Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Filosofia | ?tica |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Jogos: Valores culturais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Nesse primeiro momento, o professor ir? convidar colegas da escola que ministram aulas nos mesmos anos de ensino que ele. Para esta pesquisa ser?o necess?rios olhares e interven??es afetas ?s diferentes ?reas de conhecimento, tais como: Educa??o F?sica, Filosofia, Geografia, Hist?ria, Psicologia, dentre outras. O tema Jogos eletr?nicos e rela??es humanas, deve ser justificado pelo fato de tratar-se de um fen?meno presente na vida dos alunos e que, historicamente, trouxe quest?es que persistem no contexto da escola e da fam?lia dos adolescentes, como: atrapalha ou ajuda no aprendizado? Vicia, ou n?o? Estimula viol?ncia?
1. Depois de feito o convite aos professores que atuam no mesmo ano de ensino, o professor proponente deve convid?-los a visitar um F?rum de Discuss?o on line, previamente criado, para discutirem como cada ?rea de conhecimento poder? contribuir com a pesquisa nas suas respectivas aulas, durante o per?odo proposto para o trabalho coletivo. O tema j? est? colocado, no entanto, as atividades espec?ficas em torno do mesmo, assim, como as defini??es dos objetivos do projeto poder?o ser tratados na conversa virtual que o f?rum possibilita.
2. O professor proponente enviar? um e-mail para os professores parceiros, indicando o link do F?rum, para que eles possam acessar e participar do mesmo. ? importante estipular um prazo para que esse primeiro f?rum se encerre (Ex: 01 semana), j? que o objetivo dele ? simples: reunir as sugest?es dos participantes e criar a sintonia do grupo para in?cio do projeto de pesquisa em sala de aula na semana subsequente.
Sugest?o de v?deo com tutorial para cria??o de f?runs on line (clique na imagem para assistir):
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZPg0n3m2yQo&feature=related, acesso em 18/04/2012
Sugest?es de sites para cria??o de f?rum (clique nas imagens):
http://www.forumeiros.com/
http://www.forunsgratis.net/, acessos em 18/04/2012
?
Dica: Caso a participa??o dos professores no F?rum n?o ocorra conforme o esperado (alguns podem n?o aderir ? din?mica do f?rum), nesse caso, o professor proponente poder? encaminhar a proposta em arquivo de texto por e-mail (conforme Quadro de A??es logo abaixo), solicitando que eles preencham a linha do quadro correspondente ? sua disciplina. Isto, de modo que fique claro o(s) objetivo(s) espec?fico(s) e a a??o com os quais ele(s) se compromete(m). Obviamente que, caso a alternativa do e-mail seja utilizada, os professores que n?o participaram do F?rum perderam uma oportunidade rica e interativa de discuss?o da proposta com os demais colegas em tempo real (reuni?o virtual), no entanto, ainda ter?o oportunidade de apresentar suas contribui??es preenchendo o Quadro de A??es.
3. Ap?s definidos os objetivos da pesquisa, do ponto de vista dos professores, deve-se organizar um quadro para identificar as a??es de cada professor em fun??o dos objetivos propostos.
Sugest?o de Quadro de A??es coordenadas pelos professores:
Professor | Disciplina | Objetivos | A??o a ser coordenada pelo professor |
Professor Proponente | Educa??o F?sica |
1) Identificar as concep??es dos alunos sobre os jogos eletr?nicos 2) Contribuir na sele??o e an?lise de fontes de pesquisa ? |
Entrevistar os alunos das s?ries finais ? Viv?ncia e an?lise cr?tica dos Jogos eletr?nicos selecionados ? |
Professor 2 | L?ngua Portuguesa |
1) Identificar as concep??es dos alunos sobre os jogos eletr?nicos 2) Contribuir na sele??o e an?lise de fontes de pesquisa |
Entrevistar os alunos das s?ries finais ? An?lise dos g?neros e das formas de interpreta??o da linguagem dos games |
Professor 3 | Hist?ria |
1) Identificar as concep??es dos alunos sobre os jogos eletr?nicos 2) Contribuir na sele??o e an?lise de fontes de pesquisa |
Entrevistar as fam?lias em parceria com Psicologia ? An?lise de v?deos e artigos sobre Hist?ria dos Jogos Eletr?nicos |
Professor 4 | Geografia com Artes |
1) Identificar as concep??es dos alunos sobre os jogos eletr?nicos 2) Contribuir na sele??o e an?lise de fontes de pesquisa |
Entrevistar profissionais e/ ou pesquisadores ligados ao tema ? An?lise da rela??o entre Ind?stria dos Jogos Eletr?nicos e Ind?stria Cinematogr?fica |
Professor 5 | Psicologia |
1) Identificar as concep??es dos alunos sobre os jogos eletr?nicos 2) Contribuir na sele??o e an?lise de fontes de pesquisa |
Entrevistar as fam?lias em parceria com Hist?ria ? An?lise das quest?es de aprendizagem e emocionais |
Obs.: O quadro acima ? somente um exemplo de organiza??o de algumas a??es em fun??o dos seus respectivos objetivos. Obviamente ele n?o esgota todo detalhamento de a??es e objetivos que, quando acordados entre os professores da equipe de pesquisa, formar?o um quadro mais complexo.
4. Caso o grupo de professores perceba a necessidade, pode-se criar mais uma coluna no quadro de a??es designando "Prazos". No entanto, os prazos n?o devem engessar o desenvolvimento qualitativo da pesquisa, podendo ser reprogramados quando necess?rio em fun??o das conting?ncias ocorridas, desde que decidido coletivamente pelos professores parceiros. O espa?o para propostas de altera??es, como a defini??o de "prazos", pode ser o F?rum on line criado para di?logo dos professores.
1. Num primeiro contato com os alunos deve-se apresentar o projeto. O professor designado para esta tarefa (ex: professor proponente) poder? fazer uma sondagem para verificar o conhecimento da turma sobre o tema a ser pesquisado de modo a compartilhar com os demais posteriormente.
Para esta sondagem inicial poder? ser apresentado um v?deo de modo a provoc?-los diante da tem?tica, assim como problematiz?-la.
Sugest?o de v?deo:
Antes de mostrar o v?deo pe?a aos alunos que pensem sobre as seguintes quest?es:
a) O que mais evoluiu nas caracter?sticas dos jogos eletr?nicos?
b) O que mais me chama aten??o nesses jogos?
http://www.youtube.com/watch?v=sgxfvaIbwVI, acesso em 18/04/2012
Como se trata de um v?deo que, de forma r?pida e interessante, faz um hist?rico dos jogos eletr?nicos a partir da d?cada de 1970, na sequ?ncia, pergunte aos alunos:
c) O que mais te chamou aten??o no hist?rico do v?deo?
d) Faltou algum jogo eletr?nico no v?deo apresentado?
e) Quais desses jogos voc? conhece?
f) Quem na turma joga um desses games? Com qual frequ?ncia?
g) Quais s?o os pontos positivos e negativos dos jogos eletr?nicos em nossas vidas?
Obs: A ?ltima pergunta pode ser apenas provocativa (n?o precisa ser respondida no dia), e poder? ensejar a atividade seguinte, um f?rum de perguntas.
2. Ap?s essa atividade de aproxima??o dos alunos em rela??o ao tema dos jogos eletr?nicos, ? conveniente a divis?o da sala em pequenos grupos de estudo (m?ximo 05 alunos), para o primeiro passo, que ser? a identifica??o das perguntas problematizadoras que ser?o perseguidas no processo de investiga??o da pesquisa.
3. Deve-se solicitar que os alunos participem de um F?rum de Perguntas, de modo a lan?arem no f?rum "perguntas-problemas" com a finalidade de constru?rem o problema de pesquisa. Tais perguntas, quando apresentadas no f?rum, mesmo que respondidas integral ou parcialmente, ? luz dos conhecimentos dos colegas e professores parceiros, as respostas dever?o ser aprofundados durante a execu??o da proposta de pesquisa. O objetivo ? que ao final do f?rum sejam eleitas algumas perguntas, que ser?o respondidas com a pesquisa. Para esse processo de identifica??o do "problema da pesquisa" ? importante destacar os seguintes pontos:
?
Obs.: A ferramenta do F?rum on line geralmente ? utilizada para debates sobre temas ou problemas lan?ados previamente para que, de uma forma colaborativa, simulando uma discuss?o presencial, o professor ou moderador consiga o objetivo de participa??o dos alunos mediante argumenta??es. Na proposta acima, de um F?rum de Perguntas, a discuss?o colaborativa tamb?m acontecer?, no entanto, com o objetivo de formular perguntas, que ser?o avaliadas pelo grupo, e pelo professor, no tocante ? relev?ncia cient?fica das mesmas. Com o intuito de que, ao final das sugest?es de perguntas e discuss?es sobre as mesmas, o grupo, orientado pelo professor, chegue num consenso sobre o problema de pesquisa.
4. Ressalta-se que, as atividades de investiga??o cient?fica que atendem o presente projeto, demandar?o, em sua maioria, o uso de computadores conectados ? internet. Nesse sentido, destaca-se a necessidade da utiliza??o do Laborat?rio de Inform?tica da escola.
Fonte: Google Imagens, (clique aqui para acessar link), acesso em 18/04/2012.
1. Ap?s as defini??es acima, os professores poder?o encaminhar as discuss?es necess?rias para conclus?o da elabora??o do projeto nas suas respectivas aulas. Nesse caso, incluindo os alunos nesta etapa, e, posteriormente, fazendo os ?ltimos acertos entre os docentes, utilizando o rigor acad?mico para projetos de pesquisa.
2. Ap?s a conclus?o do texto do projeto, o mesmo deve ser apresentado ? turma e publicado na rede, devidamente postado num Blog constru?do para registrar as etapas da pesquisa.
3. Nesse momento, poder? ser criado um Blog da Pesquisa para postagem dos primeiros registros desse trabalho coletivo. O Blog ser? coordenado pelos professores orientadores e, em momentos espec?ficos, poder? ser concedido aos grupos de alunos para postarem informa??es relevantes ? publica??o das etapas de pesquisa.
A primeira informa??o que j? deve ser postada no Blog por um dos professores (ex.: professor proponente) ? o tema e o projeto da pesquisa com a descri??o de sua equipe de pesquisadores (professores e alunos).
Em aulas anteriores, que publicamos no Portal do Professor abordamos os procedimentos para a cria??o de Blog, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37902, acesso em 18/04/2012.
?
Fonte: Google Imagens (clique aqui para acessar link), acesso em 18/04/2012.
1. As etapas de investiga??o que se referem ? coleta e sele??o de fontes de pesquisa dever?o ocorrer em fun??o dos objetivos propostos e sob a responsabilidade de cada professor designado no Quadro de A??es.
J? existem algumas aulas no Portal do Professor (MEC) que abordam alguns crit?rios de sele??es de sites para pesquisa. Abaixo sugerimos uma aula com estrat?gias para as sele??es adequadas ? presente proposta.
Sugest?o de aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40231, acesso em 18/04/2012.
2. Ap?s as sele??es das fontes, cada professor orientador dever? conduzir o processo de investiga??o das informa??es e an?lise dos dados, conforme apresentamos nas pr?ximas atividades.
3. As etapas de investiga??o em busca de dados, assim como suas an?lises, ser?o feitas nos grupos de alunos (m?ximo 05) e coordenadas pelos professores parceiros durante suas respectivas aulas.
Como cada grupo ir? postar as s?nteses de seus trabalhos no Blog da Pesquisa, cada equipe de alunos dever? eleger um colega como moderador do Blog, que, sob a orienta??o e autoriza??o dos moderadores permanentes (professores orientadores), far? as postagens dentro dos prazos estabelecidos naquele Quadro de A??es constru?do pelos professores, no in?cio do projeto.
4. As coletas e an?lises dos dados das fontes bibliogr?ficas e emp?ricas tamb?m estar?o contempladas no Quadro A??es coordenadas pelos professores. Veja algumas possibilidades:
Professor 1 - Viv?ncia dos Jogos eletr?nicos selecionados (Ex: Nintendo Wi, Playstation, X- Box, etc.) e reflex?o cr?tica sobre os mesmos;
Professor 2 - An?lise dos g?neros e das formas de interpreta??o das linguagens presentes nos jogos;
Professor 3 - An?lise de v?deos e artigos sobre Hist?ria dos Jogos Eletr?nicos;
Professor 4 - An?lise da rela??o entre Ind?stria dos Jogos Eletr?nicos e Ind?stria Cinematogr?fica;
Professor 5 - An?lise das quest?es de aprendizagem e emocionais consequ?ncias dos jogos;
5. ? medida que se conclua as an?lises dos grupos de pesquisa, o professor orientar? uma s?ntese para que os alunos postem no Blog, com um t?tulo apropriado ao trabalho feito nessa etapa da pesquisa. Exemplo de t?tulo para postagem no Blog: Investiga??o e an?lise da rela??o entre Jogos Eletr?nicos e Cinema.
Nesse momento da pesquisa ? fundamental que o professor ressalte a import?ncia desta etapa e o papel/ compromisso dos grupos para a pesquisa. As s?nteses n?o podem ser encaradas apenas como "pequenos escritos" ou "pequenas reda??es", pois s?o o resultado da produ??o intelectual que foi poss?vel at? aqui. Do contr?rio, tornar-se-ia in?cuo o grande trabalho de sele??o de fontes.
Cada professor dedicar? um tempo da aula, para que os alunos reflitam sobre as fontes bibliogr?ficas, analisem-nas e registrem na forma escrita. Como esse processo ? feito em grupos, eles dever?o ler os textos individualmente fora sala, e refletir/ discutir posteriormente no grupo. Neste caso, dever?o eleger um redator que se incumbir? de fazer os registros nos momentos coletivos, seja em sala de aula, ou como tarefa de casa (quando o professor solicitar). Os alunos dever?o se revezar nessa fun??o de redator.
O professor deve destacar, tamb?m, que esses registros dos redatores, que ser?o lidos e aperfei?oados pelo restante do grupo a cada momento de reuni?o para an?lise das fontes, s?o textos importantes para a pesquisa, que, depois, juntamente com a an?lise das entrevistas, tornar-se-?o o "corpo te?rico" da pesquisa, ou seja, a produ??o intelectual dos alunos.
6. Uma estrat?gia para instigar o comprometimento do aluno na an?lise das fontes ? criar estrat?gias l?dicas de "cobran?a dos conhecimentos" produzidos na pesquisa.
Nessa proposta, uma atividade interativa que pode abordar os conhecimentos j? adquiridos pelos alunos pesquisadores seria um Quiz on line sobre jogos eletr?nicos.
Sugest?o de site que explica o que ? Quiz on line:
http://www.osignificado.com.br/quiz/,
Sugest?o de sites que permitem criar o Quiz:
http://www.xisde.com.br/, acesso em 18/04/2012.
http://rachacuca.com.br/quiz/, acesso em 18/04/2012.
?
7. Embora cada professor possua sua caracter?stica pr?pria de orientar, e pode haver diferen?as nas formas de orienta??o, o grupo de professores orientadores devem combinar entre si um m?nimo de crit?rios ?nicos tanto para sele??o das fontes, quanto para an?lise e s?ntese dos dados no caso das fontes bibliogr?ficas impressas ou digitais (veja sugest?o de aula acima que aponta os crit?rios). Dessa forma, ficar? evidente que o desempenho do papel do aluno n?o poder? se furtar aos crit?rios estabelecidos, estes que devem se enquadrar em dois requisitos fundamentais das fontes: relev?ncia para os objetivos da pesquisa e contribui??o informacional que atenda as perguntas elencadas.
1. A coleta de dados a partir das pessoas entrevistadas demandar? a cria??o de Roteiros de Entrevistas juntamente com a turma.
Assim como as demais etapas postas no Quadro de A??es da pesquisa, a cria??o dos Roteiros ser?o atribui??es de um dos professores (ou dois em parceria), j? que todos ter?o a??es espec?ficas neste momento do trabalho.
Sugerimos a seguinte organiza??o:
Professor 1 - Coordena??o das entrevistas junto aos alunos das s?ries finais.
Professor 2 - Coordena??o das entrevistas junto aos alunos das s?ries finais.
Professor 3 - Coordena??o das entrevistas junto aos familiares.
Professor 4 - Coordena??o das entrevistas junto a profissionais que trabalham ou pesquisam sobre o tema (pesquisadores, psic?logos, psicopedagogos, m?dicos, etc.)
Professor 5 - Coordena??o das entrevistas junto aos familiares.
A amostragem da pesquisa poder? ser feita pelos professores, em um debate coletivo, utilizando a ferramenta do F?rum on line.
O professor poder? dispor de v?rias estrat?gias para estimular que os alunos produzam perguntas para o roteiro, como, por exemplo, repetir a t?cnica do F?rum de Perguntas j? utilizado nesta aula.
Obs: Dependendo das possibilidades do grupo de pesquisadores e/ou dos entrevistados, pode-se estabelecer um perfil de entrevistados mais espec?fico (ex: somente alunos)
2. Para cria??o do Roteiro, o professor poder? sugerir que cada grupo elabore duas quest?es para entrevista, e depois a turma far? uma avalia??o em fun??o dos crit?rios da pesquisa (veja sugest?o de crit?rios abaixo).
Como se trata de uma proposta de pesquisa que envolve entrevistas com tr?s tipos de sujeitos (alunos, profissionais e familiares), o n?mero de perguntas deve ser o menor poss?vel e deve-se privilegiar um question?rio semiestruturado, com predomin?ncia de quest?es fechadas, de modo a facilitar a orienta??o dos professores no tocante ? experi?ncia dos alunos com an?lise de entrevistas.
Dica: Por se tratar de pesquisa em car?ter de inicia??o, o foco deve ser na qualidade do tratamento dos dados, e n?o na preocupa??o com a quantidade das informa??es.
