Portal do Professor

Início do Conteúdo

?As sociedades secretas ao longo da hist?ria: mist?rios, mitos e verdades?

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ronaldo Soares Mendes Junior; L?gia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, em um primeiro momento, a ideia ? tra?ar um panorama geral sobre algumas das sociedades secretas mais conhecidas atualmente, como surgiram, sua organiza??o e seu desenvolvimento ao longo da hist?ria. Em um segundo momento, o foco ser? a an?lise da atua??o e influ?ncia dessas sociedades secretas no desenrolar de importantes acontecimentos hist?ricos que, muitas vezes, alteraram significativamente a organiza??o, o modo de pensar e agir e a estrutura de governo em sociedades do mundo inteiro. Tamb?m ser? analisada a influ?ncia de algumas sociedades secretas (como Bucha e Ma?onaria) na pol?tica brasileira e, exclusivamente, a Ma?onaria, na pol?tica americana. Ao fim das atividades, al?m de obter um conhecimento relativo a um assunto que, apesar de pouco abordado em sala de aula, possui certo grau de import?ncia hist?rica, o aluno ser? capaz de compreender que algumas dessas sociedades secretas est?o mais presentes em nosso cotidiano do que eles mesmos imaginam.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios acerca do processo de coloniza??o do Brasil e seus desdobramentos. Tamb?m ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos relativos ao per?odo imperial brasileiro (governos de Dom Pedro I, per?odo regencial e governo de Dom Pedro II) e a forma??o da Primeira Rep?blica no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O professor dever? fazer uma breve introdu??o do tema, abordando, por meio de uma aula expositiva, o surgimento e a organiza??o de algumas sociedades secretas mais conhecidas, como Ku Klux Klan e Ma?onaria. Como recurso para atingir este objetivo, o professor poder? consultar os links abaixo:

- Reportagem ?A influ?ncia das sociedades secretas na pol?tica?, do site da Revista de Hist?ria da Biblioteca Nacional. A reportagem mostra como organiza??es como a Bucha e a Ma?onaria foram influentes no in?cio da Rep?blica e do Imp?rio, respectivamente. Dispon?vel em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/a-influencia-das-sociedades-secretas-na-politica-brasileira

- No link abaixo, do site da Revista de Hist?ria da Biblioteca Nacional, a historiadora Celia Maria Marinho de Azevedo responde a uma d?vida de um leitor, esclarecendo a diferen?a entre ?Ma?onaria Simb?lica? e ?Ma?onaria Filos?fica?. Dispon?vel em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/maconarias-diversas

- Reportagem ?A Ma?onaria no s?culo XXI?, do site da Revista de Hist?ria da Biblioteca Nacional. A reportagem mostra como se deram as transforma??es das lojas ma??nicas ao longo dos s?culos. Dispon?vel em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/a-maconaria-no-seculo-xxi

- O link abaixo do site Wikip?dia faz uma breve explana??o com rela??o ao surgimento e ? consolida??o da Ku Klux Klan como uma organiza??o que chegou a possuir milh?es de adeptos nos Estados Unidos da Am?rica (EUA). Tamb?m, aborda um pouco do processo de decad?ncia da organiza??o. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ku_Klux_Klan

- O link abaixo do site BRASIL ESCOLA, ? um artigo no qual se aborda um pouco da hist?ria da KKK. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/ku-klux-klan.htm

- O link abaixo, de formato PDF, ? um artigo que aborda um pouco das principais caracter?sticas da KKK, tanto antigamente como nos dias atuais. Dispon?vel em: http://www.oocities.org/br/aflensino/klan.pdf

OBS: A Revista de Hist?ria da Biblioteca Nacional (Ano 6, n. 69, jun. 2011) possui um exemplar com uma interessante reportagem a respeito do tema das sociedades secretas.

Ao final da aula, o professor dever? dividir a sala em grupos de quatro ou cinco pessoas, que ter?o como tarefa para a segunda aula levantar dados a respeito da hist?ria das organiza??es seguintes: Ku Klu Klan, Ma?onaria, Illuminati, M?fias, Ninjas, Skull and Bones, Opus Dei e Cavaleiros Templ?rios.

Cada grupo ser? respons?vel pela pesquisa de uma organiza??o secreta, que ser? definida pelo professor. As pesquisas dever?o conter os seguintes elementos de cada sociedade secreta: surgimento, local de origem, local de atua??o, organiza??o, objetivos, simbologia, impacto na pol?tica e/ou sociedade de sua ?poca, organiza??o atual (caso ainda exista) ou decad?ncia, seguida de extin??o.

Abaixo, seguem alguns sites para que o professor oriente os alunos em suas pesquisas:

Site da Revista de Hist?ria da Biblioteca Nacional: http://www.revistadehistoria.com.br/

Wikip?dia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

Brasil Escola:

 http://www.brasilescola.com/

Wordpress:

"As  dez maiores sociedades secretaas"

http://jknow.wordpress.com/2010/11/23/as-10-maiores-sociedades-secretas/

?

Aula 2

Esta aula ser? dedicada ? apresenta??o das pesquisas feitas pelos alunos, que dever?o conter todos os elementos informados pelo professor na aula anterior. As apresenta?oes dever?o ser exibidas em formato de powerpoint. Caso n?o seja poss?vel uma apresenta??o em powerpoint devido ? aus?ncia de recursos necess?rios para este fim, torna-se v?lida a apresenta??o com cartazes e outros. Ao final de cada apresenta??o, haver? um momento para perguntas relativas ? pesquisa apresentada. Os alunos de cada grupo dever?o responder ?s perguntas formuladas pelo professor e pelos outros alunos.

Aula 3

Nesta aula, em um primeiro momento, o professor abordar? a influ?ncia das sociedades secretas Bucha e Ma?onaria na pol?tica brasileira. Para isso, poder? consultar a reportagem ?A influ?ncia das sociedades secretas na pol?tica?, do site da Revista de Hist?ria da Biblioteca Nacional, que mostra como organiza??es como a Bucha e a Ma?onaria foram influentes no in?cio da Rep?blica e do Imp?rio, respectivamente. Dispon?vel em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/a-influencia-das-sociedades-secretas-na-politica-brasileira

Em um segundo momento, o professor explicar? a influ?ncia da Ma?onaria nos principais acontecimentos hist?ricos na hist?ria dos EUA. Nomes importantes da pol?tica americana como Benjamim Franklin e George Washington foram comprovadamente ma?ons. O professor poder?, tamb?m, apresentar imagens de monumentos e objetos importantes na hist?ria americana com uma poss?vel liga??o ma??nica.

Links ?teis:

- Reportagem ?A influ?ncia da Ma?onaria nos Estados Unidos?, site Manual do turista. Dispon?vel em: http://www.manualdoturista.com.br/materias_detalhes.asp?Cod=101

- Blog com informa??es sobre Ma?onaria, no qual encontramos al?m de informa??es, um link que leva a um site americano, com v?rias imagens de uma gigantesca loja ma??nica no Estado da Filad?lfia, nos EUA. Dispon?vel em: http://blogdamaconaria.blogspot.com.br/2009/03/clique-e-veja-que-bela-loja-no-eua.html

- Link de um site americano com as imagens da gigantesca loja ma??nica na Filad?lfia. Dispon?vel em: http://www.galenfrysinger.com/Philadelphia_masonic_temple.htm

As imagens que sugerimos para serem mostradas e explicadas aos alunos, por possu?rem poss?veis liga??es ma??nicas, s?o as seguintes:

- Imagem 1:

nota de um d??lar

Nota de um d?lar. Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4071/os_eua_e_a_relacao_secreta_com_a_maconaria/

- Imagem 2:

mapa de Washington

Mapa da cidade de Washington. Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4071/os_eua_e_a_relacao_secreta_com_a_maconaria/

- Imagem 3:

graus ma??onicos

Poss?vel organiza??o da sociedade ma??nica. Fonte: http://www.bruxospoderosos.kit.net/maconaria.htm

- Imagem 4:

