Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Crise da Rep?blica Romana

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino M?dio Hist?ria Poder

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As estruturas republicanas de Roma.

- O cotidiano romano.

- A expans?o romana;

- As Guerras P?nicas.

- A crise da Rep?blica: as guerras civis e o surgimento do Imp?rio.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecimentos b?sicos sobre a hist?ria e a sociedade na Roma Antiga.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

Para se entender uma sociedade antiga e muito diferente da nossa, temos que entender essa diferen?a e compreender que os valores e os objetivos da ?poca podem, a princ?pio, parecer-nos estranhos. Esses aspectos dever?o ser ressaltados pelo professor antes do in?cio das aulas, para que seus alunos abram suas mentes para uma melhor compreens?o e entendimento da sociedade romana.

DESENVOLVIMENTO

Primeira Aula

O professor dever? dar in?cio ? primeira aula questionando os alunos a respeito da hist?ria de Roma:

- O que voc?s conhecem da hist?ria de Roma?

- Voc?s sabiam que Roma foi uma Rep?blica?

- Sabiam que ela foi, tamb?m, um Imp?rio?

- Voc?s acreditariam se algu?m lhes dissesse que uma sociedade t?o antiga quanto a romana ? important?ssima para compreendermos grande parte das estruturas da sociedade moderna?

Essas perguntas iniciais servem para despertar o interesse dos alunos pela mat?ria e, para que isso seja ainda mais intensificado, sugerimos a apresenta??o de algumas imagens ao longo deste pequeno debate, como as que abaixo elencamos:

- Imagem 1:  O Senado romano.

SEnado Romano

Dispon?vel em:

http://1.bp.blogspot.com/_M2Y9Tb4b7q0/TCe3mVXqgjI/AAAAAAAABYw/0G_JeFG4YqQ/s1600/maccari-cicero.jpg

- Imagem 2: A legi?o romana.

Legi??o Romana

Dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/-TMRhWDeJPqY/TWbiN-JHVWI/AAAAAAAAEGQ/kyOpCW1LVZI/s1600/legioes.jpg

Uma vez realizada esta primeira parte da aula, o professor dever? introduzir o assunto aos alunos, explicando a eles que as pr?ximas aulas se dedicar?o ao estudo da Rep?blica Romana.

Para come?ar, sugerimos a distribui??o do seguinte texto, dispon?vel em:

http://www.historiamais.com/republica_romana.htm.

O texto dever? ser lido em sala de aula e o professor dever? responder ? qualquer d?vida e/ou quest?o levantadas pelos alunos.

Segunda Aula

A segunda aula ser? dedicada ? an?lise das estruturas republicanas de Roma. Para tanto, o professor dever? levar os seus alunos ? Sala de Inform?tica e dividi-los em quatro grupos. L?, far?o uma pesquisa de textos e imagens, com o intuito de reunir informa??es, da seguinte maneira:

- Grupo 1: ?O Senado romano?.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://www.infopedia.pt/$senado-romano

http://pt.wikipedia.org/wiki/Senado_romano

- Grupo 2: ?O direito romano?.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://derechodirittodroit.tripod.com/id13.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_romano

- Grupo 3: ?A legi?o romana?.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/legiao-romana-433731.shtml

http://www.suapesquisa.com/imperioromano/legiao_romana.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_romana

- Grupo 4: ?As assembleias romanas?.

Links sugeridos para a pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_romana

http://www.infoescola.com/civilizacao-romana/assembleias-das-centurias/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_das_Cent%C3%BArias

Durante a realiza??o da pesquisa, os alunos dever?o ficar atentos aos seguintes elementos: organiza??o, fun??o e import?ncia. Esses elementos, assim como as imagens coletadas, dever?o servir de base para as apresenta??es a serem realizadas nas aulas seguintes.

