Portal do Professor

Início do Conteúdo

Basquetebol - 24 segundos s?o suficientes?

Autor e Co-autor(es)

MARCELO INOC?NCIO PEREIRA COSTA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROS?NGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Identificar alguns aspectos hist?ricos do basquetebol desde sua origem, sua evolu??o e modifica??o das regras ao passar do tempo;

? Conhecer as regras atuais do basquetebol aprovadas pelo Comit? Central FIBA em 2010;

? Vivenciar a pr?tica dos fundamentos do basquetebol;

? Problematizar sobre poss?veis dificuldades encontradas na pr?tica dos fundamentos.

Duração das atividades

Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Vamos iniciar a aula apresentando aos alunos cada momento e os assuntos que ser?o abordados.

?
1? Momento: iniciar contextualizando o tema Olimp?adas Escolares e pesquisar as modalidades esportivas presentes nesse evento.
?
2? Momento: aprofundar os conhecimentos no basquetebol, visando ? identifica??o das novas regras, por meio da leitura de diversos objetos de aprendizagem.
?
3? Momento: vivenciar algumas pr?ticas esportivas e problematizar sobre poss?veis dificuldades encontradas para pratic?-las e levantar poss?veis adapta??es para as mesmas.
?
Introdu??o ao conte?do:
?
Um grande evento esportivo mobiliza mais de dois milh?es de estudantes, de 40 mil escolas de 3,6 mil munic?pios brasileiros.
?
Voc? sabe qual ? esse evento?
?
Contextualizando
?
Esse evento s?o as Olimp?adas Escolares, maior competi??o esportiva escolar do calend?rio brasileiro, que proporciona a jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos o incentivo da pr?tica esportiva orientada. Inspirada no modelo ol?mpico resgata a import?ncia das competi??es estudantis, promovendo a inclus?o social a partir de uma pr?tica positiva e saud?vel e abrindo espa?o para os novos talentos.
?
Mas quais s?o as modalidades esportivas presentes nas Olimp?adas Escolares?
?
Simulador de Badminton
?
Nesse momento ser? necess?rio o uso do laborat?rio de inform?tica para que os alunos possam pesquisar especificamente sobre modalidades esportivas presentes nas Olimp?adas Escolares.
?
  • Atividade 1- Explorando as modalidades
?
O primeiro passo ? dividir a sala em dois grupos, nomeando-os (como, por exemplo, Grupo A e Grupo B). Ap?s a divis?o dos grupos o professor sorteia seis modalidades esportivas para o Grupo A e seis modalidades esportivas para o Grupo B. A pesquisa dever? ser realizada em um laborat?rio de inform?tica, exceto nas escolas onde n?o houver essa possibilidade, nesse caso a sugest?o ? de o professor levar textos para que os alunos possam realizar suas pesquisas, ou usar a biblioteca da escola.
?
Essa pesquisa dever? contemplar as caracter?sticas de cada esporte, hist?rico, regras, entre outras informa??es.
?
Modalidades das Olimp?adas Escolares:
?
1. Atletismo 5. Basquetebol 9. Ciclismo
2. Futsal 6. Gin?stica R?tmica 10. Handebol
3. Jud? 7. Nata??o 11. Taekwondo
4. T?nis de Mesa 8. Voleibol 12. Xadrez
?
Apresenta??o da Atividade - Jornal Mural
?
Propor aos alunos (Grupo A e Grupo B) a constru??o de um Jornal Mural com a finalidade de informar a todos na escola/col?gio de maneira clara e objetiva sobre as modalidades esportivas presentes nas Olimp?adas Escolares, cada grupo ficar? respons?vel em pesquisar e escrever sobre as modalidades sorteadas. 
?
Para elabora??o do Jornal Mural sugerimos a leitura do artigo "O jornal mural na escola". Dispon?vel em: http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/mural.pdf acessado em: 21/05/2012
?
?
24 segundos s?o suficientes para qu??
?
Essa ? a quest?o inicial, que at? o momento n?o foi respondida. Pois para respond?-la ? necess?rio aprofundar os conhecimentos em uma modalidade espec?fica das Olimp?adas Escolares, o basquetebol.
?
Nos dias atuais, o jogo de basquetebol est? mais din?mico, necessitando, com mais prem?ncia, de decis?es r?pidas diante das a??es dos advers?rios, exigindo novas metodologias para o treinamento f?sico e inova??es para o treinamento t?cnico-t?tico, al?m de outros fatores pertinentes ao treinamento, como aspectos psicol?gicos.
?
Para isso em 2010 o Comit? Central da Federa??o Internacional de Basketball (FIBA), estabeleceu as novas regras do basquete. Com objetivo de unifica??o das diferentes regras existentes em todo o mundo. Para os campeonatos de n?vel m?dio, o tempo de regulamenta??o ? a partir de 2012, ap?s os Jogos Ol?mpicos de Londres.
?
Mas o que realmente mudou?
?
?
Aprofundando nossos conhecimentos
?
  • Atividade 2 ? Leitura de Imagens
?
Para responder a quest?o acima, os alunos dever?o pesquisar as primeiras regras do basquetebol e tamb?m as novas regras do basquete. Ap?s essa pesquisa os alunos devem identificar e comparar as imagens abaixo, apontar e justificar quais s?o as diferen?as existentes entre elas e quais s?o os personagens que fizeram e fazem parte de sua hist?ria.
?
Sugest?o para o Professor:
?
O aux?lio de imagens ? de grande valia para os que est?o se inserindo no ?mbito escolar, tendo em vista que as pessoas, ainda na idade infantil, s?o introduzidas na sociedade a partir de leituras visuais (de mundo), para, a partir delas, dar in?cio ?s textuais.
?
Para isso sugerimos a leitura do artigo - Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpreta??o de Textos, que apresenta uma discuss?o sobre g?neros visuais no desenvolvimento da compet?ncia textual com o aux?lio de imagens.
?
BETTIO, Ma?ra Althoff De. Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpreta??o de Textos. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/pedagogia/leitura-de-imagens-como-facilitadora-para-interpretacao-de-textos/ acessado em: 01/04/2012
?
Obs: as imagens podem ser visualizadas no laborat?rio de inform?tica, em televisores com entrada USB ou mesmo impressos em papel.
?
Sugest?o de roteiro para as imagens:
?
- Identifique os "personagens" nas imagens 01 e 02 e relate a rela??o deles com o basquetebol;
- Esclare?a a rela??o entre um cesto de p?ssegos na imagem 03 e um aro com rede na imagem 04;
- Aponte as principais diferen?as entre as duas bolas (imagem 05 e 06) e seu contexto hist?rico;
- Justifique as diferen?as entre a imagem 07 onde o garraf?o ? em forma de trap?zio e na imagem 08 o garraf?o ? um ret?ngulo;
- Descreva as mudan?as em rela??o entre as imagens 09 e10.
?
Ap?s a visualiza??o os alunos dever?o responder o roteiro com quest?es referentes ?s imagens apresentadas. As respostas devem ser registradas no caderno de cada aluno e posteriormente no Google Docs.
?

Imagem 01

James Naismith

Imagem 02

Oscar Schmidt

 Dispon?vel em: http://www.basketmg.com.br/wp-content/uploads/www.avizora.com_.jpg acessado em: 08/05/2012

 Dispon?vel em: http://www.canalolimpico.com.br/wp-content/uploads/2011/06/oscar-schmidt.jpg acessado em: 08/05/2012 

Imagem 3

Cesta antigo

Imagem 04

Cesta de basquetebol

Dispon?vel em: http://coach-cle.blogspot.com.br/2010/09/o-basquetebol-e-suas-caracteristicas.html acessado em: 08/05/2012 Dispon?vel em: http://www.cestadebasquete.com.br/img/fotos/foto01.jpg acessado em: 08/05/2012I

Imagem 05

Bola antiga

Imagem 06

Bola nova

 Dispon?vel em: http://www.basketmg.com.br/wp-content/uploads/early_basketball.jpg acessado em: 08/05/2012  
Dispon?vel em: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/a-historia-oficial-do-basquete.jpg acessado em: 08/05/2012 

Imagem 07

Quadra antiga

Imagem 08

Quadra atual

 Dispon?vel em: http://e8.img.v4.skyrock.net/e85/dmma22/pics/2709732124_small_2.jpg acessado em: 08/05/2012 Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/basquete.php acessado em: 08/05/2012

Imagem 09

Imagem de James Naishimit

Imagem 10

Tiago Splitter

Dispon?vel em: http://basketshow.com.br/a-historia-do-basquetebol-o-comeco/ acessado em: 08/05/2012

Dispon?vel em: http://www.lancenet.com.br/minuto/Spurs-Jazz-vitoria-avancar-playoffs_0_695330473.html acessado em: 08/05/2012

?
Professor, ap?s a leitura das imagens contextualizar com seus alunos sobre esse esporte especificamente, pois anteriormente os alunos pesquisaram as modalidades esportivas presentes nas Olimp?adas Escolares, mas entre elas o Basquetebol foi o esporte que sofreu a maior reformula??o nas regras.
 
Com objetivo visar uma regulamenta??o ?nica para todos os pa?ses, foi aprovado em abril de 2010 pelo Comit? Central da Federa??o Internacional de Basquetebol (FIBA), mudan?as nas regras o basquetebol. Essas mudan?as tornam ainda mais importante ? discuss?o do tema, para que alunos possam compreender e praticar essa modalidade respeitando as novas regras.
?
 
- Novas Regras do Basquetebol dispon?veis em: http://www.cbb.com.br/conheca_o_basquete.asp acessado em: 02/04/2012
?
Desenvolvimento da atividade: ap?s a apresenta??o das imagens os alunos dever?o dentro de seus grupos (de prefer?ncia o mesmo grupo inicial), discutir e analisar as situa??es apresentadas referentes ao roteiro.
?
?
Sugest?o de sites para pesquisa:
?
- Confedera??o Brasileira de Basquetebol ? Conhe?a o Basquete. Dispon?vel em: www.cbb.com.br/conheca_o_basquete.asp acessado em: 02/04/2012
?
- NBA Brasil ? Hist?ria do Basquete. Dispon?vel em: www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html acessado em: 02/04/2012 
?
- Portal S?o Francisco - Basquete: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/basquete.php acessado em: 02/04/2012
?
- Esportes.br101.org ? Operador de 24 segundos. Dispon?vel em: http://esportes.br101.org/basquete/regras-basquete/vinte-quatro-segundos.html acessado em: 02/04/2012
?
- Liga Nacional de Basquete ? 24 segundos. Dispon?vel em: http://lnb.com.br/territorio/novas-regras-entram-em-quadra-no-proximo-nbb/ acessado em: 02/04/2012
?
- Wikip?dia - Oscar Schmidt. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Schmidt acessado em: 02/04/2012 
?
?
Simulador de Badminton
?
No laborat?rio de inform?tica as respostas ser?o compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs. Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica, o professor pode sugerir que as respostas sejam registradas no caderno de cada aluno.
?
  • Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
?
Google Docs
Dicas importantes: 
?
O Google Docs possibilita o compartilhamento do documento com at? 200 pessoas incluindo leitores e colaboradores; no entanto, a publica??o do seu documento garante acesso sem a necessidade de um convite. 10 pessoas podem editar e/ou visualizar a qualquer momento.
?
Ao trabalhar com v?rios colaboradores ? interessante que cada um utilize uma cor para fazer suas contribui??es, dessa forma cada um saber? o que foi inserido, alterado ou exclu?do. 
DIAS, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 02/04/2012
?
?
V??deos
?
  • Atividade 3 ? Leitura de V?deos
?
De acordo com Jos? Manuel Moran, o uso do V?deo como conte?do de ensino mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema espec?fico orientando a sua interpreta??o. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens m?ltiplas, interdisciplinares.
?
Veja o artigo dispon?vel na ?ntegra em: 
?
? MORAN, Jos? Manual. O v?deo na sala de aula. Dispon?vel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012
?
Para que os alunos possam fazer essa leitura, a sugest?o ? a apresenta??o das duas partes do v?deo ?TV Escola - S?rie Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2?, que poder? ser assistido na TV da escola, no laborat?rio de inform?tica, no multim?dia, ou outros meios que permitam a visualiza??o do v?deo.
?
?
An?lise em conjunto
?
1. Assistir as duas partes do v?deo ?TV Escola - S?rie Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2?.
2. Reprisar o v?deo, colocando somente as cenas marcantes e pausar para discuss?o ap?s cada uma.
3. Solicitar que os estudantes anotem as observa??es importantes.
4. Nesse momento o Professor atua como moderador nas discuss?es, seu posicionamento dever? ser colocado no final das discuss?es para que todos tenham liberdade de argumentar.
?
Nesta metodologia o professor exibe as cenas mais importantes e as comenta junto com os alunos, a partir do que estes destacam ou perguntam. ? uma  conversa sobre o v?deo, com o professor como moderador. O professor n?o deve se o primeiro a dar a sua opini?o, principalmente em mat?rias controvertidas, nem monopolizar a discuss?o, mas tampouco deve ficar em cima do muro. Deve posicionar-se, depois dos alunos, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser (modelo ideal) e o que costuma ser
(modelo real).
?
Sugest?o de roteiro para analise dos v?deos:
?
- Comente sobre como se deu a cria??o do basquete;
- Como ? composta uma equipe de Handebol (quadra, jogadores, tempo de dura??o do jogo);
- Qual o objetivo de basquetebol e como s?o dispostas as linhas na quadra;
- Cite as posi??es b?sicas do basquete;
- Quais os benef?cios do basquetebol para o corpo;
- Comente por que o basquete ? considerado um jogo anaer?bio.
?

T?tulo: TV Escola - S?rie Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2

Ficha T?cnica:

?

Objetivo: conhecer e vivenciar o basquetebol, suas caracter?sticas e regras b?sicas; Aprender e desenvolver os fundamentos t?cnicos do basquetebol para uma pr?tica aut?noma e permanente; Desenvolver o esp?rito de companheirismo e coopera??o pr?prio das modalidades coletivas.
?
Descri??o do recurso: o v?deo contempla atividades que visam, entender a origem e cria??o da modalidade de Basquetebol, bem como suas caracter?sticas (f?sicas, t?cnicas e t?ticas), varia??es (esportes que se originaram do basquetebol) e possibilidades de utiliza??o no cotidiano (como lazer, exerc?cio f?sico regular e pr?tica competitiva).  
Data de publica??o: 2012-02-16

?

TV Escola - S??rie Atividade - Basquetebol Tv Escola - Basquetebol
?
?
Parte 1 - Tamanho: 41.77Mb
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
?
?
Parte 2 - Tamanho: 46.73Mb
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
?
?
?
Atividades Pr??ticas
?
  • Atividade 4 ? Vivencia dos fundamentos do Basquetebol
?
Para a realiza??o das atividades/vivencias pr?ticas ? necess?rio a leitura do Guia do Professor referente aos v?deos TV Escola - S?rie Atividade - Basquetebol - parte 1 e parte 2, que est?o anexados juntos com os v?deos para download.
?
Realizar as cinco aulas listadas abaixo e propostas nos textos da TV Escola:
?
Aula 1 ? dom?nio de corpo, empunhadura e manejo de bola;
Aula 2 ? os passes do basquetebol:
Aula 3 ? os arremessos do basquetebol;
Aula 4 ? bandeja e rebote;
Aula 5 ? utiliza??o dos fundamentos em situa??es de jogo.
?
Sugest?o: ao final das atividades pr?ticas, problematizar sobre poss?veis dificuldades encontradas na pr?tica dos fundamentos e levantar poss?veis adapta??es as mesmas a fim de torn?-las mais acess?veis e menos excludentes para a aula.
?
aplica??o da realidade
?
Ap?s realizar as atividades na quadra ou no p?tio, que tal sentar com os alunos e propor uma socializa??o dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas sobre a evolu??o do basquetebol, bem como as atividades de leitura de diferentes objetos de aprendizagem como as imagens e os v?deos.
?
Para finalizar esse debate pe?a aos alunos que relatem como foi vivenciar alguns fundamentos desse esporte. Esse momento ? muito importante, pois atrav?s dessa socializa??o com os alunos o professor pode fazer um diagn?stico se conseguiu atingir de forma satisfat?ria seus objetivos, principalmente ao retomar as perguntas iniciais: ?Mas o que realmente mudou"? "24 segundos s?o suficientes para qu?"?
?
Realizado o fechamento do Jornal Mural, cada equipe deve apresent?-lo de forma expositiva para a turma e para o professor. Discursando sobre as modalidades das olimp?adas Escolares pesquisadas, levantando suas principais caracter?sticas. Devem deixar um espa?o aberto para questionamentos dos outros alunos e tamb?m do professor. Ap?s a apresenta??o a sugest?o ? expor o trabalho final no mural da escola/col?gio. Durante essa conversa focando em todos os conte?dos trabalhados com todos os alunos, tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que ficou com d?vidas para alguns alunos e retomar o tema caso julgue necess?rio.

Recursos Complementares

Sugest?o de sites para pesquisa:
?
  • Confedera??o Brasileira de Atletismo. Dispon?vel em: www.cbat.org.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Badminton. Dispon?vel em: www.badminton.org.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Basquete. Dispon?vel em: www.cbb.com.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Ciclismo. Dispon?vel em: www.cbc.esp.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Futsal. Dispon?vel em: www.cbfs.com.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Gin?stica. Dispon?vel em: www.cbginastica.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confedera??o Brasileira de Handebol. Dispon?vel em: www.brasilhandebol.com.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Jud?. Dispon?vel em: www.cbj.com.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Lutas. Dispon?vel em: www.cbla.com.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Nata??o. Dispon?vel em: www.cbda.org.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Taekwondo. Dispon?vel em: www.cbtkd.com.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de T?nis de Mesa. Dispon?vel em: www.cbtm.org.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de V?lei. Dispon?vel em: www.cbv.com.br acessado em: 02/04/2012
  • ?
  • Confedera??o Brasileira de Xadrez. Dispon?vel em: www.cbx.org.br acessado em: 02/04/2012

?

Sugest?o de v?deos:

Avaliação

- A avalia??o deve se caracterizar como um processo cont?nuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizar? e reorganizar? o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educa??o F?sica do Paran?, pg.77)

- Para a avalia??o dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avalia??o de acordo com cada atividade proposta.

- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participa??o no debate, as d?vidas ou respostas dos mesmos.
?
- Apresenta??o dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organiza??o, a forma de apresenta??o individual e coletiva.
?
- Durante as atividades pr?ticas verificar as din?micas de cria??o de jogos, a socializa??o bem como a participa??o e a contribui??o no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.