Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Forma??o da Terra, Relevo, Clima, Hidrografia, Vegeta??o e Fen?menos naturais.
Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;
Algumas atividades ser?o realizadas no laborat?rio de inform?tica, sendo que todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.
E outras poder?o ser realizadas em outros espa?os da escola, como, quadra, refeit?rio e outros que o professor achar pertinente.
?
Atividade 1 ? Uma introdu??o sobre o assunto
?
Para iniciar a discuss?o sobre a aula, o professor ir? passar um v?deo que far? com que os alunos reflitam a respeito da tem?tica e de quest?es vivenciadas em seu cotidiano. Ao verem o v?deo ? necess?rio que os alunos analisem ?s seguintes quest?es:
?
Neste caso, ? necess?rio que o professor apresente as quest?es aos alunos antes de iniciar o v?deo.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho&feature=related. Acesso em 11/04/2012.
?
Em seguida, o professor ir? ouvir os coment?rios dos alunos a respeito do v?deo, incentivando todos os alunos a falarem, sendo o mediador das discuss?es levantadas. Cabe ao professor n?o deixar a turma perder o foco das quest?es e leva-los a alcan?ar o objetivo que ? compreender as quest?es abordadas no v?deo.
?
Atividade 2 ? Projeto de pesquisa
?
O professor dever? explicar que a partir da pr?xima aula a turma iniciar? um trabalho que ser? realizado em grupos e que os passos da realiza??o ser?o dados posteriormente. Mas, para iniciar a realiza??o deste, primeiramente eles far?o uma pesquisa extraclasse seguindo as orienta??es abaixo:
Tema a ser pesquisado: As mudan?as de temperatura e os principais fatores clim?ticos que a influencia.
A pesquisa dever? ser realizada individualmente.
Para isso, eles poder?o usar internet, livros did?ticos, paradid?ticos e revistas que abordarem o assunto. Sendo que, o laborat?rio de inform?tica da escola e a biblioteca dever?o estar dispon?veis aos alunos para serem usados fora do hor?rio da aula.
Ao pesquisarem eles dever?o fazer a leitura dos textos e leva-los para aula impressos, ou c?pia das partes que acharem mais importantes.
Durante a pesquisa os alunos dever?o estar atentos para:
Os grupos poder?o pesquisar fatos que est?o acontecendo na atualidade como:
Buscar not?cias que relatam estes acontecimentos, pesquisando em s?tios de emissoras de TV e revistas. Tais como:
http://g1.globo.com/. Acesso em 19/05/2012.
http://noticias.r7.com/record-noticias/. Acesso em 19/05/2012.
http://veja.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.
http://super.abril.com.br/. Acesso em 19/05/2012.
?
Outros s?tios que tamb?m poder?o ser usados para pesquisa
Neste s?tio os alunos buscaram informa??es como:
Imagem dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012.
?
Dispon?vel em: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/fatores-climaticos. Acesso em 11/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_geral/clima/clima_fatores_elementos. Acesso em 11/04/2012.
Dispon?vel em: http://climasdomundo.blogspot.com.br/. Acesso em 11/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.webartigos.com/artigos/grandes-tipos-climaticos/55494/. Acesso em 11/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40168.htm. Acesso em 11/04/2012.
Dispon?vel em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/clima/clima_-_classificacao_dos_climas_do_brasil.html. Acesso em 11/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/classificacao-climatica.html. Acesso em 11/04/2012.
?
Atividade 3 ? Continuando o trabalho
?
Para iniciar o desenvolvimento da atividade a turma dever? ser dividida em grupos de cinco alunos.
Imagem dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012.
?
O trabalho dever? ser realizado por etapas, seguindo os passos abaixo:
Ap?s o debate;
Os mesmos ser?o aplicados aos colegas da escola, professores e demais funcion?rios. A ideia do question?rio ? para os alunos conversarem com os outros a respeito do tema, trocarem informa??es pessoalmente e saber a opini?o das pessoas com rela??o ao assunto que est? sendo trabalhado.
Esta atividade poder? ser desenvolvida no hor?rio do recreio (intervalo de aula), ou em outro per?odo que n?o estiverem em aula.
As respostas dos question?rios dever?o ser analisadas pelos grupos para tentarem definir a opini?o das pessoas com rela??o ?s mudan?as clim?ticas.
?
Pesquisa a ser realizada paralelamente ao trabalho;
Esta atividade dever? ser feita em hor?rio extraclasse, sendo que, os alunos poder?o revezar na pesquisa e cada dia um do grupo faze-la.
Orienta??es para pesquisa
Conectar ao s?tio http://tempo.cptec.inpe.br/; no campo cidade digitar a cidade que quer consultar, sugere-se que seja a cidade onde mora; em seguida, analisar as informa??es necess?rias.
Link dispon?vel em: http://tempo.cptec.inpe.br/. Acesso 12/04/2012.
?
Ap?s consulta destas informa??es, assistir a um v?deo dispon?vel no link ?outros servi?os? Previs?o do tempo.
Em seguida, anotar as informa??es e as analises feitas a partir do v?deo.
Os alunos dever?o analisar as seguintes quest?es no v?deo:
Estas perguntas dever?o ser respondidas pelos alunos ap?s terem assistido ao v?deo.
Ao t?rmino da pesquisa eles far?o um gr?fico mostrando as altera??es clim?ticas observadas durante a semana. Para isso, o professor ir? disponibilizar um dia, para que todos os grupos, no laborat?rio de inform?tica realize a atividade. Primeiro eles far?o uma an?lise dos dados obtidos durante a pesquisa, depois, os gr?ficos destes dados.
Caso o professor tenha interesse pode ser solicitado aos grupos que analisem as altera??es clim?ticas de outros meses para ser comparado. Sendo que, estas informa??es poder?o ser obtidas no mesmo s?tio.
Continuando o trabalho;
a- Quais fatores contribuem para as mudan?as clim?ticas? O homem interfere nelas? Se sim, de que forma?
b- Podemos fazer alguma coisa para mudar a atual realidade do planeta?
?
?
Imagem dispon?vel em: http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012.
?
?
Apresenta??o
?
Imagem dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.
?
Passos para acessar o Kpresenter:
Kpresenter: Menu K ? Aplicativos ? Ferramentas de produtividade ? Gerador de Apresenta??o.
Passos de como se fazer um v?deo:
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.
?
O v?deo dispon?vel abaixo ensina como postar um v?deo no youtube.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zf0pOtMhoNE&feature=related. Acesso em 12/04/2012.
?
Os grupos dever?o divulgar os v?deos para que todos os alunos da escola tenham acesso ao material constru?do pela turma durante a realiza??o da pesquisa.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 11/04/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio.
Dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 11/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 11/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://tecendoapalavra.blogspot.com.br/2011/01/mudancas-climaticas-entrevista-com.html. Acesso em 11/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://www.impe.br/. Acesso em 13/04/2012. Este s?tio ser? usado para pesquisa.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012. Neste s?tio cont?m informa??es de como fazer um v?deo.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; e o v?deo final elaborado pelos grupos.