Cl?udia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Os estudantes devem ter a compreens?o de que as muitas mudan?as aconteceram nas paisagens terrestres ao longo dos tempos hist?rico e geol?gico n?o ocorreram de uma s? vez. Os elementos naturais ou humanos foram alterados e substitu?dos gradativamente por outros.
Prezado (a) Professor (a),
- Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica.
- Esta aula tem como proposta metodol?gica o desenvolvimento de atividades de pesquisa que instiguem os discentes a compreenderem as transforma??es impostas pelos fen?menos naturais ?s paisagens terrestres ao longo dos tempos.
Atividade 01
- Inicie a aula orientando os alunos a elaborarem uma proposta de pesquisa buscando levantar problemas, estabelecer hip?teses, definir objetivos, adotar metodologias adequadas ? investiga??o e apresentar resultados, usando os procedimentos b?sicos da investiga??o cient?fica.
- Oriente os estudantes a formarem grupos de trabalho para facilitar o desenvolvimento das atividades propostas. Ressalte, primeiramente, alguns aspectos de um projeto de pesquisa. Explique que este se constitui basicamente das seguintes etapas:
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- Converse sobre a import?ncia de definir a tem?tica de pesquisa. Inicie a conversa com os estudantes discutindo alguma noticia veiculada recentemente por telejornais ou revistas, que estejam relacionadas ao tema proposto para esta aula, com vistas a
iniciar a problematiza??o que ir? nortear esse trabalho de investiga??o. Sugerimos, a t?tulo de ilustra??o, a apresenta??o da seguinte paisagem:
Pedra Cabe?a de Jacar? - Ouro Preto-MG. Dispon?vel em: <http://www.panoramio.com/photo/5589579>. Acesso em 14/04/2012.
- Questione:
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- Permita que os alunos expressem suas opini?es. Ap?s a "sementeira de ideias",
explique que o tema dessa investiga??o ser?: "As marcas da natureza nas paisagens". Justifique a relev?ncia de estudar esse assunto com vistas a compreender as transforma??es impostas pela din?mica da natureza ?s paisagens terrestres ao longo dos tempos.- Reflita com os grupos sobre a import?ncia da Justificativa da pesquisa (por que pesquisar?). ? importante destacar que, diferentemente da din?mica das sociedades humanas que modificam a paisagem por meio do trabalho e das t?cnicas, a din?mica da natureza revela-se por meio de outros fen?menos. Assim, a pesquisa ser? norteada a partir da import?ncia de identificar as transforma??es ocorridas nas paisagens terrestres em decorr?ncia da a??o dos elementos naturais por interm?dio de seus fen?menos, como a a??o dos ventos, das chuvas e das ?guas dos rios, da for?a dos terremotos e vulc?es, do derretimento ou da forma??o de geleiras, dentre outros.
- Medie um debate entre os grupos com vistas a levantarem alguns questionamentos sobre as mudan?as nas paisagens terrestres decorrentes de fen?menos naturais, e a partir de suas perguntas auxilie-os a definirem a problem?tica de pesquisa. O professor deve permitir que os alunos se manifestem, questionem e tentem elaborar perguntas a partir do interesse pessoal de cada um sobre o assunto. Para isso
- ? importante pedir que citem exemplos de paisagens que fa?am parte do seu espa?o de viv?ncia, as quais eles podem imaginar como era antes, quais os agentes (naturais ou humanos) a modificaram, se isso ocorreu de forma lenta ou r?pida, etc.
- Explique o que caracteriza o Problema de pesquisa (qual/quais pergunta(s) se pretende(em) responder com a pesquisa). Reforce a ideia de que o pesquisador ? instigado por uma inquieta??o/pergunta, ou seja, pela busca de compreender uma determinada realidade.
- A elabora??o de perguntas sobre o tema ? uma sugest?o para se construir a problematiza??o ou a problem?tica da pesquisa. Ent?o, pe?a-os que elaborem perguntas por escrito, como tarefa de casa para pr?xima aula.
- Convide os estudantes a investigarem uma ou mais quest?es que surgir?o a partir das perguntas que eles elaboraram. A partir dos questionamentos apresentados pelos alunos, auxilie-os a delimitarem a seguinte quest?o-problema:
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- Solicite que observem a paisagem mostrada na imagem anterior e levantem hip?teses sobre a quest?o proposta, com ?nfase na busca de poss?veis explica??es para as mudan?as ocorridas neste lugar no decorrer dos tempos. Atrav?s da observa??o, descri??o, compara??o, analise e s?ntese ? poss?vel apreender as mudan?as pelas quais passou uma paisagem em decorr?ncia da din?mica da natureza, ao longo do tempo. Por exemplo:
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- Explique que a(s)
Hip?tese(s) da Pesquisa ? (s?o) uma resposta provis?ria ao problema. ? uma proposi??o submetida a teste que pode ser considerada verdadeira ou falsa no final do processo de investiga??o. Da mesma forma que o problema, a hip?tese deve ser formulada no contexto do referencial te?rico adotado pelo pesquisador. Entretanto, ? importante considerar que, de acordo com o enfoque te?rico-metodol?gico da pesquisa esse item, em alguns casos, n?o precisa ser considerado. A formula??o clara do problema e a elabora??o dos objetivos, por si, conduzem ?(s) resposta(s) do que se espera com a pesquisa.- A partir dessa ideia, explique aos alunos a import?ncia de se definir os objetivos da pesquisa, buscando definir metas para serem alcan?adas com a elabora??o da investiga??o. Ressalte que os objetivos (para que pesquisar - aonde se quer chegar?) auxiliam a definir o que se deseja alcan?ar com o desenvolvimento da pesquisa e quais s?o os resultados esperados. Constituem-se na finalidade de um trabalho cient?fico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elabora??o da pesquisa.
- A partir das proposi??es dos alunos, evidencie, para essa pesquisa:
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- Auxilie os grupos de pesquisa a levantarem informa??es sobre o tema proposto para estudo, buscando definir um referencial te?rico b?sico, por meio de um rigoroso levantamento bibliogr?fico. Ressalte que este item do projeto de pesquisa, tamb?m chamado de fundamenta??o te?rica b?sica ou revis?o de literatura, representa o momento em que o pesquisador procura conhecer o que j? foi produzido sobre o tema, por meio de um rigoroso levantamento bibliogr?fico. A leitura ? de fundamental import?ncia nesta etapa, porque vai definir o quadro te?rico que permitir? o desenvolvimento da pesquisa.
- Oriente-os a buscarem informa??es sobre o assunto proposto em diversas fontes de pesquisa, como livros e revistas: Brit?nnica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/>, Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ci?ncia Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, sites de revistas de grande circula??o, como Veja <http://veja.abril.com.br/>, Isto ? <http://www.istoe.com.br/capa>, Caros Amigos <http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, al?m de livros did?ticos, paradid?ticos e cient?ficos, dentre outras fontes.
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- Oriente os grupos para executarem as seguintes etapas:
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- Cada grupo ser? respons?vel por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fazer uma breve apresenta??o sobre as mesmas na pr?xima aula. Na aula seguinte, cada grupo dever? fazer uma apresenta??o das fontes identificadas.
- O objetivo nesse momento ? que a turma, com media??o do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualitativos e quantitativos) para an?lises com base no foco da pesquisa: Identificar as marcas da natureza nas paisagens. Indique crit?rios de sele??o de fontes com base no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, v?deos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.).
Ap?s a defini??o das fontes, os alunos ter?o uma semana, como tarefa de casa, para realizar uma reda??o sobre cada uma delas. No que se referem aos textos, dever?o fazer uma abordagem das ideias principais; em rela??o aos v?deos, fazer uma pequena sinopse; em rela??o aos sites e blogs os estudantes dever?o fazer, por escrito, uma apresenta??o do autor (ou autores) bem como dos seus conte?dos principais.
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- Ap?s terem caracterizado o problema, elaborado os objetivos e definido o quadro te?rico, os grupos devem delinear os procedimentos e as t?cnicas a serem seguidos na pesquisa, isto ?, fazer o planejamento dos procedimentos metodol?gicos, ou em outras palavras, os "caminhos" para alcan?arem os objetivos e os resultados esperados com a pesquisa.
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- Sabemos que existem diversas possibilidades metodol?gicas, mas proponha, para essa investiga??o, um levantamento bibliogr?fico (consulta em fontes publicadas sobre o tema) e a observa??o direta e indireta da paisagem. Num primeiro momento, os grupos dever?o analisar imagens sobre algumas paisagens da regi?o serrana do Rio de Janeiro e fazer uma an?lise comparativa das mudan?as vis?veis em cada uma delas, provocadas pela a??o das ?guas das chuvas. Em seguida, sugerimos a realiza??o de um estudo de campo (onde os alunos vivem ou em outro local qualquer) com vistas a observar, descrever, analisar e representar as principais transforma??es ocorridas na paisagem em decorr?ncia da din?mica da natureza.
- Neste momento ? importante definir conjuntamente com os grupos um cronograma buscando delimitar o tempo necess?rio para o desenvolvimento de cada uma das etapas de investiga??o, do in?cio ao final da pesquisa, e quem ser?o os respons?veis por cada atividade. A defini??o do cronograma deve ser estabelecida de acordo com as condi??es reais para o desenvolvimento das atividades planejadas pelos grupos de trabalho. O cronograma pode ser organizado de forma mensal, bimestral, trimestral, semestral.
- Finalmente, reforce junto aos alunos sobre a import?ncia da organiza??o, no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos resultados da pesquisa (quais as respostas/descobertas?)
. Explique que durante todas as etapas de constru??o do projeto e desenvolvimento da pesquisa os grupos devem fazer registros, tratamento das informa??es, produ??o de textos, de imagens, de v?deos, dentre outras, para socializa??o e divulga??o dos resultados.- Para socializar e divulgar os resultados dessa pesquisa, proponha a apresenta??o de uma exposi??o tem?tica "Um passeio pela hist?ria geol?gica do nosso planeta".
- Solicite aos alunos que organizem uma exposi??o tem?tica na escola (na biblioteca, no p?tio, no laborat?rio de Geografia...) ilustrando, por meio de pain?is, amostras de f?sseis, minerais e rochas, dentre outros, as marcas da natureza na paisagem.
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Fonte: Clip-Art.
- Destaque aos alunos que um Projeto de Pesquisa deve ser um instrumento flex?vel, podendo ser reconstru?do pelo pesquisador no decorrer de seu desenvolvimento. As atividades podem utilizar v?rias aulas, contemplando um bimestre/trimestre ou at? mesmo um ano letivo. Assim sendo, o planejamento poder? ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necess?ria dando lugar a (re)orienta??es.
- Ressalte aos grupos a import?ncia de buscarem orienta??es, quando sentirem necessidade, junto aos professores das diversas ?reas do saber com vistas a auxiliar no tratamento das informa??es levantadas e estabelecer rela??es entre os diferentes conte?dos em torno de problemas ou hip?teses que facilitem a constru??o de conhecimentos significativos e propositivos, proporcionando-lhes experi?ncias enriquecedoras. Afinal, as marcas da natureza s?o objeto de pesquisa para ge?grafos, ge?logos, antrop?logos, historiadores, paleont?logos e outros profissionais, que procuram conhecer o passado da Terra e da humanidade.
- Solicite que cada grupo escolha um representante para mediar debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o que eles dever?o criar na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando propiciar a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Espera-se que essa reflex?o promova a constru??o de conhecimentos por parte dos alunos, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem, na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia. A pesquisa sobre essa tem?tica se apresenta como uma oportunidade para que os estudantes reconhe?am as mudan?as ocorridas na paisagem ao longo dos tempos em decorr?ncia da a??o dos elementos naturais, e vislumbrem tra?os que possam a vir acontecer na paisagem de um determinado lugar.
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Atividade 02
Compreendendo as marcas da natureza nas paisagens
PASSO A PASSO
- Ap?s a elabora??o do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da investiga??o, a respeito das transforma??es pelas quais passou a paisagem cultural em decorr?ncia da din?mica da natureza, ao longo do tempo, a partir da situa??o-problema:
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- Para auxiliar os alunos a pesquisarem essa quest?o, sugerimos que comece recordando fatos cotidianos, como notici?rios de telejornais mostrando a for?a destruidora de fen?menos da natureza, como o vento, as chuvas, etc. Pe?a aos estudantes que comentem os notici?rios recentes sobre a for?a destruidora de fen?menos da natureza na paisagem, seja em nosso pa?s ou em outros lugares do planeta.
Obs: ? fundamental que o professor n?o oriente que os alunos acessem sites ? sua livre escolha, mas sim, indique-os de modo que o direcionamento do orientador contribua para que o aluno n?o disperse durante a navega??o na internet e, portanto, focalize sua busca em torno da tem?tica de estudo.
- Um fato recente, que pode ser citado como exemplo, aconteceu em janeiro de 2011 na regi?o serrana do Estado do Rio de Janeiro em algumas cidades mais atingidas por um forte temporal, deixando um cen?rio de verdadeira devasta??o. Pontos tur?sticos principalmente de Nova Friburgo, Teres?polis e Petr?polis foram invadidos por ?gua, lama e escombros. Pra?as ficaram arrasadas, igrejas foram tomadas por destro?os e at? o tradicional telef?rico na Pra?a do Suspiro, em Nova Friburgo, ficou destru?do.
- Oriente-os a acessarem o Portal de Not?cias R7 no endere?o web <http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/veja-fotos-de-alguns-locais-da-serra-antes-e-depois-da-tragedia-20110121.html>, e observarem as fotos de alguns desses locais na cidade de Nova Friburgo antes e depois da trag?dia:
Pra?a do Suspiro, Nova Friburgo-RJ, antes e depois da chuva. Dispon?vel em: <http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/veja-fotos-de-alguns-locais-da-serra-antes-e-depois-da-tragedia-20110121.html>. Acesso em 14/04/2012.
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- Este site ? interativo e permite o interagente arrastar o mouse e visualizar como era o "antes" e o "depois" em v?rios lugares, como ruas, pra?as, encostas de morros, etc., o que permite observar os contrastes na paisagem ap?s o temporal de chuvas.
- Solicite aos alunos que observem as paisagens apresentadas pelas imagens dispon?veis no site indicado, e relatem as mudan?as decorrentes da a??o da ?gua das chuvas. Problematize:
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- Pe?a aos grupos que descrevam, em um arquivo Kword, as principais mudan?as observadas na paisagem e justifiquem suas respostas. O objetivo neste momento ? que percebam que nesta situa??o os fen?menos naturais provocam mudan?as muito r?pidas nas paisagens. As ?guas das chuvas mais fortes causam deslizamentos de terras nas encostas dos morros e montanhas, e quando esses lugares est?o ocupados por pessoas, podem causar in?meras mortes, al?m de danos materiais.
- Pe?a aos alunos que pesquisem sobre outros exemplos de fen?menos naturais que provocaram mudan?as r?pidas nas paisagens, como a a??o violenta das erup??es vulc?nicas, que soterram extensas ?reas com lavas e cinzas; os abalos s?smicos, que fazem os terrenos se deslocarem, causando desmoronamento de constru??es e modificam as formas de relevo.
- Lembramos algumas situa??es, a seguir:
Erup??o vulc?nica pr?xima ?s Ilhas Can?rias em outubro de 2011. Dispon?vel em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5403269-EI8142,00-Vulcao+submarino+entra+em+erupcao+perto+das+Canarias.html >. Acesso em 14/04/2012.
Terremoto e tsunami ocorrido no Jap?o em fevereiro de 2011. Dispon?vel em: <http://www.sabetudo.net/terremoto-no-japao-e-tsunami-2011-fotos-e-videos-japao.html>. Acesso em 14/04/2011.
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- Medie uma roda de conversa com os alunos sobre os exemplos apresentados por eles e auxilie-os a levantarem hip?teses sobre as poss?veis causas que provocaram as mudan?as na paisagem e como estes lugares poder?o ser reorganizados ap?s esses eventos. Para o tema dessa pesquisa, sugerimos:
Hip?tese: As for?as da natureza modificam as paisagens tanto nos lugares ocupados pelos seres humanos como naqueles onde os elementos naturais permanecem praticamente inalterados.
- O objetivo neste momento ? mediar a compreens?o de que, ao modificar um determinado local, os fen?menos naturais alteram as vidas dos grupos humanos que est?o sobrevivendo naquele espa?o, ou seja, trabalhando para atender ?s suas necessidades.
- Ap?s analisarem as imagens, medie um debate entre os grupos buscando refletir sobre as quest?es abordadas. Valorize e incentive a escrita por meio da produ??o de textos. Instrua os grupos a expor os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos, atrav?s da produ??o de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma s?ntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
- Aproveite a oportunidade para orientar os estudantes na elabora??o da primeira etapa da exposi??o tem?tica com vistas a apresenta??o e socializa??o dos conhecimentos adquiridos. Auxilie-os a selecionarem parte das informa??es necess?rias para confeccionar os pain?is que ser?o apresentados pelos grupos, relacionados ao problema e aos objetivos da pesquisa.
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Atividade 03
Compreendendo as marcas da natureza na paisagem
PASSO A PASSO
- O objetivo, nesse momento, ? mediar a compreens?o, por parte dos estudantes, de que algumas transforma??es nas paisagens decorrentes da a??o da natureza ocorrem de forma r?pida e outras podem acontecer de forma muito lenta.
- Para facilitar esse entendimento, oriente os grupos a observarem in locu a paisagem do lugar onde vivem (cidade ou meio rural) buscando identificar algumas marcas que permaneceram desde ?pocas passadas. Para isso, programe um Estudo de Campo com os estudantes com vistas a observarem fatos e fen?menos decorrentes da a??o da natureza no espa?o real.
- O professor deve sugerir previamente um roteiro onde os alunos dever?o visitar e realizar as atividades propostas. Para este Estudo de Campo, deve ser providenciado um Roteiro de Observa??es, conforme sugest?o a seguir:
ROTEIRO DE REGISTRO DO TRABALHO DE CAMPO | |
Itens para observa??o | Registro |
Local |
Qual o espa?o/lugar selecionado? Um s?tio arqueol?gico, uma gruta, uma grande chapada, uma serra, um vale com forma??o de canyons, uma ?rea de explora??o de min?rios, dentre outros. |
Caracter?sticas do ambiente |
Observar, descrever, representar, analisar e sintetizar as caracter?sticas vis?veis (formas, cores, aspectos gerais, etc.) e n?o vis?veis (sons, cores, cheiros, impress?es...) da paisagem. |
Problematiza??o |
Essa paisagem sempre foi assim? Voc?s sabem como ela era antes? Quais as marcas deixadas por agentes da natureza na paisagem observada? Qual agente transformador pode ser ressaltado na paisagem observada? Em sua opini?o, essas marcas deixadas na paisagem ocorreram de forma lenta ou r?pida? Explique. |
An?lise |
Avaliar a poss?veis causas das transforma??es pelas quais a paisagem passou em decorr?ncia da a??o da natureza, ao longo do tempo. |
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- A seguir, apresentamos alguns exemplos de paisagens que sofreram mudan?as provocadas pelos fen?menos da natureza, ao longo dos tempos:
Vista da Serra da Canastra-MG. Dispon?vel em: <http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/expedicao-parques-nacionais/boletins/pn-da-serra-da-canastra-minas-gerais-1361.asp>. Acesso em 14/04/2012.
S?tio arqueol?gico em Uberaba-MG. Dispon?vel em: <http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1105_album.htm >. Acesso em 12/04/2012.
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http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/frame.asp?pg=geral/port/falando.asp>. Acesso em 14/04/2012.
Gruta de Maquin? - Codisburgo-MG. Dispon?vel em: <?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_Diamantina>. Acesso em 14/04/2012.
Chapada Diamantina-BA. Dispon?vel em: <?
Chapada dos Guimar?es-MT. Dispon?vel em: <http://www.passagensaereasdicas.com.br/artigos/chapada-dos-guimaraes-e-os-seus-paredoes/>. Acesso em 14/04/2012.
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Parque Nacional dos Len??is Maranhenses. Dispon?vel em: <http://www.pi.sebrae.com.br/guiaturismo/maranhao/maranhao-atrativos-ecoavent.html >. Acesso em 14/04/2012.
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- Converse com os grupos sobre os objetivos da visita in locu. Oriente-os para que observem a paisagem e fa?am registros de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografias, filmagem usando aparelhos celulares e/ou webcam, etc. Chame a aten??o para as diferentes forma??es da paisagem, com as marcas deixadas pelos agentes da natureza, ao longo dos tempos.
- Auxilie os alunos na coleta de dados e informa??es referentes aos fatos, bem como na an?lise e interpreta??o dos mesmos, com base numa fundamenta??o te?rica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. O objetivo ? entender que, muitas vezes, parte de algum elemento que existia em outro tempo acaba permanecendo na paisagem.
- Explique que os vales profundos resultam do processo de eros?o do relevo terrestre pelas ?guas dos rios no decorrer de milhares e at? milh?es de anos. Suas paredes registram marcas do tempo, pois conforme as rochas v?o sendo desgastadas, s?o evidenciadas as camadas que depositaram umas sobre as outras em eras e per?odos geol?gicos diferentes.
- Ressalte que existem diferentes meios para se estudar as mudan?as das paisagens (textos, pinturas, fotografias, filmes, mapas cartogr?ficos, dentre outros). Evidencie a import?ncia das imagens como fontes hist?ricas, uma vez que essas permitem conhecer em detalhes os elementos do passado.
- Ap?s o estudo de campo, medie um debate entre os grupos com vistas a entenderem as quest?es abordadas. Novamente valorize a escrita por meio da produ??o de textos. Instrua os grupos a exporem os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos, atrav?s da produ??o de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma s?ntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
- Por fim, auxilie os alunos a elaborarem a ?ltima etapa da exposi??o tem?tica. Oriente-os a finalizarem a parte escrita e selecionarem as imagens e amostras necess?rias para a apresenta??o dos resultados da pesquisa.
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Atividade 04
Fonte: Clip-Art.
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- Ap?s os estudantes j? terem vivenciado diferentes momentos, oriente-os a retomarem as quest?es levantadas no in?cio da pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O prop?sito, neste momento, ? possibilitar que avaliem o que mudou em rela??o aos seus saberes sobre a tem?tica desde o in?cio do projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo.
- Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que conclu?ram ao longo de todo o processo de investiga??o. Lembre-os que a apresenta??o dos resultados do projeto de pesquisa deve ser em forma de um jornal digital. Assim, os alunos devem apresentar a mat?ria buscando responder ? quest?o-problema:
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- Medie um momento de di?logo entre os grupos sobre "As marcas da natureza nas paisagens", para que possam expor suas hip?teses iniciais e o que mudou ap?s a realiza??o da pesquisa. Ao final dos debates, cada grupo deve elaborar um quadro-s?ntese com os principais pontos discutidos e organizar suas an?lises/considera??es em forma de um texto, em um arquivo do software Kword.
- Ao organizar as apresenta??es para a exposi??o tem?tica
a partir dos conhecimentos produzidos por cada grupo, ? importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar atrav?s da exibi??o de posters, mostra de fotografias, de minerais, rochas e f?sseis, ilustrando algumas das transforma??es nas paisagens decorrentes da din?mica de agentes naturais.- Nas apresenta??es, durante a exposi??o, cada grupo deve saber explicar que por meio de identificadores como f?sseis, forma??es rochosas e dep?sitos de sedimentos, ? poss?vel identificar as caracter?sticas de esp?cies animais e vegetais que foram extintas, bem como os h?bitos de antigos grupos humanos (seus alimentos, como se vestiam, sua rotina de trabalho, etc.), al?m de identificar, por exemplo, o tipo de clima, as formas de relevo e vegeta??o que predominavam em um determinado lugar, em tempos antigos, reconstituindo, dessa forma, antigas paisagens de nosso planeta.
- Ressalte que a din?mica da natureza e da sociedade pode ser estuda por diferentes ?reas da ci?ncia, mas alguns profissionais s?o especializados em analisar as marcas deixadas nas paisagens pela a??o humana ou por fen?menos da natureza no decorrer do tempo.
- Por fim, reforce ideia da participa??o dos estudantes no f?rum de discuss?o na Internet com vistas a promover outras reflex?es, troca de experi?ncias, sugest?es, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os alunos.
Aulas com orienta??es de pesquisa sobre o tema Paisagem, direcionadas ao Ensino M?dio, dispon?veis no Portal do Professor:
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Os lugares e suas diferentes paisagens. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40107>. Acesso em: 12/04/2012.
Registos da paisagem: observar e representar. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40240>. Acesso em: 12/04/2012.
As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40217>. Acesso em: 12/04/2012.
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Outras refer?ncias:
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Brit?nnica Escola Online. Dispon?vel em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/04/2012.O projeto de pesquisa. <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm>. Acesso em 23/03/2012.
ANTONIO, Jos? Carlos. Uso pedag?gico dos f?runs. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Dispon?vel em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cient?fico. 21. ed. rev. ampl. S?o Paulo: Cortez, 2000.
- Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse o endere?o web <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm> e leia o texto "Promovendo a interdisciplinaridade na escola".
- Para saber mais sobre a import?ncia de um f?rum de debates, acesse o endere?o web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).
- Para saber mais sobre os elementos que comp?em um Projeto de Pesquisa, acesse o endere?o web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> (acesso em 23/03/2012) e leia o artigo "O projeto de pesquisa".
BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espa?o e viv?ncia. Vol. ?nico, Ensino M?dio. S?o Paulo: Atual, 2004.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo de Inicia??o Cient?fica, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
? importante destacar, ainda, que o significado de um trabalho de pesquisa n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, ? participa??o e oa interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Por meio do dosenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poder? perceber o interesse do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.