Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Uso da Internet.
Uso de tablet/UCA.
Trabalho em duplas.
http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png
?
OBS.: A aula tamb?m pode ser desenvolvida por meio de tablets.
?
?
?
Para sensibiliza??o do tema, o professor come?a a aula pedindo aos alunos para pesquisarem na internet, por meio de seus laptops ou tablets, sobre hinos de clubes de futebol. A ideia ? que os alunos tenham algum contato com os hinos futebol?sticos para participarem de um jogo. ? aconselh?vel que a pesquisa seja feita em duplas compostas por um menino e uma menina, tendo em vista a atra??o, geralmente dos meninos, pelo futebol.
Jogo sobre hinos
Ap?s a pesquisa, e ainda em duplas, o professor dar? in?cio ao jogo sobre hinos. A proposta ? descobrir a qual time pertencem os hinos escutados. O professor exibir? um v?deo com a brincadeira e os alunos ter?o de listar suas respostas em uma folha. Antes de terminar o v?deo, o professor deve paus?-lo para que as respostas n?o sejam exibidas. Ao t?rmino, o professor recolhe as folhas e as troca entre as duplas. Exibe novamente o v?deo que mostrar? as respostas aos hinos tocados. A dupla que obtiver maior n?mero de acertos em rela??o ? correta associa??o entre hino e time ganhar? como pr?mio a escuta do hino de seu(s) time(s) de prefer?ncia.
Professor, ressalte com os alunos que a linguagem escrita utilizada no v?deo est? no estilo informal. Comente sobre as abrevia??es e levante hip?teses com os alunos sobre as raz?es da informalidade nesse v?deo e sobre a adequa??o para o que se prop?e o autor.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nuaW1NYPz8U Acesso em 15 de abr. de 2012
?
Por quer estudar hinos?
?
Ap?s o jogo, o professor dever? questionar os alunos sobre o que pensam em rela??o ? necessidade, import?ncia e interesse de pesquisarem sobre os hinos, em geral. Os alunos dever?o propor argumentos.
Para dar in?cio ?s discuss?es, o professor induzir? os alunos a responderem:
?
?
Ao final da discuss?o, o professor propor? aos alunos pesquisarem sobre hinos a partir de um projeto de pesquisa.
?
?
?
Delimita??o do tema da pesquisa
Depois de apresentado o tema e argumentado em favor de seu estudo, professor e alunos dever?o conversar para juntos delimitarem o que v?o pesquisar, tendo em vista a abrang?ncia e as in?meras possibilidades de pesquisa que o tema suscita.
O professor, nesse momento, deve servir como mediador para propor algum aspecto sobre o hino que possibilite pesquisa e que provoque nos alunos desejo em aprender.
Para tanto, o professor dever? partir da observa??o do tema na atualidade para chamar a aten??o dos alunos quanto ao que se discute sobre o assunto e por qu?. Eis algumas sugest?es que direcionar?o a pesquisa para o entendimento do hino enquanto representa??o social, cultural e simb?lica de um grupo de pessoas.
?
Atividade
?
Textos
Texto 1 - Revolta expressa em nova vers?o do Hino Nacional.
Dispon?vel em: http://www.rdnews.com.br/blog/post/na-rede-versao-do-hino-nacional-expoe-revolta Acesso em 17 de abr. de 2012.
?
VARIEDADES | 02/11/2007 - 12:00Na rede, vers?o do Hino Nacional exp?e revoltaRomilson Dourado
Ganhou a rede uma "nova vers?o" do Hino Nacional Brasileiro. O autor desconhecido substitui palavras para expressar toda uma indigna??o com as injusti?as sociais, impunidade e falcatruas. Confira abaixo.
S? ouviram em Bras?lia as frases t?citas ?
Se o penhor da desigualdade
?
Brasil, um pesadelo intenso, um raio v?vido
Berrante ? a nossa impot?ncia,
Dormindo eternamente de modo espl?ndido
Nesta terra tanta intriga
Brasil, da impunidade seja s?mbolo
E, se erguem da injusti?a a clava forte,
|
?
?
Interven??es do professor para reflex?o do aluno quanto ? delimita??o do tema de pesquisa:
?
?
Texto 2 - Rede social Orkut - F?rum da comunidade "Artilharia Ex?rcito Brasileiro"
Dispon?vel em: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=3028536 Acesso em: 17 de abr. de 2012
?
?
?
Interven??es do professor para reflex?o do aluno quanto ? delimita??o do tema de pesquisa:
?
