Carlos Eduardo Frankiw de Andrade; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
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- As rela??es entre as simbologias sugeridas pelos registros fotogr?ficos e as concep??es pol?ticas dos movimentos retratados.
- As principais causas da Revolu??o H?ngara de 1956.
- As principais simbologias, retratadas em fotografia, das concep??es de a??o pol?tica e interven??o no espa?o p?blico usadas pelos insurgentes na Revolu??o H?ngara de 1956.
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- O Socialismo no S?culo XIX.
- A Revolu??o Russa (1917 ? 1922).
- A Europa no per?odo entre as Guerras (1918 ? 1939).
- A Segunda Guerra Mundial (1939 ? 1945).
- A Guerra Fria (1945 ? 1989).
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INTRODU??O AOS PROFESSORES
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A Revolu??o H?ngara de 1956 foi um dos principais movimentos de insurrei??o popular contestat?ria ocorrido no bloco sovi?tico durante o per?odo da Guerra Fria (1945 ? 1989). Originado da revolta contra as estruturas autorit?rias do modelo de socialismo imposto pela Uni?o Sovi?tica no leste europeu ap?s o fim da Segunda Guerra Mundial, o levante h?ngaro se propunha a construir um caminho aut?nomo de viv?ncia da experi?ncia socialista no pa?s, pautado pela amplia??o das esferas democr?ticas para a popula??o e pelo usufruto das liberdades de express?o e organiza??o pol?tica. Duramente reprimido pelas tropas sovi?ticas, a Revolu??o H?ngara deixou consigo um rico legado imag?tico, formado por registros fotogr?ficos que denotam maneiras variadas de simbolizar os gestos de contesta??o e de tentativa de constru??o de esferas de poder democr?tico em meio ? experi?ncia socialista vivenciada pelo leste europeu durante a Guerra Fria.
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DESENVOLVIMENTO
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AULA 1
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Contextualiza??o
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O professor dever? iniciar esta aula propondo aos alunos a confec??o de um blog virtual visando armazenar os conte?dos a serem constru?dos e apreendidos a partir das atividades de pesquisa e estudo sobre a tem?tica da Revolu??o H?ngara de 1956 pelos alunos nas aulas seguintes.
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Desenvolvimento
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A atividade proposta nesta aula tem por objetivo a cria??o por parte dos pr?prios educandos de ferramentas que visem estimular a socializa??o dos conhecimentos apreendidos nas aulas seguintes entre os colegas de sua escola, ao revestir seu conte?do tanto com os materiais cedidos pelo professor e obtidos pelos alunos em suas atividades de pesquisa quanto com os textos produzidos pelos pr?prios estudantes em sala de aula.
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A tem?tica do blog ser? a pr?pria tem?tica das aulas seguintes, ou seja, os conhecimentos adquiridos e constru?dos pelos estudantes acerca da Revolu??o H?ngara por meio das atividades que realizar?o nas pr?ximas aulas. Nesse sentido, na atividade aqui proposta, que utilizar? os cinquenta minutos desta aula, o professor deve estimular o envolvimento, ainda que diferenciado, de todos os estudantes da sala na confec??o do blog. Para tanto, o professor deve incentivar a utiliza??o de parte do tempo (cerca de trinta minutos) da aula para que os alunos discutam entre si os aspectos concernentes ao desenho visual do blog (seu layout), al?m de deliberar acerca de quais se responsabilizar?o por alimentar o blog com o conte?do constru?doao longo das aulas seguintes e quais se encarregar?o de divulgar o mesmo ao restante da escola. Deve ser estimulado entre estes ?ltimos que fa?am uso de seus perfis em redes sociais como o Orkut e o Facebook em seu trabalho de divulga??o para o restante da escola da exist?ncia e das atualiza??es do blog.
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Os ?ltimos vinte minutos da aula devem ser dedicados ?s atividades concernentes ? confec??o do blog de acordo com as diretrizes coletivamente deliberadas pelos alunos acerca de suas formas.
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As diretrizes para a confec??o do blog s?o as que seguem: deve propiciar espa?o para ser alimentado por textos pesquisados e considerados pertinentes pelos alunos, assim como os materiais que estes produzirem nas atividades sequentes, al?m de ser configurado de modo a poder receber conte?dos imag?ticos e audiovisuais, sejam aqueles cedidos aos alunos, sejam aqueles que eventualmente estes vierem a obter em suas pesquisas.
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Em virtude da facilidade de configura??o e manuseio, ? sugerido hospedar o Blog no dom?nio wordpress (link: http://pt-br.wordpress.com/). Se acaso os alunos demonstrarem maior familiaridade com a confec??o de blogs em outros dom?nios virtuais, os mesmos dever?o ser utilizados.
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AULA 2
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Contextualiza??o
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Nesta aula, o professor dever? propor aos estudantes uma atividade de pesquisa visando construir conte?dos em suporte textual a partir da divis?o da sala em dois grupos formados por cerca de vinte alunos.
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Esta atividade tem por objetivo a obten??o e a socializa??o de conhecimentos entre os alunos acerca do contexto espec?fico em que se sucedeu a Revolu??o H?ngara de 1956, bem como das reivindica??es levantadas por parte da popula??o sublevada. Al?m da compreens?o de conceitos pol?ticos pr?prios ? hist?ria das experi?ncias socialistas do s?culo XX, esta atividade tem por objetivo auxiliar os alunos na compreens?o e uso de suas compet?ncias relativas ? percep??o da multiplicidade de temporalidades e processos hist?ricos poss?veis de se entrecruzarem a partir de um mesmo evento hist?rico, tendo por base a experi?ncia da Revolu??o H?ngara de 1956. Neste aspecto, se melhor convir ao professor, o mesmo deve incentivar aos alunos a mobiliza??o dos conhecimentos adquiridos e constru?dos previamente por estes em aulas anteriores referentes a temas como: a hist?ria do socialismo e suas propostas no s?culo XIX; a Revolu??o Russa de 1917 e seus desdobramentos na constru??o do estado sovi?tico; a Guerra Fria e seus blocos de influ?ncia.
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Diante do conte?do espec?fico a ser constru?do pelos alunos nesta aula, e visando favorecer as possibilidades de interdisciplinaridade nesta atividade, o professor pode incentivar aos alunos para que procurem o professor de L?ngua Portuguesa da escola para que este discuta e explique aos mesmos as caracter?sticas singulares do artigo enquanto g?nero textual.
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Desenvolvimento
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Os dois grupos devem inicialmente realizar uma atividade de pesquisa virtual de cerca de vinte minutos visando obter informa??es e debaterem os conhecimentos obtidos acerca do Pacto de Vars?via (GRUPO 1), que regia as rela??es internas dos pa?ses subordinados ao bloco sovi?tico e legitimava a interfer?ncia da URSS em quest?es locais, e das reivindica??es dos insurgentes h?ngaros em 1956 (GRUPO 2), pautadas por uma maior autonomia perante o modelo sovi?tico em suas sociedades em sua tentativa de implantar um regime socialista no que tange ?s suas rela??es sociais, pol?ticas e econ?micas espec?ficas.
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A obten??o e constru??o destes conhecimentos ser?o fundamentais para que os dois grupos realizem uma atividade de reda??o de artigos de cerca de uma a duas laudas nos pr?ximos vinte minutos da aula, tendo por tem?tica respectiva de cada grupo os seguintes temas: O Pacto de Vars?via e a Interfer?ncia da URSS no Leste Europeu (GRUPO 1); A Revolu??o H?ngara de 1956 e sua Reivindica??o de um Socialismo Aut?nomo (GRUPO 2).
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Os ?ltimos dez minutos da aula devem ser utilizados tanto para a alimenta??o do blog com os conte?dos produzidos pelos alunos de cada grupo, quanto para a divulga??o virtual da exist?ncia do mesmo e de que este se encontra atualizado com novos conhecimentos.
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De modo a estimular um aprendizado pautado pela socializa??o constante dos conhecimentos adquiridos nas atividades propostas nesta aula, o professor deve instigar aos alunos de cada grupo que se organizem livremente, se poss?vel, entre aqueles respons?veis pela coleta dos dados da pesquisa para o debate e aqueles incumbidos de redigir o artigo.
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Tal atividade de pesquisa, visando fornecer aos alunos conhecimentos acerca tanto das estruturas de poder vigentes no bloco sovi?tico quanto das principais reivindica??es dos insurgentes da Revolu??o H?ngara, ser? importante no sentido de auxili?-los nas atividades de interpreta??o das simbologias pol?ticas evocadas pelos registros fotogr?ficos deste evento propostas para as aulas seguintes.
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Para a confec??o dos artigos resultantes das informa??es coletadas em pesquisa, sugerem-se os seguintes links:
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GRUPO 1:
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Artigo referente ao Pacto de Vars?via publicado na enciclop?dia virtual Wikipedia:
http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_de_Vars?via. (Acesso em 9 de abril de 2012)
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GRUPO 2:
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Artigo sobre a Revolu??o H?ngara de 1956 publicado na enciclop?dia virtual Wikipedia:
http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Revolu??o_H?ngara_de_1956. (Acesso em 9 de abril de 2012)
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AULA 3
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Contextualiza??o
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As atividades propostas nesta aula t?m por objetivo auxiliar os alunos da sala a fixarem os conte?dos produzidos na aula anterior, estimulando-os em suas habilidades de interpreta??o textual, por meio da compreens?o e s?ntese de conceitos oriundos da leitura dos artigos redigidos pelos dois grupos, al?m de incentivar suas capacidades de compara??o de processos hist?ricos distintos entrecruzados a partir do conhecimento de um mesmo evento hist?rico. Para tanto, ? sugerido que os alunos se dediquem ? leitura dos conte?dos produzidos na ?ltima aula e construam um mapa conceitual contendo as principais no??es apreendidas das tem?ticas anteriormente estudadas.
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Se acaso achar necess?rio, o professor pode estimular os alunos para que consultem eventuais mapas conceituais elaborados pelos mesmos no estudo de outras tem?ticas.
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Desenvolvimento
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Esta aula deve ser iniciada com o professor propondo que cada um dos grupos de alunos leia e debata o artigo produzido pelo outro grupo visando extrair dos textos as informa??es e conceitos principais abordados nos mesmos. As atividades de leitura e debate devem utilizar os primeiros vinte minutos da aula.
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Em seguida, o professor deve propor aos estudantes de cada um dos grupos que, a partir daquilo que foi debatido na primeira parte da aula a partir da leitura do artigo produzido pelo outro grupo, elaborem um mapa conceitual contendo, de maneira sint?tica, as principais informa??es e conceitos mobilizados na reda??o dos artigos. O mapa conceitual deve ser organizado graficamente de maneira similar a um organograma, contendo caixas de textos a serem preenchidos por conceitos, frases e palavras de liga??o e informa??es extra?das dos conte?dos dos artigos produzidos na ?ltima aula pelos alunos, interligados por meio de linhas e setas de modo a organizar e representar de maneira sint?tica os saberes apreendidos por meio das atividades anteriores de leitura e debate. A atividade de constru??o do mapa conceitual deve tomar os pr?ximos vinte minutos da aula.
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Os ?ltimos dez minutos da aula devem ser utilizados tanto para a alimenta??o do blog com os conte?dos produzidos pelos alunos de cada grupo, quanto para a divulga??o virtual de que este se encontra atualizado com novos conhecimentos.
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AULA 4
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Contextualiza??o
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Esta aula tem como proposi??o de atividade o desenvolvimento da capacidade dos alunos de perceber, interpretar e descrever as simbologias presentes em registros fotogr?ficos de a??es pol?ticas praticadas por grupos politicamente organizados na cena p?blica, tomando como exemplo duas fotografias que representam tipos distintos de agir efetuado pelos insurgentes h?ngaros durante a Revolu??o H?ngara de 1956.
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Neste sentido, al?m de incentivar as capacidades dos alunos de mobilizar conceitos anteriormente aprendidos para a leitura de um documento hist?rico em suporte diverso do textual (fotografia), esta atividade, a partir do est?mulo ao desenvolvimento de suas capacidades de descri??o e interpreta??o, tem por objetivo auxiliar os estudantes a se familiarizarem com a no??o de que a documenta??o hist?rica e suas formas de representa??o de eventos hist?ricos utilizam suportes diversos para a constru??o de uma narrativa hist?rica.
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Com o objetivo de facilitar a atividade em caso de eventuais dificuldades dos alunos, o professor pode sugerir aos alunos a consulta tanto aos conte?dos constru?dos por estes nas aulas anteriores quanto a atividades anteriormente realizadas pelos mesmos no estudo de outras tem?ticas envolvendo a interpreta??o de documenta??o hist?rica em suporte iconogr?fico (pinturas, fotografias, an?ncios publicit?rios, etc.).
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Por fim, se acaso achar necess?rio, e tamb?m contribuindo para um estudo de car?ter interdisciplinar, o professor pode incentivar aos alunos para que procurem o professor de Artes da escola para que este discuta e explique aos mesmos as caracter?sticas singulares da fotografia enquanto t?cnica e meio de representa??o e simboliza??o da realidade.
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Desenvolvimento
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Para as atividades desta aula, o professor deve ceder a cada um dos grupos uma das fotografias abaixo, anunciando que estes registros foram produzidos durante a Revolu??o H?ngara de 1956 e retratam modalidades distintas de a??o pol?tica utilizada pelos insurgentes h?ngaros durante este evento.
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Ap?s ceder as imagens aos grupos, o professor deve pedir aos alunos de cada grupo que debatam e redijam uma interpreta??o descritiva das mesmas a partir dos seguintes crit?rios a serem utilizados para orientar suas interpreta??es:
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1) Descreva o tipo de imagem cedida.
2) Identifique e descreva as figuras retratadas na imagem.
3) Que tipo de a??o pol?tico a imagem a retrata? O que esta a??o pode significar?
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A atividade de debate deve tomar os primeiros vinte minutos da aula. Para a reda??o coletiva das interpreta??es descritivas por parte de cada grupo, sugere-se o tempo de vinte minutos. Os ?ltimos dez minutos da aula devem ser utilizados tanto para a alimenta??o do blog com os conte?dos produzidos pelos alunos de cada grupo, quanto para a divulga??o virtual de que este se encontra atualizado com novos conhecimentos.
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A fotografia a ser cedida ao GRUPO 1 ? a que segue:
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Figura 1:
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Legenda: Est?tua do ditador sovi?tico Josef Stalin derrubada em Budapeste durante a Revolu??o H?ngara de 1956. Data: 10/1956. Autor: Desconhecido. Fonte: http://www.kingsacademy.com/mhodges/03_The-World-since-1900/09_The-Cold-War/09c_Cold-War-in-the-1950s-2.htm. (Acesso em 9 de abril de 2012).
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1) Trata-se de uma fotografia em preto e branco.
2) A imagem mostra um conjunto de pessoas em um espa?o p?blico a observar uma est?tua em homenagem ao ditador sovi?tico Josef Stalin ap?s ser derrubada. As cordas no entorno da est?tua sugerem que os indiv?duos retratados na foto tomaram parte na derrubada da mesma.
3) A imagem, retratando uma a??o pol?tica iconoclasta, procura representar uma atitude de radical questionamento da legitimidade da influ?ncia e interfer?ncia do poder sovi?tico sobre os rumos da Rep?blica da Hungria. A atitude de questionamento registrado pela fotografia tem por objetivo afirmar a autonomia e independ?ncia dos h?ngaros na condu??o das quest?es concernentes ao seu pa?s e ao modelo de socialismo ali adotado no contexto da Guerra Fria.
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Ao GRUPO 2, dever? ser cedida a seguinte imagem:
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Figura 2:
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Legenda: Manifesta??o de insurgentes durante a Revolu??o H?ngara de 1956. Data: 10/1956. Autor: Desconhecido. Fonte: http://www.homepage.mac.com/oldtownman/20th/1950s/1956.html. (Acesso em 9 de abril de 2012).
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1) Trata-se de uma fotografia em preto e branco.
2) A imagem mostra um conjunto de pessoas reunidas em um espa?o p?blico, aparentemente uma pra?a. O conjunto de pessoas reunidas em redor de um indiv?duo no centro da fotografia, abaixo da est?tua, aparenta, nos gestos retratados da multid?o, estar interagindo com o mesmo.
3) A imagem, retratando alguma esp?cie de assembleia popular de rua, procura representar a atitude dos insurgentes de tentar construir, de forma radicalmente democr?tica, novas inst?ncias de poder pol?tico deliberativo para a na??o h?ngara. Neste aspecto, a atitude retratada pela fotografia simboliza os anseios da popula??o h?ngara de constru??o de mecanismos pol?ticos mais participativos e democr?ticos como forma aut?noma de viv?ncia da experi?ncia socialista no contexto da Guerra Fria.
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AULA 5
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Contextualiza??o
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A ?ltima aula dedicada ao tema da Revolu??o H?ngara de 1956 tem como proposta de atividade a realiza??o de um semin?rio entre os alunos a partir de uma pergunta ordenadora fornecida pelo professor ? turma.
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Dado o car?ter da pergunta fornecida aos estudantes, deve se incentivar o car?ter livre e pessoal de suas respostas, mediadas tanto pelos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas anteriores quanto por eventuais saberes preexistentes do estudante sobre as tem?ticas tratadas. Nesse sentido, esta atividade deve ser encarada como forma de est?mulo ? percep??o dos estudantes enquanto sujeitos hist?ricos atuantes em sua realidade e capazes n?o s? de refletir sobre a mesma, mediando os conhecimentos aprendidos nas aulas com seu cotidiano em sua leitura do real, como tamb?m de pensarem formas poss?veis de interven??o no mundo ao seu redor.
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O professor deve se sentir estimulado a intervir de forma mediadora nas discuss?es realizadas pelos alunos, oferecendo questionamentos e destacando os elementos das falas dos estudantes que julgar conveniente no sentido de aprofundar o debate realizado em sala.
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Se achar conveniente, o professor pode pedir aos alunos que utilizem a parte final da aula para a reda??o coletiva de um ensaio contendo os principais pontos levantados na discuss?o e o publiquem no blog. Neste caso, novamente o professor pode incentivar aos alunos para que procurem o professor de L?ngua Portuguesa da escola para que este discuta e explique aos mesmos as caracter?sticas singulares do ensaio enquanto g?nero textual.
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Desenvolvimento
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Logo no in?cio da aula, o professor dever? fornecer aos alunos da sala a seguinte pergunta:
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?? poss?vel existir uma experi?ncia socialista no mundo contempor?neo diferente das caracter?sticas consagradas pelo socialismo sovi?tico? Justifique.?
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Como dito anteriormente, deve ser estimulado para que os alunos respondam ? pergunta de forma livre e pessoal, sem se preocuparem em serem avaliados. Se o professor optar pela atividade de que os alunos redijam coletivamente um ensaio sintetizador dos pontos levantados pela discuss?o, o semin?rio deve tomar cerca de vinte e cinco minutos da aula. Os pr?ximos quinze minutos devem ser dedicados ? reda??o coletiva deste ensaio. Os ?ltimos dez minutos da aula devem ser utilizados pelos alunos tanto para a alimenta??o do blog com o conte?do produzido pela atividade desenvolvida quanto para a divulga??o virtual para a escola de que o blog foi atualizado.
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CONCLUS?O
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Os alunos dever?o ser estimulados ao aprendizado da interpreta??o descritiva de imagens que retratam eventos pol?ticos de modo a reconhecer em representa??es imag?ticas as diferentes formas de atua??o pol?tica adotadas por grupos atuantes na cena p?blica de uma sociedade moderna. Devem entender a import?ncia fornecida pela media??o do conhecimento obtido pela compreens?o do contexto hist?rico espec?fico em que estas imagens foram produzidas para a melhor confec??o de uma interpreta??o dos potenciais valores e aspira??es pol?ticas nelas retratadas. Os alunos devem ser incentivados a perceber as caracter?sticas espec?ficas das formas de exerc?cio de poder constitu?das no bloco sovi?tico durante a Guerra Fria, pautada pela subordina??o plena dos pa?ses socialistas do leste europeu aos interesses espec?ficos da Uni?o Sovi?tica. Por fim, os alunos devem compreender a import?ncia da Revolu??o H?ngara de 1956 e de suas aspira??es na din?mica de intermitente contesta??o das estruturas do poder e da influ?ncia da URSS em meio ao leste europeu durante a Guerra Fria que levou posteriormente ? derrocada das experi?ncias socialistas ocorridas nesta regi?o.
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Sugest?o de links para os alunos:
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- Artigo ?Revolu??o H?ngara de 1956?, de Rainer Sousa. Site Brasil Escola, vinculado ? Rede Record: http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/revolucao-hungara-1956.htm. (Acesso em 9 de abril de 2012.)
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Sugest?o de links para os professores:
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- Artigo ?Revolu??o H?ngara de 1956, tentativa de reunifica??o de uma Europa dividida?, sobre a atualidade da Revolu??o H?ngara. Site Parlamento Europeu:
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+IM-PRESS+20061020IPR11874+0+DOC+XML+V0//PT. (Acesso em 9 de abril de 2012.)
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- Artigo ?Hungria: a controv?rsia sobre a heran?a da revolu??o de 1956?, de Peter Schwarz.Site World Socialist Web Site:
http://www.wsws.org/pt/2006/nov2006/hunport-n01.shtml. (Acesso em 9 de abril de 2012.)
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Avalia??o
Os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de compreens?o dos conceitos, na sua capacidade de leitura e interpreta??o oral e escrita das imagens cedidas, assim como na sua atividade de pr?tica de pesquisa, elabora??o e compartilhamento do conjunto de conhecimentos apreendidos durante as aulas. Os textos elaborados pelos estudantes dever?o ser avaliados de acordo com a capacidade de interpreta??o e a exposi??o anal?tica dos conte?dos aos quais os mesmos se referem. O mapa conceitual deve ser avaliado de acordo com as capacidades demonstradas pelos alunos de compreens?o e s?ntese dos conceitos e informa??es adquiridas e produzidas pelos estudantes. No que tange ao Blog virtual, sua avalia??o dever? centrar-se eminentemente na perspectiva de exposi??o, socializa??o e no resumo dos conte?dos apreendidos durante as aulas.