Portal do Professor

Início do Conteúdo

Divis?o Internacional do Trabalho (DIT): processo hist?rico e perspectivas (Pesquisa Cient?fica)

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Evolu??o tecnol?gica e as novas territorialidades em rede
Ensino M?dio Geografia O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Conhecer o processo hist?rico de implementa??o da Divis?o Internacional do Trabalho (DIT);
  • Compreender as consequ?ncias da DIT na economia local e mundial;
  • Observar, coletar e organizar informa??es sobre a interfer?ncia da DIT na organiza??o do mundo do trabalho desenvolvendo a problematiza??o e a proposi??o de mudan?as em escala local e global;
  • Exercitar o processo de analise das rela??es econ?micas estabelecidas nas diferentes escalas do espa?o geogr?fico;
  • Ter uma atitude cr?tica em rela??o ?s consequ?ncias da DIT no espa?o geogr?fico.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de desenvolvimento do capitalismo: comercial, industrial e financeiro. Dom?nio da elabora??o do mapa conceitual.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), para que o processo de aprendizagem torne-se significativo sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta, coloca o aluno em uma posi??o central na constru??o do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisi??o de conceitos, que t?m como desdobramento a aquisi??o de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos apresentados pelos alunos. Segundo Portilho e Almeida (2008, p.5) "Hoje o objetivo primeiro da a??o docente deve ser a constru??o do conhecimento, visando ao pleno desenvolvimento de todas as potencialidades de cada indiv?duo, sejam elas intelectuais, afetivas, sociais, criativas ou morais. Isto s? se tornar? poss?vel a partir do momento em que se deixe para tr?s os modelos prontos, a c?pia, a reprodu??o, a transmiss?o pura do conhecimento como se o professor fosse detentor do mesmo e o aluno, uma t?bula rasa, sem conhecimento pr?vio ou experi?ncia". Sugere-se, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos do Ensino M?dio.

?

PESQUISA 

Imagem: Etapas de Elabora??o e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos da Educa??o B?sica

Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa s?o assuntos presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do curr?culo escolar, possibilitando a cria??o de espa?os de pesquisa que permitam a an?lise e a interven??o positiva no lugar em que os alunos est?o inseridos.  Para tanto, faz-se necess?rio criar um ambiente favor?vel para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observa??o, an?lise e reflex?o do tema eleito para discuss?o, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa ? fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e prop?e como possibilidade de mudan?a. A proposta de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em considera??o a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar ? um relevante instrumento metodol?gico de ensino aprendizagem, sendo que, atrav?s dela ? poss?vel desenvolver a??es que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utiliza??o induz ao desenvolvimento de compet?ncias e habilidades indispens?veis ? forma??o do educando. Sua pr?tica permite que o aluno aprenda ao transformar informa??o em conhecimento? (Portilho e Almeida, 2008, p.7).

?

EXECU??O DA PESQUISA

?

Professor(a), ? importante encontrar no dia a dia dos alunos situa??es significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a diversidade da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodol?gicos e tecnol?gicos como: o Laborat?rio de Inform?tica, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, que s?o ferramentas que contribuem para o processo de pesquisa e a constru??o do conhecimento.

?

Tema: A Divis?o Internacional do Trabalho (DIT)

?

Problematiza??o do Tema:

  • O que ? a DIT?
  • Como se organiza a DIT?
  • Quais s?o as consequ?ncias DIT para os pa?ses diante do novo cen?rio global?

?

Objetivo da Pesquisa:

  • Conhecer a evolu??o da DIT e as consequ?ncias na organiza??o econ?mica.  

?

Hip?teses da Pesquisa:

  • A economia local reflete a organiza??o da Divis?o Internacional do Trabalho intensificando a economia global.  

 

Levantamento e sele??o de fontes:

  • Sites diversos (informados nos recursos complementares)       
  • Livros did?ticos ou paradid?ticos dispon?veis na biblioteca da escola.

?

PRIMEIRA AULA

?

Professor(a), provoque nos alunos o interesse por estudar a Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) que consiste na especializa??o produtiva e na intensifica??o das trocas no cen?rio mundial entre os pa?ses desenvolvidos e os em desenvolvimento, cada um desempenhando um papel na organiza??o produtiva. A DIT teve origem no final do s?culo XV, momento em que se realizava a distribui??o e a circula??o das mercadorias entre as metr?poles e as col?nias. Assim, os diferentes lugares do mundo passaram a especializar-se na produ??o e fornecimento de determinados produtos. 

?

