Portal do Professor

Início do Conteúdo

Voleibol ? Colocando a bola em jogo: o saque

Autor e Co-autor(es)

paulo roberto garcez oliveira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O aluno dever? conhecer e vivenciar os princ?pios t?cnicos para se colocar a bola em jogo, golpeando-a da zona de saque e lan?ando-a  para a quadra advers?ria, dentro dos limites estabelecidos pela regra.

- Conhecer as condi??es impostas pela regra para a execu??o do saque.

- Identificar as diferentes trajet?rias, caracter?sticas para os diferentes tipos de saque, e quais s?o mais eficientes para dificultar a recep??o advers?ria. 

Considera-se aqui a trajet?ria mais parab?lica do saque por baixo, de mais f?cil recep??o, e mais retil?nea do saque por cima, de maior grau de dificuldade para a recep??o, por levar menor tempo para tocar o ch?o, devido a maior velocidade adquirida e menor percurso percorrido.

Duração das atividades

Recomendam-se 03 momentos/encontros, com dura??o de uma hora/aula para cada tem?tica a ser desenvolvida.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O professor dever? solicitar aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre o que ? trajet?ria e quais os fatores que a influenciam.

- Os alunos dever?o ser estimulados a observar o movimento do saque, por baixo e por cima, utilizando-se de fotos, filmes, ou durante um jogo na TV.

Estratégias e recursos da aula

1? momento:

?

Atividade 01:  

O professor dever? reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola ?Voleibol 1?, que apresenta as principais t?cnicas de saque (trecho 8:15 min).

?

Os alunos dever?o se orientados a observarem atentamente os movimentos apresentados a fim de identificarem as caracter?sticas apresentadas no saque por baixo:  Qual p? deve estar ? frente no momento que o jogador golpeia a bola?  Em que ponto localizar a bola no momento de golpe?-la?  Qual deve ser o movimento do bra?o?  Como deve estar a m?o que bater? na bola?

?

Atividade 02: 

Em duplas, cada um de um lado da rede, um de frente para o outro e em cima da linha de 3 metros, passar a bola sobre a rede para o companheiro, utilizando o saque por baixo.  Sob a observa??o e corre??o do professor, o aluno dever? experimentar os aspectos t?cnicos de execu??o observados no filme, buscando obter ?xito na a??o.

?

Atividade 03: 

Em duplas, cada um em uma quadra, sacar a bola (por baixo) na m?o do companheiro, que dever? variar seu posicionamento a cada tentativa realizada.  Ap?s uma a??o bem sucedida, aumentar a dist?ncia entre os jogadores.

  

Atividade 04: 

A turma dever? ser dividida, metade em cada lado da quadra, com diversas bolas distribu?das entre as equipes.  Ao sinal do professor, os alunos dever?o sacar o maior n?mero de bolas para a outra quadra (saque por baixo), de forma que ao segundo sinal do professor, o maior n?mero de bolas esteja na quadra da outra equipe. 

?

Atividade 05:

Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior n?mero de saques, dentro das exig?ncias estabelecidas pela regra.  Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.

  

2? momento:

 Atividade 06:

Como na aula anterior, inicialmente oprofessor dever? reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola ?Voleibol 1?, agora focando a t?cnica do saque por cima (trecho 9:30min.). 

Os alunos ent?o ser?o orientados a observarem os mesmos aspectos destacados no movimento  do saque por baixo:  Qual p? deve estar ? frente no momento que o jogador golpeia a bola?  Em que ponto localizar a bola no momento de golpe?-la?  Qual deve ser o movimento do bra?o?  Como deve estar a m?o que bater? na bola?

O professor poder? sugerir aos alunos que relacionem o movimento do saque por cima aos movimentos de outros esportes, ou de nosso cotidiano.  Que movimentos se assemelham ao movimento do saque por cima? 

?

Atividade 07:

Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre  as linhas laterais opostas.  O aluno dever? lan?ar uma pequena bola para o companheiro simulando o movimento do saque por cima, observando os aspectos t?cnicos apresentados no filme.

?

Atividade 08:

Os alunos dever?o formar duplas, cada qual de um lado da rede e posicionados sobre a linha de ataque.   Sob a corre??o do professor, os alunos dever?o sacar para o companheiro, observando os aspectos t?cnicos de execu??o do saque por cima.

?

Atividade 09:

 Em duplas, dispostos livremente pela quadra, estando cada um de um lado da rede, o aluno dever? sacar por cima, na m?o de seu companheiro, que por sua vez dever? estar variando sua localiza??o na quadra.

?

Atividade 10:

 Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior n?mero de saques, dentro das exig?ncias estabelecidas pela regra.  Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.

?

 3? momento:

 Atividade 10:

- Jogo de ?c?mbio? ou ?bola sobre a rede?

Turma dividida em 2 equipes, cada qual em uma meia quadra.  Estas dever?o lan?ar a bola para a quadra advers?ria utilizando-se dos dois tipos de saque estudados.  As equipes dever?o tentar fazer com que a bola sacada caia na quadra advers?ria, ao mesmo tempo em que tentam impedir que venha a cair na sua.  

Recursos Educacionais

Nome Tipo
TV Escola - S?rie Atividade - Voleibol - parte 1 V?deo

Recursos Complementares

http://youtu.be/rJLybeVqsME   ( T?cnica voleibol saque - La t?cnica en elvoleibol)

http://youtu.be/3AgybYuFvDg  (An?lise cinesiol?gica do saque no voleibol)

http://youtu.be/gEp4cWjYB5U  (Voleibol - treinamento do fundamentos)

?

Avaliação

Ap?s a viv?ncia das atividades propostas, os alunos dever?o:

- identificar os diferentes sistemas de alavanca exercidos pelo bra?o durante o saque por baixo e por cima.

- identificar os pontos onde devemos bater na bola para conseguirmos a trajet?ria desejada.