Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? Aspectos lingu?sticos na constru??o do g?nero discursivo not?cia

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a estrutura composicional do g?nero not?cia.
  • Verificar, por meio de an?lise de textos, os recursos lingu?sticos respons?veis pelo estabelecimento da objetividade e subjetividade, na constru??o do texto do g?nero not?cia.
  • Ler, analisar e produzir  uma not?cia, considerando as caracter?sticas do g?nero e as condi??es de produ??o.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O g?nero discursivo not?cia  faz parte da esfera jornal?stica e apresenta o relato de um fato. Trata-se de um texto predominantemente informativo que responde a quest?es como quem, o qu?, quando, onde e por qu?, elementos estes presentes  na narrativa. Portanto, para o desenvolvimento desta proposta, os alunos necessitam conhecer previamente a estrutura narrativa, modo e tempos verbais.

Estratégias e recursos da aula

 

  • utiliza??o do laptop UCA ou tablet;
  • utiliza??o de v?deos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo de alunos;
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.

 

Imagem dispon?vel em:

http://cafecomnoticias.blogspot.com.br/2009/03/o-show-da-noticia-e-os-criterios-de.html

?

INTRODU??O:

O g?nero discursivo not?cia pertence ? ordem do relatar, cujo dom?nio social ? o da mem?ria e da documenta??o das experi?ncias humanas, situadas no tempo. A  leitura do texto jornal?stico ? imprescind?vel para a forma??o do leitor, capaz de integrar-se e atuar na realidade social em que est? inserido. Mais do que ter acesso a diferentes meios de comunica??o, faz-se necess?rio que as pessoas consigam ler e interpretar de maneira cr?tica as informa??es a que t?m acesso. Esta proposta, que faz parte do projeto de Inicia??o cient?fica ?Uma lupa na l?ngua?, toma o g?nero discursivo not?cia como objeto de ensino, visando a levar o aluno a conhecer as caracter?sticas e a estrutura composicional desse g?nero, focalizando os recursos lingu?sticos respons?veis pelo estabelecimento da objetividade/subjetividade no texto e da imparcialidade do autor ao relatar os fatos.

?

Primeiro Momento:  Para iniciar o projeto aqui proposto, o professor deve retomar com alunos  as etapas de um projeto de pesquisa.

?

Relembrando os procedimentos de uma pesquisa

Professor, retome com os alunos as etapas para elabora??o de  um projeto  de pesquisa ? defini??o do assunto  a ser pesquisado, delimita??o do tema; justificativa; objetivos; pergunta de pesquisa, lendo  com eles o texto ? Uma forma poss?vel de se trabalhar com projetos?  de Josu? Geraldo Botura do Carmo.

Dispon?vel em:

http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2049.htm

Segundo Momento: compartilhando a proposta de pesquisa  com os alunos:

?

Observa??o 01:

Ao se trabalhar com projetos, ? poss?vel desenvolver compet?ncias, propor tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e ampli?-los. Cabe ao professor, organizar  e articular a sele??o dos temas e conte?dos que devem ser ensinados sistematicamente.  Cabe aos alunos, ap?s a defini??o do  que ser? pesquisado, a elabora??o de um roteiro inicial de investiga??o; a busca de informa??es que complementem e ampliem aquelas apresentadas inicialmente na proposta; o tratamento dessas informa??es, uma vez que elas possibilitam vis?es da realidade, s?ntese, estabelecimento de rela??es e novos questionamentos;  a realiza??o da avalia??o de todo o processo interno e externo de elabora??o do projeto. 

Dispon?vel em:

http:// http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf

Partindo desses pressupostos, no caso deste estudo, para apresentar o tema da pesquisa aos alunos, o professor conversa com eles, perguntando-lhes:

?

a. Como geralmente as pessoas tomam conhecimento dos fatos que ocorrem todos os dias no mundo, no pa?s, no estado e mesmo na cidade onde moram?

b. Como os fatos tornam- se de conhecimento p?blico? Certamente, ao serem publicados nos meios de comunica??o, por exemplo, em jornais. O g?nero que apresenta os fatos no jornal ? a not?cia.

c. Voc?s t?m o h?bito de ler jornais? Em sua casa,  com que frequ?ncia voc? e seus familiares leem jornais, revistas? Qual o meio mais utilizado, impresso ou eletr?nico?

O professor esclarece aos alunos que, de acordo com o projeto "Uma lupa na l?ngua" do qual esse subprojeto faz parte, o g?nero ? not?cia - ser? tomado como objeto de investiga??o e estudo.

?

Terceiro Momento: mapeando o conhecimento pr?vio dos alunos

1. Nessa etapa, professor e  alunos conversam sobre  as ?ltimas not?cias publicadas na m?dia impressa e eletr?nica, quais foram  impactos  desses fatos noticiados. Com essa conversa, o professor faz uma sondagem a respeito de como os alunos se mant?m atualizados em rela??o aos  fatos que s?o publicados na m?dia.

2. A seguir, o professor apresenta aos alunos as fotografias  de Chico Anysio e alguns de seus personagens ? em datashow.

chicoanysio

Dispon?vel em:

http://www.jairsilva.com/2012/03/morte-de-chico-anysio-causou-muita.html

chico

Dispon?vel em:

http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2012/03/23/a-repercussao-da-morte-do-humorista-chico-anysio/

3. O professor pergunta aos alunos se todos tomaram conhecimento da morte do grande humorista ? Chico Anysio -  em 23 de mar?o deste ano.

Depois de ouvir os alunos, o professor passa a explorar alguns aspectos pertinentes ao g?nero not?cia:

a. Um t?tulo atrativo ? um dos recursos da not?cia para chamar a aten??o do leitor para o fato relatado. O t?tulo geralmente aborda um dos aspectos da not?cia. Considerando o falecimento do humorista, criem um t?tulo para a  primeira foto de Chico Anysio.

b. Geralmente, as not?cias apresentam fotografias que ilustram o fato relatado.  Essas imagens podem ser acompanhadas por uma legenda ? um texto curto, com verbos no presente, que descreve a imagem e complementa as informa??es sobre os fatos, chamando a aten??o do leitor para a not?cia.

Considerando o fato noticiado, crie uma legenda para a segunda fotografia de Chico de Anysio.

4. Depois de os alunos apresentarem os t?tulos e as legendas criadas para  as fotografias de Chico Anysio, o professor  exibe para eles as imagens anteriores, agora, acompanhadas de t?tulo e legenda, respectivamente.

Observa??o 02:

Professor, com esta atividade, pode-se levar o aluno a p?r em pr?tica  uma das estrat?gias de leitura ?  A estrat?gia da antecipa??o: durante a leitura do texto, o leitor vai construindo hip?teses e previs?es que poder?o ser confirmadas ou refutadas ao longo do texto. O que lhe possibilita observar se as estrat?gias utilizadas est?o dando conta de esclarecer o que est? sendo lido, ou se ainda  h? necessidade de rever as estrat?gias, caso as predi??es n?o sejam confirmadas.  Por  exemplo, na leitura  de um jornal, em que o leitor, lendo apenas o t?tulo, j? antecipa algumas predi??es sobre o texto. 

?

?

A MORTE DE CHICO ANYSIO CAUSOU MUITA COMO??O NAS REDES SOCIAIS

chicoanysio

Dispon?vel em:

http://www.jairsilva.com/2012/03/morte-de-chico-anysio-causou-muita.html

chico

A morte de Chico Anysio motivou muitos famosos a fazer homenagens ao humorista. Atores, m?sicos

e outros comediantes deixaram mensagens de apoio aos familiares em suas contas no Twitter. Chico Anysio

chegou a ficar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do mundo na rede social.

?

5. O professor solicita aos alunos que acessem a p?gina seguinte para assistirem a um v?deo com o notici?rio  da morte de Chico Anysio.

Globo News - Morre Chico Anysio (23/02/2012)

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=9dOOWbWoGWk&feature=related

?

6. Ap?s assistirem ao v?deo, o professor entrega aos alunos uma c?pia da not?cia intitulada: Irm?os lamentam a morte do humorista Chico Anysio.

Irm?os lamentam a morte do humorista Chico Anysio

Sete dos 15 irm?os do humorista vivem no Maranh?o.
Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro.

Zeca Soares Do G1 MA

irm??o de chico 

Juiz Roberto de Paula, irm?o de Chico Anysio
(Foto: Bin? Morais/O Estado)

Um dos sete irm?os de Chico Anysio que moram no Maranh?o lamentou a morte do humorista nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. O juiz de Bacabal, Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula contou ao G1 que Chico Anysio, mesmo morando distante de S?o Lu?s, nunca esteve longe da fam?lia. O juiz completou os estudos com a ajuda do irm?o mais velho.

"A nossa fam?lia passava por um momento de bastante dificuldade e o Chico resolveu ajudar o meu pai pagando parte dos nossos estudos. Isto foi muito importante para todos n?s", disse.

Roberto de Paula disse que o humorista representava um orgulho para a fam?lia e todo o pa?s. "A intelig?ncia, a sagacidade e a sabedoria dele eram caracter?sticas muito parecidas com as de meu pai. Ele, a exemplo do meu pai, sabia perceber muito bem tudo que girava ao nosso redor e levava isso para a televis?o com muito brilhantismo", destacou.

Roberto de Paula contou ainda que o seu pai, Francisco An?sio de Oliveira Paula morreu em 1983 e que Chico Anysio foi filho do primeiro casamento.

"O meu pai foi casado tr?s vezes. O Chico era foi filho do primeiro casamento; ele e mais quatro irm?os. Depois o meu pai teve outros quatro filhos num segundo casamento e sete no terceiro que s?o os que moram aqui em S?o Lu?s", contou.

O juiz lembrou que o ?ltimo contato que teve com Chico Anysio foi durante um show do humorista, em S?o Lu?s.

"A ?ltima vez que tivemos contato foi h? uns tr?s anos. O Chico Anysio esteve aqui e fez um show na Fama. Toda a fam?lia estava l?. Depois do show, ele passou mal e teve que voltar ?s pressas para o Rio de Janeiro", afirmou.

Outro irm?o do humorista que tamb?m mora em S?o Lu?s ? o pastor Jorge Oliveira Paula. Ele disse que Chico Anysio era um homem muito simples e que se preocupava muito com a fam?lia.

"Ele est? seguindo para um encontro com o papai e vai deixar muita saudade a toda fam?lia e ao Brasil inteiro que o adorava. O Chico era um homem bastante simples e sempre preocupado com todos n?s. Fica um sentimento de muita tristeza e saudade", afirmou o pastor.

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/03/irmaos-lamentam-morte-do-humorista-chico-anysio.html

?

Ap?s a leitura da not?cia os alunos em grupo dever?o responder ?s quest?es propostas.

1. Observe o t?tulo da not?cia:

 Irm?os lamentam a morte do humorista Chico Anysio

a.  Em que tempo est?  o verbo lamentar?

b. Se o t?tulo diz respeito a um fato j? acontecido, por que  o verbo  foi empregado nesse tempo?

2. Geralmente, omitem-se os artigos em t?tulos de not?cias.

a. Reescreva o t?tulo da not?cia lida acrescentando um artigo ao substantivo irm?os. Houve mudan?a de sentido com essa altera??o? Explique.