1. Utilize a  imagem ? seguir como um recurso provocador para o estudo do tema. Apresente a imagem e proponha uma roda de conversa procurando estabelecer e identificar a rela??o existente entre a imagem e a DIT:   

?

charge

Imagem:  Charge Divis?o Internacional do Trabalho (DIT)

Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-Oqd8ZOoaf5Q/T0WZl48efcI/AAAAAAAABgE/_7ng0yKNQkI/s1600/DIT.jpg

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Sugere-se as seguintes quest?es para abordagem da charge:  

  • O que aconteceu com a esfera da Terra?
  • O que ela apresenta?
  • Que caracter?sticas s?o apresentadas no hemisf?rio Norte? E no Sul?
  • Para voc?, por qual motivo os hemisf?rios foram caracterizados desta maneira?
  • Qual a rela??o da apresenta??o dos hemisf?rios com o desenvolvimento econ?mico dos mesmos?

?

Professor(a), aproveite e leve para a sala de aula ou acesse no endere?o web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf o mapa mundi. Aproveite a charge e retome a discuss?o das linhas imagin?rias do planeta Terra, identifique os continentes e os seus principais pa?ses, o que pode contribuir para que entendam a proposta da charge.

?

planisferio   

Imagem: Planisf?rio Pol?tico

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

?

SEGUNDA AULA

?

Para continuar os estudos sobre a Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) ? importante retomar com os alunos os conhecimentos relativos a Evolu??o do Sistema Capitalista: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro, o que contribuir? para a compreens?o da organiza??o econ?mica mundial.  

1. Apresente a imagem da Evolu??o Esquem?tica da Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) que retrata caracter?sticas do sistema capitalista em determinado per?odo hist?rico:

 

sistema capitalista

Imagem: Evolu??o da Divis?o Internacional do Trabalho

Dispon?vel em: http://www.oocities.org/br/ftmprevest/Geo-evolucao.jpg

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

2. Organize a sala em grupos de forma que cada um fique respons?vel por pesquisar sobre um dos momentos do capitalismo. Ap?s a pesquisa, solicite que elaborem uma charge apresentando as caracter?sticas do momento hist?rico e econ?mico. Aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Artes e proponha a produ??o de novas charges ou a releitura de outras que poder?o ser apresentadas pelos alunos.  Charge ? uma ilustra??o c?mica que satiriza de forma cr?tica os acontecimentos sociais e pol?ticos sendo de grande import?ncia o conte?do humor?stico, pode ser feita ? m?o, o que preserva seu valor art?stico, tamb?m pode ser produzida ou retocada por computador. 

3. Depois, analise os principais produtos exportados pelo Brasil de 1600 a 1900:  

?

 tabela

Imagem: Principais produtos exportados pelo Brasil (1600-1900)

Dispon?vel em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap9_clip_image008.png

Acesso em: 13 de abril de 2012 

?

       Comparando a imagem da Evolu??o Esquem?tica da Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) e a tabela com os Principais Produtos Exportados pelo Brasil (1600-1900). Reflita com os alunos sobre:

  • Que produtos foram mais exportados at? o final do s?culo XIX?
  • Que mudan?as ocorreram na exporta??o das commodities brasileiras em meados do s?culo XX?
  • Como caracterizar o Brasil na Divis?o Internacional do Trabalho (DIT) no per?odo apresentado?      

?

4. Acessem no endere?o web http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1846&refr=608 o link Evolu??o anual das exporta??es brasileiras por fator agregado de 1964 em diante que apresenta um gr?fico com as exporta??es brasileiras por fator agregado. Solicite que comparem os dados do gr?fico e o da tabela anterior e elaborem um gr?fico unindo os dois dados, faz-se necess?rio elaborar uma analise dos dados. Sugere-se que elabore o gr?fico em programa pr?prio no laborat?rio de inform?tica ou tablet, faz-se necess?rio elaborar uma an?lise dos dados, no dia combinado os grupos apresentar?o para a turma as analises realizadas. 

Professor(a), aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Inform?tica para a produ??o dos gr?ficos e com Hist?ria para a contextualiza??o dos fatores pol?ticos e sociais que interferiram diretamente na produ??o econ?mica. 

?

TERCEIRA AULA

?

1. Organize a turma em grupo de at? quatro alunos. Depois, sugira a leitura do fragmento da entrevista N?o tem mais centro e periferia, concedida a Folha.com pela economista Maria da Concei??o, reportagem de Cl?udia Antunes em 12 de setembro de 2010.

Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/797136-nao-tem-mais-centro-e-periferia-afirma-maria-da-conceicao.shtml

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Utilize a din?mica de leitura do texto O que diz a realidade?

a. O professor solicita a um aluno que destaque uma informa??o que considere importante no texto;

b. O professor solicita a um segundo aluno que diga se a informa??o destacada pelo colega corresponde ou n?o a fatos da realidade e por qu?.

Observa??es

a. A din?mica poder? ter continuidade com o destaque, por outro aluno, de uma outra informa??o que considere importante;

b. Professor e alunos poder?o comentar a experi?ncia, observando contribui??es ? aprendizagem e manifestando percep??es pessoais.

RANGEL, M. Din?mica de leitura para a sala de aula. 16.ed. Petr?polis-RJ: Vozes, 1990, p.68

?

2. Ap?s a leitura solicite que em grupo conversem sobre as seguintes quest?es:

Analise a interfer?ncia da China na organiza??o da DIT;

Qual a posi??o de Tavares em rela??o ao d?ficit na balan?a de pagamentos;

Como a economista analisa a exporta??o das commodities brasileira atualmente; 

Como o Brasil est? classificado na DIT;

Qual a mudan?a radical ocorrida na DIT segundo Tavares;

Que fatores d?o vantagem para o Brasil competir no mercado internacional;

Qual o principal fator que favorece a distribui??o de determinadas ind?strias pelo planeta;

Qual a rela??o entre os pa?ses com a nova DIT.

?

3. Utilizando o laborat?rio de inform?tica ou o tablet, solicite aos alunos que acessem os links sugeridos abaixo. Os mesmos tratam de dois trabalhos sobre  DIT desenvolvidos por alunos do Ensino M?dio , o que pode contribuir para a amplia??o do conhecimento sobre o tema em quest?o.   

Divis?o Internacional do Trabalho

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EHdcwsrZtq8

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Geopar?dia

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=iBDs0eNzbCQ&feature=related

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

3. ? partir das leituras e pesquisas realizadas solicite aos alunos que para socializa??o da pesquisa elaborem um mapa conceitual apresentando as rela??es estabelecidas e as consequ?ncias da DIT para os diferentes pa?ses. "Mapas Conceituais s?o representa??es gr?ficas semelhantes a diagramas, que indicam rela??es entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at? os menos inclusivos. S?o utilizados para auxiliar a ordena??o e a sequencia??o hierarquizada dos conte?dos de ensino [...]"  (Dispon?vel em: http://popnews.wordpress.com/2007/08/22/como-fazer-mapas-conceituais/ Acesso em: 23 de julho 2012). Ap?s a elabora??o do mapa conceitual organize  um momento para que o grupo apresente sua produ??o, ? interessante que, durante as apresenta??es, os outros grupos alterem o mapa conceitual produzido, tal atividade contribui para ampliar as conex?es que v?o sendo estabelecidas. 

?

mapa conceitual 

Imagem: Mapa Conceitual

Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-JmZaFSHYwDg/T3ipCisNr9I/AAAAAAAAAIc/8VbtQYFRSsU/s1600/mapas.jpg

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Professor(a), identifique se na organiza??o e apresenta??o do mapa conceitual a problematiza??o foi respondida: O que ? a DIT?; Como se organiza a DIT?,  Quais s?o as consequ?ncias DIT para os pa?ses diante do novo cen?rio global? e se as hip?teses foram comprovadas ou refutadas. Se necess?rio, amplie as discuss?es para que os alunos possam compreender o assunto proposto. 

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino M?dio

Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Pesquisas escolares, Projetos colaborativos e o uso de novas tecnologias na educa??o

Dispon?vel em: http://saberemrede.wordpress.com/2006/01/30/pesquisas-escolares-projetos-colaborativos-e-o-uso-de-novas-tecnologias-na-educacao/

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Mapas Conceituais 

Dispon?vel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Mapas conceituais como instrumentos did?ticos.

Dispon?vel em: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Sugest?o de leitura e pesquisa para o aluno(a):

?

Pesquisa na Escola...

Dispon?vel em: http://opatifundio.com/glossolalia/?p=263

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

A charge

Dispon?vel em: http://www.reinaldoferreira.com.br/charge.html

Acesso em: 25 de julho de 2012

 

O que ? uma charge?

Dispon?vel em: http://boaspiadas.blogspot.com.br/2007/03/o-que-e-uma-charge.html

Acesso em: 25 de julho de 2012

 

O que ? uma charge?

Dispon?vel em: http://boaspiadas.blogspot.com.br/2007/03/o-que-e-uma-charge.html

Acesso em: 25 de julho de 2012

?

Os pa?ses e a economia mundial

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.jhtm

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Divis?o internacional do trabalho

Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-internacional-trabalho-dit.htm

Acesso em: 13 de abril de 2012

?

Com?rcio na divis?o internacional do trabalho

Dispon?vel em: http://www.algosobre.com.br/geografia/comercio-na-divisao-internacional-do-trabalho-dit-o.html

Acesso em: 13 de abril de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  1.  A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer o processo de implanta??o da Divis?o Internacional do Trabalho;
  3. A possibilidade de compreender os conceitos que envolvem a organiza??o do espa?o geogr?fico;
  4. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilite a sensibiliza??o para a observa??o e an?lise das quest?es relativas ? organiza??o do espa?o mundial;  
  5. O uso dos diferentes recursos tecnol?gicos que contribuem para o estudo dos fatores sociais que constituem o espa?o geogr?fico.