Portal do Professor

Início do Conteúdo

O governo de Salvador Allende no Chile

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir do estudo do governo de Salvador Allende, presidente eleito no Chile, em 1970, e derrubado do poder por um golpe militar em 1973, os alunos poder?o compreender a din?mica que se estabeleceu em grande parte dos pa?ses latino-americanos nas d?cadas de 1960 e 70, com o advento de governos de car?ter autorit?rio ou ditatorial. Al?m disso, os alunos ter?o a oportunidade de compreender os eventos do governo de Salvador Allende, declaradamente socialista, em contraponto a outros governos do Cone Sul, em especial o caso brasileiro. 

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

?

Introdu??o

Esta aula tem o objetivo de apresentar aos alunos o governo de Salvador Allende, presidente eleito no Chile, em 1970, e derrubado do poder em 1973, por um golpe militar. Declaradamente socialista, Salvador Allende foi eleito em torno de uma grande mobiliza??o popular, sobretudo das classes mais baixas do Chile; sofreu desde o in?cio enorme press?o de setores conservadores do Chile, que, incapazes de impedir a sua elei??o, iniciaram um movimento que visava esvaziar suas condi??es de governar, por meio de uma forte oposi??o no Congresso Nacional. Al?m disso, enfrentava forte oposi??o internacional, na qual suas principais medidas de governo, sobretudo a nacionaliza??o de setores estrat?gicos da ind?stria, eram vistas como uma ?perigosa? guinada ? esquerda. Importante lembrar que, no come?o da d?cada de 1970, o mundo vivia polarizado entre o bloco dominado pelos Estados Unidos e o bloco Sovi?tico; nesse cen?rio, o bloco liderado pelos EUA n?o economizava esfor?os em sua cruzada anticomunista. Assim, interessa, sobretudo, ressaltar a import?ncia da participa??o popular, n?o somente para a manuten??o do presidente Allende, mas como a origem da maior parte das medidas colocadas em pr?tica pelo seu governo.

?

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade visa apresentar aos alunos os principais fatos e eventos do governo de Salvador Allende. O professor pode iniciar a atividade exibindo o v?deo "O ?ltimo discurso de Salvador Allende", dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=xZeEfXjTNu4 (acessado em 10/4/2012). Em seu ?ltimo discurso, proferido de dentro do pal?cio de La Moneda, o presidente Allende faz um balan?o de seu governo e se despede dos chilenos, j? que o pal?cio era bombardeado pelos militares golpistas. Esse aspecto dram?tico do v?deo vai servir tamb?m como forma de sensibilizar os alunos para o tema. A transcri??o traduzida do texto est? dispon?vel em http://www.cecac.org.br/mat%E9rias/Allende_ultimo_discurso.htm, (acessado em 10/04/2012), e deve ser utilizado conjuntamente ao v?deo.

Em seguida, o professor dever? dividir a turma em tr?s grupos e distribuir entre eles o trecho do texto ?Economia e Sociedade chilenas no per?odo Salvador Allende (1970-1973)?, dispon?vel em: http://feata.edu.br/downloads/revistas/economiaepesquisa/v4_artigo06_economia.pdf e (acessado em 10/4/2012).  Para esta atividade, o professor dever? trabalhar com o t?pico 1.1 do texto.

Ap?s a leitura do texto, cada um dos grupos ficar? respons?vel por extrair do texto os aspectos que se seguem:

- GRUPO 1: ?A campanha eleitoral de Salvador Allende, oposi??o interna e externa?;

- GRUPO 2: ?Aspectos econ?micos do Chile e medidas do governo Allende?;

- GRUPO 3: ?Participa??o popular no governo Allende?.

A partir dessa breve discuss?o, os alunos dever?o novamente ser reunidos em c?rculo; cada grupo, ent?o, dever? apresentar as suas conclus?es. Essas conclus?es poder?o ser apresentadas em um mural ou, como atividade complementar para casa, ser objeto de um pequeno texto dissertativo.

?

Atividade 2

Na segunda atividade, ser? desenvolvido o tema da participa??o popular no governo Allende, aqui abordado a partir da an?lise da ?Unidade Popular?, coaliz?o de esquerda formada para eleger o presidente e que defendia uma ?via chilena? para o Socialismo.

A primeira parte desta atividade consiste em uma leitura comentada do texto ?Li??es: a experi?ncia de Salvador Allende?, dispon?vel em: http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoes-anteriores/internacional-dossie-chile-licoes-experienc (acessado em 10/4/2012). O professor dever? intervir, explicando termos que possam suscitar d?vidas nos alunos e situando historicamente alguns dos eventos apresentados. Em seguida, o professor dever? apresentar aos alunos um trecho do document?rio ?A batalha do Chile?, dispon?vel em v?deo do Youtube http://www.youtube.com/watch?v=GvhXglEpb (acessado em 10/4/2012).

Na segunda parte da atividade, o professor dever? reunir os alunos em c?rculo, e mediar um semin?rio em que os alunos discutam a experi?ncia chilena de participa??o popular no governo. O professor dever?, inclusive, estimular compara??es com outras experi?ncias que os alunos j? tenham aprendido anteriormente ou, mesmo, das quais tenham tomado parte.

Como tarefa para casa, os alunos dever?o realizar uma pesquisa em livros e via Internet, comparando os regimes de governo nos outros pa?ses da Am?rica Latina e o regime chileno. O resultado desta pesquisa ser? utilizado no pr?ximo encontro.

?

Atividade 3

Na terceira atividade, ser? desenvolvido um estudo comparativo entre os governos de toda a Am?rica Latina nos primeiros anos da d?cada de 1970.

Os alunos dever?o apresentar os resultados de sua pesquisa e o professor dever? estimul?-los a estabelecer compara??es tanto no que diz respeito ? forma de governo, quanto ? possibilidade de participa??o pol?tica e ao exerc?cio da liberdade.

O resultado desse encontro dever? ser apresentado em um grande quadro, com os resultados desse debate; esse quadro poder? ser afixado em um local onde outros alunos possam conhecer as informa??es levantadas.

?

?

Conclus?o

Na realiza??o das atividades propostas, os alunos ir?o conhecer os eventos que levaram Salvador Allende ao poder no Chile, bem como algumas caracter?sticas de seu governo. Al?m disso, os alunos ter?o a oportunidade de compreender a import?ncia da experi?ncia de governo popular chileno, em um cen?rio latino-americano dominado por regimes autorit?rios nos primeiros anos da d?cada de 1970. Por fim, os alunos poder?o compreender, ainda, a import?ncia da participa??o pol?tica no governo e as possibilidades que esta participa??o oferece de interferir nos rumos de seu pr?prio cotidiano.

Recursos Complementares

?

- Texto ?Mobiliza??o pol?tica e alian?as de classes no Chile de 1970 a 1973?, dispon?vel em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223915534W4tDH2me5In74QH9.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto ?Da contradi??o: Unidade Popular e ?general inverno??, dispon?vel em http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoes-anteriores/internacional-dossie-chile-da-contradicao-u (acessado em 10/4/2012);

- Texto ??Cuando hicimos historia?: testemunhos e hist?ria sobre a Unidade Popular?, dispon?vel em: http://www.derhuman.jus.gov.ar/conti/2010/10/mesa-25/aguiar_mesa_25.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto ?O Golpe Militar Chileno em Pablo Neruda e Roberto Bola?o: rela??es liter?rias?, dispon?vel em http://www.unipam.edu.br/cratilo/images/stories/file/artigos/2011_4/o_golpe_militar_chileno_em_pablo_neruda_e_roberto_bolan_o.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto ?A reforma educacional da Unidade Popular e o golpe no Chile (1973)?, dispon?vel em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300674617_ARQUIVO_AreformaeducacionaldaUnidadePopulareogolpenoChile.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto ?As diferen?as entre a esquerda chilena no Chile de Allende: uma an?lise do significado de poder popular?, dispon?vel em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/09.Elisa_Borges_0.pdf (acessado em 10/4/2012);

- Texto ?Organiza??o e participa??o pol?tica dos trabalhadores chilenos no Governo de Salvador Allende: o caso dos Cordones Industriales?, dispon?vel em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300639560_ARQUIVO_artigoAnpuh2011.2USP.pdf (acessado em 10/4/2012).

Avaliação

A avalia??o poder? ocorrer a partir do somat?rio entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discuss?es, semin?rios e apresenta??es) e nas atividades complementares pedidas (reda??es de texto e pesquisa). Os alunos poder?o ser avaliados, ainda, a partir da produ??o de um texto s?ntese de todo o conte?do estudado, que poder? ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televis?o, de acordo com as condi??es dispon?veis em cada escola.