Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sangue: investigando mitos e verdades

Autor e Co-autor(es)

Ariane de Souza Siqueira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as diferentes concep??es que o ser humano construiu sobre o sangue ao longo dos tempos.
  •  Conhecer alguns mitos e lendas relacionados ao sangue e investigar o aspecto cient?fico dessas cren?as.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Constituintes do sangue: plasma e c?lulas sangu?neas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Sangue: mitos e verdades ? Discuss?o e levantamento de hip?teses

Para iniciar a atividade, o professor dever? estabelecer um di?logo com a turma e apresentar as quest?es abaixo, solicitando aos alunos que fa?am o registro dessas quest?es em seu material.

hipotese

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_5LPq5bmnlW0/Scnw5bVqB7I/AAAAAAAAAtY/TYv0WEf4glU/s1600-h/hipotese.jpg. Acesso em 12/05/2012.

QUEST?ES PARA DISCUSS?O

a)  Como voc?s acham que o ser humano entendia o sangue h? 1000 anos? O que o sangue representava para esses homens?

b) A transfus?o sangu?nea ? uma pr?tica que surgiu em qual momento da hist?ria da humanidade?

c) A lenda dos vampiros est? muito associada ? presen?a de sangue. Como essa lenda surgiu?

d) Voc?s conhecem a express?o ?sangue azul?? O que ela pode representar?

e) Existe algum animal na natureza que possua sangue azul?

f) Ser? que um dia o ser humano conseguir? produzir sangue em laborat?rio? 

sangue azul

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-remiZmLkwPg/TdqR8Z3HXEI/AAAAAAAAAIk/z3noAECwG_Y/s1600/sangueAzul.jpg. Acesso em 14/03/2012

O professor dever? abrir espa?o para discuss?es, permitindo aos alunos que se manifestem e opinem a respeito das quest?es levantadas. Em seguida, o professor dever? solicitar aos alunos que formulem hip?teses sobre as quest?es levantadas e registrem em seu material.

Atividade 2- Sangue: mitos e verdades ? Pesquisa

A realiza??o desta etapa da aula necessitar? do uso de computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso ? internet. Oprofessor dever? distribuir a turma em grupos para que possam fazer uma pesquisa sobre os temas listados abaixo. Caso n?o haja a disponibilidade um computador por aluno, consideramos quatro, o n?mero m?ximo de alunos por computador. As fontes para pesquisa dever?o ser fornecidas pelo professor aos alunos, por escrito, a fim de que possam trabalhar com organiza??o e autonomia. Os alunos de cada grupo poder?o acessar o endere?o diretamente do computador. Mesmo que n?o haja disponibilidade de um computador por aluno, ? importante que cada um fa?a, individualmente, a primeira leitura do texto e registre no caderno/computador aquilo que considerar mais importante.

Cada um dos temas ser? pesquisado por dois grupos diferentes (ou mais, dependendo do n?mero de alunos por sala de aula), para que a discuss?o seja ampliada e que todos tenham informa??es novas para compartilhar com os colegas. Todos os grupos dever?o seguir um roteiro referente ao tema de sua pesquisa.  O grupo discute os apontamentos registrados para cada quest?o e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Esse texto dever? ser registrado no computador e enviado ao professor, por e-mail, para avalia??o. Os dois grupos que pesquisaram sobre o mesmo tema dever?o se reunir e confrontar as informa??es registradas, verificando aspectos comuns e divergentes.

O professor dever? orientar os grupos a montarem uma apresenta??o do conte?do pesquisado utilizando os recursos dispon?veis em seus computadores (planilha de slides do Microsoft Office-Power Point ou BrOffice- Kpresenter). Imagens poder?o ser buscadas na internet e inseridas na apresenta??o dos dados. Caso opte pela utiliza??o do aplicativo Kpresenter, as imagens selecionadas dever?o ser salvas previamente em uma pasta para inser??o nos slides. Para inserir as imagens siga os seguintes passos dentro do aplicativo: na barra de menu localize e clique em Inserir ? Imagem. Localize a pasta onde os arquivos foram salvos, selecione o arquivo e clique ? Abrir.

Finalizada esta etapa, o professor dever? organizar com os grupos um cronograma para a apresenta??o dos trabalhos. Os arquivos com as apresenta??es criadas pelos alunos dever?o ser enviados ao professor por e-mail para avalia??o.

