Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de inicia??o cient?fica - uma lupa na l?ngua - Rela??es estabelecidas entre Natureza e Homem no Romantismo - A prosa

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Caracterizar a prosa do per?odo denominado Romantismo. 

?Analisar textos de autores rom?nticos.

?Agir como pesquisador, no  desenvolvimento de uma pesquisa de inicia??o cient?fica.

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos j? devem conhecer as etapas que envolvem um trabalho de pesquisa e saberem que, para efeito did?tico, as produ??es art?sticas, conforme caracter?sticas comuns entre si e per?odo de produ??o, foram agrupadas em Escolas Liter?rias.

Estratégias e recursos da aula

 - Uso do UCA (ou tablet) e datashow

- Alunos organizados em c?rculo.

 

Por meio do laptop ligado ao datashow, apresente a eles as imagens abaixo:

 

povos Senhorahttp://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/images/soldado.jpg soldado

IMAGENS DISPON?VEIS EM:

http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Povos-Ind%C3%ADgenas.jpg

http://www.submarino.com.br/produto/1/179265/senhora

http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/images/soldado.jpg

Acessos em 19-04-2012

?

Leitura de imagens para apresenta??o do tema da pesquisa.

?

O professor dir?: as imagens acima representam alguns dos principais personagens da prosa rom?ntica.

  • Quem gostaria de falar sobre elas?

Os alunos poder?o falar das caracter?sticas de cada uma (tema, cores, beleza etc)

Ap?s ouvir algumas respostas, o professor far? a apresenta??o da proposta de tema de pesquisa: Rela??es estabelecidas, na prosa, entre Natureza e Homem no Romantismo.

  • Professor, lembre aos alunos que uma pesquisa requer o conhecimento e aplica??o de alguns passos a fim de que a mesma possa ser qualificada como cient?fica.

?

As partes que comp?em uma pesquisa s?o: levantamento do tema; estabelecimento das fontes de pesquisa; cronograma e execu??o das atividades previstas; objetivos; an?lise dos dados recolhidos ? luz da problematiza??o, da hip?tese e dos objetivos propostos; sistematiza??o dos dados analisados e apresenta??o de resultados.

  • Professor, fizemos um recorte nas fases que contemplam a pesquisa dessa proposta para que ela se tornasse mais objetiva.

 

2? etapa - O que pesquisar??:?

O que queremos saber?

?

Atividade 1

Para que os alunos conhe?am sobre o que foi a prosa no Romantismo, eles, individualmente,  dever?o acessar em seus notes, nets ou tablets, o site abaixo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil

Depois de lidos os textos, dever?o responder as quest?es do roteiro sugerido abaixo. Dever?o digitar as respostas em seus computadores para posterior discuss?o e corre??o das mesmas.

?

ROTEIRO

1- Qual o contexto hist?rico do Romantismo no Brasil?
2- Quais os fundamentos te?ricos dessa est?tica?
3- Levantamento das caracter?sticas da est?tica rom?ntica e do nome dos escritores mais representativos do per?odo.

?

Ao final, o professor dever? corrigir a atividade e propor? uma discuss?o coletiva dando oportunidade a todos os grupos para falarem sobre o que aprenderam. 

?

Atividade 2

?

Ap?s a discuss?o coletiva, cada aluno em seu computador, dever? acessar o link do v?deo abaixo  para conhecerem melhor o autor e suas obras.

V?deo

Jos? de Alencar, o m?ltiplo [Mestres da literatura]

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=683

?

Ap?s assistirem ao v?deo, todos os alunos dever?o estar aptos a responder ?s quest?es abaixo:

  • Por que Jos? de Alencar ? o maior nome do Romantismo?
  • Por que ? considerado o pai da Literatura brasileira?

?

Roteiro para atividade de acompanhamento do v?deo.

Depois de assistido o v?deo, o professor distribuir? entre os grupos duas quest?es de pesquisa para cada um. 

  • Para a pesquisa, os grupos dever?o escolher o coordenador e o secret?rio (este ?ltimo ? que far? a digita??o do texto)

?

Grupo A

1- O v?deo ? apresentado tendo como fundo musical "O Guarani" de Carlos Gomes. O grupo entende o porqu? de ser essa a m?sica?

2- Levantamento dos fatores que colaboram para a forma??o liter?ria de Jos? de Alencar.

Grupo B

1- O texto diz que Jos? de Alencar ? m?ltiplo e o compara a Machado de Assis, que foi outro grande autor que viveu anos depois. Outro grande vulto brasileiro ? Chico An?sio que tamb?m ? denominado como m?ltiplo. Qual a raz?o desse cognome?

2- O que foi "O correr da pena"? Por que fez sucesso?

Grupo C

??http://www.youtube.com/watch?v=O5FObNp

1- Jos? de Alencar ao assumir a fun??o de redator chefe do jornal Di?rio do Rio de Janeiro inaugurou a pr?tica do folhetim. O que ? um folhetim? Em que essa pr?tica resultou? 

2- Modernamente a que o folhetim ? comparado? Explique. 

Grupo D

1- Como foi a experi?ncia de Jos? de Alencar como teatr?logo?

2-  Que pe?as escreveu?

Grupo E

 O que as obras: O Guarani, Ubirajara e Iracema representam na obra de Alencar?

Fa?am um resumo dos tr?s textos.

?

  • Professor, estimule os alunos a buscarem mais informa??es em outros sites e em livros de Literatura. Voc? n?o precisar? indicar os endere?os eletr?nicos, pois, nessa fase, os alunos j? s?o capazes de os encontrar.

Quando os alunos estiverem prontos para discutirem sobre o pesquisado, o professor convidar? o coordenador de cada grupo para vir ? frente da classe apresentar o que o grupo pesquisou e aprendeu. Alunos de outros grupos poder?o pedir explica??es sobre o assunto.

O professor far? aprecia??es e, se necess?rio,  complementar? com mais informa??es.

?

OBS: Ao final, o professor sugere que os alunos enviem para seu e-mail os textos produzidos (respostas das perguntas)

?

Atividade 3

V?deo e leitura

O professor propor? a leitura de alguns livros, mas antes solicitar? que assistam aos v?deos (links abaixo) como motiva??o para a leitura dos livros listados abaixo:

1. Senhora,
2. Mem?rias de um sargento de Mil?cias,
3. A moreninha,
4. Luc?ola
?

?

  •  Professor, lembre-se que o tempo total dos quatro v?deos s?o: 22 minutos. Em vista disso, poder?o ser assistidos em uma ou duas vezes. Sugere-se que os v?deos sejam assistidos por toda a turma com a presen?a do professor para garantir a organiza??o da sala, por isso sugere-se projet?-los em uma tela para a sala ou em um local pr?prio, caso a escola o tenha.

Link para os v?deos:

http://www.youtube.com/watch?v=V7739jxkDzM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ItCD0yz4OqkDepois disso, dever? reagrupar os alunos para leitura e an?lise de diferentes obras. Dever?, permitir que os grupos acordem entre si que obra cada um ler?. Se n?o houver acordo, o professor dir? da import?ncia de cada obra, de como todas s?o interessantes. Se o impasse continuar, resolver? com a turma e acatar a decis?o. 

h ttp://www.youtube.com/watch?v=RJ8P5uE7OtM&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=QXC2UriiYX8&feature=related

?

?

A moreninha

Imagem da cena dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=related

Depois disso, dever? reagrupar os alunos para leitura e an?lise das obras. Dever? permitir que os grupos acordem entre si que obra cada um ler?. Se n?o houver consenso, o professor dir? da import?ncia de cada obra e de como todas s?o interessantes. Se o impasse continuar, resolver? com a turma que acatar? a decis?o.   

