Danilo Ara?jo Marques; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
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Nesta aula, o aluno ter? a oportunidade de compreender o ambiente intelectual que se desenrolava no contexto do s?culo XVII ingl?s, bem como a sua influ?ncia nos eventos da ?poca. Sendo assim, o aluno abordar? a Revolu??o Inglesa do s?culo XVII por um vi?s distinto da historiografia tradicional, entendendo o peso das ideias na sua concretiza??o.Nesta aula, o aluno ter? a oportunidade de compreender o ambiente intelectual que se desenrolava no contexto do s?culo XVII ingl?s, bem como a sua influ?ncia nos eventos da ?poca. Sendo assim, o aluno abordar? a Revolu??o Inglesa do s?culo XVII por um vi?s distinto da historiografia tradicional, entendendo o peso das ideias na sua concretiza??o.
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Como a abordagem desta aula n?o se voltar? ? explica??o da Revolu??o Inglesa em si, ? necess?rio que o conte?do sobre este acontecimento j? tenha sido ministrado aos alunos.
Tamb?m ? de suma import?ncia que os alunos j? tenham travado contato com o conte?do da Revolu??o Cient?fica, tamb?m do s?culo XVII, que, basicamente, propunha uma nova forma de saber ante a filosofia cl?ssica perpetrada pela filosofia escol?stica.
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Introdu??o
O professor dever? iniciar a aula chamando a aten??o dos alunos para o fato de que na Inglaterra de fins do s?culo XVI e in?cio do XVII, antes mesmo de estourar a conhecida Revolu??o Puritana na d?cada de 1640, ocorria, como em quase toda a Europa, outra revolu??o: a chamada Revolu??o Cient?fica, iniciada no s?culo XVI e prolongada no s?culo XVII. (Para um panorama geral do contexto da Revolu??o Cient?fica contra o aristotelismo escol?stico, na Europa dos s?culos XV e XVI, o professor dever? apresentar o trecho que parte do minuto 4:03 do seguinte filme extra?do de uma s?rie apresentada pelo f?sico Marcelo Gleiser e exibida pelo programa Fant?stico, na TV Globo:http://www.youtube.com/watch?v=LkYrmgkJp5c&feature=relmfu)
No caso ingl?s, a Revolu??o Cient?fica teve Francis Bacon (1561-1626) como o primeiro grande expoente do movimento que pretendia instaurar uma nova forma de busca pelo conhecimento do mundo em detrimento da can?nica sabedoria da Antiguidade Cl?ssica; em suma, do embate entre o saber cient?fico e o saber escol?stico.
O professor dever? introduzir, ainda, rapidamente alguns pontos-chave da Filosofia Baconiana, enfatizando, sobretudo, o utilitarismo da ci?ncia e o empirismo. A aspira??o maior de Francis Bacon seria a de fornecer uma filosofia do conhecimento que se voltasse ? a??o, permitindo uma maior autonomia do homem diante das conting?ncias impostas pela natureza, em contraposi??o ? combatida abstra??o das verdades cient?ficas postuladas pela escol?stica. Al?m disso, as propostas de Bacon de um m?todo indutivo e a constru??o de um conhecimento que passasse necessariamente pelo crivo dos sentidos (empirismo) visavam ainda ? realidade mesma do bem-estar do ser humano, de forma que a ci?ncia servisse exclusivamente a esse fim (utilitarismo).
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Retrato de Francis Bacon, Visconde de Saint Alban. Dispon?vel em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Francis_Bacon,_Viscount_St_Alban_from_NPG_(2).jpg
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Desenvolvimento
Ap?s a introdu??o, o professor dever? apresentar aos alunos o v?deo dispon?vel no site a seguir, no qual s?o resumidas algumas no??es b?sicas da Filosofia de Francis Bacon: http://www.youtube.com/watch?v=XJhAy5RH6Nw. (A despeito do tamanho do v?deo, o professor dever? exibir o trecho que vai at?a marca??o2:47. Para maior compreens?o, ? necess?rio que o professor esclare?a aos alunos alguns conceitos utilizados no v?deo que,possivelmente,n?o ser?o entendidos.)
Feita esta exibi??o, o professor dever? dividir a classe em grupos e incentivar uma reflex?o conjunta dos alunos que parta das seguintes quest?es:
-Quais s?o as principais propostas da Filosofia Baconiana? Elas s?o conservadoras ou revolucion?rias?
-Para Francis Bacon, o saber deve servir primeiramente a quem ou a o qu??
-Na sua opini?o, como a Filosofia Baconiana poderia influenciar a a??o pol?tica dos homens de seu tempo?
Ao final da aula, o professor dever? solicitar uma breve apresenta??o das reflex?es de cada grupo para toda a classe, bem como estimular e organizar uma esp?cie de semin?rio que vise o interc?mbio de ideias entre as reflex?es feitas por cada grupo.
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Nesta aula, partindo do pressuposto de Bacon ?Saber ? Poder?, o professor ir? introduzir as poss?veis influ?ncias de seu pensamento na Revolu??o Inglesa. (O professor poder? escrever na lousa ou quadro negro o pressuposto de Bacon antes de come?ar a expor a sua aula.)
O professor dever? lembrar aos alunos as novas propostas da Filosofia Baconiana, bem como os conceitos de utilitarismo e empirismo.
Feito isso, dever?lan?ar a seguinte quest?o: como a ci?ncia serviria ao bem-estar do ser humano? Este bem-estar seria social, pol?tico, material ou espiritual?
Ap?s dar alguns minutos para os alunos refletirem e espa?o para que possam opinar, o professor dever? dividir novamente a sala em grupos, que tratar?o de algumas concep??es de Bacon que dizem respeito ? a??o pol?tica dos seres humanos.
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Desenvolvimento
Ao dividir a sala em grupos, o professor disponibilizar? a cada grupo um trecho textual atribu?do a Francis Bacon, bem como o tema central que nele ? desenvolvido. Como trecho em m?os, os alunos dever?o analis?-lo,tendo em vista a liga??o da proposta do fil?sofo com as mudan?as sociais e pol?ticas ocorridas a partir de 1640, com a Revolu??o Inglesa.
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Grupo 1: ?Insubmiss?o ?s teoriza??es puramente tradicionais e sem fundamentos emp?ricos?
?Quando os homens delegam aos outros a sua capacidade de julgar, e [...] concordam em apoiar as opini?es de uma outra pessoa, [...] entregando-se ao trabalho servil de glorificar certos autores e aumentar-lhes o s?quito.?
(Fonte:Trecho de Works,citado em HILL, Cristopher. Origens intelectuais da revolu??o inglesa. S?o Paulo: Martins Fontes, 1992. p.157.)
Para analisar este trecho ? luz dos eventos ocorridos na Revolu??o Inglesa, os alunos dever?o partir da seguinte quest?o e reflex?o:?Qual a influ?ncia deste pensamento de Francis Bacon no radicalismo da Revolu??o Inglesa??
Cite pelo menos uma a??o radical dos revolucion?rios ingleses que seja consonante ainsubmiss?o ?s teoriza??es tradicionais e sem fundamentos emp?ricos, postulada por Bacon.
Para fundamentarem suas reflex?es, os alunos ainda poder?o utilizar algumas s?nteses sobre a Revolu??o Inglesa,presentes nos seguintes links:
http://www.culturabrasil.org/revolucaoinglesa.htm
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Grupo 2: ?Refuta??o da superioridade individual?
?Minha forma de descobrir ci?ncias contribuiu muito para equiparar a intelig?ncia dos homens, deixando muito pouco ? superioridade individual, pois suas realiza??es se d?o atrav?s das mais s?lidas regras e demonstra??es.?
(Fonte:Trecho de Works,citado em HILL, Cristopher. Origens intelectuais da revolu??o inglesa. S?o Paulo: Martins Fontes, 1992. p.191.)
Para analisar este trecho ? luz dos eventos ocorridos na Revolu??o Inglesa, os alunos dever?o partir das seguintes quest?es e reflex?es:
- Qual seria o impacto deste pensamento de Francis Bacon em uma sociedade tradicionalmente marcada pela hierarquia social?
- Quais as influ?ncias deste pensamento na proposta revolucion?ria da soberania do Parlamento sobre o Rei,que se quer absolutista?
Para fundamentarem as suas reflex?es, os alunos ainda poder?o utilizar algumas s?nteses sobre a Revolu??o Inglesa,presentes nos seguintes links:
http://www.culturabrasil.org/revolucaoinglesa.htm
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Ao final da aula, o professor dever? solicitar a cada grupo a prepara??o de um breve teatro que articule as tem?ticas respectivamente abordadas com a m?xima de que "saber ? poder". N?o ? necess?rio - embora seja prefer?vel - que os alunos partam da abordagem da Revolu??o Inglesa. O que se buscar? enfatizar nos teatros ser? o poss?vel "senso de emancipa??o" proveniente daquelas t?picas trabalhadas em grupo. Os teatros ser?o apresentados na aula seguinte.
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Nessa aula, os teatros de cada grupo dever?o ser apresentados. Ao final das apresenta??es, que dever?o seguir os par?metros dos temas trabalhados por cada grupo na aula anterior, em sentido de conclus?o, o professor dever? articular tais t?picas ao tema da aula.
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Conclus?o
Francis Bacon, apesar de falecido em 1627 ? antes do turbilh?o de eventos representado pela Guerra Civil iniciada em 1642 ?, esteve imerso no contexto da chamada Revolu??o Cient?fica, sendo um marco fundamental da conhecida tradi??o filos?fica empirista. No entanto, o seu legado deixado para a realidade inglesa vai al?m do campo cient?fico-filos?fico, fazendo-se sentir tamb?m nas ideias pol?ticas da Revolu??o, quinze anos ap?s a sua morte.
Gra?as ao seu senso hist?rico, Bacon, que subiu ao posto de Lorde Chanceler no reinado de Jaime I, percebera que algo novo acontecia tanto na ci?ncia quanto na sociedade. Seu maior feito foi haver definido o que era esse algo novo e mostrar como poderia ser utilizado conscientemente para a melhoria da condi??o humana.
Para al?m do campo cient?fico e da vida intelectual na Inglaterra do s?culo XVII, ? not?vel a clara influ?ncia de Bacon em nomes plenamente envolvidos com a Revolu??o Inglesa, como James Harrington e o digger Gerrard Winstanley ? este ?ltimo chegando a propor um pr?tico ?c?u aqui?, ou seja, uma vida confort?vel na terra.
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A avalia??o ser? realizada em todas as etapas do aprendizado:
- as atividades presentes na primeira aula possibilitar?o aos alunos fixarem os principais pontos propostos pelo fil?sofo, bem como formularem uma opini?o sobre o seu teor e a sua incorpora??o pelos ideais revolucion?rios;
- durante o trabalho em grupo, os alunos ser?o avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas como a intera??o e o di?logo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opini?es divergentes;
- as apresenta??es e o semin?rio ser?o um meio de se avaliar a capacidade de autonomia dos alunos para a organiza??o de um trabalho consistente, bem como da transmiss?o, de forma concatenada, do aprendizado, adquirido durante as atividades, em meio ao di?logo tecido com os colegas de outros grupos;
- os teatros dever?o ser avaliados, levando-se em considera??o a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de transmiss?o coerente e consistente de suas opini?es, bem como da pertin?ncia ao assunto estudado.