Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Jogos: Valores culturais |
MOMENTO 1
?
Atividade 1 ? (Re)conhecendo os golpes girat?rios:
O professor dever? iniciar a aula questionando se os alunos conhecem golpes girat?rios da capoeira. Caso conhe?am, ele poder? pedir ? alguns alunos que demonstrem ou expliquem como se executa esse tipo de golpe. Al?m disso, tamb?m ser? importante que o professor motive a compara??o entre golpes girat?rios e golpes frontais. Em seguida, o professor dever? exibir o v?deo que cont?m imagens :
?
?
Neste momento, ele dever? pedir para que os alunos se atentem ? execu??o dos golpes girat?rios, buscando estabelecer compara??es destes tipos de golpes e tamb?m dos golpes frontais. ? importante que o professor resgate coloca??es feitas pelos alunos no momento anterior ? exibi??o do v?deo. Ser? importante tamb?m esclarecer aos alunos que os golpes a serem experimentados ainda nesta aula t?m em comum a caracter?stica de serem girat?rios e que isto implica no aumento do grau de complexidade tanto em sua execu??o, quanto para sua defesa. Isto acontece porque, com o movimento girat?rio, estes golpes ganham maior amplitude e mais pot?ncia.
?
Atividade 2 ? Experimentando os golpes girat?rios:
Os alunos dever?o experimentar os movimentos girat?rios. Inicialmente isto ocorrer? individualmente, tomando como base o movimento da ginga. Posteriormente, os alunos dever?o se organizar em duplas. Eles dever?o executar o movimento ao pedido do professor. O professor poder? utilizar um atabaque ou um pandeiro para realizar o pedido de execu??o dos golpes. A cada momento um aluno executa o golpe, enquanto o outro aluno deve se esquivar. As duplas dever?o experimentar os golpes explorando tanto o lado direito quanto o lado esquerdo de seus corpos. A inten??o com esta atividade ? que os alunos busquem se apropriar dos movimentos observados durante a atividade anterior. Para tanto, ? importante que o professor assista anteriormente ao v?deo com a execu??o dos golpes (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WQNpymMvjdQ&NR=1&feature=endscreen) e se atente ? descri??o t?cnica dos mesmos:
Armada: O movimento ? realizado com um dos p?s no ch?o. Com o tronco ereto e girando, a outra perna faz um movimento girat?rio at? que retorne ? posi??o de base da ginga.
Meia lua de compasso ou rabo-de-arraia: Este movimento pode ser realizado tocando uma ou as duas m?os no ch?o. O corpo do fica pr?ximo ? perna sobre a qual est? apoiado. A outra perna faz um movimento girat?rio buscando maior amplitude e altura poss?vel.
Queixada: Na posi??o de base da ginga o capoeirista deve girar at? que suas pernas fiquem paralelas (de lado para o advers?rio). A perna mais pr?xima de seu companheiro de jogo realiza um movimento de giro de dentro para fora. A parte que deve atingir o advers?rio ? a lateral externa do p?.
?
Atividade 3 ? Aumentando a complexidade e a intencionalidade do jogo de capoeira:
O professor dever? organizar com a turma uma pequena roda. A m?sica ainda ser? oferecida a partir de um aparelho de som.
Sugest?o de site para escolha da trilha sonora: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3
Nesta roda, os alunos poder?o aplicar mais livremente os movimentos j? experimentados. ? importante que os alunos percebam a espiralidade do acervo de movimentos. Nesse sentido, eles devem ser estimulados a trocar de dupla em todo novo jogo. Esta estrat?gia ser? importante para que o aluno perceba que a cada novo jogo ? necess?ria uma nova escolha de movimentos, readaptando-os em busca do ritmo e da harmonia no jogo.
?
MOMENTO 2: Floreando a luta
Atividade 1 - Apresenta??o de alguns floreios da capoeira:
Esta atividade parte do conhecimento que a turma tem a respeito dos floreios da capoeira. Para tanto, o professor deve iniciar este encontro com a seguintes quest?es:
O professor dever? abordar a quest?o da intencionalidade do floreio. Desta maneira, ele deve esclarecer que antes esses movimentos eram mecanismos utilizados pelos escravos para disfar?ar a luta capoeira, fazendo com que ela parecesse uma dan?a. Para al?m da fun??o de disfarce, os movimentos de floreio foram, e ainda s?o, importantes recursos durante o jogo/dan?a/luta de capoeira. Ele pode ser uma finta para um golpe. Assim, utilizando o recurso do contra golpe, o capoeirista pode associar dois movimentos (um floreio e um golpe). Ampliando ainda a compreens?o do papel dos floreios, ? importante frisar que eles s?o extremamente importantes na plasticidade e harmonia do jogo de capoeira.
O professor dever? exibir o v?deo de demonstra??o de floreios (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WcJs4laDZVM&feature=related). Al?m deste v?deo, o professor dever? apresentar alguns v?deos da execu??o de outros floreios aos alunos. Durante esta execu??o os alunos ser?o estimulados a experimentarem os movimentos livremente.
Sugest?o de floreios:
A?. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related
A? agulha. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel
Rolamento para frente. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo
Revers?o da meia lua de compasso. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded
Mortal para tr?s. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded
Arco para tr?s. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded
Parada de m?os. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!
Rel?gio. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg
S dobrado. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs
Beija flor. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec
Quipe de nuca. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded
Pi?o de m?o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded
Macaco. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded
Queda de rins. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded
?
Atividade 2: Preparando a pesquisa:
A partir dos floreios apresentados na aula e das quest?es iniciais deste encontro, os alunos dever?o ser estimulados a realizar uma pesquisa relacionando esses movimentos ?s seguintes manifesta??es: capoeira, gin?stica art?stica e hip hop. Os alunos ser?o estimulados a buscar informa??es e estabelecer aproxima??es e/ou distanciamentos. Esta pesquisa dever? ser orientada a partir do seguinte roteiro:
?
ROTEIRO PARA A PESQUISA:
CAPOEIRA, HIP HOP, BEACK E GIN?STICA ? APROXIMA??ES E DISTANCIAMENTOS
A partir dos floreios e das quest?es discutidas durante a aula, voc?s devem realizar uma pesquisa relacionando esses movimentos ?s seguintes manifesta??es: capoeira, gin?stica art?stica e hip hop. Floreios apresentados durante a aula e endere?os eletr?nicos com os v?deos da sua execu??o:
?
A?. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related
A? agulha. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel
Rolamento para frente. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo
Revers?o da meia lua de compasso. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded
Mortal para tr?s. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded
Arco para tr?s. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded
Parada de m?os. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!
Rel?gio. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg
S dobrado. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs
Beija flor. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec
Quipe de nuca. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded
Pi?o de m?o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded
Macaco. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded
Queda de rins. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded
Voc?s devem buscar informa??es e estabelecer aproxima??es e/ou distanciamentos entre essas manifesta??es e os movimentos estudados. Selecionem imagens que demonstrem esses movimentos tamb?m na gin?stica e no hip hop. Selecionem tamb?m a trilha sonora que esses movimentos s?o executados. Al?m disso, esperamos que voc?s tomem como base para a pesquisa sobre cada um dos movimentos os seguintes questionamentos:
? Al?m da capoeira, em qual outra manifesta??o corporal (gin?stica art?stica e hip hop) este movimento ocorre?
? Qual o objetivo deste movimento em cada manifesta??o (gin?stica art?stica e hip hop) na qual ele ocorre? Ele muda alguma caracter?stica/t?cnica de execu??o? Qual?
? Em que ambiente os praticantes destas modalidades treinam esse movimento? Existe equipamento de seguran?a?
? Que tipo de t?cnica ? utilizada para o aprendizado desse movimento em cada uma das modalidades?
?
MOMENTO 3: Pesquisando e experimentando, experimentando e pesquisando a capoeira
?
Atividade 1 - Apresenta??o e algumas viv?ncias dos resultados da pesquisa
Parte-se da apresenta??o oral dos resultados encontrados pelos alunos. Esta apresenta??o propiciar? a discuss?o e o confronto das informa??es coletadas, tendo como base as quest?es norteadoras da pesquisa. Feito isto, ser? realizada a montagem de um painel ilustrativo sobre as quest?es investigadas. A partir dos movimentos ilustrados pelo painel, os alunos ter?o um momento de explora??o/experimenta??o desses movimentos de forma livre e utilizando a trilha sonora por eles selecionada.
?
Atividade 2 ? Uma nova experi?ncia:
Nesta atividade o professor dever? resgatar as experi?ncias anteriores dos alunos com a capoeira. Tendo em vista a espiralidade da aprendizagem, a turma j? passa a ter condi??es de compreender os diferentes elementos do jogo/luta/dan?a denominada capoeira. Neste sentido, o professor dever? retomar a parceria com a disciplina Hist?ria e M?sica e Inform?tica.
O foco da pesquisa ? ainda a intencionalidade dos movimentos da capoeira. Por?m, neste momento, busca-se a sua rela??o com o per?odo hist?rico. Para tanto, ser? proposto que os alunos pesquisem imagens e/ou fragmentos de v?deos on line que demonstrem diferentes intencionalidades envolvendo um mesmo movimento corporal e sua rela??o com o per?odo hist?rico do qual faz parte. O resultado desta pesquisa ser? compartilhado na aula subsequente e servir? como base para outras possibilidades de viv?ncia dos movimentos durante a dramatiza??o.
Na busca on line o professor de inform?tica dever? trabalhar em parceria com o professor de Educa??o F?sica. Nesse sentido, o professor de Educa??o F?sica ter? o papel de sugerir palavras/express?es chave para que os alunos possam iniciar sua busca. O papel do professor de inform?tica ser? o de apresentar diferentes ferramentas de busca on line, bem como o refinamento dessas express?es chave, para que os alunos consigam explorar ao m?ximo a ferramenta digital. Para al?m disso, este professor ainda poder? explorar o tratamento das imagens selecionadas, bem como quest?es relacionadas ? resolu??o das imagens, entre outras quest?es.
Sugest?es de palavras chave que tratem sobre cada ?poca estudada:
A pesquisa ser? realizada dividindo a turma em quatro grandes grupos. Cada grupo ficar? respons?vel pelo estudos/pesquisa de um per?odo hist?rico da capoeira. Os per?odos ser?o assim divididos pelo professor: per?odo da escravid?o, per?odo em que a capoeira era proibida no c?digo penal brasileiro, per?odo auge da capoeira na d?cada de 1990 e per?odo atual. Al?m das imagens/fragmentos de v?deos on line, os alunos dever?o apresentar no pr?ximo encontro a dramatiza??o de um jogo de capoeira que retrate as quest?es pertinentes ? ?poca estudada. Para a elabora??o deste jogo a ser dramatizado, os alunos dever?o tomar como referencial a pesquisa de imagens e fragmentos de v?deos.
Esta atividade retoma a parceria com as disciplinas hist?ria, geografia, portugu?s, inform?tica, artes e m?sica. Os alunos devem ser informados que os resultados de sua pesquisa, bem como da dramatiza??o ser?o apresentados para toda a turma e para os professores das disciplinas envolvidas. A seguir, a sugest?o de um roteiro para a pesquisa:
?