TEMAS PARA PESQUISA

1 - Sangue: entre o m?stico e o cient?fico

http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=165. Acesso em 14/03/2012.

http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/breve_historia.html.  Acesso em 14/03/2012.

http://openlink.br.inter.net/jctyll/2080.htm. Acesso em 09/05/2012.

sangue vermelho

Fonte da imagem: http://static.hsw.com.br/gif/padroes-manchas-sangue-1.jpg. Acesso em 17/03/2012

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Como o sangue era visto pelos homens da Antiguidade?

2) Na hist?ria da Hemoterapia podemos reconhecer a fase heroica e a fase cient?fica. Relacione os principais aspectos da hemoterapia em cada fase.

3) No in?cio do s?culo XX n?o era poss?vel estocar sangue de doadores, sendo as transfus?es sangu?neas realizadas de bra?o a bra?o. Identifique os fatores que impossibilitavam a estocagem de sangue de doadores.

4) Relacione o desenvolvimento do conhecimento cient?fico acerca do sangue humano ao advento das duas Grandes Guerras Mundiais.

5) Relacione as precariedades apresentadas pela Hemoterapia no Brasil no final da d?cada de 60.

6) Elabore uma linha do tempo apresentando os principais eventos relacionados ? transfus?o sangu?nea, desde sua origem at? os dias atuais.

2 - Porfiria e folclore vamp?rico

http://www.ceev.net/porfiria1p.pdf. Acesso em 14/03/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Porfiria. Acesso em 14/03/2012.

http://ufologiaeosobrenatural.blogspot.com/2009/04/porfiria-o-vampiro-segundo-ciencia.html. Acesso em 14/03/2012.

vampira

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-Z5l7OG1qC2o/TrRFt6J5MaI/AAAAAAAAAEc/2TPaqR39UT4/s1600/vampira.JPG.  Acesso em 17/03/2012.

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Descreva as causas e os sintomas da porfiria.

2) Relacione os principais aspectos da porfiria aguda e cut?nea.

3) Identifique a rela??o entre a porfiria e a lenda de vampiros.

4) Qual a base cient?fica para a avers?o dos ?vampiros? ? luz do Sol e ao alho?

5) Fa?a uma descri??o das formas de tratamento da porfiria.

3 -  Sangue vermelho x Sangue azul

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/todos-os-bichos-tem-sangue-vermelho. Acesso em 16/03/2012.

http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/sangue.php. Acesso em 16/03/2012.

http://respostasprontas.com/index.php?newsid=10604. Acesso em 09/05/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADmulo. Acesso em 09/05/2012.

crust??ceo azul

Fonte da Imagem:  http://alfredojunior.files.wordpress.com/2011/06/lagostaazul.jpg. Acesso em 17/03/2012.

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Identifique os grupos de seres vivos que possuem sangue vermelho e explique as causas dessa colora??o.

2) Explique por que alguns animais possuem sangue azul.

3) Relacione as principais diferen?as entre o sangue dos insetos e dos vertebrados.

4) Aponte as principais caracter?sticas comportamentais do caranguejo-ferradura.

5) Investigue a import?ncia do sangue azul do caranguejo-ferradura para o ser humano.

4 - Sangue artificial

http://super.abril.com.br/ciencia/sangue-artificial-engenharia-veias-440636.shtml. Acesso em 16/03/2012.

http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2053/pdf/mat%2002.pdf. Acesso em 16/03/2012.

h/ttp://www.momentosaude.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=133:sangue-artificial&catid=35:artigos&Itemid=53. Acesso em 16/03/2012.

http://www.netconsumo.com/2009/03/cientistas-criam-sangue-artificial.html. Acesso em 23/03/2012.

cientista sangue

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/_TUVc4aC6F0M/ScuXi50VtUI/AAAAAAAAESY/q0DAg3U6xdM/s1600-h/Cientistas+criam+Sangue+Artificial.jpg . Acesso 23/03/2012.

ROTEIRO DE ESTUDO

1) Qual a maior dificuldade enfrentada pelos pesquisadores na busca do sangue artificial?

2) Investigue quais s?o os problemas potenciais do sangue artificial.

