Projeto Inicia??o Cient?fica: Lupa na L?ngua
Subprojeto: g?neros discursivos

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png
?

?
Obs.: este projeto pode ser adaptado ao uso do tablet.
?
Estrat?gias e recursos
-
SMS - via celular.
-
Twiddla - lousa interativa para cria??o de textos coletivos.
-
Podcast.
-
Debate regrado.
-
Exposi??o oral e apresenta??o visual.
-
Laptops e/ou tablets com acesso ? internet.
?
?
Passo 1 - Introdu??o ao tema da pesquisa
?
Para sensibiliza??o do tema, o professor come?a a aula pedindo aos alunos para acessarem a not?cia abaixo dispon?vel em: http://contigo.abril.com.br/noticias/iris-bruzzi-aos-77-ainda-recebo-muita-cantada Acesso em 18 de abr. de 2012.
?
?
10/04/2012 - 23:44
Iris Br?zzi: ??Aos 77 ainda recebo muita cantada??
Atriz de M?scaras contou que recebe cantadas, mas est? fechada para balan?o
Por Roseane Santos; Edi??o: Ana Reis - Contigo! Online
AgNews
Iris Br?zzi: ??Aos 77 ainda recebo muita cantada??
Durante o primeiro episodio de M?scaras, a atriz Iris Br?zzi contou que ainda se sente muito sensual e recebe at? cantadas. ?Aos 77 ainda recebo muita cantada. Mas estou fechada para balan?o. N?o quero namorar um velhinho de 77 anos?, contou a atriz.
?As vezes at? vejo um homem bonit?o me olhando, mas brinco com ele: ?Acho que voc? bateu na porta errada??, diverte a atriz.
Na trama M?scaras, Iris ser? Olivia Motta, uma governanta muito s?ria e formal que esconde que no passado foi prostituta. A atriz contou ainda que sua personagem ? muito diferente dela. ?Fui me achando bonita, agora eu sou uma velhinha festeira e bem moleca, o que ? totalmente diferente da minha personagem?.
?
Ap?s a leitura da not?cia, o professor questionar? oralmente com os alunos:
1) Qual o lead da not?cia: o qu?? Quem? Onde? Quando?
2) Tendo em vista que nem tudo que acontece vira not?cia, qual a causa para a reda??o da not?cia, ou seja, o que realmente foge ao usual para ser tema da not?cia?
3) No trecho "Durante o primeiro epis?dio de M?scaras, a atriz Iris Br?zzi contou que ainda se sente muito sensual e recebe at? cantadas.", qual o pressuposto revelado pelo uso do "at?"?
4) Qual o sentido de "estou fechada para balan?o"?
5) O que ? uma cantada?
6) Qual sua fun??o social?
7) Quem geralmente recebe cantadas? Existe uma prefer?ncia de g?nero para emitir e receber cantadas? Por que isso acontece?
8) Existe um lugar espec?fico para dar e receber cantadas?
9) Existem cantadas melhores e piores? Sob qual perspectiva? Por que isso ocorre?
?
A partir dessa discuss?o, o professor pedir? para os alunos partirem de seu conhecimento de mundo para lembrarem algumas cantadas que conhecem. A atividade ser? realizada por meio do envio de SMS para os colegas com as cantadas conhecidas. Ao receber as cantadas dos colegas, cada aluno escolher? a melhor e a pior, tendo por base seus princ?pios e seu julgamento est?tico, e justificar? sua escolha. A justificativa ser? feita oralmente para toda turma e, nesse momento, sem interrup??es do professor.

http://lh4.ggpht.com/_hxAbpG9-SlY/StypMpTpMlI/AAAAAAAABFk/mAdFDuGavnA/Sala%20de%20aula%5B6%5D.jpg
?