ROTEIRO PARA A PESQUISA EM GRUPO
CAPOEIRA: MOVIMENTO, INTENCIONALIDADE, A RELA??O ENTRE O PER?ODO HIST?RICO E OS MOVIMENTOS CORPORAIS
Para a realiza??o de nossa pesquisa, voc?s dever?o investigar um per?odo hist?rico da capoeira (marcar um X sobre o per?odo que seu grupo dever? estudar):
Para tanto, espera-se que voc?s tomem como base os seguintes pontos de reflex?o:
Pesquisem imagens e/ou fragmentos de v?deos on line que demonstrem diferentes intencionalidades com um mesmo movimento corporal e sua rela??o com o per?odo hist?rico do qual fazem parte. Para a busca on line sugerimos as seguintes palavras-chave:
Al?m das imagens/fragmentos de v?deos on line, voc?s dever?o apresentar no pr?ximo encontro a dramatiza??o de um jogo de capoeira que retrate as quest?es pertinentes ? esta ?poca. Para a elabora??o deste jogo a ser apresentado, voc?s dever?o tomar como referencial a pesquisa de imagens e fragmentos de v?deos. Nesse sentido, ? importante lembrar que os resultados de sua pesquisa, bem como da dramatiza??o ser?o apresentados para toda a turma e para os professores das disciplinas envolvidas (hist?ria, geografia, portugu?s, inform?tica, artes e m?sica) em nosso pr?ximo encontro.
Uma boa sugest?o de site para o in?cio da pesquisa ? o ?frica portal do professor. Dispon?vel em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
?
MOMENTO 4: Jogando, dan?ando e lutando a/pela capoeira - da pesquisa ? dramatiza??o, a capoeira incorporada
?
Parte-se da apresenta??o oral dos resultados de cada grupo. Ap?s as reflex?es, os grupos devem seguir com as dramatiza??es que ainda dir?o muito dessas apresenta??es. Prop?e-se ainda um momento final de discuss?o acerca dos resultados das dramatiza??es, refletindo sobre o processo de pesquisa e incorpora??o deste per?odo estudado, bem como do recorte selecionado pelo grupo para interpretar.
O professor dever? problematizar as seguintes quest?es:
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - S?rie Atividade - Capoeira - parte 2 | V?deo |
?frica portal do professor. Dispon?vel em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Site para escolha da trilha sonora. Dispon?vel em: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3
Demonstra??o de floreios. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WcJs4laDZVM&feature=related
Tutorial para o A?. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Nrm3mLsYUo0&feature=related
Tutorial para o A? agulha. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=c2C2beKh2D4&feature=fvwrel
Tutorial para o Rolamento para frente. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zEB5EijrMpo
Tutorial para a Revers?o da meia lua de compasso. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QlEX--3Xs5Y&feature=player_embedded
Tutorial para o Mortal para tr?s. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ae0_Z8nRnII&feature=player_embedded
Tutorial para o Arco para tr?s. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Tr9z5eOuXCE&feature=player_embedded
Tutorial para a Parada de m?os. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=R7y-3eb5SOg&feature=player_embedded#!
Tutorial para o Rel?gio. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hJIAE7w8sCg
Tutorial para o S dobrado. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DDdghqFk8hs
Tutorial para o Beija flor. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=m2vCD7ALGec
Tutorial para o Quipe de nuca. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=luVsWbU7r-E&feature=player_embedded
Tutorial para o Pi?o de m?o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UYnwIsmDvyI&feature=player_embedded
Tutorial para o Macaco. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tUK70WMOZLs&feature=player_embedded
Tutorial para a Queda de rins. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ONHacRtSMIY&feature=player_embedded
A avalia??o ser? processual. O professor dever? considerar que a cada atividade a complexidade das atividades foram maiores.
A avalia??o inicial ser? sobre a observa??o da capacidade de estabelecer compara??es entre os golpes frontais e girat?rios, bem como da utiliza??o do acervo de movimentos durante as situa??es de jogo livre. Nesta observa??o o professor dever? observar se o aluno ? capaz de agregar ? execu??o do movimento uma intencionalidade no jogo, para al?m da execu??o aleat?ria.
Outro ponto interessante para ser avaliado ? a capacidade desses alunos em estabelecer aproxima??es e/ou distanciamentos entre os movimentos de floreio da capoeira e das manifesta??es de gin?stica art?stica e hip hop.
O professor poder? avaliar com um maior grau de complexidade a compreens?o te?rica e a incorpora??o (no sentido de trazer para o corpo), a partir da ?ltima atividade de pesquisa, quando os alunos apresentar?o suas observa??es fazendo um link entre os movimentos corporais da capoeira e o per?odo hist?rico, tanto a partir do relato da pesquisa, quanto a partir da dramatiza??o.