A leitura poder? ser gfeita nas aulas de literatura ou em casa, conforme escolha do professor que dever? combinar com os estudante que a apresenta??o do trabalho dever? ser realizada de duas formas:

1. a primeira se constituir? de um v?deo a ser postado na internet. Eles poder?o dramatizar uma cena do livro, poder?o contar a hist?ria, poder?o fazer como se fosse um jornal falado etc, enfim, espera-se que os alunos encenem parte da hist?ria ou apresentem de outra forma com o objetivo de fazer com que os colegas entendam a hist?ria lida por eles. (Se os alunos n?o souberem como fazer um v?deo, dir? que dever?o procurar no Google, "como fazer um v?deo".  Encontrar?o v?rios endere?os que ensinam o passo a passo. Como em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 

2. a segunda ? que haver? um momento de socializa??o do trabalho para a escola. As instru??es sobre o conte?do das duas formas de socializa??o ser?o fornecidas na atividade da pr?xima etapa.

  • As obras est?o em sites de Dom?nio P?blico e poder?o ser salvas no computador para leitura em casa. Se n?o for poss?vel l?-las na tela do computador e at? de copi?-las, os alunos poder?o pegar os livros na biblioteca da escola ou da cidade.

IMPORTANTE: Abaixo dos endere?os do livros est?o tamb?m sugest?es de v?deos como modelo para os alunos criarem os seus.? Em seus computadores em sala (caso o professor d? tempo para isso) ou em casa dever?o assistir aos v?deos-modelo para se basearem e fazerem os seus.H? sugest?es de v?deos para ? SS

Senhora - Jos? de Alencar

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2026

http://www.youtube.com/watch?v=VR6cVU4f95M&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=D2OIBGHUtYY&feature=related

Mem?rias de um sargento de Mil?cias - Manuel Ant?nio de Almeida

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1969

http://www.youtube.com/watch?v=u62_n0ellvI&feature=relatedhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_de_um_Sargento_de_Mil%C3%ADcias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_de_um_Sargento_de_Mil%C3%ADcias

A moreninha - Joaquim Manuel de Macedo

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2023

http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=QXC2UriiYX8&feature=related

Luc?ola - Jos? de Alencar

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2047

http://www.youtube.com/watch?v=O5FObNpXlWw&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=ZHtftFgGZ68&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=ZHtftFgGZ68&feature=relmfu

                             

3? etapa: An?lise dos dados

Conversa com os alunos:

  • Professor e alunos programar?o os dias necess?rios para a leitura. Ap?s esse per?odo, cada grupo construir? um v?deo que dever? ser colocado no youtube para apresentar ? turma. O professor dever? adiantar que ap?s essa primeira exposi??o haver? a socializa??o dos trabalhos para os professores e colegas da escola.

?

1- Ap?s o per?odo previsto para a leitura, o professor pedir? que os alunos se assentem em grupo, conforme a leitura das obras.

2. Apresentar? os dados que dever?o constar nos v?deos e na apresenta??o para a escola:

G?nero;
tema abordado pelo autor;
personagens;
lugar e tempo da a??o;
resumo;
tr?s boas raz?es para algu?m ler (ou n?o ler) a obra.                                                                                

                                                                                                                                                                                                        

3. Os alunos tamb?m far?o um debate para responder ? quest?o:

  • Quais as rela??es estabelecidas, na prosa, entre Natureza e Homem no Romantismo?

Para o debate, o professor ser? o mediador e preparar? previamente algumas quest?es sobre o assunto que dar?o margem a uma boa discuss?o.

4? etapa: Socializa??o dos resultados

A socializa??o dos resultados dar-se-? pela apresenta??o do v?deo colocado no youtube para a escola.

  • Professor, agende na escola data e local para apresenta??o dos trabalhos produzidos pelos alunos. Prepare os estudantes para a possibilidade de terem que responder a perguntas de outras turmas. 

 

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar o desenvolvimento e empenho dos alunos ao longo das atividades:

  • no envolvimento nas atividades;
  • na elabora??o do trabalho;
  • na leitura integral do texto;
  • na participa??o da apresenta??o.