3) Indique o procedimento adotado para obten??o do sangue artificial.

4) Identifique os fatores que est?o relacionados ? necessidade humana de produzir sangue artificialmente.

5) Elabore uma linha do tempo apresentando os principais eventos relacionados ? produ??o do sangue artificial, desde os primeiros estudos at? os dias atuais.

Atividade 3 ? Sangue: mitos e verdades - socializa??o dos temas pesquisados

Para a realiza??o desta etapa da aula ? necess?rio que a sala/laborat?rio esteja equipada com um projetor de imagens (data show) e que todos os alunos estejam com as quest?es apresentadas pelo professor na Atividade 1 bem como as hip?teses por eles levantadas.

Antes de iniciar as apresenta??es, professor dever? orientar os alunos a levantarem as quest?es presentes no roteiro de estudo e coloc?-las em discuss?o durante a apresenta??o. Cada grupo dever? apresentar as principais ideias e conceitos do tema de sua pesquisa.

Finalizada a apresenta??o do grupo, o professor conduzir? um momento de discuss?o, permitindo que os alunos fa?am perguntas ao grupo apresentador, tirando suas d?vidas e expressando suas opini?es sobre o tema apresentado pelos colegas. Neste momento, os alunos ter?o a oportunidade de confrontarem as hip?teses que levantaram para as quest?es trazidas pelo professor na atividade anterior. O professor dever? solicitar aos alunos que registrem em seu material (caderno/computador) as principais quest?es levantadas durante as discuss?es e as conclus?es a que chegaram ap?s o confronto das hip?teses.

Observa??o: O procedimento descrito acima dever? ser adotado ap?s a apresenta??o de cada grupo. Antes que um novo tema seja apresentado ? interessante que o professor permita que os alunos identifique qual das quest?es levantadas na Atividade 1 poder?o ser investigadas em cada tema apresentado pelos grupos. 

Atividade 4 - Sangue: o que voc? sabe? ? V?deo-entrevista 

A proposta desta atividade ? realizar uma entrevista com membros da comunidade escolar (alunos/servidores) acerca de algumas quest?es ligadas aos mitos e verdades sobre o sangue.

O professor dever? organizar a turma em duplas e cada dupla dever? entrevistar quatro pessoas. As entrevistas poder?o ser realizadas durante o intervalo para o recreio ou no contra turno. Para o registro das entrevistas poder?o ser utilizados diferentes recursos: filmadoras, m?quinas fotogr?ficas, celulares e notebooks que possuam filmadora. Os arquivos gerados pelas entrevistas dever?o ser salvos em um dispositivo de armazenamento de m?dia (cd, dvd, pendrive). Sugerimos que o professor estabele?a um prazo m?ximo de cinco dias para a coleta dos dados.

entrevistador

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-mgv78zt1tv0/T2z5V_PseII/AAAAAAAAADE/lO_KfHwCvNs/s1600/entrevistador.png. Acesso 17/03/2012

Para a realiza??o da entrevista os alunos dever?o utilizar um roteiro entregue pelo professor. Neste momento, o professor deve estabelecer um di?logo com a turma, orientando-os na utiliza??o do roteiro para a entrevista e dando algumas dicas de como se portar ao entrevistar uma pessoa: ser educado, usar linguagem adequada e ter organiza??o do in?cio ao fim da entrevista. 

ROTEIRO PARA A V?DEO-ENTREVISTA ? Sangue: o que voc? sabe?

1? Momento: Antes de come?ar a entrevista, certifique-se de que o equipamento para registro das imagens e som est? pronto para funcionamento. Defina com seu colega de trabalho quem ficar? respons?vel pela grava??o das imagens e quem far? as perguntas (Dica: alternem as fun??es em cada entrevista, assim, todos poder?o ser ?camera man? e ?rep?rter?).

2? Momento: Comece a entrevista identificando-se (nome, escola, ano de ensino e turma), cumprimentando o entrevistado e apresentando-o (nome e fun??o que desempenha). Em seguida, explique o motivo de realiza??o dessa pesquisa.

3? Momento: Inicie o questionamento.

a)  Qual a import?ncia que o sangue apresenta para nosso corpo, em sua opini?o?

b) Do que o sangue ? feito?

c) Voc? sabe por que o sangue ? vermelho?

d) O que voc? acha que diferencia nosso sangue do de outros animais?

e) O que a express?o ?sangue ruim? significa para voc??

f) O que voc? acha que diferencia o sangue de duas pessoas?

g) Voc? conhece algum mito ou alguma lenda que envolve o sangue?

Finalize a entrevista agradecendo ao entrevistado.

Atividade 5 - Sangue: o que voc? sabe? - Montagem/Cria??o do v?deo

Esta etapa da atividade dever? ser realizada em um laborat?rio de inform?tica, pois cada dupla precisar? trabalhar com um computador que possua o Sistema Windows onde dever? localizar o aplicativo Windows Live Movie Maker (http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm). Para abrir o programa siga os seguintes passos: clique em ?Iniciar ? Todos os programas ? Windows Live Movie Maker.

Depois de realizadas as entrevistas, cada dupla ter? gerado quatro arquivos de ?udio e v?deo gravados em um dispositivo de armazenamento de m?dia. Esses arquivos ser?o utilizados para a montagem do v?deo da dupla.

Para a montagem do v?deo v? ao bot?o Iniciar ? Todos os Arquivos ? Windows Live Movie Maker e abra o programa. Na barra de menu, clique em In?cio e localize o ?cone T?tulo. Coloque o t?tulo do trabalho (veja imagem abaixo).

tela v??deo

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-FNMUwir1Z7Y/T4hsYroodcI/AAAAAAAAAD0/2Zzdgg6SeOI/s1600/Movie+Maker_titulo.jpg.  Acesso em 21/03/2012.

Colocado o t?tulo do trabalho no primeiro slide, clique no bot?o In?cio ? Adicionar v?deos e fotos. Localize o dispositivo de armazenamento onde os arquivos gerados com as entrevistas foram gravados, selecione o arquivo da primeira entrevista e clique em Abrir. Siga esse procedimento para inserir cada arquivo. Ao final, o v?deo apresentar? cinco slides, e o pr?ximo passo ? salvar o projeto. Para isso, na barra de menu clique no bot?o Movie Maker (fica ao lado do bot?o In?cio) ? Salvar projetos. Localize o dispositivo de armazenamento onde o trabalho ser? salvo, d? um t?tulo ao projeto e clique em Salvar. Este arquivo gerado representa o arquivo original, pass?vel de futuras modifica??es.

Depois de salvo o projeto, o pr?ximo passo ? salvar o projeto como filme. Para isso, na barra de menu clique no bot?o Movie Maker ? Salvar filme ? Para computador. Localize o dispositivo de armazenamento onde o filme ser? salvo, d? um t?tulo ao projeto e clique em Salvar.

Atividade 6- Sangue: o que voc? sabe? ? compartilhando conhecimento via blog

Depois de produzidos os v?deos, o momento ? de socializa??o. A proposta desta atividade ? divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos e aproximar a comunidade escolar. Para isso, o professor dever? criar um blog onde ir? postar os v?deos produzidos pelos alunos. Para criar o blog, basta que o professor acesse o endere?o eletr?nico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 10/05/2012) e siga as instru??es. ? r?pido, pr?tico e gratuito.

Postados os v?deos, o professor solicitar? aos alunos que entrem no endere?o eletr?nico do blog, que assistam ?s produ??es dos colegas e que fa?am coment?rios sobre o trabalho desenvolvido. Todos os alunos dever?o seguir este procedimento, e o professor, juntamente com os alunos, dever?o divulgar o blog na escola, solicitando ? comunidade escolar que tamb?m participem deixando seus coment?rios e opini?es. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunica??o dispon?veis na escola dever?o ser utilizados: site da escola, r?dio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O blog deve ser acessado diariamente pelo professor e alunos, para que acompanhem as opini?es postadas e fa?am um levantamento semanal dos coment?rios deixados pelos visitantes. O professor poder? utilizar o blog como uma ferramenta de ensino, devendo postar no blog os arquivos das apresenta??es criadas pelos alunos na Atividade 2. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

-

Sugest?es de links para professores:

?

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades (textos, apresenta??es e v?deo-entrevista) tamb?m poder?o ser utilizados pelo professor como forma de registro e avalia??o da atividade desenvolvida.