Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es: do que seja flora, leitura e escrita; sobre a import?ncia das plantas aliment?cias e a utiliza??o de recursos do tablet e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord do sistema operacional Linux. Al?m disto, ? importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Para realiza??o das atividades propostas no desenvolvimento do Projeto, ? necess?rio que voc? professor j? tenha trabalhado com os alunos o que ? ?Inicia??o a Pesquisa Cient?fica?. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Para trabalhar um Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos ? necess?rio seguir as seguintes etapas:
. Escolha do tema: dever? estar vinculada ao gosto dos alunos, pelo assunto a ser trabalhado.
. Problematiza??o: ? a mola propulsora da Pesquisa. ? composta por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respond?-las, no seu decorrer e na sua conclus?o. Os problemas dever?o ser criados pelos pr?prios alunos. N?o h? limite para o n?mero de problemas, mas ? importante que o professor acompanhe de perto essa fase, pois grande quantidade de problemas poder? tornar a Pesquisa repetitiva e cansativa. Os alunos dever?o criar questionamentos para delimitarem a abrang?ncia de sua Pesquisa.
Exemplo:
Tema: Plantas Aliment?cias: verduras e legumes
Problema: Por que precisamos comer verduras e legumes?
O pr?ximo passo:
. Constru??o das hip?teses: dever? sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas e/ou refutadas, por meio de observa??o, experimenta??o, coleta e an?lise de dados, dentre outras t?cnicas de Pesquisa.
Em seguida, ? de suma import?ncia tra?ar a Justificativa e os Objetivos.
. Justificativa: os alunos dever?o enumerar as raz?es pelas quais escolheram o assunto, isto ?, devem explicar o interesse sobre o mesmo. Tendo em vista a import?ncia dos alunos conhecerem sobre a ?Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preserva??o? e especificamente o tema desta aula: ?Plantas Aliment?cias: verduras e legumes? .
Objetivos: nesta etapa os alunos detalhar?o em forma de objetivos gerais e espec?ficos, o que pretendem aprender e ou resolver com a Pesquisa.
Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:
. Sele??o das fontes da Pesquisa: nesta etapa os alunos selecionar?o os locais onde ir?o pesquisar sobre o tema escolhido.
. Metodologia: os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo.
. Cronograma: nesta etapa os alunos dever?o registrar: o que fazer, quando e quem.
. Comprova??o das hip?teses/ desenvolvimento da pesquisa: a partir das hip?teses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscar?o refut?-las ou comprov?-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematiza??o.
. Conclus?o: dever? expor as conclus?es a que os alunos chegaram, ap?s testarem as hip?teses. ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa.
. Indica??o das refer?ncias bibliogr?ficas: ? o momento de cumprir a sua ?ltima etapa, que ? a indica??o das refer?ncias bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa.
Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto voc? poder? sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informa??es obtidas. Poder? ainda ser organizado um ?dossi?? (colet?nea de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto. Registros dos alunos, organizados pela professora nos quais podem ser vislumbradas todas as etapas do Projeto, desde o seu in?cio at? a culmin?ncia). Tanto o caderno quanto o "dossi?" ser?o importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.
Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento dever? contemplar os conhecimentos pr?vios dos alunos. Lembramos ainda que a aula: ?Plantas Aliment?cias: verduras e legumes? ? um Subprojeto do Projeto ?Flora Brasileira: diversidade e sustentabilidade?.
Importante: S? inicie a Pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que ? uma Pesquisa Cient?fica e sobre as partes que a comp?e.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma trouxe alguns livros da Cole??o ?A fantasia dos vegetais? (VILLA, Eduardo. Cole??o A Fantasia dos Vegetais. S?o Paulo: DCL, 1997.), para a sala de aula. A turma ficou interessada em pesquisar sobre as plantas aliment?cias: verduras e legumes que existem na natureza.
Definindo o Tema
Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula. Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras a??es.
BONATO, Juliana. Brincando com os alimentos. Editora Metha. S?o Paulo,2008.
Sinopse:
Atrav?s do livro "Brincando com os Alimentos", procuramos transmitir ?s crian?as, com recursos l?dicos, conhecimentos b?sicos sobre alimenta??o, levando-se em conta que a faixa et?ria do pr?-escolar ? uma idade importante para a fixa??o dos h?bitos alimentares que ser?o levados para o futuro. O livro busca atrav?s da educa??o nutricional, trabalhada com muito carinho nesta obra, despertar na crian?a o prazer de se alimentar e a consci?ncia de que uma boa alimenta??o pode proporcionar benef?cios presentes e futuros.
Neste s?tio voc? encontra legumes, verduras e frutas de acordo com as esta??es do ano.
Fonte: http://ronaldorossi.com.br/blog/category/frutas-e-legumes-da-estacao/. Acesso em 14/04/2012.
Fonte: http://cecaneunb.wordpress.com/category/leia-sobre/. Acesso em 14/04/2012.
A partir da roda de conversa sobre legumes e verduras, que existem na natureza, surgiu a curiosidade dos alunos em saberem um pouco mais sobre as plantas aliment?cias.
Ap?s as discuss?es proponha a constru??o de um Projeto de Pesquisa. Explique ? eles o que ? um Projeto. Para isso, fa?a um levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ou?a suas hip?teses, consulte o dicion?rio para confirmar o sentido da referida palavra. http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em 14/04/2012.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a tem?tica discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que ser?o realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois dever?o buscar respostas para as situa??es problema.
Logo ap?s, solicite-os que escrevam suas opini?es sobre o tema escolhido. Voc? poder? fazer assim:
JUSTIFICANDO O PROJETO
Vamos pesquisar sobre a import?ncia de se comer legumes e verduras todos os dias. |
Vamos pesquisar como nascem as plantas aliment?cias. ? |
Nossa curiosidade ? descobrir quais as diferen?as entre legumes e verduras. |
Queremos aprender a cuidar de uma horta com as plantas aliment?cias. |
Fonte: Acervo da autora.
Solicite aos alunos, que as registrem no caderno de Projeto ou no ?dossi?? e posteriormente as leiam para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma justificativa. Depois, registre na lousa cada justificativa e o nome do aluno que a elaborou.
?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PROBLEMATIZANDO
Todo Projeto de Pesquisa deve ter quest?es a serem respondidas veja alguns exemplos:
O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE OS LEGUMES E VERDURAS:
Professor, a problematiza??o assim como toda etapa do Projeto pode ser registrada no caderno em forma de ficha com escrita e ilustra??es.
LEVANTANDO AS HIP?TESES
Professor, converse com os alunos sobre o pr?ximo passo, construir as Hip?teses que s?o as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas por meio de observa??o, experimenta??o, coleta e an?lise de dados, dentre outras atividades. Hip?tese ? o que sabemos sobre alguma coisa, pode estar certa ou n?o. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou falsas.
O QUE J? SABEMOS SOBRE OS LEGUMES E VERDURAS:
AS FONTES DE PESQUISA
Em seguida, explique aos alunos que para pesquisarmos precisamos buscar as informa??es sobre o nosso Projeto. E que as Fontes de Pesquisas s?o os locais onde os alunos ir?o pesquisar sobre o tema escolhido.
Pergunte aos alunos em quais locais poder?o buscar informa??es sobre o tema do Projeto.
As fontes ser?o:
Professor, o registro dever? ser realizado no caderno de Projeto ou em uma ficha preparada com anteced?ncia.
Na Metodologia os alunos ir?o definir como far?o a Pesquisa, ou seja, como ser? o seu passo a passo:
Cronograma: nesta etapa os alunos dever?o registrar: quando, o que fazer e quem.
QUANDO O QUE FAZER QUEM
1? passo: Escolher o tema do Projeto. Alunos e professor.
2? passo: Justificar o Projeto. Alunos e professor.
Definir a metodologia
Montar o cronograma.
3? passo: Problematizar o tema. Alunos e professor.
Levantar as hip?teses.
4? passo: Interpretar um poema sobre alimenta??o. Alunos e professor.
Conceituar a diferen?a entre legumes e
verduras.
5? passo Listar os nomes dos legumes e verduras Alunos e professor.
de sua prefer?ncia e elaborar cartazes.
6? passo: Preparar algumas saladas e sandu?ches Alunos e professor.
com os legumes e as verduras.
7? passo: Realizar Trabalho de Campo: na feira, Alunos e professor.
no sacol?o ou no supermercado de
sua cidade.
8? passo: Construir de uma horta vertical. Alunos e professor.
9? passo: Realizar atividades e jogos sobre os temas Alunos e professor.
abordados.
10? passo: Concluir a Pesquisa e apresentar as Alunos, professor.
descobertas do Projeto para
familiares e comunidade escolar.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
A tem?tica ?Plantas Aliment?cias: legumes e verduras? perpassa as diversas ?reas do conhecimento, constituindo-se instrumento b?sico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.
