L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Sociologia | Ideologia e a ind?stria cultural |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Jogos: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Jogos: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Luta: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Luta: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
- A pol?tica de jogos do Imp?rio Romano.
- A fun??o sociopol?tica dos jogos.
- Os gladiadores: quem eram, como lutavam e participa??o deles na sociedade.
No??es sobre cultura, sociedade e pol?tica da Roma Antiga.
INTRODU??O
Antes do in?cio da aula, o professor dever? explicar aos alunos que, nas aulas a seguir, ser? estudada uma sociedade antiga, muito diferente da nossa, que tinha valores e ideais diversos daqueles aos quais estamos acostumados. Para se compreender um povo t?o diferente, ? necess?rio estar aberto a novidades e estar disposto a entender ideias contrastantes ?s nossas.
Al?m disso, dever? alert?-los de que o tema a ser tratado pode causar alguma repulsa ou impression?-los de maneira negativa, dada a viol?ncia em que se davam os jogos de gladiadores na Roma Antiga.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor dever? dar in?cio ? primeira aula, exibindo aos alunos os seguintes pares de imagens:
Par 1: Coliseu hoje (ru?nas) e ontem (maquete)
- Imagem 1: Coliseu hoje (ru?nas).
Dispon?vel em:
- Imagem 2: Coliseu ontem (maquete).
Dispon?vel em:
http://2.bp.blogspot.com/_I1c6YZJ-EU0/SkO8S4mVXAI/AAAAAAAAAFg/eVjNCtALT8U/s320/coliseu_maquete.jpg
Par 2: Circo M?ximo hoje (ru?nas) e ontem (maquete)
- Imagem 1: Circo M?ximo hoje (ru?nas).
Dispon?vel em:
http://1.bp.blogspot.com/-n_Ek0AD9UFo/TaHtGnquzdI/AAAAAAAAAGg/R_-HDOyJRh8/s1600/DSC_0278.JPG
- Imagem 2: Circo M?ximo ontem (maquete).
Dispon?vel em:
http://www.celtiberia.net/imagftp/im857980021-DC728721-0E7C-437F-BED3F2577D81E4A8.jpg
Ao mesmo tempo em que exibe as imagens, o professor dever? questionar os seus alunos:
- Sabem o que representam essas imagens?
- Onde est?o localizados esses locais?
- O que acontecia nesses locais?
- Qual a import?ncia desses locais?
Estimulados pelas imagens e pelas perguntas, os estudantes, sempre orientados pelo professor, iniciar?o um pequeno debate a respeito do Coliseu, do Circo M?ximo e dos jogos romanos, de maneira geral. Abaixo, segue um texto que ajudar? a intensificar a discuss?o, dispon?vel em: http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-do-pao-e-circo-584140.html
Segunda Aula
Ao iniciar a segunda aula, o professor dever? exibir aos estudantes as seguintes imagens:
? Gladiadores no Coliseu.
Dispon?vel em:
? Gladiadores em combate.
Dispon?vel em:
http://arquehistoria.com/wp-content/uploads/2009/01/gladiador-coliseo1.jpg
? Gladiadores, arte romana.
Dispon?vel em:
http://arquehistoria.com/files/lucha_de_gladiadores.jpg
Em seguida, o professor dever? dispor seus alunos em um pequeno c?rculo e questionar seus alunos a respeito das imagens:
- Quem elas representam?
- Qual a fun??o dos gladiadores?
- Voc?s acreditam que eles tinham outra fun??o al?m da de entretenimento da sociedade romana? Qual?
Essas quest?es dever?o levar a um pequeno debate entre professor e estudantes, no intuito de desvendar as principais fun??es sociais dos jogos de gladiadores e do pr?prio personagem hist?rico.
Terceira Aula
O professor dar? in?cio ? terceira aula distribuindo entre os estudantes os textos dispon?veis nos sites abaixo (a leitura dos textos dever? ser em voz alta):
-http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/gladiadores-romanos-434334.shtml
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Gladiador
Em seguida, dever? retomar rapidamente o debate anterior, perguntando aos alunos se eles mudaram de opini?o a respeito das fun??es dos gladiadores e dos jogos na sociedade romana.
Antes do fim da aula, o professor explicar? aos alunos que, em seus pr?ximos dois encontros, ser? exibido o filme Gladiador, de Ridley Scott, na Sala de V?deo ou, caso a escola n?o disponha de uma, onde o professor considerar mais indicado.
Quarta e Quinta Aulas
Exibi??o do filme Gladiador, de Ridley Scott. Por ser um filme relativamente extenso, sua exibi??o dever? tomar a quarta e quinta aulas. O professor, quando achar necess?rio, poder? pausar o filme para que sejam explicadas algumas cenas e passagens que possam parecer obscuras a seus alunos, assim como para fazer coment?rios ou pedir a participa??o dos estudantes por meio de perguntas, testando, assim, o conhecimento por eles apreendidos nas aulas anteriores.
Sexta Aula
Na sexta e ?ltima aula, o professor pedir? aos alunos que redijam um texto argumentativo a respeito dos gladiadores e dos jogos na Roma Antiga. Dever?o levar em considera??o os esquemas de debate das primeiras duas aulas, os textos lidos e o filme assistido, argumentando a respeito da import?ncia e das fun??es sociais dos jogos de gladiadores. O texto dever? ter, no m?nimo, 20 linhas e, no m?ximo, 30.
Conclus?o
Ao fim das aulas, os alunos perceber?o que os jogos de circo romanos n?o se prestavam apenas a entretenimento, principalmente aqueles que tinham os gladiadores como tem?tica. Compreender?o que eles serviam como "desafogo" pol?tico e social para o imperador e a aristocracia romana, mantendo a plebe satisfeita com os espet?culos organizados.
- Sugest?o de link a ser consultado pelo professor:
V?deo ?Gladiadores: de volta ? vida?, site Youtube -http://www.youtube.com/watch?v=xHTpXCFW1tU (acesso em: 10 abr. 2012).
- Sugest?o de link a ser consultado pelo professor:
Artigo ?Arenas Antigas e Est?dios Modernos?, site Recorde ? Revista Hist?ria do Esporte - http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV1N1_2008_13.pdf (acesso em: 10 abr. 2012).
?
O professor dever? avaliar os seus alunos ao longo das seis aulas. Perceber? a participa??o de cada um ao longo dos debates sugeridos e a sua compreens?o do tema. O texto dever? ser avaliado em seu conte?do, forma, estrutura, consist?ncia e reda??o.