Terceira Aula

Como complemento da anterior, esta aula ser? inteiramente dedicada ?s apresenta??es dos alunos. Cada grupo ter? de 10 a 12 minutos para a apresenta??o, que seguir? a ordem num?rica, isto ?, o Grupo 1 se apresentar? primeiro, seguido do Grupo 2 e assim por diante... Todos os integrantes de cada grupo dever?o participar da apresenta??o, que dever? ser ilustrada com as imagens coletadas na pesquisa da aula anterior. Para realizar a atividade, os alunos:

1 - poder?o utilizar recursos como data show, apresenta??o de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.

2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualiza??o, a mentalidade e valores da ?poca, t?ticas e tecnologias ent?o dispon?veis, etc.

3 - levantar quest?es e problemas a respeito da tem?tica estudada, despertando discuss?es e debates.

4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.

Uma vez findas as apresenta??es, o professor dever? pedir aos alunos que tracem um paralelo, analisando a influ?ncia, perman?ncia e diversidade entre as institui??es romanas por eles estudadas e as da sociedade brasileira contempor?nea. Por exemplo, os integrantes do Grupo 1 dever?o tra?ar uma compara??o entre o Senado Romano e o Senado Brasileiro. O texto n?o precisar? ultrapassar 10 linhas e poder? ser entregue ao professor na aula seguinte.

Quarta Aula

Uma vez compreendidas as estruturas, ser?o agora analisados o processo de expans?o, as disputas internas e a crise da Rep?blica Romana.

Para dar in?cio a esta aula, sugerimos a apresenta??o do seguinte texto, dispon?vel em:

http://www.roma.templodeapolo.net/ver_periodo.asp?Cod_periodo=50&value=Rep%C3%BAblica%20Romana&periodo=Rep%C3%BAblica%20Romana&1=#plebeus.

Este artigo servir? de base para o debate a seguir, no qual ser?o discutidos alguns pontos importantes da hist?ria de Roma. O professor colocar? seus alunos em c?rculo para dar in?cio a uma discuss?o a respeito do tema, abrangendo, principalmente, os seguintes problemas:

- Quais as principais quest?es internas?

- Havia diferen?as e diverg?ncias sociais em Roma?

- Como Roma se expandiu?

- Quais as principais fases desta expans?o?

- O que permitiu essa expans?o?

- Quais os fatores que levaram a Rep?blica a entrar em crise?

O professor dever? estimular os alunos, questionando-os frequentemente e intervindo no debate, sempre que notar ser necess?rio.

Quando o professor der por encerrado o debate (ele dever? perceber se todos os pontos acima levantados foram discutidos), ele propor? uma reda??o a respeito da crise da Rep?blica Romana. O texto dever? conter, no m?nimo, 20 linhas e poder? ser entregue na aula seguinte.

CONCLUS?O

Os alunos compreender?o as principais estruturas republicanas romanas, estruturas estas que permitiram uma enorme expans?o, n?o apenas militar, mas tamb?m pol?tica, cultural e social. O mundo se tornaria romano. Al?m disso, os alunos perceber?o que muitas das institui??es pol?ticas do Brasil Contempor?neo tiveram, sen?o completamente, partes de sua origem inspiradas na organiza??o pol?tica romana.

Recursos Complementares

- Sugest?o de link a ser consultado pelos alunos:

Artigo ?Roma ? Rep?blica?, site Mundo Educa??o - http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/romarepublica.htm (acesso em: 10 abr. 2012).

- Sugest?o de link a ser consultado pelo professor:

Artigo ?Evolu??o hist?rica do Direito Romano?, site Jus Navegandis http://jus.com.br/revista/texto/18474/evolucao-historica-do-direito-romano (acesso em: 10 abr. 2012).

Avaliação

O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das quatro aulas. Basear? a sua an?lise na participa??o dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos, atentando ao conte?do debatido, ao conhecimento e ? argumenta??o a respeito do tema. Os textos produzidos dever?o ser avaliados em sua consist?ncia, reda??o e conte?do.