Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Estrat?gias
?
Recursos
?
?
Imagem dispon?vel em http://alfaleninha.wordpress.com/2009/09/10/a-etiqueta-na-internet-netiqueta/
A aula Projeto de Inicia??o Cient?fica - Uma lupa na l?ngua - Netiqueta ? Os adolescentes conhecem e usam as regras de etiqueta na Internet? foi retornada para altera??es. Veja abaixo as orienta??es.
?
?
O professor dever? apresentar algumas situa??es para os alunos e pedir que eles expressem suas opini?es a respeito. O professor, se quiser, poder? usar sua pr?pria caixa de e-mail para demonstra??o.
?
Situa??o 1 - "Corrente?
O professor dever? mostrar uma dessas correntes, as quais envolvem declara??es de amizade, pessoas desaparecidas, mensagens de cunho religioso, ofertas de pr?mio.
?
Fonte: Caixa de email pessoal da autora
Situa??o 2 ? Divulga??o de produtos e empresas
Fonte: Caixa de email pessoal da autora
?
Situa??o 3 ? Sugest?o de amigos por parte da rede social
O professor poder? mostrar sua p?gina pessoal do Facebook ou Orkut.
?
Fonte: Perfil de rede social da autora
Finalizadas as apresenta??es, o professor dever? perguntar a opini?o dos alunos sobre as situa??es apresentadas:
?
O professor dever?, ent?o, informar aos alunos que existe uma palavra "Netiqueta" e pedir a eles que fa?am uma pesquisa na Internet para descobrir o que ela significa. O professor dever? informar tamb?m que esse termo ser? o tema do projeto de pesquisa a ser realizado.
Depois que os alunos lerem na internet o que ? netiqueta e socializarem com os colegas a defini??o, passar para a atividade 2.
Os alunos dever?o pesquisar o termo Netiqueta. Para isso, o professor dever? solicitar que procurem saber sua origem, seus usos e aplica??es.
Como fontes de pesquisa, sugerimos os seguintes sites:
?
?
Atividade 2.1. ? Socializa??o da pesquisa inicial
A socializa??o dessa pesquisa inicial dever? ser feita atrav?s de mapas conceituais, em que os alunos dever?o se ater ?s palavras-chaves e defini??es. Essa socializa??o pode ser feita por meio de trocas de e-mails entre os grupos.
Para a elabora??o de mapas conceituais, bem como para tomar conhecimento de suas defini??es e usos, sugerimos que o professor solicite aos alunos que acessem o seguinte link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
?
Sugest?o de tarefa de casa
O professor poder? sugerir aos alunos que os mesmos coloquem uma frase em seus status em redes sociais como Orkut, Facebook ou Twitter e MSN sobre o tema a ser pesquisado.
Essa frase pode ser:
Voc? sabe o que ? Netiqueta? | ? |
Netiqueta, eu uso e voc?? | ? |
As respostas obtidas pelos alunos dessa maneira informal podem ser utilizadas como corpus de pesquisa.
?
Sugerimos o seguinte roteiro para a realiza??o dessa atividade:
4. Elabora??o das hip?teses de pesquisa tendo como base as respostas dadas pelas alunos. Essas hip?teses poder?o ser confirmadas ou refutadas ao final da pesquisa.
?
Sugest?es de hip?teses:
O uso da netiqueta ? pr?tica comum entre os jovens na internet?
A falta do uso de netiqueta interfere nas rela??es virtuais?
?
Atividade 4. 1. - Defini??o da justificativa
Considerando que a fase inicial do projeto j? foi conclu?da e j? temos o tema (Netiqueta) as perguntas e as hip?teses definidas (O uso da netiqueta ? pr?tica comum entre os jovens na internet? A falta do uso de netiqueta interfere nas rela??es virtuais?) precisamos justificar porque esse tema ? relevante e merece ser estudado.
Nesse momento, os alunos dever?o se organizar em grupos e listar as justificativas para esse estudo.
Como justificativas, apresentamos:
Essas justificativas devem ser inseridas nos mapas conceituais j? criados.
Ao t?rmino dessa atividade, o professor dever? iniciar uma discuss?o em que os grupos apresentar?o as suas justificativas
?
Atividade 4.2. - Defini??o dos objetivos
Sob orienta??o do professor, os alunos dever?o definir os objetivos do estudo sobre Netiqueta, o que esperam descobrir e o que fazer com os resultados encontrados.
Como sugest?es, apresentamos:
?
?
?
Atividade 4.3. ? Socializa??o da justificativa e objetivos
?
Ao final da elabora??o das justificativas e objetivos e de suas postagens nos mapas conceituais, os alunos dever?o apresent?-los para a sala e promover um debate
?
Atividade 5.1. ? Elabora??o de question?rios
Tendo em vista que um dos objetivos da pesquisa ? saber se os adolescentes fazem uso da Netiqueta, os alunos dever?o elaborar os question?rios tendo em vista esse p?blico.
No question?rio devem constar perguntas com os seguintes itens:
?
Outra quest?o que n?o pode faltar ? se os adolescentes se sentem incomodados com isso ou n?o, se eles veem isso como um problema ou n?o. Caso sim, como eles acham que esses problemas podem ser resolvidos.
?
Atividade 5.2 ? Aplica??o de question?rios
Uma vez que o objetivo ? estudar aspectos das rela??es virtuais, nada mais coerente do que a aplica??o desses question?rios via Internet.
Para essa aplica??o, apontamos duas possibilidades:
?
?
Atividade 5.3 ? Tabula??o dos resultados
Os alunos dever?o registrar os resultados em forma de tabela para melhor compreens?o dos mesmos.
Essa tabela poder? conter os seguintes itens:
N?mero de question?rios respondidos |
Faixa et?ria |
Sexo |
N?mero de adolescentes que conhecem Netiqueta |
N?mero de adolescentes que fazem uso da Netiqueta |
Reclama??es mais comuns |
Propostas de solu??es |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
Atividade 5.4 ? An?lise dos resultados
Diante dos resultados obtidos, os alunos, sob orienta??o do professor, dever?o conferir se sua hip?tese foi confirmada ou n?o, se o uso da Netiqueta ? uma pr?tica comum, se a aus?ncia desse uso ? um problema, entre outros.
?
Cada grupo dever? apresentar os resultados obtidos com suas pesquisas:
?
Com base nos problemas apontados nos question?rios, os alunos dever?o criar um v?deo.
Cada grupo ficar? respons?vel pela cria??o de regras para diferentes sites ou intera??es virtuais:
?
O v?deo dever? conter:
?
A dura??o do v?deo deve ser de, no m?nimo, 7 minutos e todos os integrantes do grupo devem ter oportunidade de fala.
?
Finalizados pesquisa e v?deos, ? chegado o momento de socializar com os demais alunos da escola o resultado desse projeto.
A socializa??o dever? ser feita em redes sociais. Cada grupo dever? postar o v?deo em seu perfil do Orkut ou Facebook ou no site Youtube.
Poder? tamb?m ser feita a apresenta??o em sala de aula ou ent?o para a escola inteira, desde que a mesma disponha de um tel?o para tal.
Professor, os sites abaixo poder?o ajud?-lo a enriquecer sua aula/pesquisa.
A avalia??o dever? ser feita ao longo de todo o processo de pesquisa e ainda que os alunos tenham feito o trabalho em grupos, a avalia??o deve ser individual.
Ser?o objetos de avalia??o:
?
Ser?o crit?rios de avalia??o: