Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Projetos de forma??o dos alunos |
- O aluno dever? conhecer e vivenciar os princ?pios t?cnicos para se colocar a bola em jogo, golpeando-a da zona de saque e lan?ando-a para a quadra advers?ria, dentro dos limites estabelecidos pela regra.
- Conhecer as condi??es impostas pela regra para a execu??o do saque.
- Identificar as diferentes trajet?rias, caracter?sticas para os diferentes tipos de saque, e quais s?o mais eficientes para dificultar a recep??o advers?ria.
Considera-se aqui a trajet?ria mais parab?lica do saque por baixo, de mais f?cil recep??o, e mais retil?nea do saque por cima, de maior grau de dificuldade para a recep??o, por levar menor tempo para tocar o ch?o, devido a maior velocidade adquirida e menor percurso percorrido.
- O professor dever? solicitar aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre o que ? trajet?ria e quais os fatores que a influenciam.
- Os alunos dever?o ser estimulados a observar o movimento do saque, por baixo e por cima, utilizando-se de fotos, filmes, ou durante um jogo na TV.
1? momento:
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Atividade 01:
O professor dever? reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola ?Voleibol 1?, que apresenta as principais t?cnicas de saque (trecho 8:15 min).
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Os alunos dever?o se orientados a observarem atentamente os movimentos apresentados a fim de identificarem as caracter?sticas apresentadas no saque por baixo: Qual p? deve estar ? frente no momento que o jogador golpeia a bola? Em que ponto localizar a bola no momento de golpe?-la? Qual deve ser o movimento do bra?o? Como deve estar a m?o que bater? na bola?
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Atividade 02:
Em duplas, cada um de um lado da rede, um de frente para o outro e em cima da linha de 3 metros, passar a bola sobre a rede para o companheiro, utilizando o saque por baixo. Sob a observa??o e corre??o do professor, o aluno dever? experimentar os aspectos t?cnicos de execu??o observados no filme, buscando obter ?xito na a??o.
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Atividade 03:
Em duplas, cada um em uma quadra, sacar a bola (por baixo) na m?o do companheiro, que dever? variar seu posicionamento a cada tentativa realizada. Ap?s uma a??o bem sucedida, aumentar a dist?ncia entre os jogadores.
Atividade 04:
A turma dever? ser dividida, metade em cada lado da quadra, com diversas bolas distribu?das entre as equipes. Ao sinal do professor, os alunos dever?o sacar o maior n?mero de bolas para a outra quadra (saque por baixo), de forma que ao segundo sinal do professor, o maior n?mero de bolas esteja na quadra da outra equipe.
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Atividade 05:
Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior n?mero de saques, dentro das exig?ncias estabelecidas pela regra. Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.
2? momento:
Atividade 06:
Como na aula anterior, inicialmente oprofessor dever? reunir a turma para assistir ao filme da TV Escola ?Voleibol 1?, agora focando a t?cnica do saque por cima (trecho 9:30min.).
Os alunos ent?o ser?o orientados a observarem os mesmos aspectos destacados no movimento do saque por baixo: Qual p? deve estar ? frente no momento que o jogador golpeia a bola? Em que ponto localizar a bola no momento de golpe?-la? Qual deve ser o movimento do bra?o? Como deve estar a m?o que bater? na bola?
O professor poder? sugerir aos alunos que relacionem o movimento do saque por cima aos movimentos de outros esportes, ou de nosso cotidiano. Que movimentos se assemelham ao movimento do saque por cima?
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Atividade 07:
Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre as linhas laterais opostas. O aluno dever? lan?ar uma pequena bola para o companheiro simulando o movimento do saque por cima, observando os aspectos t?cnicos apresentados no filme.
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Atividade 08:
Os alunos dever?o formar duplas, cada qual de um lado da rede e posicionados sobre a linha de ataque. Sob a corre??o do professor, os alunos dever?o sacar para o companheiro, observando os aspectos t?cnicos de execu??o do saque por cima.
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Atividade 09:
Em duplas, dispostos livremente pela quadra, estando cada um de um lado da rede, o aluno dever? sacar por cima, na m?o de seu companheiro, que por sua vez dever? estar variando sua localiza??o na quadra.
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Atividade 10:
Com a turma dividida em cada lado da quadra, ver o grupo que consegue acertar o maior n?mero de saques, dentro das exig?ncias estabelecidas pela regra. Pode-se estabelecer alvos (arcos) a serem atingidos, marcando-se ponto a cada acerto do sacador.
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3? momento:
Atividade 10:
- Jogo de ?c?mbio? ou ?bola sobre a rede?
Turma dividida em 2 equipes, cada qual em uma meia quadra. Estas dever?o lan?ar a bola para a quadra advers?ria utilizando-se dos dois tipos de saque estudados. As equipes dever?o tentar fazer com que a bola sacada caia na quadra advers?ria, ao mesmo tempo em que tentam impedir que venha a cair na sua.
Nome | Tipo |
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TV Escola - S?rie Atividade - Voleibol - parte 1 | V?deo |
http://youtu.be/rJLybeVqsME ( T?cnica voleibol saque - La t?cnica en elvoleibol)
http://youtu.be/3AgybYuFvDg (An?lise cinesiol?gica do saque no voleibol)
http://youtu.be/gEp4cWjYB5U (Voleibol - treinamento do fundamentos)
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Ap?s a viv?ncia das atividades propostas, os alunos dever?o:
- identificar os diferentes sistemas de alavanca exercidos pelo bra?o durante o saque por baixo e por cima.
- identificar os pontos onde devemos bater na bola para conseguirmos a trajet?ria desejada.