Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos |
Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Regionaliza??o e Continentes.
Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;
Algumas atividades ser?o realizadas no laborat?rio de inform?tica. Caso a escola participe do programa ?Um computador por aluno? o laptop ou o tablet poder?o ser usados. Sendo que, todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.
Outros espa?os da escola que o professor achar pertinente tamb?m poder?o ser usados para o desenvolvimento da pesquisa.
?
Atividade 1- Uma abordagem sobre o assunto
?
Para iniciar a aula e despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor ir? fazer algumas perguntas, e os alunos buscar?o respostas em dois v?deos que ser? passado em seguida.
Quest?es:
Os v?deos est?o dispon?veis nos links e telas abaixo:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=RHV22kjNq0c. Acesso em 13/04/2012.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jRFxehxzaKU. Acesso em 13/04/2012.
?
Ap?s a turma ter assistido aos v?deos e refletido sobre as quest?es abordadas, o professor ir? ouvir o que eles tem a dizer em rela??o ao assunto.
Neste momento, cabe ao professor mediar ? discuss?o incentivando todos os alunos a contribu?rem com suas an?lises e reflex?es feitas a partir do v?deo. Cabe salientar que todas as quest?es dever?o ser discutidas.
?
Atividade 2 ? Pesquisando o assunto
?
Para trabalhar melhor o tema, o professor ir? propor que os alunos realizem uma pesquisa cient?fica.
Desta forma, ? preciso apresentar aos alunos o que ? necess?rio fazer para desenvolver a pesquisa.
Toda pesquisa dever? conter:
Conhecendo os passos da pesquisa os grupos iniciaram o trabalho. Para isso, o professor dever? dividir a turma em grupos de seis alunos.
Imagem dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012.
?
Passos para realizar o trabalho
Tema geral: Os grandes centros econ?micos e sua organiza??o territorial;
Com o tema geral em m?os e para continuar os passos da pesquisa ? necess?rio que os grupos conhe?am o assunto que ser? trabalhado. Para isso, eles ir?o realizar uma pesquisa bibliogr?fica em livros, internet, revistas e outros.
?
Sugest?es de s?tios a serem pesquisados:
Imagem dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/04/2012.
?
Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/estados-unidos/economia-dos-estados-unidos/. Acesso em 16/04/2012.
Dispon?vel em: http://trabgeoeconomica.vilabol.uol.com.br/blocos.htm. Acesso em 16/04/2012.
Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/qual-o-papel-do-brasil-em-um-mundo-de-7-bilhoes-de-pessoas. Acesso em 16/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bric.htm. Acesso em 16/04/2012.
Dispon?vel em: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/02/04/discussao-sobre-economia-de-paises-africanos-deve-ser-destaque-no-forum-social-mundial-de-dacar.jhtm. Acesso em 16/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/economia_argentina.htm. Acesso em 16/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=524628&tm=6&layout=122&visual=61. Acesso em 16/04/2012.
?
Em seguida, os alunos ir?o a partir da tem?tica geral, das reflex?es feitas sobre os v?deos e da pesquisa bibliogr?fica definir o problema, a hip?tese, a justificativa e os objetivos. Para isso, dever?o analisar os seguintes aspectos:
A metodologia dever? conter os caminhos que o grupo percorreu para alcan?ar os objetivos propostos e de que forma ele trabalhou para atingir os resultados.
O cronograma deve ser estabelecido atrav?s do prazo que o professor der para realizar a pesquisa.
Resultados da pesquisa: Para apresentar a tem?tica estudada e verificar a compreens?o dos alunos para com o tema, os grupos ir?o apresentar os resultados alcan?ados atrav?s de um teatro e uma par?dia, sendo que, a criatividade de cada aluno envolvido na pesquisa dever? ser usada.
?
Atividade 3 ? Apresenta??o dos resultados
Imagem dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.
?
Os teatros e as par?dias ser?o apresentados em sala para o professor e colegas da turma.
Ap?s as apresenta??es o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema.
Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
? interessante que professor agende um hor?rio na escola para apresentar a todos o trabalho desenvolvido pelos alunos.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 13/04/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio.
Dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; o teatro e a par?dia elaborada pelos grupos.