Andr? Luiz Sabino e Elisabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Constru??o do espa?o: os territ?rios, os lugares, o campo e a cidade |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreens?o do mundo |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Um s? mundo, muitos cen?rios geogr?ficos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | C?lculo |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Papel do Estado e das classes sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira |
- Levantar, tratar e utilizar dados estat?sticos brasileiros, explorando o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica);
- Analisar a distribui??o da popula??o brasileira pelas regi?es do Brasil a partir dos dados divulgados no Censo Demogr?fico de 2010, realizado pelo IBGE;
- Utilizar as novas tecnologias e tecnologias do cotidiano para a constru??o de podcasts geogr?ficos, como forma de socializar o conhecimento constru?do.
- Popula??o absoluta (habitantes);
- Divis?o Regional Oficial Brasileira;
- Dom?nio de grava??o de voz em telefones celulares;
- C?lculos matem?ticos de porcentagem;
- Estrutura??o de texto argumentativo.
Aulas 01, 02 e 03 ? Brasileiros: quantos somos? Do campo ou da cidade?
1? Estrat?gia
1. Informe a seus alunos que desenvolveremos uma unidade did?tica sobre o ?ltimo Censo Demogr?fico do Brasil, realizado no ano de 2010.
Aponte que o Censo Demogr?fico ? composto pelo levantamento de dados estat?sticos sobre a popula??o de nosso pa?s, como por exemplo, quantos somos; que tipo de domic?lios ocupamos; onde temos agrupamentos subnormais (as comunidades de favelas), enfim, um consider?vel levantamento de dados sobre o territ?rio brasileiro.
Sabe-se que o Censo Demogr?fico sempre acontece nos anos com o final 0, como ocorreu em 2000 e, agora, em 2010 e, por isso, utilizaremos dados deste ano espec?fico.
Destaque que, em cada aula, investigaremos um aspecto da popula??o brasileira que ser? analisado e chegaremos a uma conclus?o. Deixe claro que o trabalho com a investiga??o sobre o tema ocorrer? em parceria com os professores de Matem?tica e de L?ngua Portuguesa, que auxiliar?o no preenchimento dos c?lculos matem?ticos e na constru??o de textos argumentativos.
Ao final, construiremos um roteiro para a grava??o de um podcast geogr?fico, que ser? apresentado para todos os colegas de sala e, depois, disponibilizado em um site, para que outras pessoas tamb?m aprendam sobre a popula??o brasileira e sua distribui??o, bem como o papel do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica) no conhecimento desta realidade.
Para ouvir alguns podcasts realizados pelos t?cnicos do IBGE, acesse o site de not?cias do ?rg?o e escute-os com os alunos com o aux?lio de caixas de som para que todos conhe?am qual ? a proposta da aula. O aplicativo encontra-se dispon?vel no site http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/podcast.php (Acesso em 20 de abril de 2012).
Inicialmente come?aremos com a escala nacional. Depois analisaremos a distribui??o da popula??o pelas cinco regi?es brasileiras e, por fim, nos dedicaremos ? escala estadual, com o objetivo de compreender qual lugar o seu estado ocupa na distribui??o da popula??o brasileira e elaborar uma conclus?o sobre tudo isso em forma de uma grava??o.
Para a condu??o desta aula, o ideal ? levarmos os alunos para o laborat?rio de inform?tica da escola. Caso isso n?o seja poss?vel, os modelos de trabalho com os dados previamente preenchidos, dispon?veis ao longo da aula ser?o utilizados.
Acesse com seus alunos o site do IBGE, no endere?o eletr?nico www.ibge.gov.br e solicite que eles descubram qual foi o total da popula??o brasileira no ano de 2010 e quanto dela era rural e urbana, segundo os levantamentos realizados pelo ?ltimo Censo Demogr?fico. Os alunos poder?o navegar no site do IBGE e procurar a informa??o. Instigue-os para descobrirem o que ? o IBGE, qual sua fun??o e como este ?rg?o levanta os dados e realiza pesquisas.
Especificamente para o problema colocado, os alunos poder?o seguir diversos caminhos ou encontrar outros (estimule que eles investiguem o site do IBGE):
?
Op??o a (acessos em 14 de junho de 2012)
- Popula??o (http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#populacao)
- Censo Demogr?fico
- Censo 2010 (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm)
- Resultados do Universo (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default_resultados_universo.shtm)
- Caracter?sticas da Popula??o e dos Domic?lios (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/default_caracteristicas_da_populacao.shtm)
- Tabelas (em formato pdf) (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_pdf.shtm)
- 1. Popula??o e condi??o do domic?lio (A Tabela 1.1.1 - Popula??o residente, por situa??o do domic?lio e sexo, segundo os grupos de idade - Brasil ? 2010 abrir? e dever? ser utilizado como fonte de pesquisa).
?
Op??o b (acessos em 14 de junho de 2012)
- Resultados do Censo 2010 (http://www.censo2010.ibge.gov.br/)
- Resultados (http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados_do_censo2010.php)
- Caracter?sticas da Popula??o e dos Domic?lios: Resultados do Universo - 16/11/11, em seguida, clicar em Publica??o (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/default_caracteristicas_da_populacao.shtm)
- Tabelas (em formato pdf) (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_pdf.shtm)
- 1. Popula??o e condi??o do domic?lio (A Tabela 1.1.1 - Popula??o residente, por situa??o do domic?lio e sexo, segundo os grupos de idade - Brasil ? 2010 abrir? e dever? ser utilizado como fonte de pesquisa).
?
2? Estrat?gia:
Solicite aos alunos que calculem, a partir dos dados levantados, qual a porcentagem de brasileiros que viviam nas cidades e qual porcentagem dos que viviam no campo. Para isso, utilize um dos modelos de quadro que segue abaixo:
Como forma de aux?lio, apresentamos tr?s modelos de quadro para a escolha do professor:
O primeiro quadro deve ser utilizado para desenvolver o trabalho no laborat?rio de inform?tica e com acesso a internet. Os alunos pesquisar?o as informa??es e preencher?o o quadro.
O segundo, por sua vez, pode ser utilizado caso o acesso ao laborat?rio de inform?tica n?o esteja dispon?vel. O quadro traz as informa??es b?sicas e os alunos podem trabalhar em sala de aula.
O terceiro apresenta o quadro com todos os dados preenchidos e deve ser utilizado somente pelo professor, para auxiliar na resolu??o das d?vidas por parte dos alunos.
Solicite ao professor da ?rea de matem?tica que retome como ? poss?vel calcular as porcentagens. O resgate pode ocorrer na aula de matem?tica ou voc? pode combinar com o seu colega professor que trabalhe o tema durante a aula de geografia, realizando o trabalho de maneira conjunto, introduzindo uma nova maneira de condu??o de aula, possibilitando que os alunos percebam que o conhecimento ? constru?do em v?rias frentes de investiga??o cient?fica, que se complementam na interdisciplinaridade.
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil ? Popula??o total, rural e urbano ? 2010 |
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Total |
Rural (habitantes) |
Rural (%) |
Urbana (habitantes) |
Urbana (%) |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br)
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas em que os alunos n?o podem levantar os dados pela internet.
Brasil ? Popula??o total, rural e urbano ? 2010 |
||||
Total |
Rural (habitantes) |
Rural (%) |
Urbana (habitantes) |
Urbana (%) |
190.755.799 |
29.830.007 |
? |
160.925.792 |
? |
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br)
C) Modelo com os c?lculos realizados.
Brasil ? Popula??o total, rural e urbano ? 2010 |
||||
Total |
Rural (habitantes) |
Rural (%) |
Urbana (habitantes) |
Urbana (%) |
190.755.799 |
29.830.007 |
15,64 |
160.925.792 |
84,36 |
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br)
?
3? Estrat?gia
Solicite que os alunos obtenham os dados da popula??o brasileira nos anos de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010, levantando sua popula??o absoluta (em habitantes) e seus moradores rurais e urbanos. As conclus?es dever?o ser registradas nos quadros dispon?veis abaixo, que podem ser reproduzidos com anteced?ncia.
Neste momento explique que o Censo Demogr?fico de 1990, por motivo de atraso na coleta dos dados pelo IBGE, somente foi finalizado no ano de 1991 e, por isso, ? a ?nica exce??o da pesquisa que normalmente acontece nos anos de final zero, como j? destacado.
Para isso, pe?a que os alunos entrem no site do IBGE teen www.ibge.gov.br/ibgeteen/
Caminho: www.ibge.gov.br / Canais tem?ticos / IBGE teen www.ibge.gov.br/ibgeteen/
Convide-os a descobrirem as possibilidades oferecidas.
Em seguida, pe?a que eles preencham o quadro comparativo abaixo, seguindo o modelo. Caso em sua escola n?o tenha possibilidade de acessar a internet com os alunos, utilize o quadro modelo parcialmente preenchido.
Clicando no link M?o na roda (?cone em forma de prancheta, com um l?pis, na parte superior do site IBGE teen), o aluno entra na parte de pesquisa. Em seguida, ele deve clicar e acessar o item Popula??o, Economia e Sociedade, as caracter?sticas da popula??o (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html), onde encontrar? o material necess?rio para realizar o levantamento dos dados dos Censos demogr?ficos, desde 1940 at? 2000. Para o ano de 2010, o aluno poder? utilizar os dados da pesquisa anterior.
Para auxiliar o trabalho, apresentamos abaixo os quadros com os dados necess?rios para a realiza??o da investiga??o.
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil ? Censos demogr?ficos |
|||||
Ano |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes)* |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes)* |
Popula??o urbana (%) |
1940 |
? |
? |
? |
? |
? |
1950 |
? |
? |
? |
? |
? |
1960 |
? |
? |
? |
? |
? |
1970 |
? |
? |
? |
? |
? |
1980 |
? |
? |
? |
? |
? |
1991 |
? |
? |
? |
? |
? |
2000 |
? |
? |
? |
? |
? |
2010 |
? |
? |
? |
? |
? |
* Valores aproximados.
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.
?
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos n?o podem levantar os dados pela internet.
Brasil ? Censos demogr?ficos |
|||||
Ano |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes)* |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes)* |
Popula??o urbana (%) |
1940 |
41.165.289 |
28.300.000 |
? |
12.900.000 |
? |
1950 |
51.941.767 |
33.200.000 |
? |
18.800.000 |
? |
1960 |
70.070.457 |
38.800.000 |
? |
31.300.000 |
? |
1970 |
93.139.037 |
41.100.000 |
? |
52.100.000 |
? |
1980 |
119.002.706 |
38.600.000 |
? |
80.400.000 |
? |
1991 |
146.825.475 |
35.800.000 |
? |
111.000.000 |
? |
2000 |
169.799.170 |
31.800.000 |
? |
138.000.000 |
? |
2010 |
190.755.799 |
29.830.007 |
? |
160.925.792 |
? |
* Valores aproximados.
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.
?
C) Modelo com os c?lculos realizados.
Brasil ? Censos demogr?ficos |
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Ano |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes)* |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes)* |
Popula??o urbana (%) |
1940 |
41.165.289 |
28.300.000 |
68,75 |
12.900.000 |
31,34 |
1950 |
51.941.767 |
33.200.000 |
63,92 |
18.800.000 |
36,19 |
1960 |
70.070.457 |
38.800.000 |
55,37 |
31.300.000 |
44,67 |
1970 |
93.139.037 |
41.100.000 |
44,13 |
52.100.000 |
55,94 |
1980 |
119.002.706 |
38.600.000 |
32,44 |
80.400.000 |
67,56 |
1991 |
146.825.475 |
35.800.000 |
24,38 |
111.000.000 |
75,60 |
2000 |
169.799.170 |
31.800.000 |
18,73 |
138.000.000 |
81,27 |
2010 |
190.755.799 |
29.830.007 |
15,64 |
160.925.792 |
84,36 |
?
*Valores aproximados
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br) e (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/index.html). Acesso em 20 de abril de 2012.
?
? importante destacar que a partir da d?cada de 1970, o Brasil passou a ser um pa?s urbano, pois a popula??o majorit?ria se concentrou neste meio buscando, principalmente, o trabalho nas ind?strias.
Uma forma de valorizar a popula??o absoluta do pa?s ? ?poca pode ser realizada retomando o hino do Brasil para a Copa do Mundo de 1970, na qual associava sua letra com o total de habitantes do pa?s, cerca de 90 milh?es de habitantes.
Pra Frente Brasil (Copa De 1970)
Composi??o: Miguel Gustavo
Dispon?vel em http://letras.terra.com.br/hinos-de-futebol/394819/. (Acesso em 20 de abril de 2012)
?
Noventa milh?es em a??o
Pra frente Brasil
Do meu cora??o
?
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil
Salve a Sele??o
?
De repente ? aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a m?o
Todos ligados na mesma emo??o
Tudo ? um s? cora??o!
?
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Sele??o
?
Voc? pode conseguir a c?pia da letra e um v?deo no site http://letras.terra.com.br/hinos-de-futebol/394819/ (Acesso em 20 de abril de 2012). Voc? tamb?m pode conseguir o v?deo no site http://www.youtube.com/watch?v=gjzsnvk4WkQ (Acesso em 20 abril de 2012).
?
4? Estrat?gia
Pe?a aos alunos que elaborem duas conclus?es. Solicite ao professor da ?rea de l?ngua portuguesa que o auxilie nesta etapa do trabalho. Voc? pode combinar com o seu colega professor de l?ngua portuguesa que trabalhe o tema durante a aula de geografia, de maneira conjunta, como j? foi feito com matem?tica.
Aulas 04 e 05 ? Em que Regi?o est? a maioria dos brasileiros?
5? Estrat?gia
Continuando a investigar o site do IBGE, solicite que os alunos levantem, agora, a popula??o total das regi?es brasileiras no ano de 2010 e registrem as descobertas no quadro comparativo, dispon?vel abaixo.
Para o levantamento dos dados, acesse o site do IBGE (www.ibge.gov.br), no ?cone Popula??o / Censos demogr?ficos / Censo 2010.
Quando for direcionado para a divulga??o dos resultados do Censo 2010, clique no ?cone Resultados do Universo, Tabelas (em formato zip) e em Grandes Regi?es. Ao clicar em cada uma das regi?es, os alunos poder?o acessar aos dados e preencher o quadro.
Como feito anteriormente, disponibilize tr?s quadros comparativos, que chamamos de modelo. O primeiro deve ser usado quando for poss?vel utilizar a internet e vasculhar o site do IBGE, o que ? ideal. O segundo dever? ser usado caso n?o seja poss?vel utilizar a internet e o terceiro ? para uso do professor.
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil ? Popula??o por regi?es ? 2010 |
||||||
Regi?o |
Estados |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes) |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes) |
Popula??o urbana (%) |
Norte |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Nordeste |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Centro-0este |
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? |
Sudeste |
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Sul |
? |
? |
? |
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Total |
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? |
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Fonte: IBGE, Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br)
?
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos n?o podem levantar os dados pela internet.
Brasil ? Popula??o por regi?es ? 2010 |
||||||
Regi?o |
Estados |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes) |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes) |
Popula??o urbana (%) |
Norte |
? |
15.864.454 |
4.199.945 |
? |
11.664.509 |
? |
Nordeste |
? |
53.081.950 |
14.260.704 |
? |
38.821.246 |
? |
Centro-0este |
? |
14.058.094 |
1.575.131 |
? |
12.482.963 |
? |
Sudeste |
? |
80.364.410 |
5.668.232 |
? |
74.696.178 |
? |
Sul |
? |
27.386.891 |
4.125.995 |
? |
23.260.896 |
? |
Total |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: IBGE, Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br)
?
C) Modelo com os c?lculos realizados.
Brasil ? Popula??o por regi?es ? 2010 |
||||||
Regi?o |
Estados |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes) |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes) |
Popula??o urbana (%) |
Norte |
AC, AP, AM, PA, RO, RR e TO |
15.864.454 |
4.199.945 |
26,47 |
11.664.509 |
73,53 |
Nordeste |
AL, BA, CE, MA, PB, PI, PE (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquip?lago de S?o Pedro e S?o Paulo), RN (incluindo a Reserva Biol?gica Marinha do Atol das Rocas) e SE. |
53.081.950 |
14.260.704 |
26,87 |
38.821.246 |
73,13 |
Centro-0este |
MT, MS, GO e DF, onde fica Bras?lia. |
14.058.094 |
1.575.131 |
11,20 |
12.482.963 |
88,80 |
Sudeste |
SP, MG, RJ e ES. |
80.364.410 |
5.668.232 |
7,05 |
74.696.178 |
92,95 |
Sul |
PR, RS e SC |
27.386.891 |
4.125.995 |
15,07 |
23.260.896 |
84,93 |
Total |
? |
190.755.799 |
29.830.007 |
15,64 |
160.925.792 |
84,36 |
Fonte: IBGE, Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br)
?
6? Estrat?gia
Pe?a aos alunos que elaborem uma conclus?o a partir dos dados levantados e tratados. Eles devem agrupar as regi?es do Brasil em mais populosas e menos populosas, tamb?m escrevendo sobre o que acontece com a distribui??o da popula??o rural e urbana do pa?s. Conte novamente com o aux?lio do professor da ?rea de L?ngua Portuguesa, em uma proposta interdisciplinar.
Aulas 06, 07 e 08 ? Onde est?o os Estados mais populosos e os vazios demogr?ficos do Brasil?
7? estrat?gia
Continue a investigar o site do IBGE e solicite aos alunos que levantem os dados sobre a popula??o total dos Estados brasileiros, bem como as popula??es totais, urbanas e rurais no ano de 2010 e, em seguida, pe?a aos alunos que preencham o quadro comparativo.
?
Para o levantamento destes dados, siga os mesmos passos iniciais da etapa anterior: acesse o site do IBGE (www.ibge.gov.br), ?cone Popula??o / Censos demogr?ficos / Censo 2010.
Quando for direcionado para a divulga??o dos resultados do Censo 2010, clique no ?cone Resultados do Universo, Tabelas (em formato zip) e Unidades da Federa??o (UF). Clicando em cada um dos Estados da federa??o, os alunos poder?o acessar os dados e preencher o quadro:
?
A) Modelo para levantamento na internet:
Brasil ? Popula??o por Unidades da Federa??o (UF) / Estados e DF - 2010 |
|||||
Estado |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes) |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes) |
Popula??o urbana (%) |
RO |
? |
? |
? |
? |
? |
AC |
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? |
? |
? |
? |
AM |
? |
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RR |
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PA |
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? |
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AP |
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? |
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TO |
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? |
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MA |
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PI |
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CE |
? |
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? |
RN |
? |
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? |
? |
? |
PB |
? |
? |
? |
? |
? |
PE |
? |
? |
? |
? |
? |
AL |
? |
? |
? |
? |
? |
SE |
? |
? |
? |
? |
? |
BA |
? |
? |
? |
? |
? |
MG |
? |
? |
? |
? |
? |
ES |
? |
? |
? |
? |
? |
RJ |
? |
? |
? |
? |
? |
SP |
? |
? |
? |
? |
? |
PR |
? |
? |
? |
? |
? |
SC |
? |
? |
? |
? |
? |
RS |
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? |
? |
? |
? |
MS |
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? |
? |
? |
MT |
? |
? |
? |
? |
? |
GO |
? |
? |
? |
? |
? |
DF |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: IBGE, Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012
?
B) Modelo parcialmente preenchido, para escolas onde os alunos n?o podem levantar os dados pela internet:
Brasil ? Popula??o por Unidades da Federa??o (UF) / Estados e DF - 2010 |
|||||
Estado |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes) |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes) |
Popula??o urbana (%) |
RO |
1.562.409 |
413.229 |
? |
1.149.180 |
? |
AC |
733.559 |
201.280 |
? |
532.279 |
? |
AM |
3.483.985 |
728.495 |
? |
2.755.490 |
? |
RR |
450.479 |
105.620 |
? |
344.859 |
? |
PA |
7.581.051 |
2.389.492 |
? |
5.191.559 |
? |
AP |
669.526 |
68.490 |
? |
601.036 |
? |
TO |
1.383.445 |
293.339 |
? |
1.090.106 |
? |
MA |
6.574.789 |
2.427.640 |
? |
4.147.149 |
? |
PI |
3.118.360 |
1.067.401 |
? |
2.050.959 |
? |
CE |
8.452.381 |
2.105.824 |
? |
6.346.557 |
? |
RN |
3.168.027 |
703.036 |
? |
2.464.991 |
? |
PB |
3.766.528 |
927.850 |
? |
2.838.678 |
? |
PE |
8.796.448 |
1.744.238 |
? |
7.052.210 |
? |
AL |
3.120.494 |
822.634 |
? |
2.297.860 |
? |
SE |
2.068.017 |
547.651 |
? |
1.520.366 |
? |
BA |
14.016.906 |
3.914.430 |
? |
10.102.476 |
? |
MG |
19.597.330 |
2.882.114 |
? |
16.715.216 |
? |
ES |
3.514.952 |
583.480 |
? |
2.931.472 |
? |
RJ |
15.989.929 |
525.690 |
? |
15.464.239 |
? |
SP |
41.262.199 |
1.676.948 |
? |
39.585.251 |
? |
PR |
10.444.526 |
1.531.834 |
? |
8.912.692 |
? |
SC |
6.248.436 |
1.000.523 |
? |
5.247.913 |
? |
RS |
10.693.929 |
1.593.638 |
? |
9.100.291 |
? |
MS |
2.449.024 |
351.786 |
? |
2.097.238 |
? |
MT |
3.035.122 |
552.321 |
? |
2.482.801 |
? |
GO |
6.003.788 |
583.074 |
? |
5.420.714 |
? |
DF |
2.570.160 |
87.950 |
? |
2.482.210 |
? |
Fonte: IBGE, Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012.
?
C) Modelo com os c?lculos realizados:
Brasil ? Popula??o por Unidades da Federa??o (UF) / Estados e DF - 2010 |
|||||
Estado |
Popula??o total |
Popula??o rural (habitantes) |
Popula??o rural (%) |
Popula??o urbana (habitantes) |
Popula??o urbana (%) |
RO |
1.562.409 |
413.229 |
26,45 |
1.149.180 |
73,55 |
AC |
733.559 |
201.280 |
27,44 |
532.279 |
72,56 |
AM |
3.483.985 |
728.495 |
20,91 |
2.755.490 |
79,09 |
RR |
450.479 |
105.620 |
23,45 |
344.859 |
76,55 |
PA |
7.581.051 |
2.389.492 |
31,52 |
5.191.559 |
68,48 |
AP |
669.526 |
68.490 |
10,23 |
601.036 |
89,77 |
TO |
1.383.445 |
293.339 |
21,20 |
1.090.106 |
78,80 |
MA |
6.574.789 |
2.427.640 |
36,92 |
4.147.149 |
63,08 |
PI |
3.118.360 |
1.067.401 |
34,23 |
2.050.959 |
65,77 |
CE |
8.452.381 |
2.105.824 |
24,91 |
6.346.557 |
75,09 |
RN |
3.168.027 |
703.036 |
22,19 |
2.464.991 |
77,81 |
PB |
3.766.528 |
927.850 |
24,63 |
2.838.678 |
75,37 |
PE |
8.796.448 |
1.744.238 |
19,83 |
7.052.210 |
80,17 |
AL |
3.120.494 |
822.634 |
26,36 |
2.297.860 |
73,64 |
SE |
2.068.017 |
547.651 |
26,48 |
1.520.366 |
73,52 |
BA |
14.016.906 |
3.914.430 |
27,93 |
10.102.476 |
72,07 |
MG |
19.597.330 |
2.882.114 |
14,71 |
16.715.216 |
85,29 |
ES |
3.514.952 |
583.480 |
16,60 |
2.931.472 |
83,40 |
RJ |
15.989.929 |
525.690 |
3,29 |
15.464.239 |
96,71 |
SP |
41.262.199 |
1.676.948 |
4,06 |
39.585.251 |
95,94 |
PR |
10.444.526 |
1.531.834 |
14,67 |
8.912.692 |
85,33 |
SC |
6.248.436 |
1.000.523 |
16,01 |
5.247.913 |
83,99 |
RS |
10.693.929 |
1.593.638 |
14,90 |
9.100.291 |
85,10 |
MS |
2.449.024 |
351.786 |
14,36 |
2.097.238 |
85,64 |
MT |
3.035.122 |
552.321 |
18,20 |
2.482.801 |
81,80 |
GO |
6.003.788 |
583.074 |
9,71 |
5.420.714 |
90,29 |
DF |
2.570.160 |
87.950 |
3,42 |
2.482.210 |
96,58 |
Fonte: IBGE, Censo Demogr?fico 2010. (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012
?
8? Estrat?gia
Desafie seus alunos a organizarem os dados, por Unidades da Federa??o ou Estados, em ordem decrescente, do estado mais populoso (com maior n?mero de habitantes) para o menos populoso.
Em seguida, agrupe os estados em "mais e menos populosos" e compare este dado com a distribui??o da popula??o do pa?s pelas Regi?es (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Elabore um quadro em branco e o reproduza, para que os alunos possam registrar os estados em ordem decrescente, como o modelo abaixo:
Brasil ? distribui??o decrescente da popula??o pelos Estados brasileiros e DF - 2010 |
|
Estado |
Popula??o Absoluta (habitantes) |
1. |
? |
2. |
? |
3. |
? |
4. |
? |
5. |
? |
6. |
? |
7. |
? |
8. |
? |
9. |
? |
10. |
? |
11. |
? |
12. |
? |
13. |
? |
14. |
? |
15. |
? |
16. |
? |
17. |
? |
18. |
? |
19. |
? |
20. |
? |
21. |
? |
22. |
? |
23. |
? |
24. |
? |
25. |
? |
26. |
? |
27. |
? |
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010 (www.ibge.gov.br)
?
Quadro preenchido, para uso do professor.
Brasil ? distribui??o decrescente da popula??o pelos Estados brasileiros ? 2010 |
|
Estado |
Popula??o Absoluta (habitantes) |
1. SP |
41.262.199 |
2. MG |
19.597.330 |
3. RJ |
15.989.929 |
4. BA |
14.016.906 |
5. RS |
10.693.929 |
6. PR |
10.444.526 |
7. PE |
8.796.448 |
8. CE |
8.452.381 |
9. PA |
7.581.051 |
10. MA |
6.574.789 |
11. SC |
6.248.436 |
12. GO |
6.003.788 |
13. PB |
3.766.528 |
14. ES |
3.514.952 |
15. AM |
3.483.985 |
16. RN |
3.168.027 |
17. AL |
3.120.494 |
18. PI |
3.118.360 |
19. MT |
3.035.122 |
20. DF |
2.570.160 |
21. MS |
2.449.024 |
22. SE |
2.068.017 |
23. RO |
1.562.409 |
24. TO |
1.383.445 |
25. AC |
733.559 |
26. AP |
669.526 |
27. RR |
450.479 |
Fonte: IBGE. Censo Demogr?fico 2010 (www.ibge.gov.br). Acesso em 20 de abril de 2012.
?
9? Estrat?gia
Organize os seus alunos para que realizem uma roda de conversa e troquem experi?ncias a partir do levantamento de dados realizados e as conclus?es que cada grupo chegou.
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10? Estrat?gia
Solicite aos alunos que, em duplas ou em pequenos grupos, retomem as conclus?es realizadas at? o momento e discutam de que forma elas podem ser utilizadas na constru??o de um podcast geogr?fico.
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Aulas 09, 10 e 11 ? Constru??o de um texto / roteiro para grava??o de um podcast geogr?fico.
11? Estrat?gia
Re?na os alunos em duplas ou trios, de acordo com a din?mica da sala de aula.
Pe?a aos seus alunos que elaborem um roteiro para realizarem a grava??o do podcast.
A constru??o dos textos conclusivos deve ser direcionada para a grava??o do podcast geogr?fico sobre a popula??o do Brasil. Neste momento, voc? pode chamar o professor da ?rea de l?ngua portuguesa para contribuir na tarefa.
?
Para ler mais sobre o que ? um podcast e como realiz?-lo, consulte o tutorial a seguir sobre como faz?-lo, o seu significado e a import?ncia de se criar um roteiro: http://www.slideshare.net/euthiagobiz/oficina-podcast-atual-hipertexto. Acesso em 21 de abril de 2012.
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http://zeoffline.com/category/podcast/ Acesso em 21 de abril de 2012.
?
O roteiro de um podcast - que tamb?m ? conhecido como um epis?dio, uma grava??o para se ouvir, apresentar aos colegas e disponibilizar na web, n?o deve ser longo. Ele deve ter, no m?ximo, 30 minutos e ser objetivo. Caso utilizemos alguma m?sica de fundo, precisamos nos preocupar com os direitos autorais.
Resgate que realizamos diversos levantamentos e que, na medida em que desenvolv?amos o trabalho, pequenas conclus?es foram realizadas.
Retome com os alunos as etapas do levantamento e as pequenas conclus?es ao longo do percurso, como a seguir:
a) Popula??o do Brasil e sua distribui??o no campo e na cidade: a conclus?o esperada ? de que moramos em um pa?s populoso (elevada popula??o absoluta) e urbano (maior concentra??o de pessoas nas cidades).
b) Popula??o brasileira, de 1940 at? 2010, e sua distribui??o no campo e na cidade: aqui o aluno deve perceber que o Brasil apresenta um crescimento populacional ascendente e que, a partir da d?cada de 1970, nosso pa?s se consolida como urbano, o que perdura at? hoje.
c) Distribui??o da popula??o do Brasil pelas Regi?es Geogr?ficas em 2010: o aluno deve perceber que h? uma desigual distribui??o da popula??o pelas regi?es do pa?s.
d) Distribui??o da popula??o brasileira pelos Estados: espera-se que o aluno confirme, na escala estadual, a desigual distribui??o da popula??o do pa?s, inferindo sobre as regi?es de maior e menor concentra??o populacional.
Para resgatar o papel do Censo, passe a cena da novela Passione da Rede Globo, exibida em 2010, quando a personagem Cl?, representada pela atriz Irene Ravache, recebe o recenseador do IBGE em sua casa e responde as perguntas do Censo 2010.
Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=2XE2x_ccoIY&feature=relmfu (acesso em 21 de abril de 2012). A partir da cena voc? deve lembrar aos alunos de explorar o papel das pesquisas para o levantamento de dados e o planejamento em diversas escalas: da federal a local.
Convide os professores de outras ?reas do conhecimento para participarem desta etapa do trabalho, podendo inclusive propor aulas interdisciplinares, com a participa??o de mais de uma ?rea do conhecimento.
Os alunos devem construir o roteiro e preparar a grava??o do podcast geogr?fico e pensar em quem far? a locu??o, quais s?o os momentos de falar sobre cada uma das conclus?es, quais estrat?gias de locu??o utilizar, que m?sicas agregar ? grava??o, etc.
Disponha do tempo necess?rio para esta tarefa.
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Estrat?gia 12
Pe?a aos alunos que gravem os seus podcasts.
Para isso eles poder?o utilizar os seus celulares, no modo grava??o de voz.
Cuide para que o ambiente da grava??o, no caso de uso de celulares, seja o mais tranquilo poss?vel, viabilizando qualidade na grava??o.
Utilizando o cabo de transmiss?o de dados dos celulares dos alunos, grave todos os podcasts em um computador e socialize, entre a sala, entre as salas ou entre os alunos de um n?vel de ensino da escola, as produ??es sobre a popula??o brasileira e sua distribui??o, realizadas a partir de pesquisas, an?lise, agrupamento de dados, escrita e grava??o de podcasts.
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Estrat?gia 13
Disponibilize os podcasts na internet. Assim, outras pessoas poder?o ouvir a produ??o cient?fica de seus alunos e eles se sentir?o valorizados, al?m de incentivar outros profissionais a aliarem trabalho cient?fico e uso de novas (e dispon?veis) tecnologias. Voc? encontra sites de hospedagem de podcasts gratuitos na internet, como em http://www.podbean.com/ (Acesso em 21 de abril de 2012). Como eles est?o, geralmente, em ingl?s, convide o professor da ?rea de L?ngua Estrangeira para enfrentar esta tarefa com voc? e seus alunos.
- Site do IBGE, ?rg?o federal brasileiro respons?vel pela realiza??o de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o Brasil.
www.ibge.gov.br (acesso em 21 abril 2102)
- Site do IBGE teen e IBGE 7 a 12 anos. Sites dentro do IBGE, voltados para crian?as e adolescentes, de f?cil leitura, com recursos, pesquisas, jogos, mapas e outros materiais.
http://www.ibge.gov.br/7a12/ (acesso em 21 abril 2102)
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/ (acesso em 21 abril 2102)
Podcast de Gilberto Dimenstein sobre o lixo das cidades e a pouca qualidade de reciclagem oferecida pelo poder p?blico.
http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/podcast.asp (acesso em 21 abril 2102)
A avalia??o do desenvolvimento deve ser processual e dever?o ser avaliados os seguintes crit?rios:
- a participa??o do aluno no processo de consulta e pesquisas realizadas no site do IBGE, a transposi??o e a organiza??o dos dados sobre popula??o brasileira.
- a produ??o de conclus?es sobre a popula??o brasileira nas escalas nacional, regional e estadual.
- a produ??o do roteiro do podcast, avaliando a coer?ncia textual e a rela??o com os dados levantados.
- a apresenta??o coletiva dos podcasts para os demais grupos de alunos.