Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um debate sobre a Hidrel?trica de Belo Monte

Autor e Co-autor(es)

Thiago Gerheim de Andrade imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A constru??o da Hidrel?trica de Belo Monte no estado do Par? tem gerado muita diverg?ncia entre governo federal e ambientalistas. Esta aula ter? ,portanto, o objetivo de identificar pr?s e contras para a realiza??o do projeto, dando condi??es para que os alunos possam avaliar a situa??o e defender sua posi??o utilizando como recurso um J?ri Simulado. Ser? tamb?m explorado nesta aula o poder e influ?ncia da m?dia em um assunto t?o pol?mico.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter sido trabalhado com o aluno  o contexto referente ? matriz energ?tica brasileira

Estratégias e recursos da aula

ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor, esta aula ser? composta pela exibi??o de dois v?deos referentes ao tema e por conseguinte a forma??o de um J?ri Simulado. Portanto torna-se necess?ria a compreens?o de como este recurso acontece em uma sala de aula.

?

AULA 1

?

momento 1: O professor dever? introduzir o debate por meio do v?deo sobre o projeto da Usina de Belo Monte. O v?deo chama-se Belo Monte no rio Xingu. Terceira maior usina hidrel?trica de energia limpa e renov?vel do mundo. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=VqOFGVhUDHo&feature=related (acessado em 17/08/2012)

Ap?s a apresenta??o do v?deo levante alguns questionamentos aos alunos, tais como:

  • J? ouviram falar no projeto da Hidrel?trica de Belo Monte no estado do Par?? 
  • Qual a sua opini?o sobre tudo isso?

?

momento 2: Ap?s os coment?rios do alunos sobre a hidrel?trica dever? ser apresentado aos alunos os dois v?deos, que seguem abaixo:

v?deo 1: Movimento Gota D'?gua - http://www.youtube.com/watch?v=xj46iN-0-C8&feature=fvst (acessado em 17/08/2012)

v?deo 2: Verifique os fatos - Belo Monte - http://www.youtube.com/watch?v=feG2ipL_pTg (acessado em 17/08/2012)

Ap?s a apresenta??o dos v?deos abrir um debate com os alunos referentes ao que foi apresentado. Deixe que eles participem bastante tecendo suas opini?es sobre o assunto.

?

AULA 2

?

momento 1: Apresentar aos alunos a reportagem da revista veja de 07 de dezembro de 2011 (p?ginas 140 a 146), onde ? discutido sobre a repercuss?o dos dois v?deos assistidos na aula anterior.

Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx (acessado em 17/08/2012)

?

momento 2: Use o texto da revista para criar um novo momento de debate agora voltado para a influ?ncia que a m?dia tem sobre a opini?o das pessoas. E tamb?m liste no quadro os principais argumentos de defesa ? constru??o da usina e principais argumentos de defesa ? n?o continuidade da obra. Estes argumentos dever?o ser escritos no quadro ? medida que os alunos forem dando suas opini?es. 

?

momento 3:

  • Propor e explicar a proposta do J?ri Simulado aos alunos. Este servir? como metodologia de trabalho para que os pr?prios alunos possam, por meio de argumentos, julgar a viabilidade ou n?o de execu??o do projeto Hidrel?trica de Belo Monte no Par?. 
  • Explicar que a fun??o do J?ri e dos advogados deve ser pautada em argumentos s?lidos (por isso a pesquisa e a coleta de fontes deve ser realizada pelo grupo) a acusa??o e defesa N?O podem passar suas informa??es uns para os outros e muito menos para o j?ri.
  • A seriedade e a caracteriza??o ser?o observadas no momento de compor o tribunal.
  • Indicar que os alunos assistam os v?deos abaixo para entenderem e se prepararem para a realiza??o do J?ri Simulado:

?

v?deo 1 - J?ri simulado turma LIII - Direito PUCCAMP (parte I)  http://www.youtube.com/watch?v=8SGGndI8eyo (acessado em 17/08/2012)

v?deo 2 - J?ri simulado turma LIII - Direito PUCCAMP (parte II) - http://www.youtube.com/watch?v=2D64KpHzHsU (acessado em 17/08/2012)

?

momento 4: Sorteio das fun??es a serem ocupadas no j?ri.

O Juiz ser? o professor

Sortear 5 alunos para compor o J?ri;

Sortear 4 alunos para serem os advogados (2 para acusa??o e 2 pra defesa) 

Sortear 8 alunos para serem testemunhas (4 de acusa??o 4 de defesa)

Aqueles que sobrarem ser?o tamb?m sorteados para compor a equipe de acusa??o e defesa.

?

momento 5: Ap?s cada aluno saber sua fun??o dever?o se organizar em pesquisar material para formularem argumentos que enrique?am sua capacidade de argumenta??o. Eles poder?o utilizar v?deos da internet, fotografias, relatos dos envolvidos obtidos atrav?s de revistas e/ou jornais.

?

momento 6: Explicar aos alunos como a atividade vai acontecer

?

ROTEIRO DO J?RI SIMULADO:

?

Juiz e J?ri introduzem o caso.

Advogado de acusa??o - discurso de abertura.

Advogado de defesa - discurso de abertura.

Testemunhas de acusa??o (podem ser selecionadas quantas o grupo quiser) - responde primeiro a acusa??o e depois a defesa/ J?ri pode perguntar

Testemunha de defesa (podem ser selecionadas quantas o grupo quiser) - responde primeiro a defesa e depois a acusa??o/ J?ri pode perguntar

Advogado de acusa??o - segundo discurso (J?ri pode perguntar)

Advogado de defesa - segundo discurso (J?ri pode perguntar)

Pergunta do J?ri para a acusa??o e defesa (essa pergunta ser? feita para cada bloco de testemunhas) - A pergunta ser? ouvida e respondida na hora

Acusa??o d? o depoimento final (J?ri, n?o pergunta)

Defesa d? o depoimento final (J?ri n?o pergunta)

Cada integrante do J?RI responde a ficha, em seguida anunciam o veredito

Juiz anuncia se o caso foi absolvido ou condenado

?

CRIT?RIO DE AVALIA??O DO J?RI:

?

1. Est?o respondendo as perguntas sem fugir do assunto?

DEFESA (  ) sim (   ) n?o

ACUSA??O (   ) sim (   ) n?o

2. Est?o sendo contradit?rios ou est?o firmes com suas ideias?

Acusa??o:

Defesa:

3. Avalia??o das testemunhas (dificuldade em responder ou facilidade, sendo contradit?ria ou n?o. etc) - avaliar quantas existir

TESTEMUNHA DE ACUSA??O:

TESTEMUNHA DE DEFESA: 

4. Avalia??o dos argumentos:

Acusa??o:

Defesa:

5. Decis?o final

(   ) ACUSA??O

(   ) DEFESA

?

AULA 3

?

momento 1: Nesta aula ir? acontecer o J?ri simulado. Caber? ao professor que estar? na fun??o de juiz julgar de acordo com a atua??o dos alunos. 

momento 2: Ao final do J?ri Simulado, proponha uma conversa na qual os alunos possam verificar que h? pr?s e contras em ambas as situa??es (de constru??o ou n?o constru??o da usina), dando assim condi??es para que cada aluno tenha sua pr?pria opini?o acerca do assunto.

Recursos Complementares

Material de aux?lio para as equipes:

Movimento gota d'?gua - http://movimentogotadagua.com.br

Instituto Socioambiental - http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp

Projeto da Usina Hidrel?trica de Belo Monte - http://www.epe.gov.br/leiloes/Documents/Leil%C3%A3o%20Belo%20Monte/Belo%20Monte%20-%20Fatos%20e%20Dados%20-%20POR.pdf

V?deo sobre o projeto da Usina de Belo Monte - http://www.youtube.com/watch?v=Z0eCshTvJ9g

Document?rio retrata a luta dos povos ind?genas pelo rio Xingu 

Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=B8rlzCWJPKA&feature=related

Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=-bqB5M4LLuE&feature=related

Avaliação

Este J?ri Simulado tem como objetivo analisar a situa??o real por meio dos dados e defesas feitas pelos alunos, que estar?o assumindo fun??es pr?-definidas por meio de sorteio como indicado no "roteiro do J?ri Simulado". Portanto caber? ao professor na posi??o de Juiz, decretar o veredito do caso em quest?o. Por?m, a avalia??o da aula deve ser feita tamb?m por meio da participa??o, dedica??o e envolvimento dos alunos na coleta de provas e testemunhas como tamb?m no momento em que o J?ri acontecer.