Degraus do conhecimento na ma??onaria

?Degraus? na Ma?onaria. Fonte: http://www.umbandacomamor.com.br/demais/maconaria/maconaria.html

Aula 4 ? O debate

Nesta ?ltima aula, ser? organizado pelo professor um debate, no qual ser?o incentivadas compet?ncias como a criatividade e a formula??o de respostas r?pidas pelos alunos. O debate ser? a respeito da organiza??o, atividade e influ?ncia (positiva e/ou negativa) de uma das principais sociedades secretas pesquisadas por eles mesmos: a Ma?onaria. A Ma?onaria foi a escolhida por ser uma das sociedades secretas mais pol?micas e que influenciou e, ainda, influencia a pol?tica em alguns dos mais importantes pa?ses do mundo.

A turma ser? dividida em dois grupos, mais um pequeno grupo de quatro alunos, que, junto com o professor, formar?o o J?ri.

- Grupo 1: Ficar? encarregado de analisar a influ?ncia positiva da Ma?onaria em importantes acontecimentos hist?ricos como, por exemplo, na Revolu??o Americana e na Independ?ncia do Brasil.

- Grupo 2: Ficar? encarregado de analisar a influ?ncia negativa da Ma?onaria, os mist?rios que a cercam e as pol?micas que envolvem a sociedade secreta.

Roteiro para o debate:

?

- O primeiro grupo ter? dez minutos para defender o ponto de vista favor?vel a uma influ?ncia positiva da Ma?onaria em importantes acontecimentos hist?ricos. Os alunos dever?o expor suas ideias como se pertencessem a sociedade dos ma?ons;

?

- O segundo grupo ter? o mesmo tempo para expor suas ideias a respeito da influ?ncia negativa da Ma?onaria, bem como os mist?rios e as pol?micas que a cercam;

?

- Ao final desse tempo, o professor dever? dar um intervalo de cinco minutos, para que cada grupo se re?na e escolha um representante, o qual ficar? respons?vel por fazer a r?plica, contrapondo-se ao grupo oponente;

- Cada grupo ter? um tempo de cinco minutos para realizar a sua r?plica;

?

- Ao final da exposi??o de ideias, o J?ri dever? reunir-se e escolher o grupo que melhor defendeu suas ideias, com argumentos e contra-argumentos, sem entrar em contradi??o, desenvolvendo um debate cr?tico, criativo e din?mico. Cada representante do J?ri dever? dar a sua opini?o a respeito do grupo vencedor do debate, com argumentos plaus?veis, que ser?o analisados pelo professor, que, como presidente do J?ri, poder? validar ou, at? mesmo, invalidar o voto de algum representante, quando este n?o se utilizar de argumentos convincentes sobre o grupo escolhido como vencedor.

OBS.: Caso algum aluno possua uma tradi??o religiosa muito forte e, segundo ele, isso o impe?a de defender a Ma?onaria, esse aluno dever? ser incorporado ao grupo contr?rio ? sociedade secreta. No entanto, caso o aluno ainda insista em n?o participar da atividade, o professor dever? avali?-lo de outra forma, ou aumentando os pontos das atividades anteriores ao debate, ou propondo outra atividade ao aluno, no caso, uma atividade individual.

Recursos Complementares

Os links abaixo se referem ?s quatro partes de um document?rio sobre a Ma?onaria, reproduzido no canal History Chanel, do site Youtube:

- Ma?onaria ? EUA ? Parte 1 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=v381OXOe0u4

- Ma?onaria ? EUA ? Parte 2 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=VqqviAXxd1k&feature=relmfu

- Ma?onaria ? EUA ? Parte 3 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=qagiC1aowB4&feature=relmfu

- Ma?onaria ? EUA ? Parte 4 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=ueB4lOubbMg&feature=relmfu

Avaliação

A avalia??o ser? feita da seguinte forma:

- apresenta??o da pesquisa relativa a uma determinada sociedade secreta pelos alunos: 5 pontos.

- debate: 5 pontos para todos os participantes e 2 pontos extras para o grupo vencedor.