Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Contextualiza??o |
?
Identificar os elementos musicais que caracterizam o Choro.
Conhecer os principais m?sicos, instrumentistas, cantores e compositores destes ritmos e sua contribui??o para a forma??o da m?sica brasileira.
Desenvolver o esp?rito investigativo, pesquisando sobre grupos de choro da sua cidade.
Conhecer as diversas formas de express?o de um tema ou ideia contextualizando as diversas ?reas de arte.
A contribui??o dos povos europeus, ind?gena e africano na m?sica brasileira e no??es b?sicas sobre os instrumentos utilizados na m?sica brasileira.
?
A combina??o dos ritmos e elementos musicais dos povos ind?gena, europeu e africano propiciou o surgimento dos primeiros ritmos brasileiros como a polca lundu, polca brasileira, o tango brasileiro, o maxixe que contribu?ram para o surgimento do Choro.
?
Professor comente com seus estudantes:
?
Vamos assistir duas apresenta??es:
?
?
Em seguida o professor definir? o Choro (Professor veja mais sobre este conte?do em recursos complementares)
?
O Choro originalmente era uma maneira ?abrasileirada? de tocar as dan?as europeias trazidas pela Fam?lia Real em 1808, como valsa, polca, schotisch, quadrilha e outros. Os grupos musicais que tocavam estes estilos chamavam-se Chor?es. Pixinguinha com sua forma de tocar, arranjar e orquestrar fez com que o Choro passasse de uma forma de tocar para um g?nero musical. ? importante salientar que continuam existindo grupos musicais tocando Choro nos dias atuais.
?
A roda de Choro.
?
A Roda de Choro consiste em um grupo de instrumentistas reunidos em c?rculo, onde todos interagem tocando em conjunto. Os m?sicos pertencem a diversas faixas et?rias, classes sociais, por?m estas diferen?as desaparecem nestes encontros musicais. Uma das caracter?sticas da Roda de Choro ? a liberdade musical para se fazer improvisos criativos e acompanhamentos de alto n?vel. Essa liberdade possui v?rias denomina??es como ?ginga?, ?sotaque?, ?mal?cia? variando de acordo com diferentes autores.
Apresente esta imagem dos instrumentos musicais mais tradicionais do Choro como: cavaquinho, flauta transversal, pandeiro, viol?o de 6 e 7 cordas.
FONTE: ARTE VIOLONISTA. Instrumentos musicais do choro. Dispon?vel em: http://recantodochorinho.50webs.com/imagens/Instrumentos_choro.jpg acesso em 04/04/2012
?
Descri??o da Imagem de alguns instrumentos utilizados no CHORO, da esquerda para a direita:
viol?o de 7 cordas,
viol?o de 6 cordas,
bandolim,
flauta transversal,
cavaquinho,
pandeiro.
?
?
Ser? apresentado o v?deo sobre Chorinho (Brasilidade) que est? abaixo. Oriente o aluno para que ele preste aten??o nos depoimentos a fim de anotar o que ele achou mais relevante na hist?ria do Choro. Pe?a tamb?m para eles anotarem os instrumentos musicais. Se for necess?rio passe o v?deo mais de uma vez.
?
?
Objetivo: Investigar sobre as origens do chorinho
Descri??o: Apresenta v?deo sobre o chorinho e suas origens. G?nero tipicamente brasileiro, o chorinho foi originado do improviso, da maneira pr?pria dos artistas brasileiros de tocar os ritmos vindos da Europa, como a polca, por exemplo. O v?deo apresenta o depoimento de v?rios artistas e estudiosos do tema
Dura??o: 4 min, 30s.
Autor: TV C?mara
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29048
?
Agora que vimos alguns depoimentos sobre o Choro, produza um texto comentando e apontando pontos importantes que voc? considerou na fala dos entrevistados e liste o nome dos instrumentos musicais que voc? identificou. Ap?s, re?na-se em grupo e compare as anota??es realizando um pequeno debate sobre o tema.
?
?
Dividir a turma em 6 grupos e propor uma pesquisa sobre a vida e obra dos principais m?sicos do Choro, para ser apresentada ? turma utilizando recursos multim?dia com v?deos e ?udios.
Grupo 1 : pesquisa sobre a vida e obra de Chiquinha Gonzaga.
Grupo 2: Pesquisa sobre a vid e obra de Ernesto Nazareth.
Grupo 3: Pesquisa sobre a vida e obra de Pixinguinha.
