Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Evolu??o tecnol?gica e as novas territorialidades em rede |
Ensino M?dio | Geografia | O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos |
Com esta aula o aluno poder?:
O processo de desenvolvimento do capitalismo: comercial, industrial e financeiro. Dom?nio da elabora??o do mapa conceitual.
Professor(a), para que o processo de aprendizagem torne-se significativo sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta, coloca o aluno em uma posi??o central na constru??o do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisi??o de conceitos, que t?m como desdobramento a aquisi??o de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos apresentados pelos alunos. Segundo Portilho e Almeida (2008, p.5) "Hoje o objetivo primeiro da a??o docente deve ser a constru??o do conhecimento, visando ao pleno desenvolvimento de todas as potencialidades de cada indiv?duo, sejam elas intelectuais, afetivas, sociais, criativas ou morais. Isto s? se tornar? poss?vel a partir do momento em que se deixe para tr?s os modelos prontos, a c?pia, a reprodu??o, a transmiss?o pura do conhecimento como se o professor fosse detentor do mesmo e o aluno, uma t?bula rasa, sem conhecimento pr?vio ou experi?ncia". Sugere-se, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos do Ensino M?dio.
?
Imagem: Etapas de Elabora??o e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos da Educa??o B?sica
Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa s?o assuntos presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do curr?culo escolar, possibilitando a cria??o de espa?os de pesquisa que permitam a an?lise e a interven??o positiva no lugar em que os alunos est?o inseridos. Para tanto, faz-se necess?rio criar um ambiente favor?vel para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observa??o, an?lise e reflex?o do tema eleito para discuss?o, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa ? fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e prop?e como possibilidade de mudan?a. A proposta de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em considera??o a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar ? um relevante instrumento metodol?gico de ensino aprendizagem, sendo que, atrav?s dela ? poss?vel desenvolver a??es que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utiliza??o induz ao desenvolvimento de compet?ncias e habilidades indispens?veis ? forma??o do educando. Sua pr?tica permite que o aluno aprenda ao transformar informa??o em conhecimento? (Portilho e Almeida, 2008, p.7).
?
EXECU??O DA PESQUISA
?
Professor(a), ? importante encontrar no dia a dia dos alunos situa??es significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a diversidade da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodol?gicos e tecnol?gicos como: o Laborat?rio de Inform?tica, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, que s?o ferramentas que contribuem para o processo de pesquisa e a constru??o do conhecimento.
?
Tema: A Divis?o Internacional do Trabalho (DIT)
?
Problematiza??o do Tema:
?
Objetivo da Pesquisa:
?
Hip?teses da Pesquisa:
Levantamento e sele??o de fontes:
?
PRIMEIRA AULA
?
Professor(a), provoque nos alunos o interesse por estudar a Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) que consiste na especializa??o produtiva e na intensifica??o das trocas no cen?rio mundial entre os pa?ses desenvolvidos e os em desenvolvimento, cada um desempenhando um papel na organiza??o produtiva. A DIT teve origem no final do s?culo XV, momento em que se realizava a distribui??o e a circula??o das mercadorias entre as metr?poles e as col?nias. Assim, os diferentes lugares do mundo passaram a especializar-se na produ??o e fornecimento de determinados produtos.
?
1. Utilize a imagem ? seguir como um recurso provocador para o estudo do tema. Apresente a imagem e proponha uma roda de conversa procurando estabelecer e identificar a rela??o existente entre a imagem e a DIT:
?
Imagem: Charge Divis?o Internacional do Trabalho (DIT)
Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-Oqd8ZOoaf5Q/T0WZl48efcI/AAAAAAAABgE/_7ng0yKNQkI/s1600/DIT.jpg
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Sugere-se as seguintes quest?es para abordagem da charge:
?
Professor(a), aproveite e leve para a sala de aula ou acesse no endere?o web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf o mapa mundi. Aproveite a charge e retome a discuss?o das linhas imagin?rias do planeta Terra, identifique os continentes e os seus principais pa?ses, o que pode contribuir para que entendam a proposta da charge.
