ROS?NGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
? Identificar alguns aspectos hist?ricos do basquetebol desde sua origem, sua evolu??o e modifica??o das regras ao passar do tempo;
? Conhecer as regras atuais do basquetebol aprovadas pelo Comit? Central FIBA em 2010;
? Vivenciar a pr?tica dos fundamentos do basquetebol;
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Vamos iniciar a aula apresentando aos alunos cada momento e os assuntos que ser?o abordados.
1. Atletismo | 5. Basquetebol | 9. Ciclismo |
2. Futsal | 6. Gin?stica R?tmica | 10. Handebol |
3. Jud? | 7. Nata??o | 11. Taekwondo |
4. T?nis de Mesa | 8. Voleibol | 12. Xadrez |
- Identifique os "personagens" nas imagens 01 e 02 e relate a rela??o deles com o basquetebol; |
- Esclare?a a rela??o entre um cesto de p?ssegos na imagem 03 e um aro com rede na imagem 04; |
- Aponte as principais diferen?as entre as duas bolas (imagem 05 e 06) e seu contexto hist?rico; |
- Justifique as diferen?as entre a imagem 07 onde o garraf?o ? em forma de trap?zio e na imagem 08 o garraf?o ? um ret?ngulo; |
- Descreva as mudan?as em rela??o entre as imagens 09 e10. |
|
Dicas importantes:
?
O Google Docs possibilita o compartilhamento do documento com at? 200 pessoas incluindo leitores e colaboradores; no entanto, a publica??o do seu documento garante acesso sem a necessidade de um convite. 10 pessoas podem editar e/ou visualizar a qualquer momento.
?
Ao trabalhar com v?rios colaboradores ? interessante que cada um utilize uma cor para fazer suas contribui??es, dessa forma cada um saber? o que foi inserido, alterado ou exclu?do.
|
DIAS, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 02/04/2012 |
T?tulo: TV Escola - S?rie Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2 Ficha T?cnica: ?
Objetivo: conhecer e vivenciar o basquetebol, suas caracter?sticas e regras b?sicas; Aprender e desenvolver os fundamentos t?cnicos do basquetebol para uma pr?tica aut?noma e permanente; Desenvolver o esp?rito de companheirismo e coopera??o pr?prio das modalidades coletivas.
?
Descri??o do recurso: o v?deo contempla atividades que visam, entender a origem e cria??o da modalidade de Basquetebol, bem como suas caracter?sticas (f?sicas, t?cnicas e t?ticas), varia??es (esportes que se originaram do basquetebol) e possibilidades de utiliza??o no cotidiano (como lazer, exerc?cio f?sico regular e pr?tica competitiva).
Data de publica??o: 2012-02-16
? |
|||
|
?
?
|
||
Parte 1 - Tamanho: 41.77Mb
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
?
?
|
Parte 2 - Tamanho: 46.73Mb
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
|
?
Sugest?o de v?deos:
- A avalia??o deve se caracterizar como um processo cont?nuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizar? e reorganizar? o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educa??o F?sica do Paran?, pg.77)
- Para a avalia??o dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avalia??o de acordo com cada atividade proposta.