Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Recursos
?
Estrat?gias
Imagem dispon?vel em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=169963986372576&set=a.124476417588000.8893.100000769288338&type=1&theater
?Na sua ess?ncia, o desenvolvimento sustent?vel ? um processo de mudan?a no qual a explora??o dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orienta??o do desenvolvimento tecnol?gico e a mudan?a institucional est?o em harmonia e refor?am o atual e futuro potencial para satisfazer as aspira??es e necessidades humanas.?
Gro Harlem Brundtland, ex-Primeira Ministra da Noruega ? do Relat?rio Brundtland, ?Nosso Futuro Comum?,1987.
?
?
Com o passar dos anos, os problemas ambientais tomaram grande propor??o devido ? grande ocorr?ncia de fen?menos naturais como tsunamis, terremotos, furac?es, entre outros. Fen?menos esses decorrentes da falta de a??es que protejam o meio ambiente e garantam o nosso bem-estar.
Visando ? conscientiza??o das pessoas e a pr?tica de a??es individuais e/ou coletivas e ? aten??o para a quest?o de energias renov?veis, a Assembleia Geral da ONU (Organiza??o das Na??es Unidas) criou uma agenda que institui o per?odo de 2005 a 2014 como D?cada das Na??es Unidas da Educa??o para o Desenvolvimento Sustent?vel e declarou o ano de 2012 como o Ano da Energia Sustent?vel para todos.
Imagem dispon?vel em http://belezadanatureza.wordpress.com/2012/02/15/2012-e-o-ano-internacional-de-energia-sustentavel-para-todos/
?
E a??es dessa magnitude n?o s?o bem sucedidas se as pessoas n?o foram educadas para tal, tampouco se n?o houver a??es coletivas.
?
- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)
- Alunos organizados em grupos de 4 componentes.
?
1? Momento - Apresenta??o de um v?deo
O professor dever? apresentar o v?deo Escalade, de Luciana Eguti e Paulo Muppet.
Esse v?deo foi um dos dez selecionados do concurso ?Cine Ambiente" promovido pelo Minist?rio do Meio Ambiente em parceria com o Minist?rio da Cultura, em 2011.
O tema do concurso era consumo sustent?vel e biodiversidade.
O v?deo conta a hist?ria de um personagem que vivia feliz at? perceber que o vizinho tinha mais cubos que ele. Os dois, ent?o iniciam uma disputa para ver quem consegue recolher mais cubos. A competi??o entre eles ? t?o acirrada que acaba levando ao desmoronamento do mundo.
?
2? Momento - Discuss?o em grupos
Ap?s a exibi??o do v?deo, os alunos ter?o que discutir em seus grupos, qual a ideia central do v?deo e depois dever?o apresentar suas opini?es para o restante da sala.
Os alunos dever?o anotar essas opini?es em seus laptops ou tablets. Para tanto, eles poder?o utilizar o programa KWord no Laptop Classmate ou outro.
Imagem e v?deo dispon?veis em http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/marco/consumo-sustentavel-e-tema-de-curta-metragem
?
Espera-se que os alunos percebam que a briga por mais cubos (representando os recursos naturais) entre os dois bonequinhos que aparecem no v?deo levam ao esgotamento dos mesmos e n?o h? como fazer a reposi??o. Na verdade, ? poss?vel, por?m nenhum deles se preocupou em fazer isso, todos se preocuparam em apenas utilizar todos os recursos dispon?veis. Essa reposi??o ? chamada de sustentabilidade e esse ser? o tema do nosso projeto de pesquisa.
?
3? Momento - Levantamento hist?rico
Ao descreverem o que aconteceu no v?deo, os alunos j? criaram o seu pr?prio conceito de sustentabilidade, por?m ? necess?rio que eles justifiquem seus argumentos tendo como base cita??es de autores e documentos oficiais sobre o tema.
Al?m disso, conforme mencionado no in?cio dessa proposta de projeto de pesquisa, muitos congressos e manifestos sobre o tema j? foram realizados; por isso, um levantamento hist?rico se faz necess?rio.
Dessa maneira, sugerimos a leitura do artigo Sustentabilidade: Um Longo Processo Hist?rico De Reavalia??o Cr?tica Da Rela??o Existente Entre A Sociedade E O Meio Ambiente de Luis Arruda e Osvaldo Luiz Gon?alves Quelhas. O artigo est? dispon?vel em: http://www.senac.br/BTS/363/artigo6.pdf
Apresentamos o seguinte roteiro para a realiza??o dessa atividade:
?
4? Momento - Cria??o dos blogs
Conclu?da a etapa de pesquisa, os alunos dever?o criar um blog. Os alunos dever?o postar as informa??es obtidas at? o momento.
O professor dever? orientar os alunos para utilizarem l?ngua padr?o, citar as fontes de pesquisa, inserir links quando necess?rio, entre outros.
Os blogs podem ser criados nos sites:
?
?
Atividade extra
Caso o professor julgue pertinente, ele poder? apresentar o filme Avatar, do diretor James Cameron, lan?ado em 2009.
Imagem dispon?vel em http://www.flickr.com/photos/officialavatarmovie/4054081733/sizes/m/in/photostream/
Sinopse do filme - Jake Sully (Sam Worthington) ficou parapl?gico ap?s um combate na Terra. Ele ? selecionado para participar do programa Avatar em substitui??o ao seu irm?o g?meo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local ? tamb?m o lar dos Na'Vi, seres human?ides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade f?sica que os humanos. Os Na'Vi t?m tr?s metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfei?oem suas habilidades guerreiras. Como s?o incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres h?bridos chamados de Avatar. Eles s?o controlados por seres humanos, atrav?s de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar ? ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. At? conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambienta??o na civiliza??o alien?gena. Dispon?vel em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61282/ |
?
- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet e ao data show ( no caso do laptop ou tablet do professor)
- Alunos organizados em grupos de 4 componentes.
Atividade 2.1 - Os grupos dever?o apresentar em um data show os seus blogs e propor uma discuss?o. Essa discuss?o deve focar, basicamente, o levantamento hist?rico feito sobre o tema.
O professor dever? fazer questionamentos tais como:
?
Atividade 2.2. - Com o intuito de levar os alunos a perceberem a discrep?ncia entre o que ? dito e o que ? feito na pr?tica, o professor dever? apresentar as figuras abaixo e promover discuss?es acerca das mesmas.
?
Imagem dispon?vel em http://www.geoweb.blog.br/outros/hipocrisia-sacolas-plasticas-de-mercado/
Qual cr?tica feita nessa charge?
Por que somente as sacolas pl?sticas foram tiradas de circula??o se as embalagens dos maiores dos produtos s?o feitas de pl?stico?
Imagem dispon?vel em http://redatoronline.wordpress.com/2011/11/21/ideia-verde/
Foto tirada ao fim do Festival SWU realizado em Paul?nia no ano de 2011.
Qual ? a proposta do festival?
Essa imagem condiz com a proposta apresentada e defendida?
?
Atividade 2.3 - Com o intuito de embasar os argumentos acerca da quest?o da discrep?ncia entre discurso e a??o, os alunos dever?o:
O professor dever? informar aos grupos que cada um deles ficar? respons?vel pela pesquisa de um evento ou lei, conforme o quadro abaixo.
? |
Evento ou Lei |
Significado da Sigla (quando se aplicar) |
Propostas ou objetivos |
A??es implementadas |
Resultados das a??es |
? Grupo 1 ? |
? SWU |
? |
? |
? |
? |
Grupo 2 ? |
RIO+20 |
? |
? |
? |
( nesse caso, n?o teremos resultados ainda pois o evento acabou de ser realizado) |
Grupo 3 |
D?CADA DAS NA??ES UNIDAS DA EDUCA??O PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENT?VEL |
? |
? |
? |
? |
GRUPO 4 ? |
LEI DA SACOLA PL?STICA |
? |
? |
? |
? |
GRUPO 5 ? |
NOVO C?DIGO FLORESTAL |
? |
? |
? |
? |
GRUPO 6 |
PROJETO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DA SUA CIDADE |
? |
? |
? |
? |
Ao final da pesquisa proposta, os grupos dever?o elaborar um texto relatando os resultados de suas pesquisas nos blogs criados. E, al?m dos pontos mencionados no quadro acima, os alunos dever?o:
?
- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)
- Alunos dispostos em c?rculos
Os grupos ter?o que apresentar seus textos para o restante da sala e promover debates, focando principalmente a quest?o do que se o que ? dito pelas organiza??es, eventos e documentos ? realmente colocado em pr?tica. Afinal essa ? a principal hip?tese a ser pesquisada.
O professor dever? instigar os alunos a refletirem sobre a dist?ncia que existe entre o que ? proposto e o que ? realmente poss?vel de se fazer.
Os alunos dever?o elencar alguns dos objetivos dos eventos ou leis estudados e discutir aspectos como:
?
O professor dever? solicitar aos alunos que anotem as ideias e opini?es apresentadas nesse debate.
?O que eu fa?o ? uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano ser? menor.? Madre Teresa de Calcut?
Os alunos dever?o criar um v?deo apresentando os resultados de suas pesquisas sobre os eventos e leis e propor poss?veis solu??es para os problemas encontrados, tais como:
?
?
A socializa??o da pesquisa dever? ocorrer seguindo os seguintes passos:
Links interessantes para professores e alunos.