Portal do Professor

Início do Conteúdo

Setores da Economia: Prim?rio, Secund?rio e Terci?rio. Projeto de pesquisa para o Ensino M?dio.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Fazer uma an?lise da divis?o setorial da economia;
  • Identificar as atividades econ?micas de cada setor;
  • Verificar qual a influ?ncia deles para o desenvolvimento do Pa?s.

Duração das atividades

8 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Regi?es brasileiras; Regionaliza??o; Limite e Fronteira.

Estratégias e recursos da aula

Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;

Algumas atividades ser?o realizadas no laborat?rio de inform?tica. Caso a escola fa?a parte do programa ?Um computador por aluno? o laptop ou o tablet, poder?o ser usados. Sendo que todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.

As aulas tamb?m poder?o ser realizadas em outros espa?os da escola, como quadra, refeit?rio e outros que o professor achar pertinente.

?

Atividade 1 ? Conhecendo o tema

?

Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com rela??o ao tema, o professor ir? fazer algumas perguntas, sendo elas:

  • O que s?o setores da economia?
  • Explique cada um deles?
  • Quais atividades econ?micas est?o inseridas neles?
  • O que cada setor contribui para o Pa?s?

Em seguida, ir? passar um v?deo para os alunos assistirem e refletir sobre as quest?es colocadas anteriormente.

V?deo dispon?vel no link e tela abaixo:

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=BdmwqcW9FxA. Acesso em 17/04/2012.

video economia

?

Ap?s a turma ter assistido ao v?deo o professor ir? abrir para um debate, onde os alunos ir?o falar sobre o que entendeu do v?deo, e as an?lises feitas a partir das quest?es levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considera??es sobre o tema.

?

Atividade 2 ? Pesquisa Cient?fica

?

Para trabalhar o tema de forma mais interessante o professor ir? propor que a turma realize uma pesquisa cient?fica.

Mas antes ? necess?rio que os alunos conhe?am como fazer uma pesquisa cient?fica.

Para isso, o professor ir? apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresenta??o se tornar mais atraente aos alunos o professor poder? fazer em forma de slides usando o software o Kpresenter.

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Gerador de Apresenta??es.

?

Toda pesquisa dever? conter:

  • Tema: Qual assunto que ser? abordado durante a realiza??o da pesquisa;
  • Delimita??o do tema: A partir da tem?tica geral ser? escolhido um tema espec?fico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma quest?o para ser respondida atrav?s de uma hip?tese, que ser? confirmada ou negada atrav?s da pesquisa;
  • Hip?teses: ? uma suposi??o que ir? tentar responder o problema levantado atrav?s do tema da pesquisa;
  • Justificativa: Afirma a import?ncia de se estudar o tema;
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir;
  • Metodologia: ? a explica??o detalhada de todos os caminhos para a realiza??o da pesquisa;
  • Cronograma: ? a previs?o de tempo que ser? gasto na realiza??o do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas;
  • Refer?ncias: S?o os documentos consultados para a realiza??o da pesquisa;
  • Resultados alcan?ados: ? o trabalho final que ir? conter todos os passos da pesquisa.

?

Ap?s os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor ir? dividir a turma em cinco grupos e passar o roteiro para a realiza??o da pesquisa.

trabalho de grupo

Imagem dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012.

?

Roteiro do trabalho

Tema Geral: ?Setores da economia: Prim?rio, Secund?rio e Terci?rio?.

Cada grupo ir? trabalhar uma regi?o brasileira analisando as principais atividades econ?micas desenvolvidas na regi?o e em qual setor econ?mico ela encaixa.

Desta forma, para delimitar o tema os grupos dever?o estar atentos a regi?o que ir? pesquisar.

Com o tema em m?os ? necess?rio que os alunos fa?am uma pesquisa bibliogr?fica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poder?o pesquisar em livros, internet, revistas e outros.

?

Sugest?es de s?tios a serem pesquisados:

Menino ilustrativo

Imagem dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012.

?

Pesquisa para todos os grupos

Dispon?vel em:  http://www.suapesquisa.com/geografia/setores_economia.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/veja-o-desempenho-dos-setores-da-economia-brasileira-desde-1996.html. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.slideshare.net/ROSEMAR/geografia-econmica-setores-da-economia. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts+About+Israel/ECONOMIA-+Os+Setores+da+Economia.htm. Acesso em 17/04/2012.

?

Pesquisa das regi?es espec?ficas

Regi?o Norte

Dispon?vel em:  http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/09/18/ult4294u2957.jhtm.Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

?

Regi?o Sul

Dispon?vel em:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/atividade-agropecuaria-na-regiao-norte.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-sul.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.portalbrasil.net/regiao_sul.htm. Acesso em 17/04/2012.

?

Regi?o Centro oeste

Dispon?vel em:  http://regiaocentrooeste.blogspot.com.br/2007/11/economia.html. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://regiao-centro-oeste.info/mos/view/Economia_da_regi%C3%A3o_Centro-Oeste/. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-centro-oeste. Acesso em 17/04/2012.

?

Regi?o Nordeste

Dispon?vel em:  http://www.hjobrasil.com.br/brasil/regioes/preparando/economia-regiao-nordeste. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-nordeste.htm. Acesso em 17/04/2012.

?

Regi?o Sudeste

Dispon?vel em:  http://www.portalbrasil.net/regiao_sudeste.htm. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://regiao-sudeste.info/mos/view/Economia_Regi%C3%A3o_Sudeste/. Acesso em 17/04/2012.

Dispon?vel em:  http://www.brasilescola.com/brasil/a-economia-espirito-santo.htm. Acesso em 17/04/2012.

?

Em seguida, para definir os objetivos, o problema, a hip?tese e a justificativa os grupos dever?o analisar os seguintes aspectos:

  • Quais atividades econ?micas se destacam na regi?o pesquisada?
  • Que setores da economia elas se encaixam?
  • Qual setor se destaca na regi?o?

A metodologia a ser usada pelos grupos ser?:

A partir dos dados levantados os grupos ir?o elaborar gr?ficos que apresentem as diferen?as econ?micas de cada setor. Ou seja, cada setor dever? ter um gr?fico especificando a porcentagem da atividade econ?mica desenvolvida nele.

Com os gr?ficos prontos, eles ir?o mapear os dados levantados. Para isso, utilizar?o um mapa tem?tico das cinco regi?es brasileiras. Sugere-se o mapa abaixo:

Mapa dispon?vel em:  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acesso em 18/04/2012.

ibge

?

Em seguida, ir? salvar o mapa no software Kolourpaint, ou outro dispon?vel no computador, e ir? colocar os gr?ficos elaborados sobre a regi?o pesquisada.

?

  • Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplica??es Gr?ficas, Ferramenta de pintura.

 Com o mapa pronto o grupo dever? salva-lo.

Para dar continuidade ao trabalho os grupos ir?o acessar o s?tio do IBGE dispon?vel abaixo, e escolher a regi?o que est? estudando e repetir o mesmo processo no Kolourpaint, em seguida salvar o mapa.

Dispon?vel em:  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acesso em 19/04/2012.

pagian

?

Para estabelecer o cronograma os grupos dever?o estar atentos a data prevista pelo professor para o desenvolvimento da pesquisa. 

Para apresentar os resultados alcan?ados os grupos ir?o montar uma apresenta??o de slides, atrav?s do software Kpresenter, a qual dever? conter os mapas criados pelos grupos e as an?lises dos gr?ficos.

?

Atividade 3 ? Apresenta??o dos resultados

?

Ao t?rmino da realiza??o dos trabalhos, os grupos ir?o apresentar os resultados alcan?ados. Para isso, dever? ter em sala um projetor multim?dia e computador.

Ap?s as apresenta??es o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema.

Neste momento, os alunos far?o uma compara??o a partir dos dados levantados, analisando qual setor da economia destaca em determinada regi?o.

Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o, diferenciando os setores econ?micos e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 17/04/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio. 

Dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 18/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/04/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; os gr?ficos e os mapas elaborados pelos grupos.