Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Visitar locais onde se crie coelhos;
Obter outras informações sobre a criação de coelhos.
O (a) professor (a) deve pesquisar um local em que se crie coelhos, agendar uma aula passeio e solicitar a presença no local de uma pessoa que possa apresentar e falar sobre os coelhos para as crianças. Na roda, deverão organizar com o grupo os "combinados" para que esta aula se realize, discutir o horário de saída da escola, em que transporte será feito o traslado, o que as crianças deverão levar na aula passeio, como deve ser o comportamento no local visitado e a que horas voltarão.
Realização da aula passeio. No dia e hora marcados, crianças e professores visitarão o local, momento em que poderão ter contato com coelhos de diferentes espécies e tirar dúvidas que ainda tenham sobre o animal. O (a) professor (a) deve registrar esta atividade com fotos ou vídeos para posterior retomada da aula passeio com as crianças, como também para fazer uma exposição na sala.
No caminho para o local do passeio.
No lugar do passeio.
Observando os viveiros.
Observando os viveiros.
Aprendendo como segurar um coelho com cuidado para que não seja machucado.
Aprendendo mais sobre o coelho.
De volta à escola (podendo ser no dia seguinte), produzir um texto coletivo sobre a aula passeio, em que as crianças irão relembrar as coisas que foram vistas e ditas sobre o coelho no local visitado, sobre o que mais gostaram no passeio e sobre as novas informações que receberam durante as explicações. As crianças falam e a professora escreve; depois expõem o texto no mural da sala.
As crianças deverão expressar de forma oral as informações e conhecimentos adquiridos durante a aula passeio.