ROS?NGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
- Vivenciar a pr?tica da gin?stica a partir dos princ?pios da gin?stica art?stica, gin?stica r?tmica, trampolim, acrob?tica e aer?bica;
- Identificar os elementos g?mnicos: saltar, equilibrar, balan?ar, girar, rolar, trepar, etc;
- Explorar os mais variados materiais tradicionais ou n?o tradicionais (como tecidos, jornais, garrafas de pl?stico, etc).
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Para explorar os conhecimentos dos alunos sobre as manifesta??es g?mnicas e para o entendimento de suas principais caracter?sticas essa aula ser? dividida em tr?s momentos.
1? Momento: introduzir o conte?do abordando o significado do termo "Gin?stica para Todos", seus benef?cios para a consci?ncia corporal por meio do controle corporal e da concentra??o. Para aprofundar o tema, os alunos realizar?o pesquisas sobre as caracter?sticas espec?ficas que difere a Gin?stica para Todos das outras gin?sticas;
2? Momento: demonstra??o dos v?deos produzidos pela TV Escola, S?rie Atividade - Gin?stica para todos - parte 1 e 2, oportunizando um contato visual com a Gin?stica para Todos e a leitura do Guia do Professor, o qual descreve passo a passo, cinco atividades corporais, onde o aluno ? convidado a explorar o conhecimento que possuem sobre os itens em quest?o e a viv?ncia de elementos da gin?stica.
3? Momento: confec??o e explora??o de materiais tradicionais e n?o tradicionais com objetivo de propiciar aos alunos um contato direto com alguns aparelhos presentes nessa manifesta??o g?mnica.
Introdu??o ao conte?do:
|
Durante recente congresso da FIG (Federa??o Internacional de Gin?stica), onde mais de 90 Federa??es Nacionais foram representadas, uma importante e monumental decis?o foi feita. A partir de Janeiro de 2007 a modalidade Gin?stica Geral ser? conhecida como Gin?stica para Todos. Esta mudan?a tem muito mais significado para o esporte Gin?stica que simplesmente uma mudan?a de um nome. A mudan?a sinaliza claramente tanto para a comunidade gin?stica como o p?blico em geral o importante papel que a Gin?stica Geral representa como a base para todas as atividades da FIG. Al?m disso, o novo nome proporciona um entendimento imediato de que a modalidade oferece uma ampla gama de atividades e ? de fato para todas idades, habilidades, g?neros e culturas.
?
A realiza??o pr?tica das atividades corporais permitir? ainda que o aluno melhore sua consci?ncia corporal e, consequentemente, aprimore suas habilidades motoras b?sicas, que poder?o ser utilizadas para a realiza??o de sequencias gin?sticas e/ou em outras modalidades que necessitem do controle corporal e concentra??o para a realiza??o e finaliza??o de um determinado movimento, demonstrando habilidades em criar e recriar movimentos a partir do conhecimento pr?vio das t?cnicas b?sicas de execu??o. Nesse sentido, os alunos dever?o conhecer a forma t?cnica e a varia??o de execu??o dos elementos corporais.
?
?
|
Imagem dispon?vel em: http://www.fig-gymnastics.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-188407-205629-nav-list,00.html Acessado em: 10/05/2012 |
Fonte: GINASTICAS. Gin?stica Geral: Gin?stica para Todos. Mais do que uma justa mudan?a de nome. Dispon?vel em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_ginastica_para_todos_por.pdf acessado em: 05/05/2012
|
|
Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
?
Dias, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 04/04/2012
|
Para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informa??es sobre o tema, a sugest?o ? a visualiza??o dos v?deos seguindo a metodologia de Jos? Manuel Moran, usando como sugest?o a apresenta??o do v?deo como conte?do, o qual mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema espec?fico orientando a sua interpreta??o. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens m?ltiplas, interdisciplinares. O professor pode propor antes da apresenta??o dos v?deos um roteiro, o qual os alunos dever?o responder os questionamentos em seu caderno, para posteriormente retom?-los durante o debate em grupo.
Os v?deos e as atividades propostas, por meio da pr?tica sistematizada da gin?stica de solo, objetivam possibilitar ao aluno o reconhecimento das habilidades locomotoras e coordenativas do movimento em situa??o est?tica e din?mica do exerc?cio. Essa a??o de viv?ncia e experimenta??o do movimento possibilitar? ao aluno refletir acerca de suas potencialidades e limita??es durante a realiza??o dos elementos g?mnicos.
Ficha T?cnica | ||
?
Estrutura curricular: Educa??o B?sica::Ensino Fundamental Final::Educa??o F?sica::Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
?
Objetivo: identificar diferentes elementos da gin?stica de solo. Conhecer os limites e potencialidades corporais a partir dos exerc?cios g?mnicos. Conhecer a t?cnica b?sica de realiza??o dos movimentos g?mnicos de solo. Compreender o processo de realiza??o dos movimentos, reconhecendo os procedimentos corporais b?sicos para evitar poss?veis acidentes. Vivenciar a execu??o de exerc?cios que combinam for?a, agilidade, flexibilidade, equil?brio e coragem durante a realiza??o de um movimento. Experimentar possibilidades de rolar e recuperar o equil?brio, promovendo adapta??o ?s rota??es
?
Descri??o: os v?deos e as atividades propostas, por meio da pr?tica sistematizada da gin?stica de solo, objetivam possibilitar ao aluno o reconhecimento das habilidades locomotoras e coordenativas do movimento em situa??o est?tica e din?mica do exerc?cio. Essa a??o de viv?ncia e experimenta??o do movimento possibilitar? ao aluno refletir acerca de suas potencialidades e limita??es durante a realiza??o dos elementos g?mnicos.
?
Data de publica??o: 16/02/2012
|
||
|
|
|
Parte 1 - Tamanho: 45,239 MB
?
?
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
|
Parte 2 - Tamanho: 45,945 MB
?
?
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
|
Aula com formato circuito |
Atividades com corda |
Aula 1 - Rolamento para frente | Aula 2 - Rolamento para tr?s | Aula 3 - Roda ou estrela | Aula 4 - Parada de tr?s apoios ou parada de cabe?a | Aula 5 - Parada de dois apoios, apoio invertido ou parada de m?os |
Chega o momento de confec??o de materiais manipulados na gin?stica, materiais tradicionais e n?o tradicionais. Sugerimos a constru??o de seis desses elementos g?mnicos: balangand?, arco, bola, corda, fita e ma?as. Ao t?rmino dessa atividade deve-se reservar um tempo para que os alunos vivenciem livremente com os materiais produzidos, explorando e manipulando o material.
Para (BERTOLINI, 2005), a Gin?stica para Todos ? baseada nos princ?pios do (a): prazer, participa??o, n?o competi??o, qualidade de vida, diversidade, valores culturais, est?tica e criatividade. Nesse sentido, levando em considera??o os princ?pios citados, o professor pode propor aos alunos a exposi??o dos dados pesquisados no Google Docs para toda a classe e por meio de questionamentos para os alunos buscar a opini?o deles sobre como foi vivenciar todas as atividades, desde o significado do termo "Gin?stica para Todos", seus benef?cios para a consci?ncia corporal, a viv?ncia de elementos da gin?stica e a confec??o e explora??o de materiais tradicionais e n?o tradicionais. Dessa forma o professor pode diagnosticar se atingiu todos os seus objetivos.
Refer?ncia: BERTOLINI, Cl?udia Mara. Gin?stica Geral na escola: uma proposta pedag?gica desenvolvida na rede estadual de ensino. Disserta??o de Mestrado: UNICAMP ? Campinas, 2005.
Dispon?vel em: http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_claudia_mara_bertolini.pdfca_claudia_mara_bertolini.pdf. Acesso em 19/06/11.
Artigo: - SILVA, D?bora Alice Machado da. A gin?stica geral e seus tempos-espa?os-objetos l?dicos: reflex?es introdut?rias sobre os espa?os da cultura l?dica infantil na escola. Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd90/ginas.htm acessado em: 06/05/2012 |
Livro com atividades pr?ticas: - SILVA, Paula Cristina da Costa. Conhecimento e Metodologia do Ensino da Gin?stica. Ne@a Universidade Aberta do Brasil. Dispon?vel em: http://issuu.com/samirabolonha/docs/ginastica?mode=window&pageNumber=1 acessado em: 06/05/2012 |
? |
Sites: - Confedera??o Brasileira de Gin?stica. Dispon?vel em: http://cbginastica.com.br/cbg/ acessado em 10/05/2012 - Educa??o F?sica - Escola B?sica de Vilar de Andorinho. T?cnica b?sica de execu??o de alguns elementos corporais. Dispon?vel em: http://mignas70.wordpress.com/2%C2%BA-periodo/habilidades-motoras/ acessado em: 06/05/2012 - Tutorial "Google Docs". Crie documentos, planilhas e apresenta??es on-line. Dispon?vel em: http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html acessado em: 05/05/2012 |
V?deos: - Youtube. Balangand? passo a passo. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=54T2dPIBb0I acessado em: 06/05/2012 - Youtube. Gymnaestrada 2011. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xgI-_PXbr2w acessado em: 10/05/2012 |