Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica - Uma lupa na l?ngua - Netiqueta ? Os adolescentes conhecem e usam as regras de etiqueta na Internet?

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Definir o termo Netiqueta
  • Analisar o uso de Netiqueta nas intera??es virtuais
  • Elaborar regras de Netiqueta
  • Produzir videocasts

Duração das atividades

15 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimentos b?sicos de Internet
  • Conhecimentos sobre elabora??o de mapas conceituais
  • Leitura e interpreta??o de tabelas

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias

  • Pesquisa na Internet
  • Trabalho em duplas e em grupos
  • Debates

?

Recursos

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados a Internet
  • Computador conectado a Data Show
  • Software IHMC Tools para cria??o de Mapas Conceituais
  • Navegador Mozilla Firefox
  • Programa Movie Maker

?

?

Netiqueta

Imagem dispon?vel em http://alfaleninha.wordpress.com/2009/09/10/a-etiqueta-na-internet-netiqueta/

A aula Projeto de Inicia??o Cient?fica - Uma lupa na l?ngua - Netiqueta ? Os adolescentes conhecem e usam as regras de etiqueta na Internet? foi retornada para altera??es. Veja abaixo as orienta??es.
?

  • Professor, tendo em vista que o projeto de pesquisa ? uma atividade que demanda tempo e engajamento dos participantes, ? necess?rio que desde o in?cio, voc? motive seus alunos a participarem efetivamente da pesquisa. Como o assunto ? relativo ?  Internet, o interesse dos alunos ser? grande pois ? um tema que faz parte do cotidiano deles. Por?m, ? preciso que voc? fique atento e n?o deixe que esse interesse inicial se perca durante as diversas etapas do mesmo. Por isso, estude o material a ser utilizado antes de sugeri-lo para os alunos, elabore atividades interessantes e sempre instigue seus alunos a buscar o m?ximo de informa??es sobre o tema proposto.

?

Atividade 1 - Apresenta??o do tema

  •  Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet e ao data show ( no caso do laptop ou tablet do professor)
  • Alunos organizados em duplas

O professor dever? apresentar algumas situa??es para os alunos e pedir que eles expressem suas opini?es a respeito. O professor, se quiser, poder? usar sua pr?pria caixa de e-mail para demonstra??o.

?

Situa??o 1 -  "Corrente?

O professor dever? mostrar uma dessas correntes, as quais envolvem declara??es de amizade,  pessoas desaparecidas, mensagens de cunho religioso, ofertas de pr?mio. 

Email

?

Fonte: Caixa de email pessoal da autora

Situa??o 2 ? Divulga??o de produtos e empresas

Mensagem de empresa

Fonte: Caixa de email pessoal da autora

?

Situa??o 3 ? Sugest?o de amigos por parte da rede social

O professor poder? mostrar sua p?gina pessoal do Facebook ou Orkut.

?

Orkut

Fonte: Perfil de rede social da autora

Finalizadas as apresenta??es, o professor dever? perguntar a opini?o dos alunos sobre as situa??es apresentadas:

  • Voc? envia correntes?
  • Quando voc? recebe correntes, voc? as passa adiante ou as ignora?
  • Quem geralmente envia essas correntes a voc??
  • Empresas tentam oferecer produtos e/ou servi?os para voc? via e-mail? Voc? l? essas mensagens?
  • Voc? envia ou recebe solicita??es de amizade de/para pessoas desconhecidas?
  • Voc? considera mal educadas as pessoas que fazem esse tipo de coisa?
  • Existem regras para se comportar na Internet? Ou n?o?
  •  Voc? conhece e utiliza essas regras?

?

O professor dever?, ent?o, informar aos alunos que existe uma palavra "Netiqueta" e pedir a eles que fa?am uma pesquisa na Internet para descobrir o que ela significa. O professor dever? informar tamb?m que esse termo ser? o tema do projeto de pesquisa a ser realizado.

Depois que os alunos lerem na internet o que ? netiqueta e socializarem com os colegas a defini??o, passar para a atividade 2.

?

Atividade 2 ? Pesquisa sobre o tema apresentado

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)
  •  Alunos organizados em grupos de 4 ou 6 componentes (esses grupos ser?o fixos at? a conclus?o do projeto de pesquisa)

Os alunos dever?o pesquisar o termo Netiqueta. Para isso, o professor dever? solicitar que procurem saber sua origem, seus usos e aplica??es.

Como fontes de pesquisa, sugerimos os seguintes sites:

?

?

Atividade 2.1. ? Socializa??o da pesquisa inicial

A socializa??o dessa pesquisa inicial dever? ser feita atrav?s de mapas conceituais, em que os alunos dever?o se ater ?s palavras-chaves e defini??es. Essa socializa??o pode ser feita por meio de trocas de e-mails entre os grupos.