Ap?s as justificativas, o professor dever? intervir para dizer aos alunos que existem estrat?gias lingu?stico-discursivas e ideol?gicas na estrutura do g?nero cantada e que elas podem interferir na e para a recep??o de quem l? ou recebe uma cantada. O docente ressaltar? ainda que o julgamento em melhor e pior ? pessoal/cultural, mas as cantadas, em geral, n?o fogem a um arranjo lexical, estrutural, tem?tico e argumentativo. E justamente, o projeto de pesquisa que ir?o trabalhar, visa ? compreens?o dessas estrat?gias.
?
Professor, antes de passar para os passos seguintes da pesquisa, ? importante que haja uma conversa com os alunos sobre quest?es comportamentais, ?ticas e culturais, dada a provoca??o social que o tema de pesquisa suscita. Assim, convide o professor de filosofia e/ou sociologia e/ou ensino religioso para promover um momento de di?logo com os alunos relativo a: 1) Como a cantada ? produzida e recebida no Brasil? 2) E em outros pa?ses, como ela acontece? 3) Cantadas t?m por base apenas apelo sexual? Se n?o, quais outros apelos as cantadas suscitam? 4) Qual a interfer?ncia cultural para a receptividade de uma cantada? 5) At? que ponto os princ?pios ?ticos s?o considerados na produ??o de cantadas? 6) Quem ? afetado e por que ao se desconsiderar os princ?pios ?ticos na produ??o de uma cantada? 7) Qual deve ser o princ?pio norteador para a produ??o de uma cantada?
Essa discuss?o problematizar? quest?es ?ticas, sociais e culturais das cantadas. A partir do esclarecimento dessas quest?es, passar-se-? ao estudo da cantada sob perspectiva estrutural, estil?stica e tem?tica.
?
Passo 2 - Problematiza??o, hip?tese e justificativa da pesquisa
Para trabalhar o tema proposto pelo projeto de pesquisa, deve-se partir de uma problematiza??o que nortear? o estudo. Tendo em vista o tema proposto, segue sugest?o de problematiza??o que dever? ser redigida junto com as interven??es discentes:
-
Quais estrat?gias lingu?stico-discursivas e ideol?gicas as cantadas utilizam?
?
Estabelecida a problematiza??o, o professor pedir? aos alunos para escreverem o porqu? de se pesquisar as estrat?gias das cantadas. Essa explica??o ser? a justificativa do projeto. Cada aluno pode, em seus laptops ou em seus tablets digitar as justificativas que julgarem adequadas ao estudo e, posteriormente, o professor as projeta para toda sala a fim de definirem quais ser?o as justificativas cab?veis ao trabalho.
Exemplo:
?
-
Estudar as cantadas nos permite identificar os argumentos utilizados em um flerte.
-
Estudar as cantadas nos permite supor do ponto de vista cultural que algumas s?o bem recebidas socialmente e outras n?o.
-
Estudar as cantadas nos permite o conhecimento de que elas n?o t?m apenas apelo sexual. Elas podem ser utilizadas, por exemplo, para conseguir um presente ou algo que alguma pessoa deseja.
-
Estudar as cantadas nos faz compreender um pouco do universo da paquera e dos recursos utilizados nas investidas femininas e/ou masculinas.
?
Quanto ?s hip?teses de pesquisa, os alunos ter?o de concentrar seus esfor?os para dar respostas ? problematiza??o proposta, ou seja, sabendo que o objetivo deles ? pesquisar as estrat?gias das cantadas, o que eles hipotetizam com rela??o ao que ir?o descobrir?
Exemplo:
-
A escolha lexical contribui argumentativamente com a cantada, valorizando-a ou n?o ideologicamente, ou seja, levando em considera??o o aspecto cultural.
-
O lugar onde a cantada ? proferida bem como a pessoa que enuncia a cantada e o momento da enuncia??o contribuem para sua melhor ou pior aceita??o social.
-
Existem esteri?tipos de cantadas que desagradam culturalmente porque n?o apresentam boas estrat?gias argumentativas.
-
Etc.
?
?
Passo 3 - Objetivos
?
Os alunos tendo ci?ncia do tema que pesquisar?o, o que pesquisar?o e por que, eles devem elaborar os objetivos da pesquisa, com base no resultado que almejam. A escrita dos objetivos deve ser feita na coletividade. Por isso, ? sugerido ao professor utilizar um projetor, recurso em que todos os alunos ter?o acesso ? escrita "online", ou utilizar a lousa para a cria??o de textos coletivos - Twiddla, porque ela permite a visualiza??o e interfer?ncia de todos os alunos no texto constru?do. Para o uso da lousa digital, segue tutorial dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38881
?
Passo 4 - Corpus de pesquisa
?
Para cumprir os objetivos de pesquisa propostos, os alunos devem ter clareza em rela??o ao material que utilizar?o para pesquisar. Logo, as cantadas utilizadas nas an?lises ser?o as dispon?veis em ambiente virtual.
?
Passo 5 - Metodologia
?
Produ??o de PODCAST
?
Professor, todo o trabalho com o g?nero cantadas dever? ser organizado em uma produ??o de ?udio gravada e publicada em arquivos de m?dia digital pela internet. Dessa forma, o trabalho ser? orientado pela produ??o de um podcast.
Para maiores informa??es acerca do podcast, consulte:
?
Antes de dar in?cio ?s atividades, o professor dir? aos alunos que organizar?o um podcast a partir do estudo com as cantadas. Assim, ? imprescind?vel que os alunos tenham tido contato com o podcast.
Caso isso ainda n?o tenha acontecido, o professor exibir? alguns podcasts com o intuito de inserir o aluno nessa forma de produ??o e organiza??o do conhecimento.
Sugest?es de podcasts:
Voc? sabe o que significa uma Organiza??o N?o Governamental? Ent?o, ou?a o podcast da Central Jovem!
Produ??o Central Jovem.
Dispon?vel em: http://www.podcast1.com.br/canal.php?pagina=2&codigo_canal=868 Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
Produ??o de Luciano Pires.
Dispon?vel em: http://podcast.lucianopires.com.br/podcasts/cafe_brasil_293_ironia.mp3 Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
Produ??o de Luciano Pires
Dispon?vel em: http://www.lucianopires.com.br/cafebrasil/podcast/?pagina=/2010/12/16/224-o-ouvinte-de-podcasts/ Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
Depois de escutados os arquivos de ?udio, o professor pedir? aos alunos para comentarem sobre o que ouviram, especialmente no que diz respeito ao podcast, enquanto recurso de aprendizagem.
?
Para facilitar as discuss?es sobre podcast, o professor pedir? aos alunos para fazerem uma r?pida pesquisa, utilizando seus laptops e tablets, sobre esse recurso na internet. Ao final, ter?o de digitar um par?grafo em que se explicite o que seja um podcast: o que ?, para que serve, onde est? dispon?vel, quem o utiliza e para qu?. Esse par?grafo dever? ser postado ou no site da escola ou no blogue da turma.
?
Tendo conhecimento do podcast, chegou o momento de estudar as cantadas, tema da pesquisa, para, seguidamente, produzir o arquivo de ?udio.
|
?
Atividade 1
?
Os alunos trabalhar?o em duplas e cada uma dever? selecionar aleatoriamente 3 cantadas da internet. Ap?s sele??o, dever?o analisar as cantadas no que tange:
-
ao l?xico;
-
? morfologia;
-
? sintaxe;
-
? argumenta??o;
-
? situa??o em que foi produzida;
-
ao enunciador;
-
? inten??o cultural da cantada.
?
Terminada a an?lise, dever?o apresentar um texto digitado que evidencie os estudos empreendidos. Esse texto dever? ser exibido para a turma e discutido com todos. Nesse momento, se apresentar?o as d?vidas com rela??o ?s an?lises e se ter? momento oportuno para discutir dificuldades, inadequa??es, dentre outros.
? importante que o professor d? uma amostra do que espera em rela??o ?s an?lises. Tomando como base as cantadas abaixo (dispon?veis em: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=154 Acesso 17 de abr. de 2012), seguem exemplos de an?lise:
?
1) "Adoraria te dar um presente, mas esqueci como se embrulha um beijo, alguma dica?"
2) "Seu nome ? Tamara? - N?o. - Pode at? n?o ser Tamara, mas voc? Tamaravilhosa!"
3) "Eu procurei "amor" no Aur?lio, e o seu nome tava inclu?do!"
?
Na primeira cantada, o uso dos voc?bulos "presente" e "embrulho" pertencem ao mesmo campo lexical, permitindo manuten??o do tema da cantada: "dar um presente". O verbo no futuro do pret?rito, "adoraria", denota grau de polidez e a contraposi??o de ideias pelo uso do conectivo "mas" organiza o argumento: dar presente, MAS n?o saber como se embrulha o beijo. Sendo assim, o conectivo de contrajun??o quebra uma expectativa que ? a de saber embrulhar o presente, e nessa quebra de expectativas, pelo uso do "mas", ? que se apresenta ao interlocutor o argumento da cantada: perguntar se ele ou ela saberiam embrulhar um beijo. Provavelmente, essa cantada ? utilizada por um enunciador que deseja beijar seu interlocutor. Ideologicamente, na sociedade em que vivemos, o beijo simboliza afeto e demonstra de, alguma maneira, poss?veis uni?es sentimentais, o que o produtor dessa cantada almeja com seu interlocutor.
Na segunda cantada, h? a presen?a de um locutor que, diferentemente da primeira, requer a interlocu??o. Ou seja, ele precisa da resposta do interlocutor para dar continuidade ao intento. O argumento da cantada reside em um aspecto fon?tico e sint?tico. Aproveita-se o nome pr?prio "Tamara", que produz um som aberto na primeira s?laba, para fazer a jun??o com o adjetivo "maravilhosa" - som aberto nas duas primeiras s?labas. Nessa jun??o, h? perda fon?tica por conta da elis?o do nome Tamara+maravilhosa. Isso permite o efeito fon?tico-sint?tico: "Tamaravilhosa". Al?m desse recurso, o uso da express?o "pode at? n?o ser" e uso do "mas" prop?em direcionamento argumentativo: embora a pessoa n?o se chame Tamara, ela "tamaravilhosa". O objetivo da cantada ? elogiar o interlocutor e, bem sabemos, ideologicamente, que um elogio ? sempre bem-vindo porque valoriza a autoestima e deixa quem o recebe em uma posi??o mais flex?vel com rela??o a quem emite.
Na terceira e ?ltima cantada, o enunciado busca por um argumento de autoridade, no qual est? contida toda carga argumentativa. Dizer que procurou o nome do interlocutor em um dicion?rio de prest?gio e o encontrou pressup?e a import?ncia que o interlocutor tem para o produtor da cantada. Al?m disso, n?o somente estar em um dicion?rio de grande prest?gio ? o argumento da cantada. O grande acontecimento ? ter o nome no verbete amor, que revela as inten??es do enunciador: revelar o sentimento que tem pelo interlocutor.
|
?
?
Atividade 2
?
Debate regrado
?
Os alunos dever?o assistir ao v?deo: "Com?dia MTV - Cantada Feminina", dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0tM_peFClcw&feature=player_embedded Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
A partir desse v?deo, o professor organizar? um debate regrado a partir da pergunta: As cantadas femininas causam estranheza em nossa cultura?
O professor dever? eleger dois representantes para cada grupo: A) os que v?o defender que as cantadas causam estranheza e B) os que v?o defender que as cantadas n?o causam estranheza. Esses representantes de cada grupo ter?o a incumb?ncia de registrar os argumentos e posicionamentos dos grupos ao longo dos debates. Esses argumentos ser?o utilizados no momento de cria??o do podcast.
?
Sobre a organiza??o de um debate regrado, informe-se em:
?
?
Atividade 3
?
Exposi??o oral e apresenta??o visual
?
