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Projeto de inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? G?nero Discursivo: Bula de rem?dio

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer o g?nero discursivo: bula de rem?dio
  • Discutir as implica??es do bom e mau uso das informa??es das bulas de rem?dio
  • Propor alternativas para o entendimento das pessoas em rela??o ?s bulas de rem?dio
  • Produzir hist?rias em quadrinhos
  • Criar um blog

Duração das atividades

15 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es de g?neros discursivos
  • Dom?nio de recursos como grava??o de imagens e ?udio do laptop Classmate ou Tablet
  • Conhecimento do programa ToonDoo
  • Conhecimento sobre elabora??o de mapas conceituais

Estratégias e recursos da aula

  • Programa de grava??o de v?deos
  • Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet
  • Trabalhos em grupos

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Para a realiza??o desse projeto de pesquisa ? necess?rio que o professor reconhe?a a relev?ncia do papel da inicia??o cient?fica na forma??o dos alunos bem como a import?ncia do tema escolhido.

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Atividade 1 - Motiva??o para o tema

Para introduzir o tema a ser estudado (bula de rem?dio), o professor dever? propor uma atividade de filmagem de depoimentos de profissionais da escola sobre o tema.

Os alunos dever?o ser divididos em grupos e cada grupo ser? respons?vel pela filmagem de um depoimento. Esse grupo dever? ser o mesmo at? o final do projeto de pesquisa.

Os profissionais dever?o ser avisados, com anteced?ncia, sobre a atividade a ser realizada; evitando que haja desorganiza??o na condu??o da mesma.

Por isso, o professor dever? orientar os alunos a procurar professores que estejam em hor?rios vagos, assistentes de secretaria desde que n?o tenha ningu?m aguardando atendimento, a(o) diretor(a) da escola, supervisor(a) escolar, bibliotec?rio(a), entre outros.

Cada grupo poder? criar suas pr?prias perguntas ou o professor poder? apresentar as perguntas abaixo:

  • Voc? toma rem?dio?

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  • Se sim, qual rem?dio voc? toma?

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  • Quem te indicou esse rem?dio? O m?dico ou um(a) amigo(a), parente?

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  • Voc? leu a bula do rem?dio que voc? toma ou dos rem?dios que voc? geralmente toma? Por qu??

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  • Voc? sabe quais as indica??es desse medicamento?

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  • Voc? acha que a maioria das pessoas l? bulas de rem?dio?

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  • Na sua opini?o, o que impede as pessoas de lerem bulas?

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  • Voc? acredita que as pessoas est?o cientes dos riscos a que est?o expostas ao tomarem medicamentos sem lerem a bula?

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Cada grupo dever? gravar um depoimento de, pelo menos, 5 minutos e, caso os alunos n?o encontrem os profissionais dispon?veis, eles poder?o entrevistar pais e/ou respons?veis que estejam na escola durante a realiza??o da atividade.

Para a filmagem dos v?deos, os alunos poder?o utilizar seus Laptops Classmate ou Tablets ou aparelhos celulares.       

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Atividade 2 - Apresenta??o dos v?deos

Os grupos dever?o apresentar os depoimentos filmados para a sala. Durante a apresenta??o, o professor dever? solicitar aos alunos que se atentem para os medicamentos citados e nas respostas que se referem ? leitura de bulas.

Em forma de di?logo, o professor dever? perguntar aos alunos se eles conhecem os rem?dios citados, se sabem das indica??es e se eles acham importante lerem bulas de rem?dio.

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Atividade 3 - Pesquisa sobre o tema

O professor dever? solicitar aos grupos que acessem o site http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/ e procurem as bulas dos rem?dios citadas pelos profissionais entrevistados.

Bul??rio

O professor dever? solicitar aos alunos que prestem aten??o nos componentes da bula:

  • FORMA FARMAC?UTICA E APRESENTA??O
  • COMPOSI??O 
  • INFORMA??ES AO PACIENTE 
  1. A??o esperada do medicamento
  2. Cuidados de armazenamento
  3. Prazo de validade
  4. Gravidez e lacta??o
  5. Cuidados de administra??o
  6. Interrup??o do tratamento
  7. Rea??es adversas
  8. Ingest?o concomitante com outras subst?ncias
  9. Contraindica??es e Precau??es
  • INFORMA??ES T?CNICAS
  1. Caracter?sticas
  2. Farmacocin?tica
  • INDICA??ES
  • CONTRAINDICA??ES
  • PRECAU??ES E ADVERT?NCIAS
  • INTERA??ES MEDICAMENTOSAS
  • REA??ES ADVERSAS
  • POSOLOGIA
  • SUPERDOSE
  • PACIENTES IDOSOS

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Fonte: Bula impressa  do medicamento Diclofenaco S?dico.

Ao focarem nesses componentes, os alunos dever?o se atentar na linguagem utilizada, se ela ? de f?cil entendimento ou n?o.

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  • Importante: Nesse est?gio da pesquisa, os alunos j? dever?o come?ar a elaborar seus mapas conceituais.

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Atividade 4 - Hip?teses

O professor dever? conduzir a discuss?o  sobre os dados at? ent?o obtidos e dever? orientar na formula??o das hip?teses de pesquisa, que podem ser geradas a partir das perguntas abaixo:

  • O que impede as pessoas de lerem as bulas?
  • A linguagem ? de f?cil entendimento?
  • As letras est?o em um tamanho adequado?
  • O que o Minist?rio da Sa?de tem feito para acabar com esse(s) problema(s)?
  • A maioria da popula??o tem acesso a op??es como bulas em tamanho ampliado ou em ?udio?
  • Como popularizar essas op??es?

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As hip?teses dever?o ser inclu?das nos mapas conceituais que est?o sendo elaborados.

  • Quem n?o l? bula de rem?dio, corre o risco de fazer mau uso dos rem?dios. (uma hip?tese pode ser essa)
  • A linguagem utilizada em bulas de rem?dio dificulta a leitura das mesmas.
  • As pessoas confiam ou na indica??o do farmac?utico ou de amigos e/ou parentes quando utilizam um rem?dio

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Atividade 5 - Justificativa

? necess?rio que os alunos percebam a relev?ncia de se estudar esse g?nero que est? presente em nossa vida cotidiana e que pode afetar a nossa sa?de, caso mau uso de rem?dios seja feito.

Para tanto, o professor dever? propor que os alunos pesquisem as bulas de rem?dios novamente (pelo site ou bulas impressas; nesse ?ltimo caso, o professor dever? solicitar aos alunos que tragam as bulas de casa)  e desta vez eles dever?o se concentrar basicamente nos itens: indica??es, contraindica??es e rea??es adversas.

Dessa maneira, eles entender?o os reais riscos a que est?o sujeitos caso n?o leiam essas informa??es e estar?o aptos a elaborar um texto falando o porqu? da relev?ncia dessa pesquisa.

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Atividade 6 - Objetivos

Os alunos, orientados pelo professor, dever?o registrar em seus mapas conceituais os objetivos do trabalho com as bulas de rem?dio. 

Como objetivos apresentamos:

  • Estudar o g?nero bula de rem?dio
  • Apontar op??es de facilita??o para leituras de bulas
  • Propor uma alternativa lingu?stica mais acess?vel para a leitura de bulas

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Atividade 7 - Metodologia

Os alunos dever?o decidir como a pesquisa ser? feita, isto ?, quais caminhos percorrer?o para chegarem aos objetivos propostos.

Os v?deos produzidos no in?cio do projeto poder?o ser utilizados ou  os alunos poder?o filmar outros depoimentos ou aplicar question?rios. 

Caso decidam pelos question?rios, sugerimos os seguintes passos:

1. Elabora??o de question?rios - Os alunos dever?o elaborar question?rios a serem aplicados. Al?m disso, dever?o definir qual vai ser o p?blico-alvo a que se destinam os mesmos. Sugerimos as seguintes perguntas para constar no question?rio: 

  • As  pessoas leem bulas?
  • Quem n?o as l?, est? ciente dos riscos  a que est? exposto?
  • Por que as pessoas n?o leem bulas?
  • Elas conseguem apontar uma solu??o para esse problema?

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2. Aplica??o de question?rios - Esses question?rios poder?o ser disponibilizados em comunidades de redes sociais, como Orkut ou Facebook. 

3. Tabula??o dos dados  - Nessa etapa da pesquisa, os alunos dever?o confrontar os resultados obtidos com as hip?teses formuladas: elas foram confirmadas ou refutadas? Quais conclus?es podem ser tiradas?

4. Elabora??o das solu??es - Cria??o de uma hist?ria em quadrinhos em que se ir? narrar a hist?ria de pessoas que n?o liam bulas e ficaram doentes por conta de mau uso de medicamentos e como eles pararam de fazer isso depois que tomaram conhecimentos de op??es de bulas mais adequadas para elas, como as que apresentam letras de tamanho ampliado, por exemplo.

Essa hist?ria em quadrinhos dever? conter um link para o blog a ser criado pela turma com as informa??es obtidas.

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Atividade 8- Socializa??o da pesquisa

Os alunos dever?o divulgar seu mapa conceitual, hist?ria em quadrinhos e blog para a comunidade escolar.

Eles poder?o fazer isso por meio de e-mails ou divulga??o em seus perfis p?blicos de redes sociais.

Isso, entretanto, n?o implica dizer que n?o deva acontecer um momento em sala de aula para a apresenta??o das considera??es finais sobre o trabalho desenvolvido.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos

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Sugest?es de links para o professor

Avaliação

O professor dever? avaliar todas as etapas envolvidas no projeto de pesquisa e crit?rios como envolvimento, interesse, contribui??o efetiva, realiza??o das tarefas dentro do prazo estipulado e a contento ser?o levados em considera??o.