Para a elabora??o de mapas conceituais, bem como para tomar conhecimento de suas defini??es e usos, sugerimos que o professor solicite aos alunos que acessem o seguinte link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/

  • Professor, alerte aos alunos para que n?o descartem os mapas conceituais criados, pois eles ser?o utilizados durante todo o processo de pesquisa. 

?

Sugest?o de tarefa de casa

O professor poder? sugerir aos alunos que os  mesmos coloquem uma frase em seus status em redes sociais como Orkut, Facebook ou Twitter e MSN sobre o tema a ser pesquisado.

Essa frase pode ser:

Voc? sabe o que ? Netiqueta? ?
Netiqueta, eu uso e voc?? ?

As respostas obtidas pelos alunos dessa maneira informal podem ser utilizadas como corpus de pesquisa.

?

Atividade 3 ? Problematiza??o  do tema e elabora??o de hip?teses

  • Laptop Classmate ou Tablet conectado ? Internet e ao data show
  • Alunos organizados em c?rculo

Sugerimos o seguinte roteiro para a realiza??o dessa atividade:

  1. Apresenta??o pelos alunos dos mapas conceituais criados
  2. Debate sobre as informa??es apresentadas
  3. Elabora??o de respostas para as seguintes perguntas:
  • Se a Netiqueta existe h? algum tempo porque as pessoas ainda n?o a incorporaram nas suas rela??es virtuais?
  • Falta informa??o a respeito?
  • Falta melhor divulga??o das regras de Netiqueta?
  • As pessoas j? fazem uso dessa etiqueta virtual sem saber que o fazem?
  • Os adolescentes utilizam Netiqueta?
  • Ela se aplica a todas as intera??es virtuais?
  • Existem regras espec?ficas para adolescentes e para adultos?
  • Essas regras variam de site para site?

 4. Elabora??o das hip?teses de pesquisa tendo como base as respostas dadas pelas alunos. Essas hip?teses poder?o ser confirmadas ou refutadas ao final da pesquisa.

?

Sugest?es de hip?teses:

O uso da netiqueta ? pr?tica comum entre os jovens na internet?

A falta do uso de netiqueta interfere nas rela??es virtuais? 

?

Atividade 4 ? Defini??o da justificativa e objetivos 

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet
  •  Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

?

Atividade 4. 1. - Defini??o da justificativa

Considerando que a fase inicial do projeto j? foi conclu?da e j? temos o tema (Netiqueta) as perguntas e as hip?teses definidas (O uso da netiqueta ? pr?tica comum entre os jovens na internet? A falta do uso de netiqueta interfere nas rela??es virtuais?)  precisamos justificar porque esse tema ? relevante e merece ser estudado.

Nesse momento, os alunos dever?o se organizar em grupos e listar as justificativas para esse estudo. 

Como justificativas, apresentamos:

  • se temos regras para as intera??es reais, devemos ter tamb?m para as virtuais
  • a Internet n?o ? um ?territ?rio? sem lei
  • interagir online se equivale a interagir pessoalmente, considerando a rapidez e possibilidades de comunica??es atuais.
  • bons modos devem caber em qualquer espa?o, seja ele real ou virtual.

Essas justificativas devem ser inseridas nos mapas conceituais j? criados.

Ao t?rmino dessa atividade, o professor dever? iniciar uma discuss?o em que os grupos apresentar?o as suas justificativas

  • Professor, voc? tamb?m deve criar um mapa conceitual com as informa??es apresentadas pelos alunos para que as mesmas n?o se percam.

?

Atividade 4.2. - Defini??o dos objetivos

Sob orienta??o do professor, os alunos dever?o definir os objetivos do estudo sobre Netiqueta, o que esperam descobrir e o que fazer com os resultados encontrados.

Como sugest?es, apresentamos:

  • Identificar o uso de Netiqueta nas intera??es virtuais
  • Identificar os problemas advindos da falta de uso de Netiqueta
  • Elaborar regras de Netiqueta para adolescentes
  • Divulgar essas regras entre os adolescentes.

?

  • Professor, n?o apresente de imediato esses objetivos. Permita que os alunos discutam entre si, formulem seus pr?prios objetivos e seja flex?vel para poss?veis mudan?as no direcionamento da pesquisa.

?

?

Atividade 4.3. ? Socializa??o da justificativa e objetivos

?

 Ao final da elabora??o das justificativas e objetivos e de suas postagens nos mapas conceituais, os alunos dever?o apresent?-los para a sala e promover um debate

?

Atividade 5 ? Metodologia

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet
  • Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

?

Atividade 5.1. ? Elabora??o de question?rios

Tendo em vista que um dos objetivos da pesquisa ? saber se os adolescentes fazem uso da Netiqueta, os alunos dever?o elaborar os question?rios tendo em vista esse p?blico.

No question?rio devem constar perguntas com os seguintes itens:

  • idade
  • sexo
  • frequ?ncia que utiliza a Internet
  • se recebe ou envia correntes
  • o que acha de solicita??es de amizades de pessoas desconhecidas
  • opini?o sobre a utiliza??o de letras mai?sculas para se expressar
  • o que pensam sobre pessoas que n?o respeitarem os status no MSN ( puxam assunto mesmo quando est? mostrando que a pessoa est? ausente)
  • opini?o a respeito de postagens sobre aspectos da vida ?ntima em redes sociais.

?

Outra quest?o que n?o pode faltar ? se os adolescentes se sentem incomodados com isso ou n?o, se eles veem isso como um problema ou n?o. Caso sim, como eles acham que esses problemas podem ser resolvidos.

?

Atividade 5.2 ? Aplica??o de question?rios

Uma vez que o objetivo ? estudar aspectos das rela??es virtuais, nada mais coerente do que a aplica??o desses question?rios via Internet.

Para essa aplica??o, apontamos duas possibilidades:

  1. Os alunos enviam esses question?rios via e-mail  para alunos de escolas que fazem parte do programa UCA ou Tablets
  2. Os alunos criam uma comunidade em uma rede social como Orkut e Facebook e postam suas perguntas em forma de f?runs ou enquetes. A divulga??o da comunidade deve ficar por conta dos alunos.

?

  • Professor, caso voc? escolha a possibilidade 1, esteja ciente de que cabe a voc? a procura de escolas parceiras e o contato com as mesmas. Lembre-se que voc? pode contatar professores dessas escolas aqui no Portal do Professor.

?

Atividade 5.3 ? Tabula??o dos resultados

Os alunos dever?o registrar os resultados em forma de tabela para melhor compreens?o dos mesmos.

Essa tabela poder? conter os seguintes itens:

N?mero de question?rios respondidos

Faixa et?ria

Sexo

N?mero de adolescentes que conhecem Netiqueta

N?mero de adolescentes que fazem uso da Netiqueta

Reclama??es mais comuns

Propostas de solu??es

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Atividade 5.4 ? An?lise dos resultados

Diante dos resultados obtidos, os alunos, sob orienta??o do professor, dever?o conferir se sua hip?tese foi confirmada ou n?o, se o uso da Netiqueta ? uma pr?tica comum, se a aus?ncia desse uso ? um problema, entre outros.

  • Professor, oriente seus alunos a recorrerem ao mapa conceitual criado por eles para essa etapa da pesquisa.

?

Atividade 6 ? Socializa??o dos problemas e regras

Cada grupo dever? apresentar os resultados obtidos com suas pesquisas:

  • problemas citados nos question?rios aplicados
  • sugest?es apresentadas
  • fatos relevantes obtidos nas pesquisas

?

?

Atividade 7 ? Cria??o de um v?deo

  • Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet
  • Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Com base nos problemas apontados nos question?rios, os alunos dever?o criar um v?deo.

Cada grupo ficar? respons?vel pela cria??o de regras para diferentes sites ou intera??es virtuais:

  • Grupo 1 ? regras para redes sociais
  • Grupo 2 ? regras para envio de e-mails
  • Grupo 3 ? regras para status ou abordagens no MSN Messenger
  • Grupo 4 ? regras para manifesta??o de opini?o em sites, solicita??o de informa??o ou reclama??o.
  • Grupo 5 ? regras para postagens de v?deos

?

O v?deo dever? conter:

  • um breve hist?rico sobre a Netiqueta
  • regras gerais da Netiqueta
  • regras pr?prias criadas pelos grupos. 

?

A dura??o do v?deo deve ser de, no m?nimo, 7 minutos e todos os integrantes do grupo devem ter oportunidade de fala.

?

Atividade 8 ? Socializa??o dos resultados da pesquisa

Finalizados pesquisa e v?deos, ? chegado o momento de socializar com os demais alunos da escola o resultado desse projeto.

A socializa??o dever? ser feita em redes sociais. Cada grupo dever? postar o v?deo em seu perfil do Orkut ou Facebook ou no site Youtube. 

Poder? tamb?m ser feita a apresenta??o em sala de aula ou ent?o para a escola inteira, desde que a mesma disponha de um tel?o para tal.

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo poder?o ajud?-lo a enriquecer sua aula/pesquisa.

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita ao longo de todo o processo de pesquisa e ainda que os alunos tenham feito o trabalho em grupos, a avalia??o deve ser individual.

Ser?o objetos de avalia??o:

  • os mapas conceituais criados
  • os question?rios elaborados
  • os v?deos criados

?

Ser?o crit?rios de avalia??o:

  • envolvimento com as atividades propostas
  • cumprimento das atividades dentro dos prazos estipulados pelo professor
  • criatividade na cria??o dos v?deos