3. O t?tulo da not?cia costuma apresentar verbos no tempo presente, mas em geral no texto principal, os verbos s?o empregados no pret?rito. Releia este trecho do texto:

  • Um dos sete irm?os de Chico Anysio que moram no Maranh?o lamentou a morte do humorista nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. O juiz de Bacabal, Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula contou ao G1 que Chico Anysio, mesmo morando distante de S?o Lu?s, nunca esteve longe da fam?lia. O juiz completou os estudos com a ajuda do irm?o mais velho.

?

Em que tempo est?o os verbos em destaque? Qual a import?ncia desse tempo verbal no relato dos fatos?

4.  O quadro abaixo apresenta as perguntas  a que toda not?cia costuma responder sobre o principal fato relatado. Preencha com as informa??es da not?cia lida.

 

O que aconteceu?

Com quem aconteceu?

Onde aconteceu?

Quando aconteceu?

Como aconteceu?

Por que aconteceu?

?

Quarto Momento:  delimitando o tema de pesquisa, visando ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do g?nero selecionado

?

 Observa??o 03:

Na busca de fontes  informa??es, parte-se do pressuposto de que o aprender ? um ato comunicativo. O educador assumir?, ent?o, o papel de facilitador desse processo e, partindo de sua capacidade, transformar? as refer?ncias informativas em materiais de aprendizagem, com uma inten??o cr?tica e reflexiva. A autonomia dos alunos ? favorecida, mais do que pela busca das fontes de informa??o, pelo di?logo estabelecido entre professor e aluno para estabelecer compara??es, infer?ncias e rela??es, o que ajuda a dar sentido ? aprendizagem que se pretende com os projetos.

Dispon?vel em:

http:// http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf

Nessa perspectiva, atuando como mediador, o professor retoma a tem?tica com os alunos, para orient?-los na defini??o dos passos do projeto de pesquisa, a saber:

a. Delimita??o do tema: conhecer as caracter?sticas e a estrutura composicional do g?nero not?cia e os recursos lingu?sticos respons?veis pelo estabelecimento da objetividade/subjetividade no texto e da imparcialidade do autor ao relatar os fatos.

Observa??o:  a estrutura composicional diz respeito ao arranjo interno de textos, pertencente a um determinado g?nero. No caso espec?fico  do g?nero not?cia, essa estrutura pode ser representada da seguinte forma: Quem ? o que ? quando onde (abertura ou lide); como - porque -contexto -consequ?ncia (corpo ou desenvolvimento).

b. Problematiza??o: quais s?o os recursos lingu?sticos respons?veis pelo estabelecimento da objetividade/subjetividade, imparcialidade na constru??o do g?nero not?cia?

c. Por que  estudar o g?nero not?cia?

A not?cia ? um g?nero discursivo da esfera jornal?stica que divulga acontecimentos reconhecidos como merecedores de publica??o em uma m?dia. Uma not?cia relata aquilo que foge da normalidade ou que seja de grande impacto social, como trag?dias, guerras, acidentes, corrup??o etc. Ao relatar um fato, o jornalista o faz aparentemente de maneira objetiva, n?o obstante, faz uma escolha subjetiva dos aspectos do fato que ser? noticiado e busca a objetividade por meio de determinados recurso lingu?sticos.

Considerando que cada g?nero representa um determinado contexto social, a not?cia, em seu contexto, sup?e capacidades de a??o do locutor em fun??o do(s) interlocutor(es) ao(s) qual(is) se dirige e do uso eficaz que este(s) far?(?o) das informa??es nela contidas. Certamente, isso depender? do dom?nio que o leitor ter? em rela??o ao g?nero e ? sua linguagem, para, a partir da?, tecer considera??es sobre o fato relatado.

c. Metodologia: o professor dever? dividir os alunos em grupo de cinco elementos cada.

Ap?s an?lise de uma not?cia com orienta??es do professor, cada grupo dever? selecionar not?cias na m?dia impressa ou eletr?nica e analis?-las conforme o plano de trabalho estabelecido juntamente com o professor.

?

Quinto Momento:  os alunos a partir de um plano de trabalho, com a media??o do professor, dever?o buscar informa??es sobre o tema.

?

O professor dever? orientar os alunos na elabora??o de um plano de trabalho, estabelecendo as a??es a serem realizadas pelo grupo.

?

PLANO DE TRABALHO:

1. Atividades de pesquisa:

a.  Caracter?sticas do g?nero not?cia:

Dispon?vel em:http://www.brasilescola.com/redacao/o-jornal-noticia.htm

http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/

http://cafecomnoticias.blogspot.com.br/2009/03/o-show-da-noticia-e-os-criterios-de.html

?

2. Atividades de  coleta e an?lise dos dados:

Sele??o de duas not?cias em m?dia impressa ou eletr?nica para an?lise.

Dispon?vel em:

http://g1.globo.com/

http://noticias.uol.com.br/

http://www1.folha.uol.com.br/emcimadahora/

?

3. Atividade de Produ??o textual

 Proposta de produ??o de texto:

Escreva uma not?cia para ser exposta no mural da sala e no blog da turma. Procure conhecer fatos que estejam ocorrendo em sua escola, cidade, bairro etc.

Fa?a um levantamento de dados sobre o assunto, depoimentos de pessoas envolvidas. Lembre- se de que, para ser not?cia, o acontecimento deve ser de interesse do p?blico leitor.

Planeje seu texto de forma que ele contenha os seguintes elementos:

a. T?tulo ? curto e objetivo com verbo no presente.

b. Lead ? primeiro par?grafo do texto, respondendo ?s perguntas: o qu??, quem? quando?, onde? como? por qu??

c. Corpo do texto: apresenta as informa??es sobre o fato relatado, em ordem de import?ncia.

d. Foto que ilustre o fato relatado.

e. Legenda: acompanha a ilustra??o do fato, para dar mais clareza ? interpreta??o da leitura da imagem.

Tenha em mente o leitor de seu texto ( comunidade escolar; moradores do bairro etc). Use verbos na 3? pessoa, limitando-se a informar, n?o dando sua opini?o sobre o fato; empregue a variedade padr?o da l?ngua.

Fa?a um rascunho e s? passe sua not?cia a limpo depois de realizar uma revis?o cuidadosa.

?

6?. Momento: Conclus?o do trabalho e socializa??o dos resultados

?

Nesse momento, os alunos redigir?o a s?ntese dos estudos realizados, montando uma exposi??o para ser apresentada  para os colegas e professor.  Esta apresenta??o pode ser  feita no K-word ou em forma de v?deo, registrando as a??es do grupo no trabalho de pesquisa.

Recursos Complementares

1. Sugest?es para os professores:

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula: Reportagem versus not?cia - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33335

Aula: Sobre o g?nero discursivo - not?cia - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22646

2. Sugest?es de links para os alunos:

Leitura sobre o humorista Chico anysio:http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2012/03/23/morre-aos-80-anos-chico-anysio.htm

V?deo - Escolinha do professor Raimundo - epis?dio 102: http://www.youtube.com/watch?v=w-tDxXZN1Oo

V?deo - Chico Anysio - A ?ltima entrevista - 23/03/12: http://www.youtube.com/watch?v=1yUvbnyBzOE

Avaliação

Al?m da avalia??o processual em que os alunos s?o avaliados pelo professor em rela??o ao modo como eles se interagem e participam das atividades em grupo, eles poder?o ser avaliados formalmente  por meio da produ??o de uma not?cia. Vale observar  que para avalia??o de projetos, o professor deve dar instru??es claras e prazos fixos.

Observa??o:

Pelo fato de este subprojeto fazer parte de um projeto maior, os resultados do trabalho, em v?deos, no K-word, dentre outros, devem der arquivados em um portf?lio coletivo, o que possibilitar? o acompanhamento do progresso dos alunos, durante o ano, por exemplo.