- Por que Jos? de Alencar ? o maior nome do Romantismo?
- Por que ? considerado o pai da Literatura brasileira?
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
?Caracterizar a prosa do per?odo denominado Romantismo.
?Analisar textos de autores rom?nticos.
?Agir como pesquisador, no desenvolvimento de uma pesquisa de inicia??o cient?fica.
Os alunos j? devem conhecer as etapas que envolvem um trabalho de pesquisa e saberem que, para efeito did?tico, as produ??es art?sticas, conforme caracter?sticas comuns entre si e per?odo de produ??o, foram agrupadas em Escolas Liter?rias.
- Uso do UCA (ou tablet) e datashow
- Alunos organizados em c?rculo.
Por meio do laptop ligado ao datashow, apresente a eles as imagens abaixo:
IMAGENS DISPON?VEIS EM:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Povos-Ind%C3%ADgenas.jpg
http://www.submarino.com.br/produto/1/179265/senhora
http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/images/soldado.jpg
Acessos em 19-04-2012
?
Leitura de imagens para apresenta??o do tema da pesquisa.
?
O professor dir?: as imagens acima representam alguns dos principais personagens da prosa rom?ntica.
Os alunos poder?o falar das caracter?sticas de cada uma (tema, cores, beleza etc)
Ap?s ouvir algumas respostas, o professor far? a apresenta??o da proposta de tema de pesquisa: Rela??es estabelecidas, na prosa, entre Natureza e Homem no Romantismo.
?
As partes que comp?em uma pesquisa s?o: levantamento do tema; estabelecimento das fontes de pesquisa; cronograma e execu??o das atividades previstas; objetivos; an?lise dos dados recolhidos ? luz da problematiza??o, da hip?tese e dos objetivos propostos; sistematiza??o dos dados analisados e apresenta??o de resultados.
O que queremos saber?
?
Atividade 1
Para que os alunos conhe?am sobre o que foi a prosa no Romantismo, eles, individualmente, dever?o acessar em seus notes, nets ou tablets, o site abaixo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil
Depois de lidos os textos, dever?o responder as quest?es do roteiro sugerido abaixo. Dever?o digitar as respostas em seus computadores para posterior discuss?o e corre??o das mesmas.
?
ROTEIRO
1- Qual o contexto hist?rico do Romantismo no Brasil? |
2- Quais os fundamentos te?ricos dessa est?tica? |
3- Levantamento das caracter?sticas da est?tica rom?ntica e do nome dos escritores mais representativos do per?odo. |
?
Ao final, o professor dever? corrigir a atividade e propor? uma discuss?o coletiva dando oportunidade a todos os grupos para falarem sobre o que aprenderam.
?
Atividade 2
?
Ap?s a discuss?o coletiva, cada aluno em seu computador, dever? acessar o link do v?deo abaixo para conhecerem melhor o autor e suas obras.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=683
?
Ap?s assistirem ao v?deo, todos os alunos dever?o estar aptos a responder ?s quest?es abaixo:
?
Roteiro para atividade de acompanhamento do v?deo.
Depois de assistido o v?deo, o professor distribuir? entre os grupos duas quest?es de pesquisa para cada um.
?
Grupo A
1- O v?deo ? apresentado tendo como fundo musical "O Guarani" de Carlos Gomes. O grupo entende o porqu? de ser essa a m?sica?
2- Levantamento dos fatores que colaboram para a forma??o liter?ria de Jos? de Alencar.
Grupo B
1- O texto diz que Jos? de Alencar ? m?ltiplo e o compara a Machado de Assis, que foi outro grande autor que viveu anos depois. Outro grande vulto brasileiro ? Chico An?sio que tamb?m ? denominado como m?ltiplo. Qual a raz?o desse cognome?
2- O que foi "O correr da pena"? Por que fez sucesso?
Grupo C
1- Jos? de Alencar ao assumir a fun??o de redator chefe do jornal Di?rio do Rio de Janeiro inaugurou a pr?tica do folhetim. O que ? um folhetim? Em que essa pr?tica resultou?
2- Modernamente a que o folhetim ? comparado? Explique.
Grupo D
1- Como foi a experi?ncia de Jos? de Alencar como teatr?logo?
2- Que pe?as escreveu?
Grupo E
O que as obras: O Guarani, Ubirajara e Iracema representam na obra de Alencar?
Fa?am um resumo dos tr?s textos.
?
Quando os alunos estiverem prontos para discutirem sobre o pesquisado, o professor convidar? o coordenador de cada grupo para vir ? frente da classe apresentar o que o grupo pesquisou e aprendeu. Alunos de outros grupos poder?o pedir explica??es sobre o assunto.
O professor far? aprecia??es e, se necess?rio, complementar? com mais informa??es.
?
OBS: Ao final, o professor sugere que os alunos enviem para seu e-mail os textos produzidos (respostas das perguntas)
?
Atividade 3
V?deo e leitura
O professor propor? a leitura de alguns livros, mas antes solicitar? que assistam aos v?deos (links abaixo) como motiva??o para a leitura dos livros listados abaixo:
1. Senhora, |
2. Mem?rias de um sargento de Mil?cias, |
3. A moreninha, |
4. Luc?ola |
? |
?
Link para os v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=V7739jxkDzM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ItCD0yz4Oqk
h ttp://www.youtube.com/watch?v=RJ8P5uE7OtM&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=QXC2UriiYX8&feature=related
?
?
Imagem da cena dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=related
Depois disso, dever? reagrupar os alunos para leitura e an?lise das obras. Dever? permitir que os grupos acordem entre si que obra cada um ler?. Se n?o houver consenso, o professor dir? da import?ncia de cada obra e de como todas s?o interessantes. Se o impasse continuar, resolver? com a turma que acatar? a decis?o.
A leitura poder? ser gfeita nas aulas de literatura ou em casa, conforme escolha do professor que dever? combinar com os estudante que a apresenta??o do trabalho dever? ser realizada de duas formas:
1. a primeira se constituir? de um v?deo a ser postado na internet. Eles poder?o dramatizar uma cena do livro, poder?o contar a hist?ria, poder?o fazer como se fosse um jornal falado etc, enfim, espera-se que os alunos encenem parte da hist?ria ou apresentem de outra forma com o objetivo de fazer com que os colegas entendam a hist?ria lida por eles. (Se os alunos n?o souberem como fazer um v?deo, dir? que dever?o procurar no Google, "como fazer um v?deo". Encontrar?o v?rios endere?os que ensinam o passo a passo. Como em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
2. a segunda ? que haver? um momento de socializa??o do trabalho para a escola. As instru??es sobre o conte?do das duas formas de socializa??o ser?o fornecidas na atividade da pr?xima etapa.
IMPORTANTE: Abaixo dos endere?os do livros est?o tamb?m sugest?es de v?deos como modelo para os alunos criarem os seus.? Em seus computadores em sala (caso o professor d? tempo para isso) ou em casa dever?o assistir aos v?deos-modelo para se basearem e fazerem os seus.
Senhora - Jos? de Alencar
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2026
http://www.youtube.com/watch?v=VR6cVU4f95M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=D2OIBGHUtYY&feature=related
Mem?rias de um sargento de Mil?cias - Manuel Ant?nio de Almeida
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1969
http://www.youtube.com/watch?v=u62_n0ellvI&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3rias_de_um_Sargento_de_Mil%C3%ADcias
A moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2023
http://www.youtube.com/watch?v=tbxFFn3TNYw&feature=related
Luc?ola - Jos? de Alencar
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2047
http://www.youtube.com/watch?v=O5FObNpXlWw&feature=related
3? etapa: An?lise dos dados
Conversa com os alunos:
?
1- Ap?s o per?odo previsto para a leitura, o professor pedir? que os alunos se assentem em grupo, conforme a leitura das obras.
2. Apresentar? os dados que dever?o constar nos v?deos e na apresenta??o para a escola:
G?nero; |
tema abordado pelo autor; |
personagens; |
lugar e tempo da a??o; |
resumo; |
tr?s boas raz?es para algu?m ler (ou n?o ler) a obra. |
3. Os alunos tamb?m far?o um debate para responder ? quest?o:
Para o debate, o professor ser? o mediador e preparar? previamente algumas quest?es sobre o assunto que dar?o margem a uma boa discuss?o.
A socializa??o dos resultados dar-se-? pela apresenta??o do v?deo colocado no youtube para a escola.
O professor dever? ler e indicar aos alunos os seguintes sites:
http://www.algosobre.com.br/literatura/romantismo.html
http://www.museusdoestado.rj.gov.br/cca/textos/Biografias%20autores%20romanticos.pdf
O professor dever? avaliar o desenvolvimento e empenho dos alunos ao longo das atividades: