Portal do Professor

Início do Conteúdo

A influ?ncia da f?sica na realiza??o dos elementos corporais na gin?stica geral

Autor e Co-autor(es)

C?tia Pereira Duarte imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Gin?stica: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Conhecer os eventos que ocorrem na regi?o do aluno;

? Desenvolver sensibilidade r?tmica, art?stica e das leis da f?sica na realiza??o das diferentes formas de movimentos na gin?stica geral;

? Compreender os limites e potencialidades corporais na gin?stica geral, aplicando conhecimentos de f?sica nos movimentos coreogr?ficos de m?os livres.

Duração das atividades

150 minutos. 3 Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecimentos trabalhados nas aulas de gin?stica geral organizadas pela professora no Ensino M?dio. 

Estratégias e recursos da aula

O professor dever? organizar um mapa conceitual (http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ ) sobre o que acontece nas aulas de gin?stica e o que se presencia nos eventos de gin?stica geral da regi?o.

Por meio de v?deos, o professor questiona quais as no??es r?tmicas, art?sticas e leis da f?sica envolvidas em um trabalho coreogr?fico, prop?e algumas viv?ncias, e, por fim, sugere que os alunos organizem uma demonstra??o p?blica para alunos do 1? segmento do Ensino Fundamental da pr?pria escola.

Atividade 1: Descobrindo os eventos da gin?stica geral na sua regi?o ou regi?o mais pr?xima.

O professor deve questionar sobre os eventos que os alunos conhecem que acontecem na regi?o onde vivem.

Discutir com os alunos sobre as particularidades dessas apresenta??es: como os alunos realizam os elementos da gin?stica de forma sincronizada? Por que dramatizam alguns movimentos? Como os indiv?duos se relacionam nesta modalidade? Quais as leis da f?sica envolvidas com os movimentos?

O professor explica que as leis da f?sica presentes nos movimentos s?o:

- A resist?ncia do ar;

- A a??o da gravidade;

- O atrito com o solo.

?

Ap?s este momento, todos assistem o v?deo Mostra de Gin?stica Geral - Diamantina - MG (http://www.youtube.com/watch?v=UtPBye4obzo) para exemplificar as leis estudadas.

Atividade 2: Identificando as contribui??es do ritmo e da dramatiza??o na gin?stica geral

O professor deve perguntar aos alunos como eles pensam que se conta uma m?sica. A partir das respostas, pedir que observem os exemplos de movimento

nos v?deos: Contagem de tempo 1 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25826 ) ; Contagem de tempo 2 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602 ); dos 9'30" aos 10'50" do

?

?

Ao sinal do professor, quando houver uma palma, o aluno dever? realizar um movimento em uma determinada ordem. Movimentos que ser?o descritos pelo professor, como:

- Levantar os bra?os duas vezes;

- Agachar duas vezes;

- Esticar os bra?os a frente do corpo duas vezes;

- Realizar dois saltos. 

?

Tamb?m ao sinal do professor, um aluno ser? escolhido para realizar movimentos no espa?o onde est? sendo realizado a aula, como:

- Levantar os bra?os duas vezes;

- Agachar duas vezes;

- Esticar os bra?os a frente do corpo duas vezes.

Por?m a ordem dos movimentos ser? escolhida aleatoriamente pelo aluno que estiver realizando a atividade, tendo em vista que todos os outros alunos acompanhem os movimentos mencionados.

?

Atividade 3: Aplicando o ritmo e a dramatiza??o em uma organiza??o de demonstra??o p?blica.

?

Pedir que os alunos observem o tema, o espa?o, a m?sica, o n?vel t?cnico dos integrantes da coreografia, figurinos no v?deo Mostra de Gin?stica Geral - Mackenzie Tambore (http://www.youtube.com/watch?v=17_vlngPqxg)

Assistir v?deo sobre Dicas da professora Tain? Lopes sobre montagem coreogr?fica (http://www.youtube.com/watch?v=DOknxeEz_BQ&feature=youtu.be)

?

Definir com os alunos o que seria necess?rio para realizar uma demonstra??o na escola.

- Que tema vamos valorizar este ano?

- Qual o espa?o que temos para dan?armos?

- Quais as roupas mais indicadas?

- Em que momento do ano poder?amos mostrar nosso trabalho coreogr?fico?

?

Atividade 4: Vivenciando movimentos da gin?stica geral que seriam utilizados em uma demonstra??o. 

O professor explica que h? dois tipos de atrito: o do ar e o do solo, exemplificando:

- Rota??o de bra?os demonstrando a resist?ncia do movimento pela a??o do ar;

- Pirueta demonstrando a resist?ncia do movimento pelo atrito do p? com o solo.

 Bra?os abertos fazem rota??o pesada e exige mais energia corporal. Fechando os bra?os diminui a ?rea, fazendo a rota??o ficar mais leve.

O professor orienta seus alunos a observar essas leis no v?deo: Apresenta??o de GR m?os livres (http://www.youtube.com/watch?v=iK-JUT0j7x0&feature=youtu.be)

O professor comenta que as leis est?o presentes em todos os movimentos: nos balanceios dos bra?os, nos equil?brios, nas piruetas ou pivots.

Escolher movimentos de deslocamento (passagens pelo solo por meio de caminhadas, giros, saltos, corridinhas, rolamentos), de equil?brio (paradas, acrobacias), de dramatiza??o (interpreta??o de pap?is como palha?os do circo, animais da floresta entre outros). 

Eleger os movimentos que ser?o utilizados na demonstra??o p?blica.

?

Atividade 5: Apresenta??o da demonstra??o p?blica para as crian?as

Treinar a coreografia pelo m?todo da adi??o da gin?stica, ou seja, valorizar a aprendizagem de um movimento, depois de outro, treinando esses dois movimentos antes da aprendizagem do terceiro movimento.

Apresentar a coreografia no p?tio da escola.

Resgatar os materiais pedidos no in?cio deste trabalho.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
TV Escola - S?rie Atividade - Gin?stica para todos - parte 2 V?deo

Recursos Complementares

Refer?ncias:

Apresenta??o de GR m?os livres. Dispon?vel em : http://www.youtube.com/watch?v=iK-JUT0j7x0&feature=youtu.be  Acessado em 10/05/2012)

Mostra de Gin?stica Geral - Diamantina - MG. Dispon?vel em : http://www.youtube.com/watch?v=UtPBye4obzo (Acessado em 10/05/2012)

Mostra de Gin?stica Geral - Mackenzie Tambore. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=17_vlngPqxg (Acessado em 10/05/2012)

Contagem de tempo 1. Dispon?vel em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25826 (Acessado em 10/05/2012)

Contagem de tempo 2. Dispon?vel em :  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602 (Acessado em 10/05/2012)

Dicas da professora Tain? Lopes sobre montagem coreogr?fica. Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=DOknxeEz_BQ&feature=youtu.be (Acessado em 10/05/2012)

Mapa conceitual: Portal do Professor/ Recursos Educacionais. Dispon?vel em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/(acessado em 09/05/2012).

Avaliação

O professor reunir? a turma e numa folha grande de papel ir? fazendo a constru??o do novo mapa conceitual sobre o que acontece nas aulas de gin?stica e o que se presencia nos eventos de gin?stica geral da regi?o. A cada pergunta lan?ada (ver reflex?es abaixo) para discuss?o ele far? as anota??es em t?picos. Ao final da discuss?o o mapa estar? constru?do e o professor ent?o far? uma explana??o sobre o tema com seus alunos, apontando o que deve ser considerado para organizar uma apresenta??o.

Em rela??o ao espa?o, observar: o aluno organizou o aparelho de som; arrumou o espa?o para apresenta??o etc.

Em rela??o aos movimentos, observar: se os limites corporais foram respeitados; rela??o do tema com os movimentos etc.