O tema favorece a discuss?o sobre a import?ncia das plantas aliment?cias para os seres humanos. Uma alimenta??o saud?vel ? um h?bito que precisa estar presente no dia a dia.
Disponibilize o poema abaixo para a turma, pe?a aos alunos, que o colem no caderno de Projeto. Depois leiam com seus colegas e conversem sobre o assunto principal: ?As plantas aliment?cias?.
Laranjeira
Baltazar de Godoy Moreira
?
Uma linda sementinha
Em meu quintal descobri
Alva! Macia, limpinha!
? Minha linda sementinha
Que posso fazer de ti?
?
Faze uma covinha rasa
Com boa vontade e amor,
No quintal de tua casa,
Onde haja luz e calor.
Deixa-me l?, por favor.
?
Um dia quando tu fores
Mo?a, formosa e faceira.
Terei um tronco encorpado,
E uma ramada altaneira.
?
Cheia de frutos e flores
Ent?o, com maior agrado
Darei para o teu noivado,
Os bot?es de laranjeira
Fonte: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/20/laranjeira-poema-infantil-de-baltazar-de-godoy-moreira/. Acesso em 16/04/2012.
Em seguida, converse com os alunos sobre o poema. Levante alguns questionamentos:
O h?bito de comer legumes e verduras pode evitar doen?as provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras: quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver doen?as, como a obesidade. As verduras e os legumes s?o importantes fontes de carboidratos, fibras, ?gua e vitaminas. Mas, qual a diferen?a entre legumes e verduras?
Pe?a aos alunos que procurem no dicion?rio o significado das palavras:
FERREIRA, Aur?lio Buarque de Holanda. Aur?lio Junior: dicion?rio escolar da L?ngua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.
Dicion?rio on line: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em 10/04/2012.
Que tal, propor aos alunos uma Pesquisa utilizando o tablet ou o laptop Classmate, acessando no ?ltimo o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para descobrirem informa??es sobre a diferen?a entre legumes e verduras. Acessem o s?tio abaixo:
Qual a diferen?a entre hortali?as, legumes e verduras?
Hortali?a ? todo o vegetal cultivado em horta. Legumes s?o os vegetais em que o que se come n?o s?o as folhas (exemplos: couve-flor, br?colis ou tomates).Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comest?vel ? folhosa (exemplos: alface, agri?o e r?cula).
http://portaldocoracao.uol.com.br/nutrico/qual-a-diferenca-entre-as-hortalicas-legumes-e-verduras.Acesso em 14/04/2012.
Depois, da Pesquisa solicite aos alunos que registrem suas conclus?es no caderno de Projeto, da seguinte maneira:
Que legal! Hoje fizemos uma Pesquisa para descobrimos a diferen?a entre legumes e verduras. Agora, escreva abaixo as suas conclus?es.
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Pe?a para os seus familiares lerem as dicas tiradas do s?tio abaixo:
Dicas para incluir verduras e legumes na alimenta??o das crian?as:
Observe as rea??es da crian?a ao introduzir uma hortali?a nova, caso ela n?o goste, espere um pouco e tente novamente em outra prepara??o.
http://www.jornallivre.com.br/104855/qual-a-diferenca-entre-legumes-e-verduras.html. Acesso em 14/04/2012.
Converse com a crian?a sobre os h?bitos de alimenta??o da sua fam?lia. Depois, fa?a uma lista do que ser? necess?rio mudar para se ter uma alimenta??o saud?vel incluindo as plantas aliment?cias: legumes e verduras.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Os legumes e as verduras s?o importantes para nossa sobreviv?ncia, pois fornecem muitas vitaminas, sais minerais, fibras e energia para poder brincar e se movimentar.
Professor, converse com os alunos sobre os legumes e as verduras que preferem ou fazem o h?bito de consumo, liste no quadro negro o nome de cada planta aliment?cia. Em seguida, organize-os em grupos para realizarem uma Pesquisa contendo curiosidades e informa??es referentes a cada alimento.
Para isso utilizem o tablet ou o laptop Classmate, para acessarem a internet e descobrirem informa??es sobre a diferen?a entre legumes e verduras. Acessem os s?tios abaixo:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/frutas_verduras_legumes.htm. Acesso em 14/04/2012.
http://www.jornallivre.com.br/104855/qual-a-diferenca-entre-legumes-e-verduras.html. Acesso em 18/05/2012.
Ao terminarem a Pesquisa, proponha que os alunos, organizados em grupos, elaborem cartazes contendo as curiosidades e as informa??es pesquisadas sobre as plantas aliment?cias: legumes e verduras.
Voc?s poder?o utilizar papel, canetinhas, massinhas, giz de cera, revistas e cola.
Nesta proposta de elaborar cartazes os alunos poder?o utilizar o tablet ou o programa Tux Paint do laptop Classmate, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).N?o se esque?a de criar um t?tulo para a sua ilustra??o.
?
Escolha com seus familiares alguns legumes ou verduras de sua prefer?ncia, e traga na pr?xima aula, iremos preparar uma degusta??o na sala de aula.Observa??o: Os legumes dever?o estar cozidos.
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre quais s?o os legumes e as verduras de sua prefer?ncia, depois prepare com a ajuda deles, na sala de aula, algumas saladas e sandu?ches com os legumes e as verduras. Monte com a ajuda de todos, uma degusta??o para os colegas de outras turmas. Veja algumas sugest?es:
Fonte: http://cantinasaudavel.blog.terra.com.br/. Acesso em 14/04/2012.
?
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-salada-colorida-de-legumes.html?codigo=8960. Acesso em 14/04/2012.
http://tomatealegrioso.blogspot.com.br/2010/06/nossa-1-poooost-uau-e-eu-vou-falar.html. Acesso em 14/04/2012.
Lembrete:
O tomate ? o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). Embora coloquialmente considerado verdura ?, na verdade, um fruto. De sua fam?lia, fazem tamb?m parte as berinjelas, as pimentas e os piment?es. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate. Acesso em 14/04/2012.
Como limpar os legumes e verduras?
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/47/artigo50498-1.asp acesso em 18/05/2012.
Professor, oriente os alunos a fotografarem ou filmarem utilizando o tablet ou a Webcam do laptop Classmate.
Para filmar acesse no laptop: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Ao terminar proponha a apresenta??o da filmagem para a turma.
Para visualizar o v?deo, clique no ?cone: Visualizador de Imagens(?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Jogando com a fam?lia:
Aproveite que voc? est? com as hortali?as fresquinhas na mem?ria e jogue o jogo da mem?ria da horta. Utilize no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para acessar o jogo online da mem?ria. O tablet tamb?m poder? ser utilizado, desde que o jogo esteja instalado no mesmo.
http://www.educacaoadventista.org.br/fundamental-2/curiosidades/776/qual-a-diferenca-entre-legumes-e-verduras.html. Acesso em 14/04/2012.
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize junto com os alunos um passeio na feira, sacol?o ou no supermercado de sua cidade. Pe?a que observem alguns aspectos durante o trabalho de campo:
Se??o dos legumes e verduras.
Pre?o dos alimentos.
Variedade das plantas aliment?cias.
Como os legumes e verduras est?o organizados.
Ao retornar ? sala de aula elabore juntamente com os alunos, um pequeno texto coletivo sobre o trabalho de campo, relatando os pre?os, variedades das plantas aliment?cias e as observa??es que fizeram no passeio.
Para o registro voc? poder? utilizar o tablet ou o laptop utilizando neste ?ltimo o programa: KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos).
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram e solicite que os mesmos, fa?am os seus desenhos para serem divulgados no mural da escola.
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare um v?deo para discutir com os alunos sobre a cria??o de uma horta vertical em local com pouco espa?o.
Solicite que assistam ao v?deo e observem:
Os materiais necess?rios.
Os passos de constru??o da horta.
Os tipos de plantas que podemos plantar.
Pe?a que utilizem o laptop acessando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e assistam a reportagem sobre a horta que pode ser feita em ambientes com poucos espa?os. O tablet tamb?m poder? ser usado.
http://www.youtube.com/watch?v=qYiGMMzFFM8&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 14/04/2012.
Outra sugest?o de v?deo sobre a constru??o de horta vertical:
http://www.youtube.com/watch?v=DU0TtHMleiY. Acesso em 14/04/2012.
Professor, pe?a os materiais com anteced?ncia para a constru??o de uma horta vertical.
Cada aluno montar? sua horta utilizando garrafas pet.
As garrafas pl?sticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A ideia ? aproveitar pequenos espa?os e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. ? uma forma popular de se apropriar de t?cnicas existentes, que s?o sustent?veis, vi?veis e econ?micas.
MATERIAL NECESS?RIO
- Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa.
- Tesoura.
- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame. Para os que optarem por cordoalhas ou arames, ser?o necess?rias duas arruelas por garrafa PET.
- Terra.
- Muda de planta.
MODO DE FAZER
Corte a garrafa PET, como na foto abaixo.
Para fixar as garrafas, devemos fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior da garrafa. D? pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Al?m dos furinhos para passar a corda, ? necess?rio um pequeno furo no fundo da garrafa. A ?gua usada para regar a muda precisa escoar.
Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro.
Muitas pessoas nos perguntaram como fazer para as garrafas n?o ?escorregarem? pela corda ( barbante ou cordoalha). Pensando nisso, elaboramos dois desenhos, com duas sugest?es.
- Para quem usar corda de varal ou barbante:
- Para quem usar cordoalha ou arame:
Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.
Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/aprenda-a-fazer-a-horta-de-garrafa-pet-do-lar-doce-lar Acesso em 14/04/21012. (Texto adaptado por esta autora, a partir desta fonte).
Professor, voc? poder? solicitar a ajuda dos familiares para a constru??o da horta na escola. (Escolher o local, manter os cuidados necess?rios no cultivo das plantas: regar, adubar o solo e controlar a exposi??o das plantinhas ao sol, entre outros). Cada esp?cie requer um tratamento diferente, por exemplo: algumas precisam de ?gua todos os dias, enquanto outras devem ser regadas, apenas, uma vez por semana. Investigar com os alunos, de acordo com o que plantarem, os cuidados necess?rios para cada planta.
Cada aluno dever? observar e registrar em uma ficha alguns dados de sua planta: nome, quantidade de ?gua, tempo de crescimento. Cuidando diariamente da sua planta.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, agrupamos nesse momento algumas atividades e jogos sobre os temas abordados. Voc? poder? realizar as atividades ? medida que os alunos forem pesquisando os temas.
Fonte: http://pt.yupis.org/jogos/a-cenoura-perdida/. Acesso em 14/04/2012.
Fonte: http://professorafrancy.blogspot.com.br/2012/02/quebra-cabeca-frutas-e-legumes.html. Acesso em 14/04/2012.
Fonte: http://ferinhasdosaber.blogspot.com.br/2009/08/caca-palavras-legumes.html. Acesso em 14/04/2012.
Fonte: http://profeeuta.blogspot.com.br/2010/07/cruzadinha-de-legumes.html. Acesso em 14/04/2012.
?
?
Fonte: http://profeeuta.blogspot.com.br/2012/03/carta-enigmatica.html. Acesso em 14/04/2012.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONCLUINDO A PESQUISA
Ao partir para a etapa final do Projeto ? importante que os alunos tenham compreendido a import?ncia das plantas aliment?cias no dia a dia e sua relev?ncia para a sa?de.
Professor, crie uma forma de registro no qual os alunos exp?em suas conclus?es, ap?s testarem as hip?teses. Agora, ? o momento em que ir?o responder a problematiza??o da Pesquisa. Veja o exemplo:
Nosso Projeto j? est? chegando ? etapa final, ? bom saber tudo que voc? aprendeu e a que conclus?es chegou.
Para isso, lembre ? se de que sua problematiza??o era:
?
Os legumes e verduras fornecem muitas vitaminas, sais minerais, e energia para poder brincar e se movimentar. ? |
Fonte: Acervo da autora
Agora chegou o momento de cumprir a sua ?ltima do Projeto, que ? a indica??o das Refer?ncias Bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites e outras), que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos dever?o coletar as refer?ncias utilizadas no decorrer do Projeto.
Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.
Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.
Logo ap?s, no dia posterior pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil de realizarem.
Sugest?es de links para alunos:
BELINKY, Tatiana. O Grande Rabanete. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 1999.
BELINKY, Tatiana. Cesta da Dona Maricota. 14. ed. S?o Paulo: Paulista, 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=eCYMSYQDfBc&feature=related. Acesso em 14/04/2012.
Sugest?es de links para professores:
KESMEDJIAN, Evelyne Martine; KESMEDJIAN, Patrice; DAY, Peters. Cenoura? De jeito nenhum! Tradu??o M?nica Stahel. S?o Paulo: Scipione, 1993.
LLEWELLYN, Claire; GORDON, Mike. Verdura? N?o! Tradu??o Irami B. S?o Paulo: Scipione, 2002. Cole??o Valores.
http://www.youtube.com/watch?v=cWybBHKZnZg. Acesso em 14/04/2012.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Alimentar ? se bem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20687 . Acesso em 14/04/2012.
O Alimento necess?rio e muito mais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20680. Acesso em 14/04/2012.
Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo ? realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se alguns instrumentos de avalia??o:
Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.