Os alunos, divididos em grandes grupos, ter?o de ler os textos e ver os v?deos abaixo e produzirem uma exposi??o oral e visual para os colegas. Ao final de cada exposi??o, abre-se uma roda de conversa para trocar impress?es e tecer coment?rios acerca da apresenta??o e do conte?do visto.
? aconselh?vel utilizar o editor de apresenta??es Prezi para tornar a exibi??o mais atrativa. Dispon?vel em: http://prezi.com/ Acesso em 17 de abr. de 2012.
?
Grupo 1
-
S?rie de textos "As melhores cantadas do cinema", partes 1, 2 e 3.
Dispon?veis em:
Parte 1: http://nao2nao1.com.br/as-melhores-cantadas-do-cinema-1-um-beijo-roubado/ Acesso em 17 de abr. de 2012.
Parte 2: http://nao2nao1.com.br/as-melhores-cantadas-do-cinema-2-caos-calmo/ Acesso em 17 de abr. de 2012.
Parte 3: http://nao2nao1.com.br/as-melhores-cantadas-do-cinema-3-a-verdade-nua-e-crua-the-ugly-truth/ Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
?
Grupo 2
Dispon?vel em: http://transmutando.blogspot.com.br/2008/02/lies-de-flerte-parte-1.html Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
?
Grupo 3
-
E-book: Como conquistar mulheres
Dispon?vel em: http://www.persuasao.com.br/conquistar-mulheres.pdf Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
?
Grupo 4
?
?
Justi?a absolve mulher acusada de matar dois para defender o marido
EM 10 DE ABRIL DE 2012 AS 13H55
Mulher matou 2 e feriu 4 ao reagir a agress?o de gangue ao marido em RO.
Juiz entendeu que houve leg?tima defesa e determinou absolvi??o sum?ria.
?
A Justi?a de Rond?nia absolveu uma mulher que foi denunciada pelo Minist?rio P?blico acusada de matar com um canivete dois homens e ferir outros quatro a facadas em 17 de abril de 2011.
Segundo o Tribunal de Justi?a do estado, o crime ocorreu em leg?tima defesa e a mulher usou a faca para defender o marido, que estava sendo atacada por uma gangue durante a noite e sem possibilidade de defesa.
A briga come?ou ap?s um dos integrantes do grupo fazer cantadas e passar a m?o nas n?degas da mulher, sendo que o marido partiu em sua defesa e foi atacado pelos suspeitos.
A conclus?o do inqu?rito da Pol?cia Civil apontou que a esposa ?agiu em leg?tima defesa pr?pria e de terceiro (no caso, o marido) e detectou-se ainda que ele estava sendo agredido por uma gangue (as v?timas), sendo uma briga desigual, v?rios contra um. O motivo do entrevero que se passou entre acusados e v?timas, se deve ao fato das v?timas terem desonrado o acusado (o marido) no momento em que passaram as m?os nas n?degas de sua companheira?.O Minist?rio P?blico denunciou tanto a mulher quanto o marido como autores das mortes e das agress?es. Mas, na senten?a, assinada na segunda-feira (9),o juiz Jos? Gon?alves da Silva Filho, titular da 2? Vara do Tribunal do J?ri de Porto Velho, absolveu sumariamente a mulher e decidiu pela impron?ncia do homem que, segundo o entendimento do juiz, agredido, n?o teve condi??es de reagir.
O canivete usado para as agress?es era de uma das v?timas e j? havia sido usado para atacar o marido da acusada quando ela conseguiu tomar de um deles e agredir o restante do grupo. Testemunhas da briga depuseram a favor da mulher.
O juiz entendeu que houve excludente de criminalidade nas agress?es provocadas pelo caso e determinou que o caso seja arquivado ap?s tr?nsito em julgado.
Dispon?vel em: http://www.expressomt.com.br/nacional-internacional/justica-absolve-mulher-acusada-de-mata-8964.html Acesso em 17 de abr. de 2012.
|
?
?
Thiaguinho fala sobre cantadas que recebe na internet: 'Rola fantasia'
Container Conte?do ? sex, 20 de abr de 2012 08:48 BRT
Thiaguinho, ex-vocalista do grupo Exaltasamba, contou em entrevista ao site da revista "Caras", que ? muito mais paquerado por meio do Twitter do que ao vivo. Segundo o cantor, que namora a atriz Fernanda Souza, as cantadas s?o tamb?m "mais ousadas".
"Acho que as pessoas ficam t?o pr?ximas que acabam falando coisas que n?o teriam coragem de falar pessoalmente. A cantada ? um exemplo, ningu?m tem coragem de chegar perto e falar em casamento, 'vem para minha casa', essas coisas. Rola fantasia na internet", disse o m?sico, ao site.
O cantor, no entanto, afirma que a tecnologia o ajudou muito no come?o de seu namoro com Fernanda Souza. "No come?o do nosso relacionamento a gente trocou muita mensagem, at? pela dist?ncia e falta de tempo, sou grato ? tecnologia por isso?, disse. A atriz mora no Rio de Janeiro, enquanto ele vive em S?o Paulo.
Dispon?vel em: http://br.omg.yahoo.com/noticias/thiaguinho-fala-cantadas-recebe-internet-rola-fantasia-114800548.html Acesso em 17 de abr. de 2012.
|
?
Professor, como p?de perceber, o material de cada grupo aborda uma quest?o relativa direta ou indiretamente ?s cantadas. Por meio da exposi??o desse material ? turma, os alunos poder?o ler mais sobre o tema e avan?ar nos seus estudos que intencionam descobrir as estrat?gias argumentativas e ideol?gicas das cantadas.
?
?
Atividade 4
?
Criando o podcast
?
A partir de tudo j? trabalhado at? o momento, os alunos j? s?o capazes de reunirem o material e criarem seu podcast sobre o tema: "Cantadas: quais estrat?gias est?o em jogo?"
Sugest?o de site para o podcast: http://www.podcast1.com.br/

?
?
Para a cria??o do podcast, os alunos trabalhar?o em grupos de at? 4 componentes e ter?o por base o tutorial:
"Como criar p?gina para armazenar podcast". Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014530.pdf Acesso em 17 de abr. de 2012.

?
?
Professor, oriente os alunos para integrarem ao podcast cada atividade desenvolvida na metodologia, haja vista que cada uma elege um aspecto das cantadas. Na atividade 1, o foco foi os recursos da l?ngua que dinamizam sentidos e argumentos para as cantadas. A atividade 2 tratou de uma perspectiva ideol?gica e cultural com rela??o ?s cantadas e, na atividade 3, o foco foi o que se tem dito sobre cantadas tanto na vida real, como na fic??o.
Incentive os alunos a criarem efeitos sonoros e a utilizarem m?sicas para tornar o podcast mais atrativo. N?o os deixe esquecer de criarem um esbo?o em rela??o ao que pretendem no podcast, para depois criarem seus textos, que ser?o oralizados e, por fim, ensaiarem v?rias vezes antes da grava??o final do arquivo de ?udio.
?
?
?
Passo 6 - Socializa??o da pesquisa
?
Com a cria??o do podcast e seu armazenamento virtual, o arquivo pode ser socializado sem limites e sem tempo pr?-estipulado. A primeira ideia ? que os alunos organizem um mail list de toda a escola para que sua produ??o seja ouvida pela comunidade escolar. Em um segundo momento, essa produ??o pode se estender ?s fam?lias e, por fim, com sua publiciza??o, o arquivo pode ter circula??o conforme desejo discente.
Tutorial para compartilhar podcasts: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014531.pdf Acesso em 17 de abr. de 2012.
?
Caso queiram, os alunos podem organizar, na pr?pria net, no site do podcast, uma ficha de avalia??o sobre o tema em discuss?o. A partir disso, ter?o um feedback acerca de sua produ??o.