?
Texto 3 - Artigo de opini?o - "Contraponto: o brasileiro cultiva o patriotismo?"
Dispon?vel em: http://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/blog-de-opini-o-1.10994/contraponto-o-brasileiro-cultiva-o-patriotismo-1.169473 Acesso em 17 de abr. de 2012
Contraponto: O brasileiro cultiva o patriotismo?
? SIM
Anderson Silva ? ?
N?O
Hilton C?sar de Oliveira
Apesar de a palavra patriotismo ser um voc?bulo muito frequente nas conversas, acredito que seu verdadeiro significado escapa ? compreens?o registrada nos dicion?rios. As pessoas, ao fazerem uso da palavra em linguagem corrente, podem querer expressar sentimentos que subvertem seu sentido original. Entendo ser conveniente recuperar seu sentido original para explicar as raz?es de meu ceticismo frente ? ideia da exist?ncia do patriotismo no Brasil. O dicion?rio Aur?lio define patriotismo como ?amor da p?tria; consci?ncia dos deveres c?vicos e apego e/ou admira??o pelas coisas do seu pa?s?, tal como definia no s?culo XIX os defensores da unidade nacional em pa?ses como Fran?a, It?lia ou Alemanha. Para eles, o patriotismo apresentava-se como um culto ? na??o e deveria prescindir ante a qualquer manifesta??o de apego regional. O patriotismo era uma esp?cie de cimento que imobilizava as diferen?as locais em favor de um projeto mais amplo: o Estado-Na??o. No Brasil, a vaga nacionalista come?a a ganhar espa?o na terceira d?cada do s?culo XIX. Um concurso do Instituto Hist?rico e Geogr?fico Brasileiro em 1838, com o tema ?como se deve escrever a Hist?ria do Brasil?, vencido pelos naturalistas Spix e Martius, acabou dando a resposta que se esperava para se fundar a na??o brasileira: a fus?o entre as ra?as branca, negra e ?ndia como produtoras de sentido ? constru??o de uma identidade nacional. O que viria a seguir seria incutir nos diversos grupos sociais que se constitu?am no Brasil o sentimento de pertencimento a uma coisa maior: ser brasileiro. Apesar dos esfor?os, a unidade nacional no s?culo XIX esteve muito mais ligada ? figura do imperador do que a certo sentido de brasilidade. Seria preciso vir ? Rep?blica para que o tema da nacionalidade viesse ? tona novamente. ? nessa ?poca que s?o forjados os s?mbolos nacionais: o hino nacional e a bandeira. O m?todo da compara??o pode ser uma ferramenta interessante. Veja o que se passa entre franceses e norte-americanos, que confundem sua pr?pria hist?ria com os movimentos que teriam dado a eles a ?liberdade plena?, ainda que possamos discordar disso: a revolu??o francesa de 1789 e a independ?ncia norte-americana de 1776. No Brasil, o 7 de setembro ? um arremedo longe de apresentar o gosto popular verificado na comemora??o das datas nacionais de Fran?a e Estados Unidos. Bandeira e hino s?o instrumentos de venera??o permanente de franceses e norte-americanos. Esses s?mbolos constituem-se em met?foras da nacionalidade nesses pa?ses, uma esp?cie de segunda pele. Os inimigos sabem disso ao realizarem rituais de queima de seus pend?es nacionais, haja vista o que se v? no Oriente M?dio nos movimentos contra a presen?a Ocidental. No caso do Brasil, a bandeira s? aparece em profus?o por ocasi?o de eventos esportivos. Nesse caso, o patriotismo associado ao culto ? bandeira s? acontece em ocasi?es muito especiais. Como se v?, devemos esperar a pr?xima Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil, para que o patriotismo volte em sua forma mais exacerbada. At? l?, contentemo-nos com os patriotas de ocasi?o. Doutor em Hist?ria pela Universidade Federal Fluminense e professor de Hist?ria do UniBH ? |
?
Interven??es do professor para reflex?o do aluno quanto ? delimita??o do tema de pesquisa:
?
?
Texto 4 -
Not?cia 1 - "Shakira erra letra do hino nacional e causa pol?mica na Col?mbia"
Dispon?vel em: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/shakira-erra-letra-do-hino-nacional-e-causa-polemica-na-colombia/ Acesso em 17 de abr. de 2012
?
Shakira erra letra do hino nacional e causa pol?mica na Col?mbiaO evento estava sendo transmitido ao vivo e as cr?ticas rapidamente tomaram conta da internetDa Reda??o A cantora colombiana Shakira, 35 anos, errou trechos da letra do hino da Col?mbia, em epis?dio que lembra o da brasileira Vannusa, 64, musa da Jovem Guarda que tamb?m deslizou ao cantar o hino do Brasil. A gafe de Shakira aconteceu durante a C?pula das Am?ricas, em Cartagena, na Col?mbia, no ?ltimo domingo (15). Segundo a Folha, a maior parte das reclama??es foi com rela??o ao coro que abre a m?sica - ao inv?s de "en surcos de dolores" (em sulcos de dores), Shakira entoou "el suco de dolores" (o sulco das dores). O evento estava sendo transmitido ao vivo e as cr?ticas rapidamente tomaram conta da internet no pa?s e a repercuss?o do caso atingiu todo o continente. |
?
?
Not?cia 2 - "Vanusa se atrapalha ao cantar hino nacional em evento"
Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u616981.shtml Acesso em 17 de abr. de 2012
?
30/08/2009 - 20h38
Vanusa se atrapalha ao cantar hino nacional em eventoda Folha Online A cantora Vanusa, sucesso durante a Jovem Guarda, participou em mar?o deste ano de um evento promovido pela Assembleia Legislativa de S?o Paulo. Cinco meses depois, o v?deo que mostra a participa??o da cantora foi parar nainternet e virou sucesso na rede por conta de uma gafe de Vanusa ao cantar o Hino Nacional.
Na quinta estrofe do hino, em vez de cantar "?s belo, ?s forte, imp?vido colosso", Vanusa cantou "?s belo, ?s forte, ?s risonho e l?mpido", palavras que fazem parte da estrofe anterior. O erro em uma parte da m?sica acabou por atrapalhar todo o resto. Na tentativa de disfar?ar e consertar o erro, Vanusa repete algumas estrofes e perde o ritmo da m?sica. O erro ? percebido pelo p?blico presente na cerim?nia, que aplaude a cantora antes do fim do hino na tentativa de encerrar a apresenta??o. Mas Vanusa continua cantando, e fora do ritmo. Algumas estrofes adiante, o mestre de cerim?nia do evento vai ao microfone e, antes do encerramento do hino, diz: "Agradecemos a presen?a da cantora Vanusa". Ao fundo, Vanusa continua cantando. O orador ent?o continua os agradecimentos e Vanusa encerra sua participa??o, deixando o hino inacabado. |
?
Interven??es do professor para reflex?o do aluno quanto ? delimita??o do tema de pesquisa:
?
Professor, as perguntas dos textos acima dever?o ser feitas oralmente e os alunos dever?o respond?-las tamb?m por via oral. A proposta ? que essas perguntas tornem-se mote para uma discuss?o maior sobre o tema hinos e poss?vel recorte para a pesquisa. Repare como todos os textos apresentados permitem reflex?es direcionadas ao hino enquanto s?mbolo s?cio-hist?rico cultural. S?o fatos que permitem o reconhecimento do hino como liga??o entre uma conjuntura s?cio-hist?rica e um grupo social, proporcionando a uni?o de pessoas por meio de uma identidade simb?lica e cultural constru?da.
?
?
Problematiza??o
?
Feita a discuss?o, coloca-se a delimita??o do tema a partir da atividade anterior sobre a reflex?o dos textos. Os questionamentos ser?o constru?dos coletivamente e digitados pelo professor no momento de sua cria??o. Para isso, o professor dever? usar um projetor para facilitar a visualiza??o dos alunos a fim de serem feitas adequa??es e sugest?es discentes. Eis uma proposta para a o recorte do tema de pesquisa:
?
As hip?teses dever?o ser constru?das coletivamente com base no que os alunos pensam diante das problematiza??es, como:
?
?
Justificativa
Para a escrita da justificativa do trabalho, os alunos devem entender a relev?nica de se pesquisar as rela??es simb?licas, hist?ricas e culturais de um hino. Para ajudar os alunos na escrita, o professor pode questionar:
?
As respostas, no coletivo, advindas desse questionamento, compor?o a justificativa que dever? ser digitada pelo professor no momento em que ? produzida, por meio de proje??o.
?
?
?
Em rela??o ao que pretendem ao final da pesquisa, os alunos dever?o escrever coletivamente os objetivos. Todavia, caber? a eles a digita??o. Assim, dever?o usar o Twiddla, lousa para cria??o de textos coletivos.
?
O projeto de pesquisa objetiva que os alunos saibam:
?
?
?
TRABALHANDO COM MAPAS CONCEITUAIS
?
Para entender essas representa??es do hino, a proposta ? trabalhar com os mapas conceituais.
?
?
Professor, sobre essa metodologia, ler mais em:
?
?
O primeiro passo para o trabalho com o mapa conceitual ? eleger conceitos iniciais para o estudo. Esses conceitos ser?o os n?s do mapa que se ligar?o a outros n?s por meio de uma rela??o.
Cada aluno, ao final de seu estudo, elaborar? um mapa conceitual acerca da pesquisa, conforme os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo. Esse mapa contempla an?lise da vis?o discente sobre os aspectos abordados na pesquisa.
O professor disponibilizar? a primeira rela??o conceitual aos alunos:
?
? | |
? | ? |
?
A tarefa dos alunos ser? propor novas rela??es conceituais no mapa a partir de seu conhecimento sobre a problematiza??o da pesquisa.
?
Seguem algumas atividades que orientar?o os alunos a responderem as problematiza??es da pesquisa e a criarem seu mapa conceitual. A cada atividade realizada, os alunos voltar?o aos conceitos iniciais do mapa e acrescentar?o novas rela??es. |
?
?
Atividade 1
?
Objetivo da atividade: sensibiliza??o para o poder social e cultural conferido ao hino.
?
Os alunos ter?o de analisar o poder social e cultural que o hino tem em rela??o a situa??es formais, de cunho regional, nacional e/ou mundial. Para tanto dever?o pesquisar por not?cias ou outros textos que legitimem esse poder e, ao final, das buscas, ter?o de redigir um texto opinativo para ser salvo em seu arquivo digital. Ap?s a reda??o, dever?o voltar ao mapa para acrescentar novas rela??es.
Exemplo:
Com Daniela Mercury cantando hino, Ayres Britto toma posse da presid?ncia do STF
Camila Campanerut
O ministro Carlos Ayres Britto, eleito novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) em 14 de mar?o, tomou posse do cargo na tarde desta quinta-feira (19). Ele substituiu o ministro Cezar Peluso, 69, que chegou ao fim de dois anos de mandato. A cerim?nia come?ou por volta de 16h30, com a cantora baiana Daniela Mercury interpretando o Hino Nacional. A presidente da Rep?blica, Dilma Rousseff, e o vice, Michel Temer, acompanham a cerim?nia. O primeiro a discursar foi o ministro Celso de Mello, integrante mais antigo da casa, que falou da biografia de Britto e de Joaquim Barbosa, que assume hoje a vice-presid?ncia. Depois, quem falou foi o Procurador Geral da Rep?blica, Roberto Gurgel, seguido por Ophir Cavalcante, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A presid?ncia da mais alta Corte da Justi?a brasileira tem mandato de dois anos e ? definida pelo crit?rio de antiguidade, de modo que o presidente ? o vice da gest?o que ? sucedida. Assim como Peluso, Ayres Britto completar? 70 anos neste ano e ambos v?o se aposentar. Desse modo, o comando do Supremo vai para o ministro Joaquim Barbosa ainda este ano, eleito agora para a vice-presid?ncia. Com isso, o STF ter? --entre Peluso e Barbosa --tr?s presidentes distintos, no decorrer de 2012. Segundo a assessoria de imprensa do STF, a cantora baiana fez a apresenta??o por cortesia, ou seja, n?o houve pagamento. Dispon?vel em http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/04/19/com-daniela-mercury-cantando-hino-comeca-cerimonia-de-posse-de-ayres-brito-no-stf.htm Acesso em 19 de abr. de 2012. |
Professor, destaque com os alunos a import?ncia dada ao hino inclusive pela sua refer?ncia no t?tulo da not?cia.
?
Ao voltarem ao mapa conceitual, os alunos poderiam propor:
?
?
?
Atividade 2
?
?
Objetivo da atividade: relacionar o hino aos aspectos hist?ricos-culturais e a suas representa??es.
?
A partir do Hino Nacional Brasileiro, os alunos dever?o identificar rela??es entre os elementos do texto verbal do hino e a conjuntura s?cio-hist?rica. ? como se o hino remetesse, em alguns trechos, ? hist?ria. Para essa identifica??o ? imprescind?vel recorrer a fontes hist?ricas antigas e atuais que podem ser obtidas pelos sites de busca.
"? importante ressaltar que a can??o que representa uma na??o, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Na??o brasileira para o restante do mundo." (Site Brasil Escola). Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiab/hinonacionaldobrasil.htm Acesso em 19 de abr. de 2012. |
?
Links com sugest?es de an?lise do hino em perspectiva hist?rica:
Link com a hist?ria do Brasil:
?
Ao voltarem ao mapa conceitual, os alunos poderiam propor:
?
?
?
?
Atividade 3
?
Objetivo da atividade: compreender o hino como um s?mbolo.
?
Nesta atividade, os alunos (individualmente ou em duplas), ap?s todas as an?lises anteriores, j? ter?o capacidade de identificar o hino como um s?mbolo. Para tanto, aproveitar?o o texto opinativo que fizeram sobre o poder social e cultural que o hino tem em rela??o a situa??es formais e criar?o uma postagem no blogue da turma ou no site da escola sobre o tema: Hino e seu car?ter simb?lico. Poder?o ser direcionados a partir dos questionamentos:
?
Al?m de todos os textos j? trabalhados, os alunos poder?o buscar argumentos para o texto em:
http://www.portalamazonia.com.br/cultura/hino-nacional-simbolo-da-nacao-brasileira/
http://www2.planalto.gov.br/presidencia/simbolos-nacionais
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-93132004000100004&script=sci_arttext&tlng=es
http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=12258151
?
Ao voltarem ao mapa conceitual, os alunos poderiam propor:
?
?
?
?
?
Terminado o mapa conceitual, este ser? publicado no site da escola e/ou blogue da turma, de modo a apresentar o estudo desenvolvido. O mapa conceitual, por si s?, j? ? um instrumento avaliativo com rela??o ? aprendizagem proposta pela pesquisa.
Caso queira, o professor poder? solicitar aos alunos a impress?o dos mapas e afixa??o deles nos murais da escola.
Professor, n?o deixe de projetar para a turma o mapa conceitual de cada aluno da sala. Mostre as diferen?as e semelhan?as e pe?a oralmente para que o produtor do mapa exponha seu racioc?nio, explicando em detalhes os passos e raz?es para a realiza??o de seu mapa conceitual.
Sugest?es de leitura para o aluno:
V?deo: An?lise e interpreta??o do Hino Nacional Brasileiro
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=LDxTCjdzeSk&feature=relmfu
Acesso em 18 de abr.2012.
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=u5uUsT-DnuE
Acesso em 18 de abr.2012.
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=hYobwkcDPJ8&feature=relmfu
Acesso em 18 de abr.2012.
?
Para o professor:
Sugest?es de outras atividades envolvendo o hino: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/ouviram-ou-nao-ouviram-ipiranga-423208.shtml
Acesso em 18 de abr.2012.
Artigo: Uma an?lise acerca do conte?do dos hinos oficiais e populares dos principais clubes cariocas de futebol da Primeira Rep?blica ao Estado Novo. Dispon?vel em: dialnet.unirioja.es/servlet/fichero_articulo?codigo=2933970 Acesso em 18 de abr.2012.
Cap?tulo de livro: As representa??es sociais, o imagin?rio e a constru??o social da realidade. Dispon?vel em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=uBROp9313z8C&oi=fnd&pg=PA39&dq=s%C3%ADmbolos+representa%C3%A7%C3%B5es&ots=Wt9RqxIqLY&sig=k0QQAdxFvkMKkL1cTC_meQqI04Y#v=onepage&q=s%C3%ADmbolos%20representa%C3%A7%C3%B5es&f=false Acesso em 18 de abr.2012.
Artigo: Representa??es e mem?rias sociais compartilhadas: desafios para os processos de ensino e aprendizagem da hist?ria. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v25n67/a07v2567.pdf Acesso em 18 de abr.2012.
?
Metodologia de Projetos
Informa??es sobre essa metodologia em:
?
Aulas do Portal do Professor relacionadas ao assunto
Aula: An?lise e reflex?o da linguagem utilizada nos hinos. Dispon?vel em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26191 Acesso em 18 de abr.2012.
Aula: Explorando os significados da letra do Hino Nacional. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13609
Acesso em 18 de abr.2012.
A metodologia por projetos pressup?e autonomia discente. Logo, os alunos ser?o avaliados com base nessa autonomia e em atitude pr?-ativa enquanto pesquisadores. A metodologia utilizada na pesquisa, o mapa conceitual, ? outra possibilidade de avalia??o.