ROS?NGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Luta: Valores hist?ricos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
- Identificar o per?odo do tr?fego transatl?ntico de pessoas e as poss?veis rela??es com a manifesta??o da capoeira no Brasil;
- Relacionar as culturas que se fundiram na manifesta??o da capoeira no Brasil;
- Analisar o contexto que se deu cria??o da capoeira sua rela??o com a capoeira nos dias de hoje por meio de uma sistematiza??o linear do tempo;
- Vivenciar movimentos da capoeira de forma l?dica e tamb?m de forma t?cnica no espa?o escolar;
- As atividades propostas nesta aula poder?o ser adaptadas para estudantes, desde o Ensino Fundamental Inicial ao Ensino M?dio e para Educa??o de Jovens e Adultos, explorando-se conhecimentos da ?rea de L?ngua Portuguesa, Hist?ria e Educa??o F?sica, durante os estudos do contexto hist?rico da Capoeira no Brasil, nas leituras, estudos, produ??es textuais e nas atividades pr?ticas do vivenciando a capoeira.
Leitura, an?lise e reflex?o de textos e no??es de tempo cronol?gico e linha do tempo.
1? Momento: apresenta??o da sinopse do livro a ser discutido e da metodologia que ser? utilizada para a leitura e apresenta??o do mesmo; |
2? Momento: ap?s o primeiro contato com o universo da capoeira chega o momento da organiza??o e sistematiza??o do conte?do de forma linear, colocando a capoeira no tempo e espa?o linear, com o objetivo de entender as rela??es temporais e causais entre diferentes tipos de acontecimentos; |
3? Momento: ap?s as etapas de leitura e socializa??o e da constru??o em grupo da linha do tempo, chega o momento de vivenciar a capoeira na pr?tica, da experimenta??o dos movimentos. |
Atividade 1 - Leitura e Di?logo Colaborativo |
Para o primeiro momento da aula, a sugest?o ? a leitura do livro "A Arte da Capoeira", de Camile Adorno. Essa obra apresenta de forma linear a historicidade da capoeira, iniciando pelo "O caminho da Capoeira" e finalizando em "A Capoeira hoje". Para tornar a leitura mais din?mica a sugest?o e a utiliza??o do m?todo de f?cil utiliza??o para a cria??o de uma rede viva de di?logo colaborativo sobre conhecido como "World Caf?". |
|
Pref?cio
"Heran?a africana legada ? cultura brasileira, o jogo da Capoeira significa valioso contributo ? forma??o da nossa identidade cultural. Neste livro, Camile Adorno estabelece os caracteres delineadores da Capoeira, propiciando uma oportunidade de inicia??o ? arte. Na leitura desse tema ampliam-se as possibilidades de compreens?o da nossa hist?ria, onde se insere a Capoeira e que preservou a lembran?a das lutas sociais que forjaram a cidadania brasileira. Esta obra ? um passo importante para se promover o resgate das tradi??es da Capoeira divulgando essa bela express?o nacional".
?
Kleber Adorno
? ? Livro dispon?vel na ?ntegra em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camille-adorno/a-arte-da-capoeira.php acessado em: 10/05/2012 A leitura deve ser realizada pelo pequeno grupo de acordo com os temas espec?ficos, para depois por meio da din?mica "World Caf?" ser socializada com o grande grupo, assim ao t?rmino dessa atividade espera-se que todos participantes tenham contato com o livro como um todo, al?m de adquirir um novo significado para o aluno, transforma o mesmo em um observador da hist?ria viva, pulsante, tornando essa tarefa muito mais prazerosa, din?mica, instrutiva e divertida. |
|||||
Desenvolvimento: dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo ter? um determinado recorte do livro para abordar seu tema. Exemplos de temas para cada grupo: | ||||||
|
O Passo a Passo do World Caf? | |
|
Os convidados s?o incentivados a ligar e conectar ideias provenientes das conversas das mesas anteriores ? escutando com aten??o e refletindo sobre as contribui??es uns dos outros. |
Dispon?vel em: http://inovacaoeestrategia.com.br/2010/04/mais-sobre-o-world-cafe-3-de-3/ acessado em: 10/05/2012 |
Atividade 2 - Linha do Tempo |
|
Na escola, a compreens?o das m?ltiplas experi?ncias temporais pode provocar nos alunos o desenvolvimento de uma consci?ncia hist?rica cr?tica e/ou gen?tica. Os historiadores da Nova Hist?ria Cultural tenderam a adotar o conceito de temporalidade criado por Fernand Braudel relativo ? longa dura??o (estruturas), ? m?dia dura??o (conjunturas) e a curta dura??o (acontecimentos). Diretrizes Curriculares de Hist?ria (p. 62). Dispon?vel em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/ acessado em 11/05/2012
M?todo:
|
|
? |
Ficha T?cnica ?
Estrutura curricular: Educa??o B?sica, Ensino Fundamental Final, Pluralidade Cultural, Ser humano como agente social e produtor de cultura.Educa??o B?sica, Ensino Fundamental Inicial, ?tica, Di?logo.
Objetivo: entender as rela??es temporais e causais entre diferentes tipos de acontecimentos. |
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20688 acessado em: 10/05/2012 |
?
Atividade 3 - Escola - S?rie Atividade - Capoeira - parte 1 e 2 | |
Para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informa??es sobre o tema, a sugest?o ? a visualiza??o dos v?deos seguindo a metodologia de Jos? Manuel Moran, usando como sugest?o a apresenta??o do v?deo como conte?do, o qual mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema espec?fico orientando a sua interpreta??o. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens m?ltiplas, interdisciplinares. O professor pode propor antes da apresenta??o dos v?deos um roteiro, o qual os alunos dever?o responder os questionamentos em seu caderno, para posteriormente retom?-los durante o debate em grupo. Sugest?o de Roteiro: - A capoeira ? arte, filosofia, dan?a, luta ou esporte?
- Por que a capoeira era considera como luta de resist?ncia?
?
- Qual a import?ncia da ginga para o capoeirista?
?
- Quais s?o os movimentos caracter?sticos (ofensivos, defensivos e acrob?ticos) da capoeira?
?
- Como ? a forma??o da roda de Capoeira Angola e da Capoeira Regional?
?
- Quais s?o os benef?cios que a capoeira pode proporcionar a sa?de?
|
|
Ficha T?cnica
?
Objetivo: identificar a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos hist?rico-sociais; Apresentar os fundamentos b?sicos da capoeira, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execu??o, entendendo a fun??o de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos; Reconhecer e vivenciar os diferentes tipos de ritmos e possibilidades de movimento do corpo por meio da musicalidade e instrumentos musicais da express?o; Reconhecer as principais regras, c?digos e elementos simb?licos do jogo e desenvolvimento da capoeira, sua contextualiza??o e adaptabilidade perante situa??es espec?ficas; Estimular a discuss?o sobre a import?ncia do ensino e pr?tica da capoeira pela educa??o f?sica escolar enquanto manifesta??o cultural esportiva brasileira; Reconhecer os principais personagens da modalidade como detentores da cultura popular, estimulando a reflex?o cr?tica sobre a valoriza??o dos mesmos pelo pa?s.
?
Descri??o: ? fato que a capoeira ? uma manifesta??o cultural esportiva genuinamente brasileira. Express?o de matrizes africanas com g?nese em solo brasileiro, devido ao contexto da escravid?o no per?odo colonial portugu?s, apresenta em seu desenvolvimento uma trajet?ria marcada por diversos aspectos que merecem aten??o das escolas e professores de Educa??o F?sica.
?
Publicado em: 16/02/2012
|
|
|
|
Parte 1 - Tamanho: 45,1 MB
?
?
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
?
?
|
Parte 2 - Tamanho: 43,464 MB
?
?
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
|
Conclus?o da atividade: ap?s a visualiza??o dos v?deos, propor aos alunos uma discuss?o sobre os temas abordados, retomando as quest?es do roteiro ?Leitura Globalizante?. Realizado essa discuss?o, solicitar aos alunos o registro de suas considera??es sobre a atividade no caderno.
?
Sugest?o: para fundamentar a import?ncia do uso desse recurso (v?deo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as quest?es pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O V?deo na Sala de Aula", de Jos? Manuel Moran (Especialista em mudan?as na educa??o presencial e a dist?ncia). Esse artigo apresenta propostas de uso do v?deo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utiliza??o e tamb?m como analisar essa linguagem audiovisual.
?
Veja o artigo dispon?vel na ?ntegra em:
?
MORAN, Jos? Manuel. O v?deo na sala de aula. Dispon?vel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012
|
?
Atividade 4 - Vivenciando a Capoeira |
?
1? Capit?o do Mato ? Capoeira |
?
2? Capoeira com bexiga |
?
3? Dan?a da Cadeira de Capoeira
|
Aplica??o ? Realidade |
Chega o momento de convidar todos para um World Caf?, ou seja, um momento para todos os alunos exporem ativamente seus entendimentos relacionados aos temas propostos e ligar a ess?ncia das suas descobertas aos c?rculos de pensamento em constante amplia??o, caracter?sticas evidente no Word Caf?. Para isso a sugest?o ? formar um ?nico circulo na sala de aula ou na quadra esportiva, realizar revis?o sobre as conversa??es acertadas nos tr?s momentos, onde o professor pode propor quest?es de forma linear abordando o tema principal ?capoeira?.
- A Lei ?urea assinada pela Princesa Isabel trouxe a liberdade os negros escravizados, mas qual consequ?ncia pode citar com essa ?tal liberdade??
- Comentem sobre os grandes mestres capoeiras citados no livro: - A capoeira chegou ser proibida por lei sua pr?tica, mas e hoje, como ela ? vista pela sociedade? - Outras. |
Sugest?o de sites para pesquisa: