Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo o Coelho: aula passeio

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Visitar locais onde se crie coelhos;

Obter outras informações sobre a criação de coelhos.

Duração das atividades

Uma manhã inteira

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Para realização desta aula, as crianças já deverão ter conhecido pelo menos um coelho, saber sobre suas necessidades quanto a alimentação, habitat, higienização etc.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento (Planejamento):

O (a) professor (a) deve pesquisar um local em que se crie coelhos, agendar uma aula passeio e solicitar a presença no local de uma pessoa que possa apresentar e falar sobre os coelhos para as crianças. Na roda, deverão organizar com o grupo os "combinados" para que esta aula se realize, discutir o horário de saída da escola, em que transporte será feito o traslado, o que as crianças deverão levar na aula passeio, como deve ser o comportamento no local visitado e a que horas voltarão.

undefined

2º Momento:

Realização da aula passeio. No dia e hora marcados, crianças e professores visitarão o local, momento em que poderão ter contato com coelhos de diferentes espécies e tirar dúvidas que ainda tenham sobre o animal. O (a) professor (a) deve registrar esta atividade com fotos ou vídeos para posterior retomada da aula passeio com as crianças, como também para fazer uma exposição na sala.

undefined

No caminho para o local do passeio.

undefined

No lugar do passeio.

undefined

Observando os viveiros.

undefined

Observando os viveiros.

undefined

Aprendendo como segurar um coelho com cuidado para que não seja machucado.

undefined

Aprendendo mais sobre o coelho.

undefined

3º Momento:

De volta à escola (podendo ser no dia seguinte), produzir um texto coletivo sobre a aula passeio, em que as crianças irão relembrar as coisas que foram vistas e ditas sobre o coelho no local visitado, sobre o que mais gostaram no passeio e sobre as novas informações que receberam durante as explicações. As crianças falam e a professora escreve; depois expõem o texto no mural da sala.

Avaliação

As crianças deverão expressar de forma oral as informações e conhecimentos adquiridos durante a aula passeio.