Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino M?dio | Artes | Dan?a: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Canal |
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Contextualiza??o |
? Valorizar a dan?a popular brasileira como importante patrim?nio de nossa cultura;
? Estudar as origens do Samba, bem como os artistas mais conhecidos desse estilo;
? Conhecer passos b?sicos que formam a estrutura do Samba;
? Produzir pequenas coreografias com os alunos.
N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio.
Aula 1:
Para introduzir o tema Samba na Dan?a de Sal?o, o professor deve primeiro investigar com os alunos seus conhecimentos acerca do mesmo. ? bem prov?vel que eles conhe?am diversos artistas, m?sicas e talvez at? alguns passos dessa dan?a.
Depois de levantar os conhecimentos dos alunos, o professor deve buscar, com eles, as origens do principal ritmo brasileiro, bem como suas ramifica??es e artistas de maior renome em diferentes ?pocas.
Esse trabalho pode ser feito a partir do estudo do texto ?Origens do samba?, encontrado no site http://www.suapesquisa.com/samba/ (acesso em 14/04).
? interessante que os alunos ou?am m?sicas ou assistam v?deos que demonstrem como o samba assumiu diferentes estilos ao longo dos anos.
Bahiano - Pelo telefone (1917) - primeiro samba gravado no Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=1ojqqtWNPSs&feature=player_embedded#
(acesso em 14/04/2012)
?
Noel Rosa ? Gago apaixonado (1930)
http://www.youtube.com/watch?v=WqTqHFmMzKs&feature=player_embedded
(acesso em 14/04/2012)
?
Dorival Caymmi - ? doce morrer no mar (1959)
http://www.youtube.com/watch?v=C0rYfHkRv6s&feature=fvst
(acesso em 14/04/2012)
?
Paulinho da Viola - Pecado Capital (1976)
http://www.youtube.com/watch?v=KcSTSsBiOlE&feature=related
(acesso em 15/04/2012)
?
?
Beth Carvalho - "Vou festejar" (1978)
http://www.youtube.com/watch?v=3Bq9ZV0qSw4&feature=fvwrel
(acesso em 15/04/2012)
?
?
Dem?nios da Garoa - Barrac?o (1961)
http://www.youtube.com/watch?v=2p_X71mE8as&feature=relmfu
(acesso em 15/04/2012)
?
Zeca Pagodinho ? Minha f? (2010)
http://www.youtube.com/watch?v=fl4sSBjHQJ0
(acesso em 15/04/2012)
?
Ra?a Negra ? Eu preciso desse Amor (1997)
http://www.youtube.com/watch?v=lLey0fVEu0s
(acesso em 15/04/2012)
?
Alexandre Pires - Sai da mina aba (2008)
http://www.youtube.com/watch?v=3mrY_fNQbDQ&feature=fvsr
(acesso em 15/04/2012)
?
Exaltasamba ? Ta vendo aquela lua (2010)
http://www.youtube.com/watch?v=0lDtwxCkJFk
(acesso em 15/04/2012)
Ap?s as apresenta??es dos v?deos, o professor deve levantar as impress?es dos alunos sobre os mesmos, buscando fazer um levantamento est?tico/hist?rico constru?do com a participa??o de todos.
Realizada a tarefa, o professor dividir? a turma em grupos de no m?ximo 4 alunos, e os incumbir? de realizar uma pesquisa sobre algum artista ou grupo representante do samba para apresenta??o na aula seguinte.
Na pesquisa dever? constar a biografia, o per?odo e o estilo ao qual a personalidade escolhida se situa e deve ser acompanhada de um v?deo ou m?sica do mesmo.
Para abra?ar uma variedade maior de estilos, ? interessante que o professor sorteie d?cadas entre os grupos, direcionando a pesquisa para aquele determinado per?odo.
Como fonte de pesquisa para diferentes estilos do samba, o professor pode disponibilizar, para todos os alunos, o link http://www.suapesquisa.com/samba/, que vai auxili?-los nas caracter?sticas e origens do estilo para eles sorteado.
?
Aula 2:
Com as pesquisas realizadas, o professor deixar? que cada grupo apresente seu trabalho em forma de semin?rio seguindo os seguintes procedimentos:
? Exposi??o tem?tica do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estrat?gias: exposi??o oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.
?
? Apresentar os principais conceitos e ideias surgidos no decorrer da pesquisa realizada.
?
? Levantar os problemas sugeridos pelo grupo para posterior discuss?o.
?
? Fornecer bibliografia utilizada.
?
Em seguida, o professor deixar? que o debate ocorra ap?s a apresenta??o de todos os grupos.
? interessante ressaltar as diferen?as de ritmos, estilos, vestu?rios entre outras que o samba, e os sambistas, v?m sofrendo ao longo dos anos.
?
Aula 3:
Para terceira aula sobre o Samba, o professor introduzir? a dan?a aos alunos. Para isso ele precisar? estar em uma sala ampla sem cadeiras com a possibilidade de projetar v?deo e com aparelho de som.
Caso o professor n?o tenha conhecimentos de Samba de sal?o e n?o conhe?a ningu?m que possa auxili?-lo na aula, ele pode se utilizar do v?deo http://www.youtube.com/watch?v=z6XufyFbl8Q&feature=related (acesso em 13/04/2012), onde encontrar? de forma explicada a execu??o de alguns passos b?sicos e pedir? que os alunos se dividam em casais para trein?-los durante a aula.
Como, possivelmente, a turma n?o ter? o mesmo n?mero de meninos e meninas, ? importante que os casais se revezem durante todos os exerc?cios.
Aprendidos os movimentos, o professor deixar? uma sele??o de m?sicas, no ritmo do Samba, tocando para que os alunos tentem visualizar a dan?a em pares que devem ser alternados a cada m?sica.
Ao final da aula, o professor pedir? que os alunos pesquisem m?sicas e passos de Samba para serem apresentados ? turma na pr?xima aula.
Este trabalho ser? realizado fora de sala e poder? ser feito por grupos de at? seis alunos, os quais, o professor deve ter o cuidado de formar atentando para a presen?a de meninos e meninas.
Aula 4:
O professor disponibilizar? o mesmo local da aula anterior para que os grupos apresentem suas pesquisas aos demais, possibilitando que todos aprendam os passos pesquisados e apreciem as m?sicas encontradas.
Ao final dessa atividade, o professor pedir? que cada grupo monte uma pequena coreografia de Samba utilizando os passos aprendidos na aula e/ou de outros que ainda possam ser encontrados atrav?s da pesquisa e com a m?sica que eles desejarem.
Aula 5:
Para apresenta??o das coreografias, o professor disponibilizar? um espa?o amplo na escola ou, havendo a possibilidade, um anfiteatro com palco.
Cada grupo dever? apresentar seu trabalho aos demais, e ao final ? interessante que haja um debate entre os alunos para averiguar suas impress?es sobre o tema das aulas e os trabalhos apresentados.
?
Fotos de aulas e apresenta??es com os alunos:
?
(fotos de arquivo pessoal)
V?deos com aulas de Samba:
http://www.youtube.com/watch?v=5KaPVXRAiuI&feature=related
(acesso em 13/04/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=BKADgwKCMrw&feature=related
(acesso em 13/04/2012)
?
V?deos de apresenta??es de Samba:
http://www.youtube.com/watch?v=xK2dqciWhME
(acesso em 13/04/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=_XZ6BtcygUY
(acesso em 13/04/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=l79ef48EQyk&feature=related
(acesso em 13/04/2012)
A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos ser?o apresentados ? turma. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o de todas as etapas da atividade, bem como a colabora??o individual durante as apresenta??es dos demais grupos.