AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

1.

Problema: Uma usina hidrelétrica produz energia elétrica durante todo o ano. Em período de pouca chuva o nível da água h detrás da barragem da usina diminui até 2/3 do valor normal da represa. Você poderia determinar quanto deverá variar a vazão mássica que atravessa a turbina para gerar a mesma potência que na etapa onde o nível da água é o normal?

- Aumentar a vazão mássica a 3/2 da vazão mássica do período normal

- Manter o mesmo valor da vazão mássica do período normal

- Diminuir a vazão mássica a 2/3 da vazão mássica do período normal


Gestão de Erros

2.

Problema: Constrói-se uma usina hidrelétrica para substituir a uma velha usina termelétrica que produz 200MW de potência. A termelétrica trabalha com petróleo, sendo seu consumo de petróleo de 300g/kWh (gramas de combustível consumido por cada quilowatt-hora de energia elétrica produzida). A termelétrica trabalha aproximadamente 8000 horas por ano. Determine a quantidade de combustível que se deixará de queimar em um ano quando a hidrelétrica substituir a velha usina termelétrica.

- 3 x 10 5 toneladas de combustível

- 4,8 x 10 5 toneladas de combustível

- 6 x 10 5 toneladas de combustível


Gestão de Erros

3.

Problema: Uma hidrelétrica gera 5,0 x 109W de potência elétrica utilizando-se de uma queda da água de 100m. Suponha que o gerador aproveite 100% da energia da queda da água e que a represa colete 20% de toda a chuva que cai em uma região de 400000km2. Considere a densidade da água igual a 103kg/m3. Qual a vazão volumétrica (m3/s) necessária para fornecer os 5,0.109W?

Gestão de Erros



DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).