B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Mediante o contexto atual em que se encontra o cerrado brasileiro, o aluno dever? ser capaz de posicionar criticamente frente ? degrada??o ambiental acentuada do bioma em quest?o. Sendo que o(a) professor(a), junto aos alunos, dever?:
- Promover a discuss?o sobre a import?ncia do Cerrado na configura??o da paisagem de algumas regi?es brasileiras;
- Analisar, com aux?lio de imagens e reportagens a degrada??o acentuada em que se encontra o Cerrado.
- Fomentar a discuss?o e a reflex?o sobre a import?ncia do Cerrado, identificando e analisando as formas de sua ocupa??o, os processos de degrada??o e as propostas para a sua recupera??o e preserva??o.
- Geologia/Geomorfologia - forma??o f?sica da Terra, estrutura interna e externa do Planeta.
- Biomas mundiais e brasileiros;
- Vegeta??o e clima - importantes para a compreens?o da forma??o dos diferentes biomas existente no mundo;
- Hidrografia.
AULA 01
1o. Passo:
Professor(a), inicie este primeiro passo com uma breve discuss?o sobre os biomas brasileiros e mundiais.
- Aqui voc? poder? perguntar sobre o que eles lembram de algum bioma espec?fico.
- Fale um pouco sobre o bioma Cerrado de uma forma geral: fale de suas caracter?sticas e problem?ticas.
- Passe os dois v?deos a seguir para concluir esta etapa introdut?ria.
V?DEO 01 - CERRADO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.
?
V?DEO 02 - GLOBO REP?RTER CERRADO PARTE 03 - 13.11.2009
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=sNd7JPoG2uA&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.
?
2o. Passo:
Professor(a), ap?s os alunos assistirem os v?deos, fa?a uma discuss?o inicial sobre os aspectos mostrados nos v?deos. Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua uma folha com as seguintes quest?es:
ATIVIDADE 01
a) Como o Cerrado ? mostrado nos v?deos? b) Al?m de abrigar uma rica biodiversidade, o Cerrado tamb?m abriga culturas populares. Que culturas s?o essas? c) Segundo os v?deos, qual ? a rela??o da emiss?o de GEE (Gases de Efeito Estufa) com o Cerrado? d) De acordo com os v?deos, de que forma o Cerrado vem sendo degradado?
?
|
?
- Professor, pe?a que cada grupo trabalhe uma quest?o e depois fa?a um coment?rio geral abordando todas as quest?es junto aos alunos.
3o. Passo:
Apresente os textos 01 e 02 abaixo para problematizar ainda mais o processo de degrada??o do Cerrado brasileiro. Reproduza c?pias dos dois textos para cada grupo.
CerradoExtens?o aproximada: 2.036.448 quil?metros quadrados O Cerrado ? o segundo maior bioma da Am?rica do Sul e cobre 22% do territ?rio brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e bom parte de Goi?s (97%), de Tocantins (91%), do Maranh?o (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), al?m de cobrir ?reas menores de outros seis Estados. ? no Cerrado que est? a nascente das tr?s maiores bacias da Am?rica do Sul (Amaz?nica/Tocantins, S?o Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aqu?fero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6.500 esp?cies de plantas j? catalogadas. No Cerrado predominam forma??es da savana e clima tropical quente sub?mido, com uma esta??o seca e uma chuvosa e temperatura m?dia anual entre 22 ?C e 27 ?C. Al?m dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regi?es florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d??gua e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que ? composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gram?neas (estas s?o constitu?das por plantas de diversas esp?cies, como gramas e bambus). |
Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/biomas-brasileiros/print, acesso em: 24 abr. 2011.
Cerrado Brasileiro ? exemplo na produ??o agr?cola tropical
Se h? tr?s d?cadas plantar soja no Cerrado brasileiro poderia ser considerado um sonho, hoje a produ??o dessa regi?o, respons?vel por 60% da oleaginosa brasileira, ? um exemplo para o mundo tropical, que precisa vencer barreiras de clima e solo para aumentar a oferta de alimentos. Melhor do que isso s? mesmo a afirmativa do pesquisador Edson Lobato: "o Brasil pode aumentar a oferta de alimentos pelo ganho de produtividade e pela incorpora??o de novas ?reas". Conferencista do Workshop Internacional sobre Agricultura Tropical, que se realiza em Bras?lia at? esta quarta-feira (19/07), Lobato diz que tecnologias como a corre??o da acidez do solo, aduba??o fosfotada e o plantio direto (t?cnica utilizada em 55% das lavouras com gr?os) t?m contribui??o direta no avan?o da agricultura em regi?es at? pouco tempo com baixa produtividade ou at? mesmo zero. Segundo Lobato, os programas tecnol?gicos direcionados ? regi?o n?o contribu?ram apenas para a mudan?a no mapa agr?cola nacional, mas tamb?m para a economia dos Estados localizados nessa nova fronteira da agropecu?ria. At? ent?o, munic?pios atualmente considerados celeiros de gr?os, como Rondon?polis, no Mato Grosso, pagavam para produzir. A rentabilidade da soja ilustra bem esse caso. Em 1975, os sojicultores de Rondon?polis registravam 25 sacas/hectare, a um custo de produ??o de 21 sacas/hectare. Ou seja: tinham uma renda l?quida de apenas 4 sacas/hectare. O salto come?ou em 1990, com a produtividade passando para 54 sacas/hectare, com desembolso de 45 sacas/hectare para pagar o custo e 9/sacas/hectare de volta no bolso. Por conta do aumento da produ??o e produtividade entre 1975 e 2000, o custo do alimento foi reduzido, em m?dia, 5% por ano. Por outro lado, o ?ndice de condi??o de vida de v?rios munic?pios do Cerrado melhorou 47% entre a d?cadas de 70 e 90. A contribui??o do cerrado na produ??o nacional: Soja - 60% Caf? - 59% Feij?o - 45% Milho - 44% Sorgo - 81% Carne bovina - 55% Cana-de-a??car -10% (cerca de)
?rea total: 204 milh?es de hectares ?rea cultiv?vel: 139 milh?es de hectares Culturas anuais: 14 milh?es de hectares Culturas perenes: 3,5 milh?es de hectares Pastagens cultivadas: 61 milh?es de hectares |
Fonte: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2006/foldernoticia.2006-07-03.1126368809/noticia.2006-07-18.6987174436/, acesso em: 18 mar 2012.
4o. Passo:
Professor(a), comece a comentar junto aos grupos sobre os dois textos anteriores sempre fazendo conex?es com os v?deos e conceitos discutidos em aulas anteriores:
I. Bacias hidrogr?ficas;
II. Precipita??o acumulada e m?dias/amplitudes t?rmicas;
III. Relevo brasileiro a partir da classifica??o do Prof. Jurandyr Ross.
IV. Lixivia??o, lateriza??o e nutri??o do solo.
- Aqui o Professor(a) poder? escolher enfatizar um pouco mais de um dos t?picos acima levantados, aquele em que a turma tenha um pouco mais de defasagem.
- Professor(a), termine a aula dizendo aos alunos que o assunto continuar? sendo abordado em outra aula, devida a grande pertin?ncia de se refletir, compreender o Cerrado como um Bioma important?ssimo para o territ?rio brasileiro.
?
AULA 02
5o.Passo:
Professor(a), fa?a uma breve considera??o inicial da aula levantando os pontos abordados na aula anterior. Na sequ?ncia, apresente o que ser? trabalhado na presente aula: CRIMES AMBIENTAIS. J? pe?a para os grupos se reunirem novamente. A forma??o dos grupos n?o necessariamente precisa ser a mesma da aula anterior.
- Pergunte aos grupos o que eles sabem sobre o assunto: CRIMES AMBIENTAIS.
6o. Passo:
Apresente o TEXTO 03 para ajudar na explica??o sobre os crimes ambientais.
?
[...] Estima-se que 10 mil esp?cies de vegetais, 837 de aves e 161 de mam?feros vivam ali. Essa riqueza biol?gica, por?m, ? seriamente afetada pela ca?a e pelo com?rcio ilegal. O cerrado ? o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu altera??o com a ocupa??o humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milh?es de pessoas. Essa popula??o ? majoritariamente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habita??o e polui??o, entre outros. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na regi?o, contaminou os rios de merc?rio e contribuiu para seu assoreamento. A minera??o favoreceu o desgaste e a eros?o dos solos. Na economia, tamb?m se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algod?o, que come?a a se expandir principalmente a partir da d?cada de 80. Nos ?ltimos 30 anos, a pecu?ria extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destru?ram boa parte do cerrado. Hoje, menos de 2% est? protegido em parques ou reservas [...] |
Fonte: http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm, acesso em 12 Abr. 2011.
?
- Depois apresente o V?deo 03 e V?deo 04 que corroborar?o para a elucida??o da tem?tica. Antes de apresentar os v?deos, fa?a uma pequena considera??o dos mesmos apontando os aspectos que os alunos dever?o observar, como, por exemplo: tipos de viola??o que o bioma vem sofrendo, a??o antr?pica na degrada??o, rea??es das esp?cies animais e vegetais agredidas, etc. Diga aos alunos que os v?deos v?o ao encontro da aula anterior e dar?o prosseguimento ao desenvolvimento da tem?tica.
V?DEO 03 - GLOBO REP?RTER CERRADO PARTE 4 13.11.2009
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QELU6KjgMok&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.
V?deo 04 - GLOBO REP?RTER CERRADO PARTE 5 13.11.2009.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IF3McGEsASw&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.
- Professor(a), paralelo a este passo, proponha a ATIVIDADE 02.
ATIVIDADE 02
Os grupos ir?o elencar os desafios enfrentados pelo Cerrado brasileiro a partir dos v?deos e do texto 03. ? importante que os grupos tamb?m discutam algumas tomadas de decis?es para a preserva??o do Cerrado. |
7o. Passo:
Professor(a), busque destacar junto aos alunos o grau de import?ncia desse bioma que tem origem desde os tempos mais remotos. O Prof. e Ge?grafo F?sico Aziz Ab'Saber, dentre outros, coloca a origem do Cerrado em algum momento do Quatern?rio (Eras Geol?gicas).
Professor(a), pe?a aos grupos que relatem para os outros os pontos levantados e das ideias sugeridas para conter a intensifica??o da degrada??o do Bioma em quest?o.
8o. Passo:
- Pe?a a eles que tragam para a pr?xima aula uma pesquisa sobre crimes ambientais
|
AULA 03 - Apresenta??o da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 01
9o. Passo:
Professor(a), pe?a para os grupos se organizarem e organize um breve bate papo entre os grupos.
ATIVIDADE 03
- Nesta atividade, os grupos ir?o compartilhar e fazer algumas considera??es acerca do pesquisado. Pe?a aos alunos para concentrarem mais nas discuss?es das perguntas 1, 2 e 3. A quest?es 4 e 5 ser?o trabalhadas no decorrer da aula.
10o. Passo:
Professor(a), para embasar ainda mais os crimes levantados atrav?s das pesquisas realizadas pelos grupos, ? importante voc? falar da Lei de crimes ambientais. Apresente a Lei 9.605/1998 que "disp?e sobre as san??es penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d? outras provid?ncias"
?
Lei 9.605/1998 (Dispon?vel em: <http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/lei.html>, acesso em: 19 Abr. 2012). Lei 9.605/1998 (Dispon?vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>, acesso em: 30 Jul. 2012. |
?
11o. Passo:
Atividade 04
Pe?a aos grupos para listarem os crimes levantados na pesquisa. Nesta etapa, eles ir?o trabalhar as quest?es 4 e 5 da pesquisa.
?
AULA 04 - Apresenta??o da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 02
12o. Passo:
Professor(a), os grupos continuar?o a Atividade 04 finalizando com as quest?es levantadas pela popula??o na quest?o 05.
13o. Passo:
Professor(a), nesta etapa os grupos ir?o apresentar para a turma os levantamentos feitos com base na Lei de Crimes Ambientais. ? medida que os grupos forem apresentando monte um painel para expor para toda a comunidade escolar.
- Este painel dever? ter alguns elementos importantes para que a comunidade escolar entenda todo o processo trabalhado nas diferentes aulas. Sendo assim: um mapa dos estados que abrangem o Bioma; fragmentos da Lei de Crimes Ambientais; os registros das atividades 01, 02, 03 e 04; a pesquisa feita em casa e a criatividade da turma.
- Como sugest?o para apresentar os trabalhos: apresenta??o oral de um ou dois alunos do grupo.
Para uma melhor aprecia??o dos trabalhos a serem apresentados, ? importante que os alunos designados para apresenta??o sigam o roteiro abaixo: 1- INTRODU??O Apresenta??o do tema e motiva??o do grupo pelo pesquisado - Falando da Lei de Crimes Ambientais e os crimes pesquisados; 2- DESENVOLVIMENTO Contextualiza??o do tema e problematiza??o - o crime ambiental pesquisado e apontamentos na legisla??o do fato; 3- SOCIALIZA??O DO TEMA Este ser? o momento que o grupo vai abrir para perguntas e colabora??o de ideias para enriquecer a apresenta??o 4- CONSIDERA??ES AO TEMA O grupo ir? expor suas opini?es quanto aos crimes ambientais. 5- CONSIDERA??ES FINAIS O grupo ir? fazer todo um apanhado da apresenta??o e colocar suas reflex?es mediante a problem?tica. Observa??o - esta exposi??o oral poder? vir acompanhada de outros levantamentos para ajudar: quadro de giz, slides, um resumo do trabalho para os outros grupos etc. |
COPOLA, Gina. A LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS, COMENTADA ARTIGO POR ARTIGO. Dispon?vel em:<http://www.acopesp.org.br/artigos/a_lei_dos_crimes_ambientais1.htm>, acesso em: 12 abri 2012.;
BLOG MEIO AMBIENTE. Dispon?vel em:<http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/>, acesso em 12 abr. 2012;
BOM DIA BRASIL - CERRADO BIOMAS DO BRASIL. Dispon?vel em:<http://www.youtube.com/watch?v=1DL39hKwb9o>, acesso em: 15 nov. 2011.
LEIS E CRIMES CONTRA O CERRADO BRASILEIRO. Dispon?vel em: <http://www.vilaboadegoias.com.br/cerrado/leisdecrimes_ambientais.htm>, acesso em: 08 Mai. 2012.
MEIO AMBIENTE. Dispon?vel em: <http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/>, acesso em: 22 Mai. 2012.
Professor(a), avalie todo o processo das duas aulas, principalmente a participa??o dos alunos durante as discuss?es e o envolvimento dos grupos formados nas atividades 01, 02, 03 e 04.