Grupo 4: Pesquisa sobre a vida e obra de Jacob do Bandolim.
Grupo 5: Pesquisa sobre a vida e obra de Waldir Azevedo
Grupo 6: Pesquisa sobre m?sicos da atualidade que tocam Choro: Joel Nascimento, Luciana Rabello, Paulinho da Viola, etc
(Se houver grupos de Choro em sua cidade, a pesquisa n?mero 6 poder? ser sobre eles, ou ainda, num outro momento, levar a turma para assistir a este grupo de choro da cidade ou convid?-los para se apresentarem em sua escola, a fim de que os alunos tamb?m valorizem os artistas locais.)
?
Sites para auxiliar na pesquisa sobre o tema:
Chiquinha Gonzaga dispon?vel em: http://www.chiquinhagonzaga.com/ acesso em 04/04/2012
Ernesto Nazareth dispon?vel em: http://www.ernestonazareth.com.br/ acesso em 04/04/2012
Pixinguinha dispon?vel em: http://almanaque.folha.uol.com.br/pixinguinha.htm acesso em 05/04/2012
Jacob do Bandolim dispon?vel em: http://www.jacobdobandolim.com.br/jacob/ acesso em 05/04/2012
Waldir Azevedo dispon?vel em: http://www.waldirazevedo.com.br/ acesso em 05/04/2012
?
Esta atividade tem por objetivo fazer rela??o com outras ?reas art?sticas, no caso as artes visuais, para que o aluno perceba que a arte pode se manifestar em diversas formas de express?o sobre um mesmo tema.
Pesquisar obras de arte que representam o Choro.
?
Para esta pesquisa, o professor levar? os alunos para o laborat?rio de inform?tica para abrirem o site Google-imagens, partindo do nome do artista. Surgir?o diversas imagens das obras e os alunos poder?o escolher as que representam o Choro. Pode-se ainda pedir que o aluno pesquise e escolha a sua imagem do seu computador em casa, se n?o houver laborat?rio de inform?tica em sua escola. Quando ele escolher a imagem ir? imprimi-la para poder reproduzir. Esta reprodu??o pode ser feita no papel de seda, carbono ou a olho nu, segundo op??o do aluno.
Vamos fazer uma reprodu??o de uma destas obras estudadas num tamanho A4 em papel cart?o, ou num papel tipo canson colado numa superf?cie mais dura (papel?o). Em seguida, corta-se a imagem em diversas partes de mesmo tamanho compondo um quebra-cabe?a. Este trabalho pode ser realizado em dupla ou trio, ap?s fazerem a obra e dividi-la, trocar com a outra equipe para que eles possam montar o quebra-cabe?a e identificar a obra.
Sugest?o de artistas para serem pesquisados: Candido Portinari, Caryb?, Heitor dos Prazeres.
Para melhor fundamentar a hist?ria do Choro e dos principais m?sicos deste g?nero, deixaremos refer?ncias bibliogr?ficas que poder?o auxiliar o professor:
CAZES, Henrique. Choro: Do Quintal ao Municipal. 4? edi??o, Ed.34, S?o Paulo, 2010.
DINIZ, Andr?. Almanaque do Choro: A Hist?ria do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Ed. Zahar. Rio de Janeiro, 2008.
DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga :uma hist?ria de vida. 3? edi??o. Rio de Janeiro. Ed. Rosa dos Tempos, 1999.
DREYFUS, Dominique e outros. Ra?zes Musicais do Brasil, Sesc Rio de Janeiro, 2005.
Ser? avaliado o processo de produ??o e desenvolvimento das atividades propostas, bem como o resultado final.
?
Instrumentos de avalia??o
Avalia??o escrita (individual) produ??o de texto dissertativo.( atividade 1)
Pesquisa e apresenta??o utilizando recursos de multim?dia.( avalia??o em grupo) ? resultados da atividade 2.
Atividade de desenho e montagem de quebra-cabe?a ( produ??o em grupo)
?
Crit?rios de Avalia??o
Identificar os instrumentos musicais do Choro e compreender o processo de forma??o do choro brasileiro.
Capacidade de organizar dados para apresenta??o em multim?dia.
Conhecer os principais m?sicos e compositores de Choro, inclusive os da atualidade.
Capacidade de organizar informa??es e desenvoltura na apresenta??o para a turma.
Capacidade de express?o de suas ideias por meio do desenho, relacionando com a realidade da cultura brasileira na atualidade.