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O cerrado brasileiro na atualidade

Autor e Co-autor(es)

Sanderson dos Santos Romualdo imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Mediante o contexto atual em que se encontra o cerrado brasileiro, o aluno dever? ser capaz de posicionar criticamente frente ? degrada??o ambiental acentuada do bioma em quest?o. Sendo que o(a) professor(a), junto aos alunos, dever?:

- Promover a discuss?o sobre a import?ncia do Cerrado na configura??o da paisagem de algumas regi?es brasileiras;

- Analisar, com aux?lio de imagens e reportagens a degrada??o acentuada em que se encontra o Cerrado.

- Fomentar a discuss?o e a reflex?o sobre a import?ncia do Cerrado, identificando e analisando as formas de sua ocupa??o, os processos de degrada??o e as propostas para a sua recupera??o e preserva??o.

Duração das atividades

04 aulas de cinquenta minutos (50 min.)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Geologia/Geomorfologia - forma??o f?sica da Terra, estrutura interna e externa do Planeta.

- Biomas mundiais e brasileiros;

- Vegeta??o e clima - importantes para a compreens?o da forma??o dos diferentes biomas existente no mundo;

- Hidrografia.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie este primeiro passo com uma breve discuss?o sobre os biomas brasileiros e mundiais. 

- Aqui voc? poder? perguntar sobre o que eles lembram de algum bioma espec?fico. 

- Fale um pouco sobre o bioma Cerrado de uma forma geral: fale de suas caracter?sticas e problem?ticas. 

- Passe os dois v?deos a seguir para concluir esta etapa introdut?ria.

V?DEO 01 - CERRADO

video 01

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YF3MreD9xXE&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.

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V?DEO 02 - GLOBO REP?RTER CERRADO PARTE 03 - 13.11.2009

video 02

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=sNd7JPoG2uA&feature=related, acesso em 19 abr. 2012.

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2o. Passo:

Professor(a), ap?s os alunos assistirem os v?deos, fa?a uma discuss?o inicial sobre os aspectos mostrados nos v?deos. Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua uma folha com as seguintes quest?es:

ATIVIDADE 01

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a) Como o Cerrado ? mostrado   nos v?deos?

b) Al?m de abrigar uma rica biodiversidade, o Cerrado tamb?m abriga culturas populares. Que culturas s?o essas?

c) Segundo os v?deos, qual ? a rela??o da emiss?o de GEE (Gases de Efeito Estufa) com o Cerrado?

d) De acordo com os v?deos, de que forma o Cerrado vem sendo degradado?

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- Professor, pe?a que cada grupo trabalhe uma quest?o e depois fa?a um coment?rio geral abordando todas as quest?es junto aos alunos.

3o. Passo:

Apresente os textos 01 e 02 abaixo para problematizar ainda mais o processo de degrada??o do Cerrado brasileiro. Reproduza c?pias dos dois textos para cada grupo.

Texto 01

Cerrado

Extens?o aproximada: 2.036.448 quil?metros quadrados O Cerrado ? o segundo maior bioma da Am?rica do Sul e cobre 22% do territ?rio brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e bom parte de Goi?s (97%), de Tocantins (91%), do Maranh?o (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), al?m de cobrir ?reas menores de outros seis Estados. ? no Cerrado que est? a nascente das tr?s maiores bacias da Am?rica do Sul (Amaz?nica/Tocantins, S?o Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aqu?fero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6.500 esp?cies de plantas j? catalogadas.

No Cerrado predominam forma??es da savana e clima tropical quente sub?mido, com uma esta??o seca e uma chuvosa e temperatura m?dia anual entre 22 ?C e 27 ?C. Al?m dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regi?es florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d??gua e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que ? composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gram?neas (estas s?o constitu?das por plantas de diversas esp?cies, como gramas e bambus).

Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/biomas-brasileiros/print, acesso em: 24 abr. 2011.

Texto 02

Cerrado Brasileiro ? exemplo na produ??o agr?cola tropical

Se h? tr?s d?cadas plantar soja no Cerrado brasileiro poderia ser considerado um sonho, hoje a produ??o dessa regi?o, respons?vel por 60% da oleaginosa brasileira, ? um exemplo para o mundo tropical, que precisa vencer barreiras de clima e solo para aumentar a oferta de alimentos. Melhor do que isso s? mesmo a afirmativa do pesquisador Edson Lobato: "o Brasil pode aumentar a oferta de alimentos pelo ganho de produtividade e pela incorpora??o de novas ?reas". Conferencista do Workshop Internacional sobre Agricultura Tropical, que se realiza em Bras?lia at? esta quarta-feira (19/07), Lobato diz que tecnologias como a corre??o da acidez do solo, aduba??o fosfotada e o plantio direto (t?cnica utilizada em 55% das lavouras com gr?os) t?m contribui??o direta no avan?o da agricultura em regi?es at? pouco tempo com baixa produtividade ou at? mesmo zero.  
Para o especialista, o uso sustent?vel da terra e o investimento em t?cnicas adequadas podem proporcionar o plantio, em mais 60 milh?es de hectares, de um total de 204 milh?es de hectares do Cerrado. "At? agora temos 139 milh?es de hectares cultiv?veis, h? 60 milh?es de hectares em estoque e outros 32 milh?es de hectares na reserva", observou Edson Lobato, laureado com o Pr?mio Mundial de Alimentos 2006, concedido aqueles que contribuem com o fornecimento de alimento para o mundo. 

Segundo Lobato, os programas tecnol?gicos direcionados ? regi?o n?o contribu?ram apenas para a mudan?a no mapa agr?cola nacional, mas tamb?m para a economia dos Estados localizados nessa nova fronteira da agropecu?ria. At? ent?o, munic?pios atualmente considerados celeiros de gr?os, como Rondon?polis, no Mato Grosso, pagavam para produzir. A rentabilidade da soja ilustra bem esse caso. Em 1975, os sojicultores de Rondon?polis registravam 25 sacas/hectare, a um custo de produ??o de 21 sacas/hectare. Ou seja: tinham uma renda l?quida de apenas 4 sacas/hectare. O salto come?ou em 1990, com a produtividade passando para 54 sacas/hectare, com desembolso de 45 sacas/hectare para pagar o custo e 9/sacas/hectare de volta no bolso. 

Por conta do aumento da produ??o e produtividade entre 1975 e 2000, o custo do alimento foi reduzido, em m?dia, 5% por ano. Por outro lado, o ?ndice de condi??o de vida de v?rios munic?pios do Cerrado melhorou 47% entre a d?cadas de 70 e 90.

A contribui??o do cerrado na produ??o nacional:

Soja - 60%

Caf? - 59%

Feij?o - 45%  

Milho - 44%  

Sorgo - 81%

Carne bovina - 55%

Cana-de-a??car -10% (cerca de) 


Regi?o do Cerrado

?rea total: 204 milh?es de hectares

?rea cultiv?vel: 139 milh?es de hectares

Culturas anuais: 14 milh?es de hectares

Culturas perenes: 3,5 milh?es de hectares

Pastagens cultivadas: 61 milh?es de hectares

Fonte: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2006/foldernoticia.2006-07-03.1126368809/noticia.2006-07-18.6987174436/, acesso em: 18 mar 2012.

4o. Passo:

Professor(a), comece a comentar junto aos grupos sobre os dois textos anteriores sempre fazendo conex?es com os v?deos e conceitos discutidos em aulas anteriores:

I. Bacias hidrogr?ficas;

II. Precipita??o acumulada e m?dias/amplitudes t?rmicas;

III. Relevo brasileiro a partir da classifica??o do Prof. Jurandyr Ross.

IV. Lixivia??o, lateriza??o e nutri??o do solo.

- Aqui o Professor(a) poder? escolher enfatizar um pouco mais de um dos t?picos acima levantados, aquele em que a turma tenha um pouco mais de defasagem.

Professor(a), termine a aula dizendo aos alunos que o assunto continuar? sendo abordado em outra aula, devida a grande pertin?ncia de se refletir, compreender o Cerrado como um Bioma important?ssimo para o territ?rio brasileiro.

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AULA 02

5o.Passo:

Professor(a), fa?a uma breve considera??o inicial da aula levantando os pontos abordados na aula anterior. Na sequ?ncia, apresente o que ser? trabalhado na presente aula: CRIMES AMBIENTAIS. J? pe?a para os grupos se reunirem novamente. A forma??o dos grupos n?o necessariamente precisa ser a mesma da aula anterior. 

- Pergunte aos grupos o que eles sabem sobre o assunto: CRIMES AMBIENTAIS.

6o. Passo:

Apresente o TEXTO 03 para ajudar na explica??o sobre os crimes ambientais.

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TEXTO 03
[...] Estima-se que 10 mil esp?cies de vegetais, 837 de aves e 161 de mam?feros vivam ali. Essa riqueza biol?gica, por?m, ? seriamente afetada pela ca?a e pelo com?rcio ilegal. O cerrado ? o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu altera??o com a ocupa??o humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milh?es de pessoas. Essa popula??o ? majoritariamente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habita??o e polui??o, entre outros. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na regi?o, contaminou os rios de merc?rio e contribuiu para seu assoreamento. A minera??o favoreceu o desgaste e a eros?o dos solos. Na economia, tamb?m se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algod?o, que come?a a se expandir principalmente a partir da d?cada de 80. Nos ?ltimos 30 anos, a pecu?ria extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destru?ram boa parte do cerrado. Hoje, menos de 2% est? protegido em parques ou reservas [...]

Fonte: http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm, acesso em 12 Abr. 2011.

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- Depois apresente o V?deo 03  e V?deo 04 que corroborar?o para a elucida??o da tem?tica. Antes de apresentar os v?deos, fa?a uma pequena considera??o dos mesmos apontando os aspectos que os alunos dever?o observar, como, por exemplo: tipos de viola??o que o bioma vem sofrendo, a??o antr?pica na degrada??o, rea??es das esp?cies animais e vegetais agredidas, etc. Diga aos alunos que os v?deos v?o ao encontro da aula anterior e dar?o prosseguimento ao desenvolvimento da tem?tica.

V?DEO 03 - GLOBO REP?RTER CERRADO PARTE 4 13.11.2009

video  03

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QELU6KjgMok&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.

V?deo 04 - GLOBO REP?RTER CERRADO PARTE 5 13.11.2009.

video 04

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IF3McGEsASw&feature=related, acesso em: 12 abr. 2011.

- Professor(a), paralelo a este passo, proponha a ATIVIDADE 02.

ATIVIDADE 02

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Os grupos ir?o elencar os desafios enfrentados pelo Cerrado brasileiro a partir dos v?deos e do texto 03. ? importante que os grupos tamb?m discutam algumas tomadas de decis?es para a preserva??o do Cerrado.

7o. Passo:

Professor(a), busque destacar junto aos alunos o grau de import?ncia desse bioma que tem origem desde os tempos mais remotos. O Prof. e Ge?grafo F?sico Aziz Ab'Saber, dentre outros, coloca a origem do Cerrado em algum momento do Quatern?rio (Eras Geol?gicas).

Professor(a), pe?a aos grupos que relatem para os outros os pontos levantados e das ideias sugeridas para conter a intensifica??o da degrada??o do Bioma em quest?o.

8o. Passo:

- Pe?a a eles que tragam para a pr?xima aula uma pesquisa sobre crimes ambientais

  1. O que s?o crimes ambientais?
  2. O que a m?dia - telejornais, internet, impressos etc. - tem noticiado a respeito dos crimes que t?m ocorrido no Bioma Cerrado?
  3. Como as governan?as, nas diferen?as escalas local, estadual e federal t?m reagidos quanto aos supostos crimes ambientais?
  4. Pe?a para os alunos levantarem por meio do software free Google Earth ou do site http://maps.google.com.br/ o avan?o da degrada??o do Bioma aqui trabalhado. Caso a realidade do col?gio se situar no territ?rio do Bioma, pe?a tamb?m para registrarem (v?deos, fotografias tc.) tal degrada??o.
  5. Pe?a tamb?m um levantamento da percep??o e depoimentos de pessoas que vivem em meio ao Cerrado. Busque informa??es do impacto da degrada??o na vida delas.

AULA 03 - Apresenta??o da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 01

9o. Passo: 

Professor(a), pe?a para os grupos se organizarem e organize um breve bate papo entre os grupos.

ATIVIDADE 03

- Nesta atividade, os grupos ir?o compartilhar e fazer algumas considera??es acerca do pesquisado. Pe?a aos alunos para concentrarem mais nas discuss?es das perguntas 1, 2 e 3. A quest?es 4 e 5 ser?o trabalhadas no decorrer da aula.

10o. Passo:

Professor(a), para embasar ainda mais os crimes levantados atrav?s das pesquisas realizadas pelos grupos, ? importante voc? falar da Lei de crimes ambientais. Apresente a Lei 9.605/1998 que "disp?e sobre as san??es penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d? outras provid?ncias" 

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Links contento a Lei supra

Lei 9.605/1998  (Dispon?vel em: <http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/lei.html>, acesso em: 19 Abr. 2012).

Lei 9.605/1998 (Dispon?vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>, acesso em: 30 Jul. 2012.

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11o. Passo:

Atividade 04

Pe?a aos grupos para listarem os crimes levantados na pesquisa. Nesta etapa, eles ir?o trabalhar as quest?es 4 e 5 da pesquisa.

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AULA 04 - Apresenta??o da pesquisa e conhecendo a Lei de Crimes Ambientais - Parte 02

12o. Passo:

Professor(a), os grupos continuar?o a Atividade 04 finalizando com as quest?es levantadas pela popula??o na quest?o 05.

13o. Passo:

Professor(a), nesta etapa os grupos ir?o apresentar para a turma os levantamentos feitos com base na Lei de Crimes Ambientais. ? medida que os grupos forem apresentando monte um painel para expor para toda a comunidade escolar.

- Este painel dever? ter alguns elementos importantes para que a comunidade escolar entenda todo o processo trabalhado nas diferentes aulas. Sendo assim: um mapa dos estados que abrangem o Bioma; fragmentos da Lei de Crimes Ambientais; os registros das atividades 01, 02, 03 e 04; a pesquisa feita em casa e a criatividade da turma.

- Como sugest?o para apresentar os trabalhos: apresenta??o oral de um ou dois alunos do grupo.

ORIENTA??ES PARA A APRESENTA??O

Para uma melhor aprecia??o dos trabalhos a serem apresentados, ? importante que os alunos designados para apresenta??o sigam o roteiro abaixo:

1- INTRODU??O 

Apresenta??o do tema e motiva??o do grupo pelo pesquisado - Falando da Lei de Crimes Ambientais e os crimes pesquisados;

2- DESENVOLVIMENTO

Contextualiza??o do tema e problematiza??o - o crime ambiental pesquisado e apontamentos na legisla??o do fato; 

3- SOCIALIZA??O DO TEMA

Este ser? o momento que o grupo vai abrir para perguntas e colabora??o de ideias para enriquecer a apresenta??o

4- CONSIDERA??ES AO TEMA

O grupo ir? expor suas opini?es quanto aos crimes ambientais.

5- CONSIDERA??ES FINAIS

O grupo ir? fazer todo um apanhado da apresenta??o e colocar suas reflex?es mediante a problem?tica.

Observa??o - esta exposi??o oral poder? vir acompanhada de outros levantamentos para ajudar: quadro de giz, slides, um resumo do trabalho para os outros grupos etc.

Recursos Complementares

COPOLA, Gina. A LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS, COMENTADA ARTIGO POR ARTIGO. Dispon?vel em:<http://www.acopesp.org.br/artigos/a_lei_dos_crimes_ambientais1.htm>, acesso em: 12 abri 2012.;

BLOG MEIO AMBIENTE. Dispon?vel em:<http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/>, acesso em 12 abr. 2012;

BOM DIA BRASIL - CERRADO BIOMAS DO BRASIL. Dispon?vel em:<http://www.youtube.com/watch?v=1DL39hKwb9o>, acesso em: 15 nov. 2011.

LEIS E CRIMES CONTRA O CERRADO BRASILEIRO. Dispon?vel em: <http://www.vilaboadegoias.com.br/cerrado/leisdecrimes_ambientais.htm>, acesso em: 08 Mai. 2012.

MEIO AMBIENTE. Dispon?vel em: <http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/>, acesso em: 22 Mai. 2012.

Avaliação

Professor(a), avalie todo o processo das duas aulas, principalmente a participa??o dos alunos durante as discuss?es e o envolvimento dos grupos formados nas atividades 01, 02, 03 e 04.