Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arte em Negativo: Produ??o de imagens em Preto e Branco

Autor e Co-autor(es)

Frederico Marcelo Crochet imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Canal
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas morfol?gicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Investigar diferentes usos para as cores neutras em obras art?sticas;

?         Trabalhar a monocromia e a simetria;

?         Desenvolver a criatividade dos alunos em trabalhos individuais.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? interessante que os alunos tenham tido alguma explica??o anterior sobre teoria de cores.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor deve introduzir o tema lembrando aos alunos o conceito das cores quentes, frias e neutras:

Cores quentes: cores derivadas do vermelho, amarelo forte e cores c?tricas. S?o cores mais alegres e que nos d?o a sensa??o de alegria, calor, movimento, dinamismo, etc.


Cores frias: cores derivas do azul. S?o que transmitem tranquilidade, apatia, calma, frio, etc.

Cores Neutras: Preto e Branco. Respons?veis por acrescentar ou retirar luminosidade nas demais cores e causar contraste.

Chamando a aten??o para a possibilidade de sugerir contraste, o professor deve apresentar imagens, de diferentes estilos, impressas ou em data-show, onde a tinta preta contrasta com o fundo branco e vice-versa.

11111111111111111111

http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=5025193867413710&id=45be8762170f5827b2089527cfde3abb

(acesso em 10/04/2012)

?

2222222222222

http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4840939776311744&id=0b453953a91b2e3661cf6fb6e5071161

(acesso em 10/04/2012)

?

333333333333333333333

http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4857118908482256&id=5faf1b5d099c95f1fe1fa107631b7570

(acesso em 10/04/2012)

?

444444444444444444444444

http://www.inclusive.org.br/wp-content/uploads/no-violencia-272x300.jpg

(acesso em 10/04/2012)

?

Em seguida, o professor deve apresentar o conceito de simetria na Arte enquanto conformidade de tamanho, forma e posi??o entre as partes de um todo, resultando em combina??es de propor??es harm?nicas. Tais id?ias podem ser melhores explicadas atrav?s do site http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap21s3.html.

Tamb?m nesse caso o professor pode se utilizar de imagens para melhor exemplificar os conceitos.

?

1111111111111111111

Homem Vitruviano ? Leonardo da Vinci

http://4.bp.blogspot.com/_kB1pDXsEaE0/S_rOH8XU9WI/AAAAAAAADw8/Wo_I7PhcKSI/s1600/davince.JPG

(acesso em 09/04/2012)

?

222222222222222222

Simetria 2009 - Pepe Ferreras Benaite

http://www.artistasdelatierra.com/obras/foto98225.jpg

(acesso em 09/04/2012)

?

333333333333333333333

Simetria n?11 ? Ver?nica de Toro

http://3.bp.blogspot.com/_51CF7J1ZrP4/SZ2MMGPv0aI/AAAAAAAAAVk/yUHdCkFZzQk/s400/Simetr%C3%ADa++N%C2%BA11,+180+x+180+cm.jpg

(acesso em 09/04/2012)

?

Aula 2:

Para segunda aula o professor dever? disponibilizar aos alunos:

- Folhas de cartolina, papel cart?o ou outro papel mais r?gido preto e branco

- Durex ou cola

- Tesoura

- Tinta Guache preta e branca

O professor pedir? que os alunos componham um suporte unindo peda?os de folhas brancas e pretas do mesmo tamanho e sobre ele far?o um desenho que ocupe ambas as cores do suporte.

Com a tinta guache, os alunos devem preencher ou contornar seus desenhos usando a tinta branca na parte do suporte preta e a tinta preta na parte do suporte branca.

Os alunos poder?o optar entre criar imagens sim?tricas ou complementares, conforme exemplos abaixo.

?

Complementares

?

555555555555555555555

http://ts2.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4917519046541449&id=b9e5715ba9024553bb57324923098fea

(acesso em 10/04/2012)

?

66666666666666666666666

http://ts4.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4658833170367387&id=237c271695eb0f55a38b17f2516fdf29

(acesso em 10/04/2012)

?

7777777777777777777777

http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/65874_Papel-de-Parede-Preto-e-branco_1280x1024.jpg

(acesso em 10/04/2012)

?

Sim?tricas

88888888888888888888

http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4526561053966586&id=65944af4dcbdcf2d5680e373011e52ad

(acesso em 10/04/2012)

?

99999999999999999

http://2.bp.blogspot.com/_ofD9TrL-oXo/TCVkzumM2bI/AAAAAAAAAGs/SFIVRK3r2Pw/s1600/dualidades.jpg

(acesso em 10/04/2012)

?

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

http://us.123rf.com/400wm/400/400/stkobi/stkobi0808/stkobi080800027/3392187.jpg

(acesso em 10/04/2012)

?

Aula 3:

Com os trabalhos prontos, o professor deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos. Essa exposi??o deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre os temas escolhidos e a melhor disposi??o para sua apresenta??o.

Recursos Complementares

Sobre uma exposi??o de arte em preto e branco:

http://www.pop4.com.br/1365-preto-no-branco-do-concreto-ao-contemporaneo.html

(acesso em 10/04/2012)

?

Site com imagens de quadros em preto e branco:

http://www.artgeist.pt/quadros/abstrato-1/preto-e-branco.html

(acesso em 10/04/2012)

?

Site com v?deo sobre o uso da simetria na Arte e na Matem?tica:

http://midiaseducacao-videos.blogspot.com.br/2007/05/simetria-arte-e-matematica.html

(acesso em 09/04/2012)

Avaliação

A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos ser?o expostos. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.