Crit?rios para elabora??o de perguntas para o roteiro:
Possibilidades de Perguntas para o Roteiro de entrevista junto aos familiares:
Quest?es fechadas:
1) Idade, sexo, escolaridade, profiss?o...
Quest?es Abertas:
2) Atualmente, voc? pratica algum jogo eletr?nico? Qual?
3) Quais os benef?cios dos jogos eletr?nicos?
4) Quais os malef?cios dos jogos eletr?nicos?
?
3. Ap?s conclus?o do Roteiro cada professor respons?vel aplicar? as entrevistas com os grupos de alunos. Para essa atividade ser?o definidas fun??es pr?vias para cada membro do grupo.
Sugest?o de organiza??o do grupo e fun??es para o ato da entrevista (Ex: Grupo de 04 alunos):
Aluno 1- Di?logo com o entrevistado (Roteiro)
Aluno 2- Registro de imagem (fotos)
Aluno 3-Registro de ?udio (gravador)
Aluno 4-Registro de V?deo (filmagem)
Aluno 5 - Relat?rio de Campo (registro do processo da entrevista)
4. Depois de feita a entrevista os grupos dever?o se reunir para avaliarem o material e finalizarem o relat?rio iniciado pelo aluno n? 5 (do exemplo acima).
5. Na aula seguinte, o professor conduzir? uma discuss?o, em di?logo aberto, sobre as percep??es dos alunos em rela??o ? entrevista. Cada grupo dever? discutir a partir do seu Relat?rio de Entrevista.
6. Em seguida, o professor pode solicitar que os grupos se re?nam para produzir uma avalia??o da entrevista, a partir do relat?rio, para postar no Blog. O desafio ser? fazer a avalia??o escrita em apenas um par?grafo.
?
1. Cada professor, coordenador das entrevistas, orientar? os alunos nos trabalhos de an?lise dos dados. Para que os alunos fa?am a an?lise, deve seguir o mesmo procedimento da an?lise das fontes te?ricas, conforme j? apresentamos acima nas aulas 5, 6 e 7. Os alunos, nessa etapa da pesquisa, tamb?m dever?o respeitar os crit?rios j? definidos pelo professor nas aulas anteriores.
2. Os alunos far?o as s?nteses, a partir da identifica??o da incid?ncia de categorias nas respostas das entrevistas, para que, ao final eles possam construir um Quadro Comparativo das respostas dos entrevistados.
As categorias ser?o identificadas pelo que se reconhece como palavras-chaves das respostas das perguntas abertas. Obviamente, no caso das perguntas objetivas (fechadas) os alunos identificar?o apenas a incid?ncia (percentual de respostas).
Um exemplo para a pergunta de n?mero 2, do roteiro exemplificativo citado anteriormente:
Categorias identificadas nas respostas das entrevistas | |
Pergunta | Categoria |
Quais os benef?cios dos jogos eletr?nicos? | "habilidades de racioc?nio", "esperteza", "ajuda na forma??o"... |
3. Ap?s a s?ntese do quadro, o professor coordenador, organizar? com os alunos uma forma de representa??o da mesma (gr?fico, texto escrito, desenho).
4. Quando a representa??o da s?ntese estiver conclu?da, a mesma dever? se postada no Blog pelos alunos, respeitando os procedimentos adotados at? aqui.
5. O professor conduzir? uma discuss?o para que os alunos comentem como foi a experi?ncia de an?lise das entrevistas - a experi?ncia das categorias.
O professor poder? sugerir para os grupos, que tamb?m postem no Blog coment?rios sobre suas percep??es de an?lise das entrevistas.
?
1. O professor deve abrir mais um t?pico no Blog, intitulado, "O que eu aprendi e como foi minha participa??o na pesquisa".
2. O professor, ainda para efeitos de avalia??o, deve postar as seguintes perguntas no Blog:
Sugest?es de links para professores:
Antes de iniciar uma pesquisa como esta, sugiro a leitura do seguinte artigo cient?fico e das refer?ncias que ele lista:
http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/Simp_2006/artigos/03_jogo_trab_19.pdf, acesso em 18/04/2012
1. A avalia??o deve ocorrer durante todas as etapas da pesquisa, e, nesse trabalho coletivo, as postagens no Blog que foram sugeridas, fornecem os registros necess?rios.
2. Na perspectiva de identificar alguns conhecimentos espec?ficos constru?dos ou assimilados pelos alunos, pe?a que fa?am um texto em torno da seguinte pergunta: