Portal do Professor

Início do Conteúdo

As mudan?as de temperatura e os principais fatores clim?ticos que a influencia. Projeto de pesquisa para o Ensino M?dio.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Verificar quais s?o os principais fatores clim?ticos que influencia nas mudan?as de temperatura;
  • Conhecer os diferentes tipos de classifica??es existentes;
  • Entender de que forma o homem contribui para essa mudan?a de temperatura.

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Forma??o da Terra, Relevo, Clima, Hidrografia, Vegeta??o e Fen?menos naturais.

Estratégias e recursos da aula

Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;

Algumas atividades ser?o realizadas no laborat?rio de inform?tica, sendo que todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.

E outras poder?o ser realizadas em outros espa?os da escola, como, quadra, refeit?rio e outros que o professor achar pertinente.

?

Atividade 1 ? Uma introdu??o sobre o assunto

?

Para iniciar a discuss?o sobre a aula, o professor ir? passar um v?deo que far? com que os alunos reflitam a respeito da tem?tica e de quest?es vivenciadas em seu cotidiano. Ao verem o v?deo ? necess?rio que os alunos analisem ?s seguintes quest?es:

  • O clima est? diferente?
  • Por que devemos nos preocupar com as mudan?as clim?ticas?
  • Como elas interferem no nosso dia a dia?
  • O que podemos fazer para diminuir os seus efeitos e nos adaptar a eles?
  • O que causa as mudan?as clim?ticas?
  • De que forma o homem modifica o meio ambiente?

?

Neste caso, ? necess?rio que o professor apresente as quest?es aos alunos antes de iniciar o v?deo.

  • O v?deo est? dispon?vel no link abaixo:

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho&feature=related. Acesso em 11/04/2012.

video mudan??a clim??tica

?

Em seguida, o professor ir? ouvir os coment?rios dos alunos a respeito do v?deo, incentivando todos os alunos a falarem, sendo o mediador das discuss?es levantadas. Cabe ao professor n?o deixar a turma perder o foco das quest?es e leva-los a alcan?ar o objetivo que ? compreender as quest?es abordadas no v?deo.

?

Atividade 2 ? Projeto de pesquisa

?

O professor dever? explicar que a partir da pr?xima aula a turma iniciar? um trabalho que ser? realizado em grupos e que os passos da realiza??o ser?o dados posteriormente. Mas, para iniciar a realiza??o deste, primeiramente eles far?o uma pesquisa extraclasse seguindo as orienta??es abaixo:

Tema a ser pesquisado: As mudan?as de temperatura e os principais fatores clim?ticos que a influencia.

A pesquisa dever? ser realizada individualmente.

Para isso, eles poder?o usar internet, livros did?ticos, paradid?ticos e revistas que abordarem o assunto. Sendo que, o laborat?rio de inform?tica da escola e a biblioteca dever?o estar dispon?veis aos alunos para serem usados fora do hor?rio da aula.

Ao pesquisarem eles dever?o fazer a leitura dos textos e leva-los para aula impressos, ou c?pia das partes que acharem mais importantes.

Durante a pesquisa os alunos dever?o estar atentos para:

  • Como est? o tempo atual?
  • Est? sofrendo alguma altera??o?
  • O que a m?dia fala a respeito?

Os grupos poder?o pesquisar fatos que est?o acontecendo na atualidade como:

  • Enchentes;
  • Desmoronamentos;
  • Tremores de terra;
  • E outros.

Buscar not?cias que relatam estes acontecimentos, pesquisando em s?tios de emissoras de TV e revistas. Tais como:

http://g1.globo.com/. Acesso em 19/05/2012.

http://noticias.r7.com/record-noticias/. Acesso em 19/05/2012.

http://veja.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.

http://super.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.

?

Outros s?tios que tamb?m poder?o ser usados para pesquisa

Neste s?tio os alunos buscaram informa??es como:

  • As mudan?as clim?ticas que est?o acontecendo;
  • Os tipos de clima de determinada regi?o;
  • As influ?ncias do clima nas altera??es clim?ticas;
  • Influ?ncia do homem nas altera??es clim?ticas.

Menino ilustrativo

Imagem dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012.

?

Dispon?vel em:  http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/fatores-climaticos. Acesso em 11/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_geral/clima/clima_fatores_elementos. Acesso em 11/04/2012.

Dispon?vel em:  http://climasdomundo.blogspot.com.br/. Acesso em 11/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.webartigos.com/artigos/grandes-tipos-climaticos/55494/. Acesso em 11/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40168.htm. Acesso em 11/04/2012.

Dispon?vel em:  http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/clima/clima_-_classificacao_dos_climas_do_brasil.html. Acesso em 11/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.colegioweb.com.br/geografia/classificacao-climatica.html. Acesso em 11/04/2012.

?

Atividade 3 ? Continuando o trabalho

?

Para iniciar o desenvolvimento da atividade a turma dever? ser dividida em grupos de cinco alunos.

trabalho de grupo

Imagem dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012.

?

O trabalho dever? ser realizado por etapas, seguindo os passos abaixo:

  •  A pesquisa inicial foi realizada e os alunos j? tem conhecimento do tema, pois fizeram a leitura dos textos pesquisados em casa. Desta forma, eles ir?o debater sobre o tema, ou seja, ver o que cada aluno sabe a respeito da tem?tica geral.

Ap?s o debate;

  • O professor ir? solicitar que os alunos elaborem um question?rio baseado na leitura dos textos pesquisados e nas quest?es trabalhadas no momento do v?deo e debate.

Os mesmos ser?o aplicados aos colegas da escola, professores e demais funcion?rios. A ideia do question?rio ? para os alunos conversarem com os outros a respeito do tema, trocarem informa??es pessoalmente e saber a opini?o das pessoas com rela??o ao assunto que est? sendo trabalhado.

Esta atividade poder? ser desenvolvida no hor?rio do recreio (intervalo de aula), ou em outro per?odo que n?o estiverem em aula.

As respostas dos question?rios dever?o ser analisadas pelos grupos para tentarem definir a opini?o das pessoas com rela??o ?s mudan?as clim?ticas.

?

Pesquisa a ser realizada paralelamente ao trabalho;

  • Durante uma semana os grupos dever?o consultar o s?tio do IMPE para realizarem uma pesquisa voltada para altera??es clim?ticas. Onde buscar?o informa??es sobre temperatura, probabilidade de chuva, hor?rio que o sol nasce e se p?e.

Esta atividade dever? ser feita em hor?rio extraclasse, sendo que, os alunos poder?o revezar na pesquisa e cada dia um do grupo faze-la.

Orienta??es para pesquisa

Conectar ao s?tio  http://tempo.cptec.inpe.br/; no campo cidade digitar a cidade que quer consultar, sugere-se que seja a cidade onde mora; em seguida, analisar as informa??es necess?rias.

Link dispon?vel em:  http://tempo.cptec.inpe.br/. Acesso 12/04/2012.

site IMPE

?

Ap?s consulta destas informa??es, assistir a um v?deo dispon?vel no link ?outros servi?os? Previs?o do tempo.

Em seguida, anotar as informa??es e as analises feitas a partir do v?deo.

Os alunos dever?o analisar as seguintes quest?es no v?deo:

  • Quais as mudan?as de temperatura est?o acontecendo na cidade pesquisada?
  • Quais s?o os fatores que influencia nestas mudan?as?

Estas perguntas dever?o ser respondidas pelos alunos ap?s terem assistido ao v?deo.

Ao t?rmino da pesquisa eles far?o um gr?fico mostrando as altera??es clim?ticas observadas durante a semana. Para isso, o professor ir? disponibilizar um dia, para que todos os grupos, no laborat?rio de inform?tica realize a atividade. Primeiro eles far?o uma an?lise dos dados obtidos durante a pesquisa, depois, os gr?ficos destes dados.

Caso o professor tenha interesse pode ser solicitado aos grupos que analisem as altera??es clim?ticas de outros meses para ser comparado. Sendo que, estas informa??es poder?o ser obtidas no mesmo s?tio.

Continuando o trabalho;

  • Ap?s a aplica??o dos question?rios os alunos dever?o a partir da tem?tica geral buscar uma tem?tica especifica para trabalharem. Baseando-se nas seguintes quest?es: 

a- Quais fatores contribuem para as mudan?as clim?ticas? O homem interfere nelas? Se sim, de que forma?

b- Podemos fazer alguma coisa para mudar a atual realidade do planeta?

?

  • Para isso, eles ir?o pensar em uma situa??o problema, ou seja, com base no que foi pesquisado e no que eles j? tem de conhecimento adquirido eles levantar?o um problema para ser pesquisado.

?

planeta

Imagem dispon?vel em:  http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012.

?

  • Em seguida, ir?o definir os objetivos a serem alcan?ados. Sendo que, para isso dever?o pensar que resultados querem atingir. Exemplo: Analisar as principais mudan?as clim?ticas que est?o acontecendo na atualidade.
  • Justificar o motivo pelo qual est?o estudando est? tem?tica, ou seja, a import?ncia de se estudar o tema.
  • A partir dos objetivos definidos, estabelecer a metodologia que ser? usada. Sendo que, est? metodologia deve ser os passos da pesquisa para alcan?ar os resultados finais.
  • Fazer o cronograma, para atingir os objetivos dentro do prazo estipulado.
  • A busca por referencias bibliogr?ficas faz parte de todo os passos da pesquisa, ou seja, em todo o momento da realiza??o do trabalho.
  • Apresentar os resultados alcan?ados.

?

Apresenta??o

  • Durante a realiza??o do trabalho os grupos dever?o pensar em frases de conscientiza??o e fazer cartazes para colar nos murais da escola.

?

resultado da pesquisa

Imagem dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.

?

  • Com rela??o ? pesquisa de previs?o do tempo que foi realizada, os grupos dever?o pegar os gr?ficos, as an?lises feitas, e comparar com os resultados alcan?ados a partir da pesquisa. Em seguida, elaborar uma s?ntese que relate todo o entendimento do grupo. Usando o software Kpresenter.

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter: Menu K ? Aplicativos ? Ferramentas de produtividade ? Gerador de Apresenta??o.

  • Com os resultados alcan?ados os grupos ir?o fazer um v?deo retratando todo o contexto trabalhado durante as aulas. Sendo que, o v?deo dever? conter os gr?ficos e a s?ntese da pesquisa realizada em casa; os passos e os resultados alcan?ados com a pesquisa cient?fica. Para elabora??o do v?deo os alunos poder?o consultar o s?tio dispon?vel abaixo:

Passos de como se fazer um v?deo:

Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.

?

  • Quando todos os v?deos tiverem prontos os alunos apresentaram aos colegas da sala e professor; e em seguida, ap?s corre??o se necess?rio, os grupos postar?o os v?deos no youtube.

O v?deo dispon?vel abaixo ensina como postar um v?deo no youtube.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=zf0pOtMhoNE&feature=related. Acesso em 12/04/2012.

video youtube

?

Os grupos dever?o divulgar os v?deos para que todos os alunos da escola tenham acesso ao material constru?do pela turma durante a realiza??o da pesquisa.

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 11/04/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio. 

Dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://www.impe.br/. Acesso em 13/04/2012. Este s?tio ser? usado para pesquisa.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012. Neste s?tio cont?m informa??es de como fazer um v?deo.

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; e o v?deo final elaborado pelos grupos.