?
Imagem: Planisf?rio Pol?tico
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
?
SEGUNDA AULA
?
Para continuar os estudos sobre a Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) ? importante retomar com os alunos os conhecimentos relativos a Evolu??o do Sistema Capitalista: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro, o que contribuir? para a compreens?o da organiza??o econ?mica mundial.
1. Apresente a imagem da Evolu??o Esquem?tica da Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) que retrata caracter?sticas do sistema capitalista em determinado per?odo hist?rico:
Imagem: Evolu??o da Divis?o Internacional do Trabalho
Dispon?vel em: http://www.oocities.org/br/ftmprevest/Geo-evolucao.jpg
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
2. Organize a sala em grupos de forma que cada um fique respons?vel por pesquisar sobre um dos momentos do capitalismo. Ap?s a pesquisa, solicite que elaborem uma charge apresentando as caracter?sticas do momento hist?rico e econ?mico. Aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Artes e proponha a produ??o de novas charges ou a releitura de outras que poder?o ser apresentadas pelos alunos. Charge ? uma ilustra??o c?mica que satiriza de forma cr?tica os acontecimentos sociais e pol?ticos sendo de grande import?ncia o conte?do humor?stico, pode ser feita ? m?o, o que preserva seu valor art?stico, tamb?m pode ser produzida ou retocada por computador.
3. Depois, analise os principais produtos exportados pelo Brasil de 1600 a 1900:
?
Imagem: Principais produtos exportados pelo Brasil (1600-1900)
Dispon?vel em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap9_clip_image008.png
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Comparando a imagem da Evolu??o Esquem?tica da Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) e a tabela com os Principais Produtos Exportados pelo Brasil (1600-1900). Reflita com os alunos sobre:
?
4. Acessem no endere?o web http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1846&refr=608 o link Evolu??o anual das exporta??es brasileiras por fator agregado de 1964 em diante que apresenta um gr?fico com as exporta??es brasileiras por fator agregado. Solicite que comparem os dados do gr?fico e o da tabela anterior e elaborem um gr?fico unindo os dois dados, faz-se necess?rio elaborar uma analise dos dados. Sugere-se que elabore o gr?fico em programa pr?prio no laborat?rio de inform?tica ou tablet, faz-se necess?rio elaborar uma an?lise dos dados, no dia combinado os grupos apresentar?o para a turma as analises realizadas.
Professor(a), aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Inform?tica para a produ??o dos gr?ficos e com Hist?ria para a contextualiza??o dos fatores pol?ticos e sociais que interferiram diretamente na produ??o econ?mica.
?
TERCEIRA AULA
?
1. Organize a turma em grupo de at? quatro alunos. Depois, sugira a leitura do fragmento da entrevista N?o tem mais centro e periferia, concedida a Folha.com pela economista Maria da Concei??o, reportagem de Cl?udia Antunes em 12 de setembro de 2010.
Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/797136-nao-tem-mais-centro-e-periferia-afirma-maria-da-conceicao.shtml
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Utilize a din?mica de leitura do texto O que diz a realidade?
a. O professor solicita a um aluno que destaque uma informa??o que considere importante no texto;
b. O professor solicita a um segundo aluno que diga se a informa??o destacada pelo colega corresponde ou n?o a fatos da realidade e por qu?.
Observa??es
a. A din?mica poder? ter continuidade com o destaque, por outro aluno, de uma outra informa??o que considere importante;
b. Professor e alunos poder?o comentar a experi?ncia, observando contribui??es ? aprendizagem e manifestando percep??es pessoais.
RANGEL, M. Din?mica de leitura para a sala de aula. 16.ed. Petr?polis-RJ: Vozes, 1990, p.68
?
2. Ap?s a leitura solicite que em grupo conversem sobre as seguintes quest?es:
Analise a interfer?ncia da China na organiza??o da DIT;
Qual a posi??o de Tavares em rela??o ao d?ficit na balan?a de pagamentos;
Como a economista analisa a exporta??o das commodities brasileira atualmente;
Como o Brasil est? classificado na DIT;
Qual a mudan?a radical ocorrida na DIT segundo Tavares;
Que fatores d?o vantagem para o Brasil competir no mercado internacional;
Qual o principal fator que favorece a distribui??o de determinadas ind?strias pelo planeta;
Qual a rela??o entre os pa?ses com a nova DIT.
?
3. Utilizando o laborat?rio de inform?tica ou o tablet, solicite aos alunos que acessem os links sugeridos abaixo. Os mesmos tratam de dois trabalhos sobre DIT desenvolvidos por alunos do Ensino M?dio , o que pode contribuir para a amplia??o do conhecimento sobre o tema em quest?o.
Divis?o Internacional do Trabalho
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EHdcwsrZtq8
Acesso em: 13 de abril de 2012
Geopar?dia
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=iBDs0eNzbCQ&feature=related
Acesso em: 13 de abril de 2012
3. ? partir das leituras e pesquisas realizadas solicite aos alunos que para socializa??o da pesquisa elaborem um mapa conceitual apresentando as rela??es estabelecidas e as consequ?ncias da DIT para os diferentes pa?ses. "Mapas Conceituais s?o representa??es gr?ficas semelhantes a diagramas, que indicam rela??es entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at? os menos inclusivos. S?o utilizados para auxiliar a ordena??o e a sequencia??o hierarquizada dos conte?dos de ensino [...]" (Dispon?vel em: http://popnews.wordpress.com/2007/08/22/como-fazer-mapas-conceituais/ Acesso em: 23 de julho 2012). Ap?s a elabora??o do mapa conceitual organize um momento para que o grupo apresente sua produ??o, ? interessante que, durante as apresenta??es, os outros grupos alterem o mapa conceitual produzido, tal atividade contribui para ampliar as conex?es que v?o sendo estabelecidas.
?
Imagem: Mapa Conceitual
Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-JmZaFSHYwDg/T3ipCisNr9I/AAAAAAAAAIc/8VbtQYFRSsU/s1600/mapas.jpg
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Professor(a), identifique se na organiza??o e apresenta??o do mapa conceitual a problematiza??o foi respondida: O que ? a DIT?; Como se organiza a DIT?, Quais s?o as consequ?ncias DIT para os pa?ses diante do novo cen?rio global? e se as hip?teses foram comprovadas ou refutadas. Se necess?rio, amplie as discuss?es para que os alunos possam compreender o assunto proposto.
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino M?dio
Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Pesquisas escolares, Projetos colaborativos e o uso de novas tecnologias na educa??o
Dispon?vel em: http://saberemrede.wordpress.com/2006/01/30/pesquisas-escolares-projetos-colaborativos-e-o-uso-de-novas-tecnologias-na-educacao/
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Mapas Conceituais
Dispon?vel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642
Acesso em: 13 de abril de 2012
Mapas conceituais como instrumentos did?ticos.
Dispon?vel em: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html
Acesso em: 13 de abril de 2012
Sugest?o de leitura e pesquisa para o aluno(a):
?
Pesquisa na Escola...
Dispon?vel em: http://opatifundio.com/glossolalia/?p=263
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
A charge
Dispon?vel em: http://www.reinaldoferreira.com.br/charge.html
Acesso em: 25 de julho de 2012
O que ? uma charge?
Dispon?vel em: http://boaspiadas.blogspot.com.br/2007/03/o-que-e-uma-charge.html
Acesso em: 25 de julho de 2012
O que ? uma charge?
Dispon?vel em: http://boaspiadas.blogspot.com.br/2007/03/o-que-e-uma-charge.html
Acesso em: 25 de julho de 2012
?
Os pa?ses e a economia mundial
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.jhtm
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Divis?o internacional do trabalho
Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-internacional-trabalho-dit.htm
Acesso em: 13 de abril de 2012
?
Com?rcio na divis?o internacional do trabalho
Dispon?vel em: http://www.algosobre.com.br/geografia/comercio-na-divisao-internacional-do-trabalho-dit-o.html
Acesso em: 13 de abril de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: