Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
1ª ATIVIDADE
Sensibilizar as crianças sobre o assunto “Lixo”, convidar os alunos para duas atividades de observação do pátio, fazer uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período, antes do momento da limpeza, podemos começar com uma roda de conversa sobre as atitudes das crianças.
· Por que devemos colocar os papéis, os sacos e os restos de comida no cesto do lixo?
· O que acontece se todo mundo jogar o lixo na rua, na escola ou na sala?
· Podemos aproveitar o lixo?
· Para onde vão os restos de comida e os papéis que jogamos fora?
Iremos elaborar um diário, onde serão registradas todas as observações, descobertas e curiosidades sobre o estudo do lixo.
Cada aluno irá confeccionar o seu próprio diário, com um título elaborado por eles, depois de pronto cada criança registrará no diário o que aprendeu no estudo sobre o lixo.
Materiais para a confecção do diário:
2ª ATIVIDADE
Apresentar para as crianças o vídeo abaixo pedindo que prestem atenção nas diversas informações sobre a reciclagem.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BWzNCUCiMVU&feature=related
Após a exibição do filme falar sobre as cores utilizadas na coleta seletiva e que as 4 principais cores usadas são: amarelo, azul, vermelho e verde.
Apresentar as seguintes figuras aos alunos confirmando as cores e os símbolos usados na reciclagem.
Após a conversa sobre a coleta de lixo iremos confeccionar latas coloridas para a separação dos lixos nas dependências da escola.
Materiais para confecção:
3ª ATIVIDADE
No laboratório de informática, os alunos irão acessar um jogo educativo sobre coleta seletiva, que de uma forma lúdica irão desenvolver uma consciência ecológica.
http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/
4ª ATIVIDADE
Faremos uma aula-passeio nos arredores da escola, o objetivo é observar a quantidade de lixo jogado nas ruas, com esta atividade iremos mostrar o mundo real, após várias reflexões sobre o assunto as crianças sugeriram recolher as sujeiras dos arredores da escola para depositarem no lugar certo. Orientamos os alunos que poderíamos recolher apenas papéis, plástico, alumínio e os vidros só a professora que poderia recolher.
Na sala de aula faremos o processo de separação dos lixos, com a finalidade das crianças interagirem entre elas, após a separação dos materiais as crianças depositaram na caixa de acordo com a cor correspondente.
5ª ATIVIDADE
Todas as atividades realizadas em sala de aula e em campo foram registradas pelas crianças no diário deles, fizemos uma roda de conversa sobre tudo que eles aprenderam, foi proposto para eles que tudo que aprendemos juntos sobre a o meio ambiente mais saudável, deveríamos também ensinar a todos os alunos da escola, iremos ser multiplicadores ecológicos na escola e na família.
Fizemos grupos com 5 crianças, cada grupo foi em uma sala de aula ensinar as outras crianças sobre a importância da coleta seletiva no meio ambiente, eles apresentaram as caixas onde os lixos deveriam ser depositados, ensinaram a cor correspondente com o material.
Os alunos ficavam no intervalo das aulas, corrigindo e orientando as crianças a depositarem seu lixo no local correto, as caixas permaneceram no pátio para ser criado o hábito da coleta seletiva em toda a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários.