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Explorando a Gin?stica para Todos

Autor e Co-autor(es)

MARCELO INOC?NCIO PEREIRA COSTA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROS?NGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Vivenciar a pr?tica da gin?stica a partir dos princ?pios da gin?stica art?stica, gin?stica r?tmica, trampolim, acrob?tica e aer?bica;

- Identificar os elementos g?mnicos: saltar, equilibrar, balan?ar, girar, rolar, trepar, etc;

- Explorar os mais variados materiais tradicionais ou n?o tradicionais (como tecidos, jornais, garrafas de pl?stico, etc).

Duração das atividades

Aproximadamente 6 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Para explorar os conhecimentos dos alunos sobre as manifesta??es g?mnicas e para o entendimento de suas principais caracter?sticas essa aula ser? dividida em tr?s momentos.

1? Momento: introduzir o conte?do abordando o significado do termo "Gin?stica para Todos", seus benef?cios para a consci?ncia corporal por meio do controle corporal e da concentra??o. Para aprofundar o tema, os alunos realizar?o pesquisas sobre as caracter?sticas espec?ficas que difere a Gin?stica para Todos das outras gin?sticas;

2? Momento: demonstra??o dos v?deos produzidos pela TV Escola, S?rie Atividade - Gin?stica para todos - parte 1 e 2,  oportunizando um contato visual com a Gin?stica para Todos e a leitura do Guia do Professor, o qual descreve passo a passo, cinco atividades corporais,  onde o aluno ? convidado a explorar o conhecimento que possuem sobre os itens em quest?o e a viv?ncia de elementos da gin?stica.

3? Momento: confec??o e explora??o de materiais tradicionais e n?o tradicionais com objetivo de propiciar aos alunos um contato direto com alguns aparelhos presentes nessa manifesta??o g?mnica.

Introdu??o ao conte?do:

Giastica para todos
Durante recente congresso da FIG (Federa??o Internacional de Gin?stica), onde mais de 90 Federa??es Nacionais foram representadas, uma importante e monumental decis?o foi feita. A partir de Janeiro de 2007 a modalidade Gin?stica Geral ser? conhecida como Gin?stica para Todos. Esta mudan?a tem muito mais significado para o esporte Gin?stica que simplesmente uma mudan?a de um nome. A mudan?a sinaliza claramente tanto para a comunidade gin?stica como o p?blico em geral o importante papel que a Gin?stica Geral representa como a base para todas as atividades da FIG. Al?m disso, o novo nome proporciona um entendimento imediato de que a modalidade oferece uma ampla gama de atividades e ? de fato para todas idades, habilidades, g?neros e culturas.
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A realiza??o pr?tica das atividades corporais permitir? ainda que o aluno melhore sua consci?ncia corporal e, consequentemente, aprimore suas habilidades motoras b?sicas, que poder?o ser utilizadas para a realiza??o de sequencias gin?sticas e/ou em outras modalidades que necessitem do controle corporal e concentra??o para a realiza??o e finaliza??o de um determinado movimento, demonstrando habilidades em criar e recriar movimentos a partir do conhecimento pr?vio das t?cnicas b?sicas de execu??o. Nesse sentido, os alunos dever?o conhecer a forma t?cnica e a varia??o de execu??o dos elementos corporais.
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Imagem dispon?vel em:
http://www.fig-gymnastics.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-188407-205629-nav-list,00.html  Acessado em: 10/05/2012
Fonte: GINASTICAS. Gin?stica Geral: Gin?stica para Todos. Mais do que uma justa mudan?a de nome. Dispon?vel em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_ginastica_para_todos_por.pdf  acessado em: 05/05/2012
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Atividade 1 - Pesquisando as Modalidades da Gin?stica

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A Gin?stica para Todos, possui caracter?sticas espec?ficas que a difere das outras gin?sticas. Para a Confedera??o Brasileira de Gin?stica ?essa ? uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades gin?sticas como (Gin?stica Art?stica, Gin?stica R?tmica, Gin?stica Acrob?tica, Gin?stica Aer?bica e Gin?stica de Trampolim).  A partir de pesquisas (internet, textos impressos, outros) formar cinco grupos para pesquisar cada tipo de gin?stica descrito, onde deve constar o hist?rico, as provas, alguns exerc?cios e algumas regras da gin?stica solicitada ao grupo.
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Conclus?o da atividade: cria??o e compartilhamento dos dados pesquisados no Google Docs.
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Elabora??o de textos colaborativos no Google Docs
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 No laborat?rio de inform?tica as respostas ser?o compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs. Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica, o professor dever? disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzir?o suas respostas em forma de cartazes para exposi??o em sala de aula.
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 Google Docs
 Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
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 Dias, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 04/04/2012
TV Escola - S?rie Atividade - Gin?stica para todos - parte 1 e 2
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Para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informa??es sobre o tema, a sugest?o ? a visualiza??o dos v?deos seguindo a metodologia de Jos? Manuel Moran, usando como sugest?o a apresenta??o do v?deo como conte?do, o qual mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema espec?fico orientando a sua interpreta??o. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens m?ltiplas, interdisciplinares. O professor pode propor antes da apresenta??o dos v?deos um roteiro, o qual os alunos dever?o responder os questionamentos em seu caderno, para posteriormente retom?-los durante o debate em grupo.

Os v?deos e as atividades propostas, por meio da pr?tica sistematizada da gin?stica de solo, objetivam possibilitar ao aluno o reconhecimento das habilidades locomotoras e coordenativas do movimento em situa??o est?tica e din?mica do exerc?cio. Essa a??o de viv?ncia e experimenta??o do movimento possibilitar? ao aluno refletir acerca de suas potencialidades e limita??es durante a realiza??o dos elementos g?mnicos.

O reconhecimento da t?cnica b?sica de execu??o dos elementos corporais permitir? ao aluno criar, recriar e inovar na forma de execu??o do movimento, minimizando os riscos de poss?veis les?es durante a execu??o dos exerc?cios.
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Sugest?o de Roteiro:
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- A Gin?stica para todos desenvolve quais capacidades?
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- O que ? Gymnaestrada?
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- Quais s?o os movimentos pr?-acrob?ticos?
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- O equil?brio ? uma habilidade importante para os praticantes de gin?stica, em quais exerc?cios podemos treinar essa habilidade motora?
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Conclus?o da atividade: ap?s a visualiza??o dos v?deos, propor aos alunos uma discuss?o sobre os temas abordados, retomando as quest?es do roteiro ?Leitura globalizante?. Realizado essa socializa??o, solicitar aos alunos registrem suas considera??es sobre a atividade no caderno.
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Sugest?o: para fundamentar a import?ncia do uso desse recurso (v?deo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as quest?es pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O V?deo na Sala de Aula", de Jos? Manuel Moran (Especialista em mudan?as na educa??o presencial e a dist?ncia). Esse artigo apresenta propostas de uso do v?deo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utiliza??o e tamb?m como analisar essa linguagem audiovisual.
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Veja o artigo dispon?vel na ?ntegra em: MORAN, Jos? Manuel. O V?deo na Sala de Aula. Dispon?vel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012
Ficha T?cnica
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Estrutura curricular: Educa??o B?sica::Ensino Fundamental Final::Educa??o F?sica::Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
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Objetivo: identificar diferentes elementos da gin?stica de solo. Conhecer os limites e potencialidades corporais a partir dos exerc?cios g?mnicos. Conhecer a t?cnica b?sica de realiza??o dos movimentos g?mnicos de solo. Compreender o processo de realiza??o dos movimentos, reconhecendo os procedimentos corporais b?sicos para evitar poss?veis acidentes. Vivenciar a execu??o de exerc?cios que combinam for?a, agilidade, flexibilidade, equil?brio e coragem durante a realiza??o de um movimento. Experimentar possibilidades de rolar e recuperar o equil?brio, promovendo adapta??o ?s rota??es
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Descri??o: os v?deos e as atividades propostas, por meio da pr?tica sistematizada da gin?stica de solo, objetivam possibilitar ao aluno o reconhecimento das habilidades locomotoras e coordenativas do movimento em situa??o est?tica e din?mica do exerc?cio. Essa a??o de viv?ncia e experimenta??o do movimento possibilitar? ao aluno refletir acerca de suas potencialidades e limita??es durante a realiza??o dos elementos g?mnicos. 
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Data de publica??o: 16/02/2012
ginastica1 ginatica2
Parte 1 - Tamanho: 45,239 MB
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? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
Parte 2 - Tamanho: 45,945 MB
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? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos

Atividade 2- Reconhecimento Corporal

Propor aos alunos a experimenta??o de algumas atividades que solicite as habilidades motoras que os alunos j? possuem e proporcionar novas pr?ticas corporais, importantes para os praticantes de gin?stica.

Aula com formato circuito
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1? - Estica aqui e puxa ali
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Alongar o corpo, aumentando o grau de amplitude articular. Utilizando o corpo de seu colega, vamos descobrir um mundo diferente com criatividade.
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2? Lan?ar e rolar
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Em duplas, com a utiliza??o de uma bola e um colchonete, damos inicio a brincadeira, o colega lan?a a bola e o outro colega rola (realiza movimento corporal), levanta e pega a bola no ar (troca-se de posi??o).
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3?- Acerte o alvo
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Duas fileiras, ao sinal o colega lan?a o arco no corpo do outro colega situado a sua frente. O aluno da outra fileira corre e retira. Trocassem de posi??o, todos realizam a atividade.
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4? - Fitas m?gicas
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Alunos ter?o um bast?o de fita e ir?o realizar alguns movimentos demonstrados pelo professor estimulando as ao mundo da fantasia.
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5? - Campo minado
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Amarrar uma corda em dois cones e um colchonete e ao sinal do professor a crian?a dever? realizar v?rios rolamentos sem encostar-se ? corda.
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6? - Brincadeira do M
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Forma-se um quadrado no espa?o dispon?vel, com 12 alunos (forma se um M) cada ponto 2 crian?as e cones para marcar as posi??es. Ao sinal do professor, as 2 crian?as que sobraram lan?am a bola para os primeiros da fila, e estas crian?as que receberam a bola d?o continuidade ao exerc?cio. Os alunos que iniciaram a atividade ir?o fazer  v?rias cambalhotas, no final um dos alunos pega a bola no ar e se deslocam para a 1? posi??o enquanto ocorre a ?ltima troca o posicionamento.
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Atividades com corda
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1? - Pula corda
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A crian?a neste momento se familiariza com a corda, pula corda frontal, passar correndo debaixo da corda.
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2? - Casa de corda
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A crian?a forma um circulo com no ch?o com a corda (casa) ao comando do professor o mesmo devera saltar para as mais diversas dire??es.
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3? - Corda viva
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As crian?as dever?o saltar as cordas que estar?o dispostas no ch?o, ?tome cuidado, pois a corda pode te pegar?.
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4? - Caminho da cobra
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As crian?as dever?o caminhar sobre as cordas dispostas no ch?o.
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5? - Cabo de For?a
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Os alunos entrela?am a corda curta, cada aluno deve puxar a corda para seu lado.
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6? - Carrinho de m?o
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Em dupla, o aluno com a corda entrela?ada na  altura do abd?men devera efetuar a tra??o,  enquanto seu colega segura a corda e efetua a  frenagem.
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6? - Brincadeira do rel?gio
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O professor fina no centro girando cada vez mais r?pido a corda longa, as crian?as dever?o saltar a mesma.
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Fonte: Rocha C.G.R, Menezes L.M, Rocha M.B, Costa W.S. Proposta de inclus?o da Gin?stica Geral (Gin?stica para Todos) nas aulas de Educa??o F?sica. Dispon?vel em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_proposta_inclusao_gg_efescolar.pdf acessado em: 10/05/2012
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Para a realiza??o de mais atividades/vivencias pr?ticas a sugest?o ? a leitura do Guia do Professor referente aos v?deos TV Escola - S?rie Atividade - Gin?stica para Todos - parte 1 e parte 2, que est?o anexados juntos com os v?deos para download. Nele o professor encontra atividades que oportunizam aos alunos a realiza??o de alguns fundamentos da gin?stica, como os saltos, equil?brio, balan?o, giro, rolamento, entre outros.
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Sugest?o: realizar as cinco aulas listadas abaixo e propostas nos textos da TV Escola, onde por meio dessas atividades os alunos experimentar?o a forma t?cnica e a varia??o de execu??o dos elementos corporais:
Aula 1 - Rolamento para frente Aula 2 - Rolamento para tr?s Aula 3 - Roda ou estrela Aula 4 - Parada de tr?s apoios ou parada de cabe?a Aula 5 - Parada de dois apoios, apoio invertido ou parada de m?os

Atividade 3 - Constru??o de materiais tradicionais e n?o tradicionais

Chega o momento de confec??o de materiais manipulados na gin?stica, materiais tradicionais e n?o tradicionais. Sugerimos a constru??o de seis desses elementos g?mnicos: balangand?, arco, bola, corda, fita e ma?as. Ao t?rmino dessa atividade deve-se reservar um tempo para que os alunos vivenciem livremente com os materiais produzidos, explorando e manipulando o material.

Balangand? 
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1- Dobre uma folha dupla de jornal ou papel crepom ao meio no sentido do comprimento, dobre novamente, e novamente (3 vezes).
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2- Cole com fita crepe 4 tiras compridas de papel crepom, uma de cada cor, de prefer?ncia.
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3- Dobre mais uma vez, formando uma tira de jornal. (prendendo as tiras de crepom).
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4- Enrole a tira, como um rocambole
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5- Amarre com barbante o rolinho que se formou, d? dois n?s firmes. Corte o excesso de um lado e deixe o barbante sobrando de outro, para que o aluno possa segurar.
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Arco: sua confec??o pode ser feita a partir de condu?tes (canos de PVC) de 80 a 90 cm de di?metro, unindo suas pontas com uma fita adesiva, como tamb?m substitu?do pelo bambol?, material barato e que muitas escolas possuem.
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Bola: geralmente as escolas tamb?m contam este material que n?o tem um pre?o muito alto, mesmo porque a bola de GR pode ser substitu?da por uma bola de pl?stico com a qual os alunos geralmente t?m contato nas brincadeiras extraescolares. Entretanto, h? algumas solu??es para a confec??o de bolas, como as bolas de meia preenchidas por folhas de jornal (v?rias camadas) com seu acabamento (parte exterior) feito por bexigas. Outra op??o ? encher uma bexiga com areia ou pain?o, envolv?-la com jornal com forro de fita crepe ou fita adesiva larga. Nesse caso, ? preciso ter cuidado com o peso da bola que variar? de acordo com a quantidade de areia ou pain?o. Recomendamos que n?o exceda os 400 gramas (que ? o peso de uma bola oficial de GR).
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Corda: outro aparelho tamb?m muito encontrado nas escolas e no cotidiano dos alunos ? a corda. Para sua adapta??o, sugerimos as cordas feitas de folhas de jornal enrolado e torcido, envolvidas com fita adesiva larga. Outras op??es s?o o feitio de tran?as de barbante grosso, de el?stico ou de tecidos velhos, como len??is e toalhas cortados em tiras.
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Fita: j? este aparelho ? raro de ser encontrado nas escolas. Nas experi?ncias que vimos desenvolvendo, ? um dos que mais desperta a curiosidade dos alunos e dos que eles mais gostam de manipular. Ele ? composto de uma parte r?gida, comprida e cil?ndrica, de uns 35 cm, que chamamos de estilete. Sua outra parte ? flex?vel, de tecido (cetim, seda, etc.) de aproximadamente 7 cm de largura com 5 ou 6m de comprimento, nas medidas oficiais. Por?m, para o p?blico infantil, recomendamos que o comprimento do tecido tenha em torno de 3 a 5m dependendo da estatura da crian?a. A interliga??o entre o estilete e o tecido ? feita por uma pe?a pequena, denominada girador, e tamb?m um pequenino gancho. A adapta??o desse aparelho pode ser feita da seguinte forma: para substituir o estilete, podemos usar um cabinho do mata-moscas (sem a parte de borracha), uma canaleta de pasta escolar, um peda?o de bambu fino e cortado no tamanho do estilete ou mesmo a parte de madeira reta do cabide ? tanto na alternativa do peda?o de bambu como na do cabide, recomendamos que a madeira tenha sido lixada, dando um acabamento arredondado ao ?estilete?. O girador pode ser feito com um pequeno parafuso com a ponta em c?rculo (nas lojas de material de constru??o encontramos este item) ou um peda?o de arame fino, em conjunto com uma pe?a que ? utilizada para pesca, denominada snap com girador. J? o tecido da fita pode ser feito de tiras de pano velho como len??is ou toalhas de mesa, TNT, papel crepom ou jornal (por?m os pap?is t?m uma durabilidade menor).
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Ma?as: este tamb?m ? um aparelho incomum nas escolas, por?m tamb?m desperta a curiosidade dos alunos. As ma?as s?o utilizadas sempre em pares e podem ser feitas de madeira, borracha ou microfibra. Elas se assemelham ao malabares, e cada uma delas ? composta pela cabe?a (que parece uma bolinha), pesco?o (parte alongada e cil?ndrica) e corpo, que ? a parte cil?ndrica, por?m mais larga que o pesco?o. Ela pode ser adaptada por garrafas pets de 600 ml com ?gua ou outros materiais, como pedrinhas ou gr?os, variando o peso de acordo com a idade e habilidade das crian?as.
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Refer?ncia: TOLEDO, Eliana. Fundamentos da gin?stica r?tmica. In: NUNOMURA, M; TSUKAMOTO, M.H. C. Fundamentos das gin?sticas. Jundia?: Fontoura, 2009. p.143-172.
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Aplica??o ? realidade

 Para (BERTOLINI, 2005), a Gin?stica para Todos ? baseada nos princ?pios do (a): prazer, participa??o, n?o competi??o, qualidade de vida, diversidade, valores culturais, est?tica e criatividade. Nesse sentido, levando em considera??o os princ?pios citados, o professor pode propor aos alunos a exposi??o dos dados pesquisados no Google Docs para toda a classe e por meio de questionamentos para os alunos buscar a opini?o deles sobre como foi vivenciar todas as atividades, desde o significado do termo "Gin?stica para Todos", seus benef?cios para a consci?ncia corporal, a viv?ncia de elementos da gin?stica e a confec??o e explora??o de materiais tradicionais e n?o tradicionais. Dessa forma o professor pode diagnosticar se atingiu todos os seus objetivos.

Refer?ncia: BERTOLINI, Cl?udia Mara. Gin?stica Geral na escola: uma proposta pedag?gica desenvolvida na rede estadual de ensino. Disserta??o de Mestrado: UNICAMP ? Campinas, 2005.

Dispon?vel em: http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_claudia_mara_bertolini.pdfca_claudia_mara_bertolini.pdf. Acesso em 19/06/11.

Recursos Complementares

Artigo:

- SILVA, D?bora Alice Machado da. A gin?stica geral e seus tempos-espa?os-objetos l?dicos: reflex?es introdut?rias sobre os espa?os da cultura l?dica infantil na escola. Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd90/ginas.htm acessado em: 06/05/2012

Livro com atividades pr?ticas:

- SILVA, Paula Cristina da Costa. Conhecimento e Metodologia do Ensino da Gin?stica. Ne@a Universidade Aberta do Brasil. Dispon?vel em: http://issuu.com/samirabolonha/docs/ginastica?mode=window&pageNumber=1 acessado em: 06/05/2012

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Sites:

- Confedera??o Brasileira de Gin?stica. Dispon?vel em: http://cbginastica.com.br/cbg/ acessado em 10/05/2012

- Educa??o F?sica - Escola B?sica de Vilar de Andorinho. T?cnica b?sica de execu??o de alguns elementos corporais. Dispon?vel em: http://mignas70.wordpress.com/2%C2%BA-periodo/habilidades-motoras/  acessado em: 06/05/2012

- Tutorial "Google Docs". Crie documentos, planilhas e apresenta??es on-line. Dispon?vel em:  http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html acessado em: 05/05/2012

V?deos:

- Youtube. Balangand? passo a passo. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=54T2dPIBb0I acessado em: 06/05/2012

- Youtube. Gymnaestrada 2011. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xgI-_PXbr2w acessado em: 10/05/2012

Avaliação

- A avalia??o deve se caracterizar como um processo cont?nuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizar? e reorganizar? o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educa??o F?sica do Paran?, pg.77)
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- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, a cria??o e elabora??o de movimentos e sequ?ncias n?o oficiais, a constru??o e a manipula??o dos aparelhos alternativos, a participa??o no debate, as d?vidas ou respostas dos mesmos. Apresenta??o dos trabalhos, Google Docs, o desenvolvimento, a organiza??o, a forma de apresenta??o individual e os debates coletivos.
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