Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo o Coelho: o coelho na literatura

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entrar em contato com livros de literatura infantil;

- Identificar os livros de literatura que falam sobre o coelho;

- Produzir arte a partir da literatura.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O (a) professor (a) deve pesquisar, com antecedência, livros de literatura infantil que falem sobre coelhos. Deve levar para a sala de aula e juntar com os livros ali existentes. O (a) professor (a) deve espalhar todos os livros no centro da roda e pedir para as crianças observarem e escolher os livros que eles creem que tratem de coelhos.

2º Momento:

Depois disso, o (a) professor (a) pede às crianças para explicar porque elas acham que o livro escolhido fala de coelhos e cada criança vai falar sobre sua escolha. Coletivamente se escolhe um dos livros para ser lido.

undefined

3º Momento:

O (a) professor (a) lê e, em seguida, propõe ao grupo uma atividade de pintura baseada na história lida. Para tanto, é necessário arrumar as mesas, forradas previamente com jornal, com pincéis e tintas de diferentes cores, dispostas em pequenos potes para que as crianças possam fazer suas produções.

undefined

4º Momento:

Depois da pintura seca, o (a) professor (a) propõe ao grupo fazer uma moldura para suas produções e fazem uma exposição no mural da escola.

undefined

Avaliação

Com esta aula, é possível avaliar os critérios utilizados pelas crianças na escolha do livro, já que ainda não estão alfabetizadas, bem como o nível de representação das crianças através da pintura.