Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Faroeste nos Quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Rafael da Cruz Alves imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

M?rcio dos Santos Rodrigues; L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: tranforma??es e mentalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, tratamos sobre as representa??es do Velho Oeste (ou Faroeste), veiculadas pelas Hist?rias em Quadrinhos.

Os alunos, com esta aula, ser?o capazes de contextualizar esse processo que marcou, durante o s?culo XIX, a hist?ria norte-americana e perceber a sua influ?ncia sobre o imagin?rio contempor?neo.

Al?m disso, o aluno compreender?, tamb?m, as condi??es hist?ricas em que tais Quadrinhos foram produzidos e ser? capaz de identificar e discutir os valores disseminados nessas produ??es.

Os alunos aprender?o, tamb?m, procedimentos de pesquisa hist?rica. Em particular, procedimentos de levantamento de imagens.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter trabalhado com os alunos as condi??es hist?ricas que impulsionaram os Estados Unidos da Am?rica ? conquista do Oeste Selvagem no s?culo XIX.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

Nesta aula, os alunos ter?o uma maior compreens?o de como os Quadrinhos participaram na constru??o do imagin?rio acerca do Faroeste: um imagin?rio permeado de caub?is aventureiros, ?ndios hostis, dilig?ncias e duelos ao p?r do sol. O professor dever? problematizar com os seus alunos os motivos pelos quais foram forjadas tais representa??es sobre o oeste selvagem. Essas representa??es ainda circulam pela sociedade - n?o apenas nos Estados Unidos, mas s?o tamb?m reconhec?veis aqui no Brasil. Sendo assim, torna-se indispens?vel um trabalho de pesquisa no sentido de identificar e interpretar o fen?meno conhecido como Faroeste.

AULA 1

Inicialmente, o professor exibir? o seguinte v?deo, que trata sobre o Velho Oeste: http://www.youtube.com/watch?v=qytdKLTuJxA

Em seguida, indicar? como leitura o texto ?Como era a vida no Velho Oeste?, dispon?vel em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-a-vida-no-velho-oeste.

A proposta ? fazer com que os alunos comparem as representa??es que s?o apresentadas tanto no v?deo quanto no texto, de modo a terem uma vis?o inicial sobre o tema.

Ap?s a exibi??o e a leitura do texto, os alunos ser?o conduzidos ao Laborat?rio de Inform?tica da escola e, com base no texto lido, dever?o levantar capas e/ou p?ginas de Hist?rias em Quadrinhos que representem o Velho Oeste. A pesquisa pela rede mundial de computadores ser? inicialmente feita em duplas.

Al?m do texto indicado, os alunos poder?o ler o verbete do Wikip?dia dedicado ao Velho Oeste, dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Velho_Oeste

Durante a atividade de pesquisa, o professor dever? orientar os alunos e responder a eventuais d?vidas que apare?am durante o levantamento de imagens.

Os alunos dever?o fazer anota??es durante a pesquisa, pois essas ser?o avaliadas em um momento posterior e servir?o nas atividades das outras aulas.

Os alunos, ainda, dever?o arquivar as imagens e os textos levantados durante a pesquisa em uma pasta do computador, para desdobramentos posteriores.

?

Imagem 1:

Lucky Luke, personagem de Hist?rias em Quadrinhos franco-belga, criado em 1946 por Morris. Imagem dispon?vel em: http://portalivros.files.wordpress.com/2010/10/ll_publico.jpg

Sugest?o de leitura:Que figura aparece representada na capa acima? Notadamente, ? a figura do cowboy (ou caub?i). O professor dever? sugerir aos alunos que atentem para os demais elementos gr?ficos da capa, de modo a elucidar melhor a figura do caub?i.

?

Imagem 2:

Jonah Hex, personagem criado por John Albano e Tony DeZuniga e pertencente ? Editora DC Comics (a mesma que publica personagens como Batman e Superman). Imagem dispon?vel em: http://images.wikia.com/marvel_dc/images/e/e0/Jonah_Hex_v.1_08.jpg

Sugest?o de leitura:Caso os alunos se deparem durante a pesquisa com a capa acima, o professor poder? discutir, por meio dela, a representa??o do ind?gena norte-americano.

?

Imagem 3:

Blueberry, personagem criado por Giraud. Imagem dispon?vel em:disponcriado por Giraud. http://4.bp.blogspot.com/-XGsb_rIMMbY/TtKufzPX1PI/AAAAAAAAFco/6JU5Kv3ZOxg/s1600/blueberry_010.jpg

Sugest?o de leitura: A partir dos elementos que comp?em a imagem acima (a figura do caub?i e a carro?a), o professor poder? discutir a tem?tica da expans?o para o Oeste Selvagem.

?

Imagem 4:

Ken Parker, personagem criado em 1974 por Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo. Imagem dispon?vel em  http://lambiek.net/artists/m/milazzo_ivo/milazzo_ivo.jpg

Sugest?o de leitura: A partir da imagem acima, o professor problematizar? com os seus alunos os impactos desse processo designado como Faroeste.

?

AULA 2

Nesta aula, os alunos se reunir?o e discutir?o as imagens levantadas. Em seguida, dever?o confrontar as informa??es levantadas com o texto ?Como era a vida no Velho Oeste?, indicado pelo professor na aula passada.

Ap?s uma breve discuss?o, os alunos ser?o divididos em cinco grupos. Cada grupo dever? fazer um Blog versando sobre o Faroeste nos Quadrinhos.

Caso os alunos n?o tenham familiaridade com essa ferramenta de comunica??o virtual, o professor dever? fazer uma breve explica??o do que se trata, bem como explicitar as potencialidades desse tipo de recurso. O professor poder? indicar, ainda, os seguintes sites que tratam da elabora??o de blogs:

http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

http://www.criarumblog.com/

No Blog, os alunos postar?o as capas e as p?ginas das HQs coletadas. Abaixo delas, colocar?o textos curtos explicativos.

?

AULA 3

Esta terceira aula ser? utilizada para que os alunos finalizem o Blog e a elabora??o das legendas. Caso haja alguma imagem em l?ngua estrangeira, os alunos poder?o utilizar-se de ferramentas da Internet para traduzi-las, como, por exemplo, o tradutor online do Google. O professor poder? auxiliar os alunos ou, ent?o, indicar o uso de tradu??o, caso haja a necessidade.

Com o Blog, espera-se que o material coletado possa ser acessado posteriormente por eventuais interessados.

AULA 4

Nesta aula, os alunos far?o uma discuss?o em sala, em formato de um semin?rio. O Semin?rio tem como proposta ser um esfor?o coletivo em que os alunos apresentar?o as impress?es que tiveram durante o desenvolvimento da todas as aulas.

O semin?rio ser? dividido em dois t?picos:

- O primeiro t?pico a ser discutido no semin?rio ? sobre a sociedade do Velho Oeste.

Os alunos devem assinalar os principais tipos humanos: caub?is, ind?genas, as mulheres.

Seria interessante que os alunos discutissem como esses tipos humanos aparecem nos quadrinhos, os motivos pelos quais eles aparecem nos quadrinhos e que valores acabam afirmando.

- O segundo t?pico do semin?rio tratar? a respeito da influ?ncia do Faroeste na cultura.

Os alunos podem, al?m dos quadrinhos, ressaltar que o Velho Oeste tamb?m foi objeto de discuss?o em outras artes - como, por exemplo, o cinema e na m?sica.

Em algum momento da pesquisa, os alunos ir?o se deparar com a forma como o cinema e a m?sica trataram o per?odo. Sendo assim, podem chamar a aten??o para essas artes.

O semin?rio tamb?m ser? espa?o para que os alunos avaliem todos os procedimentos de pesquisa, assinalando os resultados que consideraram mais satisfat?rios, bem como devem ressaltar as dificuldades que tiveram em todas as etapas.

Recursos Complementares

Os artigos abaixo tratam do Velho Oeste no cinema e em outras m?dias. Todavia, suas considera??es poder?o servir de base para a reflex?o do professor:

- ?A dessimboliza??o do faroeste?, artigo de Ciro In?cio Marcondes. Dispon?vel em: http://200.145.78.103/index.php/casa/article/view/1771

-  ?Desprezo ? gl?ria: o Spaghetti western na cultura midi?tica?, de  Rodrigo Carreiro. Dispon?vel em:  http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/baleianarede/article/view/1447

- ?Os filmes de Westerns e a Hist?ria Americana?, de Mariza de Carvalho Soares. Texto dispon?vel em:

http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/sites/www.historia.uff.br.primeirosescritos/files/pe02-2.pdf

Avaliação

A avalia??o ser? processual. O professor levar? em conta o interesse e a participa??o dos alunos nas atividades de pesquisa, na elabora??o do Blog e nas discuss?es.