? apresentada pelo grupo, relacionada ao problema e aos objetivos da pesquisa.?
Atividade 04
Compreendendo as marcas da sociedade na paisagem do lugar onde vive
PASSO A PASSO
- Ap?s a conclus?o das etapas anteriores, oriente os alunos a iniciarem uma investiga??o em seu espa?o de viv?ncia a respeito das transforma??es pelas quais passou a paisagem cultural em decorr?ncia da din?mica da sociedade, ao longo do tempo.
- O objetivo ? mediar ? compreens?o, por parte dos estudantes, de que as transforma??es das paisagens s?o reflexo das mudan?as que ocorrem na sociedade, por meio das t?cnicas de trabalho utilizadas em cada momento hist?rico e das rela??es sociais das diversas ?pocas.
- Para facilitar a compreens?o sobre essas quest?es, oriente os grupos a observarem a paisagem do lugar onde vivem (cidade ou meio rural) buscando identificar algumas marcas que permaneceram apesar das mudan?as.
- Oriente os grupos para organizarem uma Atividade de Campo. Para isso, instrua-os a:
- Neste momento ? importante fazer registros da paisagem utilizando a webcam (para saber mais sobre o uso pedag?gico da webcam acesse <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=624>, acesso em 12/04/2012) ou o aparelho celular (para saber mais sobre o uso pedag?gico do celular acesse <http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>, acesso em 12/04/2012), para servir de suporte para a produ??o da mat?ria sobre os resultados da pesquisa a serem apresentados em forma de telejornal digital.
- Oriente-os a observar e descrever as diferentes formas pelas quais as marcas se apresentam na paisagem local: nas constru??es e moradias, na distribui??o da popula??o, na organiza??o dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer, nas artes, dentre outros.
-Proponha os mesmos questionamentos usados para a an?lise das duas paisagens da cidade do Rio de Janeiro, e outros espec?ficos da realidade do lugar em que os alunos vivem.
?
- Informe aos alunos que existem meios para se estudar as mudan?as das paisagens (textos, pinturas, fotografias, filmes, mapas cartogr?ficos, dentre outros). Ressalte a import?ncia das imagens como fontes hist?ricas, uma vez que que essas permitem conhecer em detalhes os elementos do passado.
- Oriente os grupos para que busquem imagens (fotografias, imagens de jornais, etc.) em arquivos p?blicos, bibliotecas municipais ou com antigos moradores que registraram fatos importantes que mostram a paisagem de ruas, com?rcios, setores industriais, etc.
- Utilizamos como exemplo as duas imagens a seguir, somente para ilustra??o. Mas ? importante destacar que al?m das imagens, deve-se fazer uma observa??o in locu para comparar as imagens antigas com a organiza??o da paisagem atual. Neste momento ? importante ir a campo n?o somente para fazer um levantamento de imagens antigas da paisagem, mas tamb?m para comparar com a paisagem atual.
- Lembre-se que essas informa??es fornecer?o subs?dio para a composi??o da mat?ria que cada grupo ir? produzir para o telejornal digital. Os alunos dever?o selecionar os textos da not?cia para o telejornal, que devem ser curtos e objetivos e com o aux?lio da webcam e do Movie Maker, gravar as cenas/imagens necess?rias para mostrar as mudan?as ocorridas na paisagem pela a??o humana ao longo dos tempos.
- Ressalte com os estudantes que a mat?ria deve ser informativa e ilustrativa, enfocando alguns das principais t?cnicas utilizadas pelos seres humanos e que provocaram transforma??es na paisagem. Os acontecimentos devem ser registrados de acordo com o per?odo de tempo em que se processaram.
- Com o apoio das imagens levantadas pelos alunos (do passado e do presente), proponha uma an?lise das mudan?as que a paisagem do lugar onde os estudantes residem sofreu desde que foi inaugurada. A ideia ? discutir as diferen?as que existem entre a imagem (do passado) que os alunos t?m em m?os e fazer compara??es com rela??o aos elementos da natureza, constru??es e meios de transporte atuais. Proponha quest?es como:
?
- ? importante que nas respostas os estudantes sejam incentivados a levantarem hip?teses sobre o que provocou as mudan?as e quem atuou para que elas tenham ocorrido. Observe se al?m de descreverem as v?rias fases da paisagem, os estudantes creditam as mudan?as ao homem e citam a passagem do tempo como suporte para os acontecimentos.
- Ressalte que, ao modificar um determinado local, os homens est?o construindo seu espa?o, ou seja, trabalhando para atender ?s necessidades da sociedade. Evidencie que alguns elementos naturais permanecem na paisagem e outros s?o retirados/alterados para dar lugar a elementos constru?dos pelo homem utilizando-se de diversas t?cnicas.
- Ap?s analisarem as imagens, pe?a aos alunos que promovam um debate entre os grupos buscando compreender as quest?es abordadas. Novamente valorize a produ??o escrita por meio de textos. Instrua os grupos a expor os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos, atrav?s da produ??o de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma s?ntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
- Por fim, auxilie os alunos a elaborarem a ?ltima etapa do telejornal digital
. Oriente-os a finalizarem a parte escrita e selecionarem as imagens necess?rias para a mat?ria que ser? apresentada por um ou mais integrantes do grupo.
Atividade 05
Fonte: Clip-Art.
- Ap?s os estudantes j? terem vivenciado diferentes momentos, oriente-os a retomarem as quest?es levantadas no in?cio da pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O prop?sito, neste momento, ? possibilitar que avaliem o que mudou em rela??o aos seus saberes sobre a tem?tica desde o in?cio do projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo.
- Destaque o significado das considera??es finais de uma pesquisa. Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que conclu?ram ao longo de todo o processo de investiga??o e apontar outras possibilidades de continua??o desse estudo, por eles ou por outros pesquisadores interessados no tema.
- Lembre-se que a apresenta??o dos resultados do projeto de pesquisa deve ser em forma de um jornal digital. Assim, os alunos devem apresentar a mat?ria buscando responder ? quest?o-problema:
?
- Nesse sentido, ? importante retomar as hip?teses dos alunos referentes a essa e outras quest?es que permearam a investiga??o, com o intuito de possibilitar que aos estudantes tenham a compreens?o daquilo que mudou em rela??o ao seus conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica no in?cio do desenvolvimento do projeto de pesquisa at? o momento de finaliza??o do mesmo.
- Assim sendo, estimule um momento de di?logo entre os grupos sobre "as marcas da sociedade nas paisagens", para que possam expor suas hip?teses iniciais e o que mudou ap?s a realiza??o da pesquisa. Ao final dos debates, elabore um quadro-s?ntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize suas an?lises/considera??es em forma de um texto, em um arquivo do software Kword.
- Ao finalizar as apresenta??es do telejornal digital
com as mat?rias produzidas por cada grupo, ? importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar atrav?s da exibi??o da mat?ria que as transforma??es nas paisagens s?o reflexos das mudan?as que acontecem na sociedade.- Nas apresenta??es de cada grupo deve ser evidenciado que a partir do momento que identificamos essas mudan?as e reconhecemos suas causas, por meio das marcas, ? poss?vel desvendar, tamb?m, como a sociedade se organiza no espa?o em que vivemos, em conformidade com os recursos tecnol?gicos dispon?veis no momento, de forma a atender ?s suas necessidades.
- Ap?s as apresenta??es dos grupos, sugerimos que o professor, com o apoio dos alunos, re?na todos os v?deos apresentados por cada grupo em um s? arquivo, formando um ?nico telejornal apresentado pela turma com o aux?lio do projetor multim?dia durante os intervalos a todos os alunos da escola e, se poss?vel, ? comunidade escolar, em algum evento, como por exemplo uma feira cultural.
- Por fim, incentive a participa??o dos alunos no f?rum de discuss?o na Internet com vistas a promover outras reflex?es, troca de experi?ncias, sugest?es, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os alunos.
Sugest?o para o Professor:
ANTONIO, Jos? Carlos. Uso pedag?gico dos f?runs. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Dispon?vel em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cient?fico. 21. ed. rev. ampl. S?o Paulo: Cortez, 2000.
Brit?nnica Escola Online. Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/04/2012.
- Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse o endere?o web <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm> e leia o texto "Promovendo a interdisciplinaridade na escola".
- Para saber mais sobre a import?ncia de um f?rum de debates, acesse o endere?o web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).
BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espa?o e viv?ncia. Vol. ?nico, Ensino M?dio. S?o Paulo: Atual, 2004.
?
Aulas com orienta??es de pesquisa sobre o tema Paisagem, direcionadas ao Ensino M?dio, dispon?veis no Portal do Professor:
?
Os lugares e suas diferentes paisagens. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40107>. Acesso em: 12/04/2012.
Registos da paisagem: observar e representar. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40240>. Acesso em: 12/04/2012.
As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40217>. Acesso em: 12/04/2012.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo de Inicia??o Cient?fica, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
? importante destacar, ainda, que o o significado de um trabalho de pesquisa n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, ? participa??o e oa interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Por meio do dosenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poder? perceber o interesse do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.