L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
- As estruturas republicanas de Roma.
- O cotidiano romano.
- A expans?o romana;
- As Guerras P?nicas.
- A crise da Rep?blica: as guerras civis e o surgimento do Imp?rio.
- Conhecimentos b?sicos sobre a hist?ria e a sociedade na Roma Antiga.
INTRODU??O
Para se entender uma sociedade antiga e muito diferente da nossa, temos que entender essa diferen?a e compreender que os valores e os objetivos da ?poca podem, a princ?pio, parecer-nos estranhos. Esses aspectos dever?o ser ressaltados pelo professor antes do in?cio das aulas, para que seus alunos abram suas mentes para uma melhor compreens?o e entendimento da sociedade romana.
DESENVOLVIMENTO
Primeira Aula
O professor dever? dar in?cio ? primeira aula questionando os alunos a respeito da hist?ria de Roma:
- O que voc?s conhecem da hist?ria de Roma?
- Voc?s sabiam que Roma foi uma Rep?blica?
- Sabiam que ela foi, tamb?m, um Imp?rio?
- Voc?s acreditariam se algu?m lhes dissesse que uma sociedade t?o antiga quanto a romana ? important?ssima para compreendermos grande parte das estruturas da sociedade moderna?
Essas perguntas iniciais servem para despertar o interesse dos alunos pela mat?ria e, para que isso seja ainda mais intensificado, sugerimos a apresenta??o de algumas imagens ao longo deste pequeno debate, como as que abaixo elencamos:
- Imagem 1: O Senado romano.
Dispon?vel em:
http://1.bp.blogspot.com/_M2Y9Tb4b7q0/TCe3mVXqgjI/AAAAAAAABYw/0G_JeFG4YqQ/s1600/maccari-cicero.jpg
- Imagem 2: A legi?o romana.
Dispon?vel em:
http://3.bp.blogspot.com/-TMRhWDeJPqY/TWbiN-JHVWI/AAAAAAAAEGQ/kyOpCW1LVZI/s1600/legioes.jpg
Uma vez realizada esta primeira parte da aula, o professor dever? introduzir o assunto aos alunos, explicando a eles que as pr?ximas aulas se dedicar?o ao estudo da Rep?blica Romana.
Para come?ar, sugerimos a distribui??o do seguinte texto, dispon?vel em:
http://www.historiamais.com/republica_romana.htm.
O texto dever? ser lido em sala de aula e o professor dever? responder ? qualquer d?vida e/ou quest?o levantadas pelos alunos.
Segunda Aula
A segunda aula ser? dedicada ? an?lise das estruturas republicanas de Roma. Para tanto, o professor dever? levar os seus alunos ? Sala de Inform?tica e dividi-los em quatro grupos. L?, far?o uma pesquisa de textos e imagens, com o intuito de reunir informa??es, da seguinte maneira:
- Grupo 1: ?O Senado romano?.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://www.infopedia.pt/$senado-romano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Senado_romano
- Grupo 2: ?O direito romano?.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://derechodirittodroit.tripod.com/id13.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_romano
- Grupo 3: ?A legi?o romana?.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/legiao-romana-433731.shtml
http://www.suapesquisa.com/imperioromano/legiao_romana.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_romana
- Grupo 4: ?As assembleias romanas?.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_romana
http://www.infoescola.com/civilizacao-romana/assembleias-das-centurias/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_das_Cent%C3%BArias
Durante a realiza??o da pesquisa, os alunos dever?o ficar atentos aos seguintes elementos: organiza??o, fun??o e import?ncia. Esses elementos, assim como as imagens coletadas, dever?o servir de base para as apresenta??es a serem realizadas nas aulas seguintes.
Terceira Aula
Como complemento da anterior, esta aula ser? inteiramente dedicada ?s apresenta??es dos alunos. Cada grupo ter? de 10 a 12 minutos para a apresenta??o, que seguir? a ordem num?rica, isto ?, o Grupo 1 se apresentar? primeiro, seguido do Grupo 2 e assim por diante... Todos os integrantes de cada grupo dever?o participar da apresenta??o, que dever? ser ilustrada com as imagens coletadas na pesquisa da aula anterior. Para realizar a atividade, os alunos:
1 - poder?o utilizar recursos como data show, apresenta??o de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.
2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualiza??o, a mentalidade e valores da ?poca, t?ticas e tecnologias ent?o dispon?veis, etc.
3 - levantar quest?es e problemas a respeito da tem?tica estudada, despertando discuss?es e debates.
4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.
Uma vez findas as apresenta??es, o professor dever? pedir aos alunos que tracem um paralelo, analisando a influ?ncia, perman?ncia e diversidade entre as institui??es romanas por eles estudadas e as da sociedade brasileira contempor?nea. Por exemplo, os integrantes do Grupo 1 dever?o tra?ar uma compara??o entre o Senado Romano e o Senado Brasileiro. O texto n?o precisar? ultrapassar 10 linhas e poder? ser entregue ao professor na aula seguinte.
Quarta Aula
Uma vez compreendidas as estruturas, ser?o agora analisados o processo de expans?o, as disputas internas e a crise da Rep?blica Romana.
Para dar in?cio a esta aula, sugerimos a apresenta??o do seguinte texto, dispon?vel em:
Este artigo servir? de base para o debate a seguir, no qual ser?o discutidos alguns pontos importantes da hist?ria de Roma. O professor colocar? seus alunos em c?rculo para dar in?cio a uma discuss?o a respeito do tema, abrangendo, principalmente, os seguintes problemas:
- Quais as principais quest?es internas?
- Havia diferen?as e diverg?ncias sociais em Roma?
- Como Roma se expandiu?
- Quais as principais fases desta expans?o?
- O que permitiu essa expans?o?
- Quais os fatores que levaram a Rep?blica a entrar em crise?
O professor dever? estimular os alunos, questionando-os frequentemente e intervindo no debate, sempre que notar ser necess?rio.
Quando o professor der por encerrado o debate (ele dever? perceber se todos os pontos acima levantados foram discutidos), ele propor? uma reda??o a respeito da crise da Rep?blica Romana. O texto dever? conter, no m?nimo, 20 linhas e poder? ser entregue na aula seguinte.
CONCLUS?O
Os alunos compreender?o as principais estruturas republicanas romanas, estruturas estas que permitiram uma enorme expans?o, n?o apenas militar, mas tamb?m pol?tica, cultural e social. O mundo se tornaria romano. Al?m disso, os alunos perceber?o que muitas das institui??es pol?ticas do Brasil Contempor?neo tiveram, sen?o completamente, partes de sua origem inspiradas na organiza??o pol?tica romana.
- Sugest?o de link a ser consultado pelos alunos:
Artigo ?Roma ? Rep?blica?, site Mundo Educa??o - http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/romarepublica.htm (acesso em: 10 abr. 2012).
- Sugest?o de link a ser consultado pelo professor:
Artigo ?Evolu??o hist?rica do Direito Romano?, site Jus Navegandis http://jus.com.br/revista/texto/18474/evolucao-historica-do-direito-romano (acesso em: 10 abr. 2012).
O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das quatro aulas. Basear? a sua an?lise na participa??o dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos, atentando ao conte?do debatido, ao conhecimento e ? argumenta??o a respeito do tema. Os textos produzidos dever?o ser avaliados em sua consist?ncia, reda??o e conte?do.