Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os primeiros modernos: movimentos de vanguarda cultural na virada do s?culo XIX para o XX

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Migra??es, cultura e identidades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poder?o ter uma compreens?o das rela??es entre a produ??o cultural e o seu contexto hist?rico, bem como aprofundar caracter?sticas est?ticas de duas correntes de vanguarda: Impressionismo e Expressionismo.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor j? deve ter trabalhado com o aluno a situa??o social, pol?tica e econ?mica da Europa na segunda metade do s?culo XIX, principalmente as mudan?as provocadas pelo avan?o da ci?ncia e da tecnologia e da Segunda Revolu??o Industrial.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Para introduzir o aluno no ambiente das vanguardas culturais, o professor dever? selecionar dois desses movimentos: o Impressionismo e o Expressionismo. Dever? ser solicitado aos alunos que fa?am uma pesquisa na Internet e em livros sobre as principais caracter?sticas desses dois movimentos e seus principais artistas. Os alunos dever?o ser divididos em dois grupos e cada um deles pesquisar uma das correntes. O resultado dever? ser apresentado para toda a sala em forma de mapas conceituais. Esses mapas devem conter os principais conceitos encontrados na pesquisa sobre cada um dos movimentos. Esses mapas conceituais devem ter uma perspectiva visual importante, ainda mais se tratando de artes visuais. Al?m disso, ? necess?rio que os grupos escolham um ou dois alunos de cada para fazer a apresenta??o oral para toda a sala

?

Links para o Grupo do Impressionismo:

http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=XdeMSHD_DIwC&oi=fnd&pg=PA58&dq=impressionismo&ots=J6HlJORnbk&sig=kz60qjAsNKZwb0EFGaFCkoD3qGk#v=onepage&q=impressionismo&f=false   (Acesso em: 8/4/2012)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442010000300001&script=sci_arttext   (Acesso em: 8/4/2012)

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3638  (Acesso em: 8/4/2012)

http://www.historiadaarte.com.br/impressionismo.html   (Acesso em: 8/4/2012)    

http://www.maguetas.com.br/impressionismo.php   (Acesso em: 8/4/2012) 

?

Links para o Grupo do Expressionismo:

http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2608/2198   (Acesso em: 8/4/2012)   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo  (Acesso em: 8/4/2012)   

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3784   (Acesso em: 8/4/2012)   

http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_arteexpressionista.html   (Acesso em: 8/4/2012)  

?

AULA 2

O professor exibir? as imagens a seguir e pedir? aos alunos que as comente em voz alta e responda, oralmente, ?s perguntas correspondentes a cada uma delas. Ao final dos coment?rios e das respostas, os alunos dever?o produzir um texto destacando suas d?vidas e quest?es pendentes depois da atividade

Imagem 1

Impressionismo

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Claude_Monet,_Impression,_soleil_levant,_1872.jpg

Acesso em: 8/4/2012.

Perguntas:

- A pintura acima deu nome ao Movimento Impressionista. Por qu??

- Que caracter?sticas do Impressionismo podem ser encontradas nesta obra?

Imagem 2

Expressionismo

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/5/51/O_Grito.jpg

Acesso em: 8/4/2012.

 Perguntas:

- A pintura ?O Grito?, de Edvard Munch, ? considerada uma das mais importantes do Expressionismo. Por qu??

- Quais caracter?sticas do Expressionismo podem ser encontradas nesta pintura?

?

AULA 3

O professor exibir? um filme sobre os impressionistas e pedir? aos alunos que, divididos em tr?s grupos, fa?am uma discuss?o sobre o filme e apresentem oralmente suas conclus?es ao resto da turma.  

Links para o filme:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=pvpauKgE5Dc  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=GBs0bTa_Y6w&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=hacxicptpc4&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=cDS4LkJbyXM&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=vAb_Bcnl8s0&feature=relmfu   (Acesso em: 8/4/2012)

?

AULA 4

O professor exibir? um filme sobre Vincent Van Gogh, um dos mais conhecidos expressionistas, e pedir? aos alunos que, divididos em tr?s grupos, fa?am um roteiro escrito de um filme que eles fariam contando a hist?ria dos dois movimentos aqui discutidos. O roteiro deve conter conclus?es e an?lises feitas a partir das atividades das outras aulas mais os artistas e imagens que ser?o usadas.

  

Links para o filme:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=qGRLCxl6Ye0&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=la9i3v_Ze8w&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=3_VbaZaaXPI&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=PvlbHtRX_IM&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=7G4JJ9h24-0&feature=relmfu  (Acesso em: 8/4/2012)

Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=aYo4NC8HvLI&feature=relmfu (Acesso em: 8/4/2012)

?

CONCLUS?O

Ao final, os alunos ter?o compreendido dois movimentos de vanguarda cultural, o Impressionismo e o Expressionismo e como eles representaram, por meio de imagens, o seu contexto. Al?m disso, como atividade conclusiva os alunos devem comentar em voz alta o que apreenderam desse conte?do e o que ainda permanece como d?vida. O professor n?o precisa responder ? essas d?vidas, faz parte de todo processo de ensino-aprendizagem o n?o esgotamento das quest?es discutidas e ? isso que essa atividade conclusiva deve levar os alunos a pensarem

Recursos Complementares

Avaliação

A atividade requisitada na aula 4 - o roteiro do filme - ? uma s?ntese da aprendizagem de todo o conte?do. Tendo isso em considera??o o professor deve avaliar o resultado dessa atividade da seguinte forma: a avalia??o deve ser dividida em tr?s partes: a) cada grupo deve avaliar o roteiro dos outros dois grupos de 0 a 10; b) o professor deve pedir ? outros dois professores (de prefer?ncia os professores de Artes e Literatura) que avalie de 0 a 10; c) o professor deve pedir ?  dois alunos de outra sala mais que estejam no mesmo n?vel dos que fizeram essa atividade uma avalia??o de 0 a 10 (esses alunos n?o podem saber de quem s?o os trabalhos). Depois soma-se o que cada um deu e divide por seis (em cada uma das partes acima explicadas existem duas notas de 0 a 10). O resultado ser? a metade da nota, a outra metade ser? dada pelo professor que deu a aula. Os crit?rios para avalia??o do roteiro devem ser: a) a capacidade de explicar de maneira sint?tica o expressionismo e o impressionismo; b) a capacidade de relacionar as express?es est?ticas das duas correntes com o contexto hist?rico mais amplo, lan?ando m?o de exemplos dessa rela??o; c) a capacidade de di?logo entre as imagens escolhidas e os trechos de textos escolhidos para amparar o filme; d) a estrutura temporal do roteiro ou seja a capacidade de relacionar de maneira org?nica e sem quebras as partes do filme e, por ?ltimo: e) a criatividade nas escolhas das imagens e na organiza??o do filme.