B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Perceber como o planejamento das cidades, em todas as esferas que as englobam, ajudam no crescimento destas e na melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Que o aluno tenha conhecimento das principais causas do crescimento/incha?o das cidades.
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor esta aula tem como objetivo mostrar a import?ncia do planejamento das cidades, e caso exista, trabalhar o plano diretor do munic?pio.
?
AULA 1
?
momento 1: Mostrar aos alunos as duas imagens abaixo e pedir que eles respondam as quest?es propostas abaixo. (esta atividade pode ser entregue aos alunos e as respostas ?s quest?es serem escritas ou o professor poder? levanta-las em forma de debate e os alunos podem ir respondendo de forma oral).
Foto a?rea de Teres?polis/RJ. Dispon?vel em: http://www.tyba.com.br/portugues/minha_conta/ampliacao.php?file=cd218_238 (acessado em 20/04/2012)
?
Foto a?rea de Curitiba. Dispon?vel em: http://www.flickr.com/photos/fotoaereabrasil/4363086025/ (acessado em 20/04/2012)
?
1) O que voc? percebe de igual nessas duas fotos?
2) O que voc? percebe de diferente na fotos?
3) Consegue identificar quais s?o as duas cidades?
4) Com rela??o ao crescimento dessas cidades, analisando somente as fotos ? poss?vel dizer qual suportaria esse crescimento com melhor qualidade? Por qu??
?
momento 2: Apresente aos alunos as charges abaixo: (elas ir?o nortear os principais problemas referentes ao planejamento urbano nas cidades brasileiras).
?
charge 1
Dispon?vel em: http://architetandoverde.blogspot.com.br/2011/09/sustentabilidade-urbana.html (acessado em 20/04/2012)
Dispon?vel em: http://www.eucurtoeucuido.com.br/site/noticias.php (acessado em 20/04/2012)
?
Dispon?vel em: http://weslen.pereira.zip.net/ (acessado em 20/04/2012)
?
Dispon?vel em: http://www.matutando.com/charge-diferenca-entre-estado-de-alerta-estado-de-calamidade/ (acessado em 20/04/2012)
?
Dispon?vel em: http://www.matutando.com/charge-enchentes/ (acesso em 20/04/2012)
?
Dispon?vel em: http://www.ambrosia.com.br/2012/04/03/o-universo-de-angeli/ocupacao-angeli-charge-transito/ (acesso em 20/04/2012)
?
AULA 2
?
momento 1: O Professor dever? presentar aos alunos o plano diretor do munic?pio, considerando ser este um instrumento da pol?tica de desenvolvimento dos munic?pios com a finalidade de orientar a atua??o do poder p?blico e privado na constru??o dos espa?os urbanos essenciais, visando assegurar melhores condi??es de vida para a popula??o.
momento 2: Propor uma atividade aos alunos de investiga??o em campo.
?
AULA 3
?
momento 1: Estes v?deos, depois de editados pelos pr?prios alunos, ser?o apresentados para toda a turma.
momento 2: Com o uso dos v?deos o professor dever? fazer as considera??es com rela??o ao planejamento em seu munic?pio utilizando da realidade de campo (trabalho feito pelos alunos).
Perspectivas do Planejamento Urbano no Brasil. Dispon?vel em: http://www.flaviovillaca.arq.br/pdf/campo_gde.pdf
A import?ncia do Plano Diretor para os Munic?pios. Dispon?vel em: http://www.sebraesp.com.br/Institucional/PoliticasPublicas/Documents/cartilha_diretor.pdf
A participa??o da turma em todos os momentos e o empenho na realiza??o da atividade de campo dever? ser a forma de avaliar a turma nessa aula.