Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos |
Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Regi?es brasileiras; Regionaliza??o; Limite e Fronteira.
Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;
Algumas atividades ser?o realizadas no laborat?rio de inform?tica. Caso a escola fa?a parte do programa ?Um computador por aluno? o laptop ou o tablet, poder?o ser usados. Sendo que todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.
As aulas tamb?m poder?o ser realizadas em outros espa?os da escola, como quadra, refeit?rio e outros que o professor achar pertinente.
?
Atividade 1 ? Conhecendo o tema
?
Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com rela??o ao tema, o professor ir? fazer algumas perguntas, sendo elas:
Em seguida, ir? passar um v?deo para os alunos assistirem e refletir sobre as quest?es colocadas anteriormente.
V?deo dispon?vel no link e tela abaixo:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BdmwqcW9FxA. Acesso em 17/04/2012.
?
Ap?s a turma ter assistido ao v?deo o professor ir? abrir para um debate, onde os alunos ir?o falar sobre o que entendeu do v?deo, e as an?lises feitas a partir das quest?es levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considera??es sobre o tema.
?
Atividade 2 ? Pesquisa Cient?fica
?
Para trabalhar o tema de forma mais interessante o professor ir? propor que a turma realize uma pesquisa cient?fica.
Mas antes ? necess?rio que os alunos conhe?am como fazer uma pesquisa cient?fica.
Para isso, o professor ir? apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresenta??o se tornar mais atraente aos alunos o professor poder? fazer em forma de slides usando o software o Kpresenter.
?
Toda pesquisa dever? conter:
?
Ap?s os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor ir? dividir a turma em cinco grupos e passar o roteiro para a realiza??o da pesquisa.
Imagem dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012.
?
Roteiro do trabalho
Tema Geral: ?Setores da economia: Prim?rio, Secund?rio e Terci?rio?.
Cada grupo ir? trabalhar uma regi?o brasileira analisando as principais atividades econ?micas desenvolvidas na regi?o e em qual setor econ?mico ela encaixa.
Desta forma, para delimitar o tema os grupos dever?o estar atentos a regi?o que ir? pesquisar.
Com o tema em m?os ? necess?rio que os alunos fa?am uma pesquisa bibliogr?fica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poder?o pesquisar em livros, internet, revistas e outros.
?
Sugest?es de s?tios a serem pesquisados:
Imagem dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012.
?
Pesquisa para todos os grupos
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/geografia/setores_economia.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/veja-o-desempenho-dos-setores-da-economia-brasileira-desde-1996.html. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/ROSEMAR/geografia-econmica-setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts+About+Israel/ECONOMIA-+Os+Setores+da+Economia.htm. Acesso em 17/04/2012.
?
Pesquisa das regi?es espec?ficas
Regi?o Norte
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/09/18/ult4294u2957.jhtm.Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
?
Regi?o Sul
Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-sul.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.portalbrasil.net/regiao_sul.htm. Acesso em 17/04/2012.
?
Regi?o Centro oeste
Dispon?vel em: http://regiaocentrooeste.blogspot.com.br/2007/11/economia.html. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://regiao-centro-oeste.info/mos/view/Economia_da_regi%C3%A3o_Centro-Oeste/. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-centro-oeste. Acesso em 17/04/2012.
?
Regi?o Nordeste
Dispon?vel em: http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-nordeste. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.
?
Regi?o Sudeste
Dispon?vel em: http://www.portalbrasil.net/regiao_sudeste.htm. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://regiao-sudeste.info/mos/view/Economia_Regi%C3%A3o_Sudeste/. Acesso em 17/04/2012.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-economia-espirito-santo.htm. Acesso em 17/04/2012.
?
Em seguida, para definir os objetivos, o problema, a hip?tese e a justificativa os grupos dever?o analisar os seguintes aspectos:
A metodologia a ser usada pelos grupos ser?:
A partir dos dados levantados os grupos ir?o elaborar gr?ficos que apresentem as diferen?as econ?micas de cada setor. Ou seja, cada setor dever? ter um gr?fico especificando a porcentagem da atividade econ?mica desenvolvida nele.
Com os gr?ficos prontos, eles ir?o mapear os dados levantados. Para isso, utilizar?o um mapa tem?tico das cinco regi?es brasileiras. Sugere-se o mapa abaixo:
Mapa dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acesso em 18/04/2012.
?
Em seguida, ir? salvar o mapa no software Kolourpaint, ou outro dispon?vel no computador, e ir? colocar os gr?ficos elaborados sobre a regi?o pesquisada.
?
Com o mapa pronto o grupo dever? salva-lo.
Para dar continuidade ao trabalho os grupos ir?o acessar o s?tio do IBGE dispon?vel abaixo, e escolher a regi?o que est? estudando e repetir o mesmo processo no Kolourpaint, em seguida salvar o mapa.
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acesso em 19/04/2012.
?
Para estabelecer o cronograma os grupos dever?o estar atentos a data prevista pelo professor para o desenvolvimento da pesquisa.
Para apresentar os resultados alcan?ados os grupos ir?o montar uma apresenta??o de slides, atrav?s do software Kpresenter, a qual dever? conter os mapas criados pelos grupos e as an?lises dos gr?ficos.
?
Atividade 3 ? Apresenta??o dos resultados
?
Ao t?rmino da realiza??o dos trabalhos, os grupos ir?o apresentar os resultados alcan?ados. Para isso, dever? ter em sala um projetor multim?dia e computador.
Ap?s as apresenta??es o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema.
Neste momento, os alunos far?o uma compara??o a partir dos dados levantados, analisando qual setor da economia destaca em determinada regi?o.
Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o, diferenciando os setores econ?micos e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 17/04/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio.
Dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; os gr?ficos e os mapas elaborados pelos grupos.