Portal do Professor

Início do Conteúdo

Caminhos da Capoeira

Autor e Co-autor(es)

MARCELO INOC?NCIO PEREIRA COSTA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROS?NGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Migra??es, cultura e identidades
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Hist?ria Tempo cronol?gico
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Luta: Valores hist?ricos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar o per?odo do tr?fego transatl?ntico de pessoas e as poss?veis rela??es com a manifesta??o da capoeira no Brasil;

- Relacionar as culturas que se fundiram na manifesta??o da capoeira no Brasil;

- Analisar o contexto que se deu cria??o da capoeira sua rela??o com a capoeira nos dias de hoje por meio de uma sistematiza??o linear do tempo;

- Vivenciar movimentos da capoeira de forma l?dica e tamb?m de forma t?cnica no espa?o escolar;

- As atividades propostas nesta aula poder?o ser adaptadas para estudantes, desde o Ensino Fundamental Inicial ao Ensino M?dio e para Educa??o de Jovens e Adultos, explorando-se conhecimentos da ?rea de L?ngua Portuguesa, Hist?ria e Educa??o F?sica, durante os estudos do contexto hist?rico da Capoeira no Brasil, nas leituras, estudos, produ??es textuais e nas atividades pr?ticas do vivenciando a capoeira.

Duração das atividades

Aproximadamente 8 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura, an?lise e reflex?o de textos e no??es de tempo cronol?gico e linha do tempo.

Estratégias e recursos da aula

Que tal convidarmos nossos alunos para realizar uma viagem no tempo?
?
E durante esse caminho aprofundar na hist?ria da Capoeira, come?ando dentro dos navios negreiros e chegando at? os dias de hoje.  E para conduzir essa viagem dentro da sala de aula nada melhor do que um bom livro que propicie elementos significativos para a compreens?o dessa importante manifesta??o cultural, Patrim?nio da Humanidade, a Capoeira.
1? Momento: apresenta??o da sinopse do livro a ser discutido e da metodologia que ser? utilizada para a leitura e apresenta??o do mesmo;
2? Momento: ap?s o primeiro contato com o universo da capoeira chega o momento da organiza??o e sistematiza??o do conte?do de forma linear, colocando a capoeira no tempo e espa?o linear, com o objetivo de entender as rela??es temporais e causais entre diferentes tipos de acontecimentos;
3? Momento: ap?s as etapas de leitura e socializa??o e da constru??o em grupo da linha do tempo, chega o momento de vivenciar a capoeira na pr?tica, da experimenta??o dos movimentos.

Atividade 1 - Leitura e Di?logo Colaborativo


Para o primeiro momento da aula, a sugest?o ? a leitura do livro "A Arte da Capoeira", de Camile Adorno. Essa obra apresenta de forma linear a historicidade da capoeira, iniciando pelo "O caminho da Capoeira" e finalizando em "A Capoeira hoje".

Para tornar a leitura mais din?mica a sugest?o e a utiliza??o do m?todo de f?cil utiliza??o para a cria??o de uma rede viva de di?logo colaborativo sobre conhecido como "World Caf?".
Capa do livro a arte da capoeira  

Pref?cio
?

"Heran?a africana legada ? cultura brasileira, o jogo da Capoeira significa valioso contributo ? forma??o da nossa identidade cultural. Neste livro, Camile Adorno estabelece os caracteres delineadores da Capoeira, propiciando uma oportunidade de inicia??o ? arte. Na leitura desse tema ampliam-se as possibilidades de compreens?o da nossa hist?ria, onde se insere a Capoeira e que preservou a lembran?a das lutas sociais que forjaram a cidadania brasileira. Esta obra ? um passo importante para se promover o resgate das tradi??es da Capoeira divulgando essa bela express?o nacional".
?
Kleber Adorno

?

?

Livro dispon?vel na ?ntegra em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camille-adorno/a-arte-da-capoeira.php acessado em: 10/05/2012

A leitura deve ser realizada pelo pequeno grupo de acordo com os temas espec?ficos, para depois por meio da din?mica "World Caf?" ser socializada com o grande grupo, assim ao t?rmino dessa atividade espera-se que todos participantes tenham contato com o livro como um todo, al?m de adquirir um novo significado para o aluno, transforma o mesmo em um observador da hist?ria viva, pulsante, tornando essa tarefa muito mais prazerosa, din?mica, instrutiva e divertida.

Desenvolvimento: dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo ter? um determinado recorte do livro para abordar seu tema. Exemplos de temas para cada grupo:

Grupo 1


- O caminho da Capoeira
- O que ? a Capoeira
- Itiner?rios

Grupo 2


- As origens
- Zumbi dos Palmares: o mestre da resist?ncia
- A lei ?urea

Grupo 3


- Capoeira & Capoeiras
- A Capoeira no passado
- Mestre Pastinha

Grupo 4


- Mestre Bimba
- Na roda de Capoeira
- A m?sica

Grupo 5


- O jogo de Angola
- Os movimentos
- A Capoeira hoje

O Passo a Passo do World Caf?
World Caf??


S?o estabelecidas rodadas de progressivas de di?logo (geralmente tr?s) de aproximadamente 20 a 30 minutos cada.

S?o definidas perguntas ou quest?es que genuinamente importam para as pessoas.


Encorajam-se tanto os anfitri?es de mesa quanto os participantes a escrever, rabiscar e desenhar ideias-chave em suas toalhas de mesa ou anotar ideias- chave em grandes fichas, post-it ou descansos de prato no centro do grupo.

Ap?s completar a rodada inicial de di?logo, solicita-se que uma pessoa permane?a na mesa como a ?anfitri??, enquanto as outras atuam como viajantes ou ?embaixadores do significado?.

Os viajantes levam ideias-chave, temas e perguntas para as suas novas conversas.

Pede-se para que o anfitri?o da mesa d? boas-vindas aos novos convidados e brevemente compartilhe as ideias principais, temas e perguntas da rodada inicial.

Os convidados s?o incentivados a ligar e conectar ideias provenientes das conversas das mesas anteriores ? escutando com aten??o e refletindo sobre as contribui??es uns dos outros.

Ao proporcionar a oportunidade para que as pessoas se movam em diferentes rodadas de di?logo, ideias, perguntas e temas come?am a se conectar. Ao final da segunda rodada, todas as mesas ou grupos de conversa??o na sala ser?o ?polinizados? com insights de conversas anteriores.

Na terceira rodada de di?logo, as pessoas podem voltar ?s suas mesas iniciais para sintetizar suas descobertas, ou podem continuar viajando ?s outras mesas, deixando o mesmo ou um novo anfitri?o ? mesa. ?s vezes, uma nova pergunta que ajuda a aprofundar a investiga??o ? colocada para a terceira rodada de conversa.

Conclus?o da atividade: depois de diversas rodadas de di?logo, inicia-se um per?odo de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversa??o todo o grupo. S?o nessas conversas estilo ?plen?ria ou assembleia? que os padr?es podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para a??o surgem.

Dispon?vel em: http://inovacaoeestrategia.com.br/2010/04/mais-sobre-o-world-cafe-3-de-3/ acessado em: 10/05/2012

Atividade 2 - Linha do Tempo

Na escola, a compreens?o das m?ltiplas experi?ncias temporais pode provocar nos alunos o desenvolvimento de uma consci?ncia hist?rica cr?tica e/ou gen?tica. Os historiadores da Nova Hist?ria Cultural tenderam a adotar o conceito de temporalidade criado por Fernand Braudel relativo ? longa dura??o (estruturas), ? m?dia dura??o (conjunturas) e a curta dura??o (acontecimentos). Diretrizes Curriculares de Hist?ria (p. 62). Dispon?vel em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/ acessado em 11/05/2012


Apresenta-se aos alunos o que ? linha do tempo, eles s?o agrupados por tema de interesse e pesquisam em v?rios recursos o assunto. Depois eles montam suas pr?prias linhas do tempo com as imagens selecionadas e os textos editados. No final da atividade, teremos a contextualiza??o das informa??es assimiladas num grande debate reflexivo e de cria??o.

M?todo:


Aluno: (descrever o que o aluno faz na atividade passo a passo. Ex: 1 - aluno clica no menu. 2 - aluno explora ambiente. 3 - aluno escreve as respostas).

1. O aluno clica na ferramenta de cria??o de linha do tempo;
2. Define quantas linhas paralelas vai criar e preenche os t?tulos;
3. Insere os dados (textos, imagens e datas) dos acontecimentos relevantes;
4. Clica no bot?o visualizar e publicar;
5. Pode visualizar as linhas do tempo de outras pessoas.

Professor: (Descrever o que o professor faz na atividade passo a passo. Ex: 1 - Professor guia os alunos na atividade. 2 - Professor observa aluno sem interferir. 3 - Professor faz perguntas ao aluno ap?s completar o passo 3).

1. Determina o tema de pelo menos uma das linhas do tempo que os alunos criar?o;
2. Determina o processo de avalia??o preenchendo uma ferramenta de rubrica da atividade;
3. Orienta processo de relacionamento entre linhas;
4. Organiza discuss?es ap?s a visualiza??o dos resultados obtidos;
5. Orienta o processo de preenchimento das rubricas e discuss?o sobre a aprendizagem.
?

Linha do Tempo

?

Ficha T?cnica

?

Estrutura curricular: Educa??o B?sica, Ensino Fundamental Final, Pluralidade Cultural, Ser humano como agente social e produtor de cultura.Educa??o B?sica, Ensino Fundamental Inicial, ?tica, Di?logo.

Objetivo: entender as rela??es temporais e causais entre diferentes tipos de acontecimentos.

Descri??o: ferramenta de pensamento (objeto de aprendizagem customiz?vel) que leva ? reflex?o e discuss?o.

Contexto: (descrever em no m?ximo tr?s linhas como deve acontecer esta atividade, se h? materiais de suporte, se a sala necessita de um arranjo especial de cadeiras, se deve haver prepara??o de algum material).

Os alunos usam a simula??o como local para organizar os dados encontrados em pesquisa encomendada pelo professor. A possibilidade de cria??o de mais de uma linha do tempo concomitante permite ao aluno a perceber rela??es causais e temporais entre fatos de seu interesse pessoal e fatos ?hist?ricos? ou relevantes no contexto curricular. O preenchimento de informa??es na simula??o n?o precisa ser em per?odo de aula. ? interessante visualizar e discutir na presen?a do professor.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20688 acessado em: 10/05/2012

?

Atividade 3 - Escola - S?rie Atividade - Capoeira - parte 1 e 2

Para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informa??es sobre o tema, a sugest?o ? a visualiza??o dos v?deos seguindo a metodologia de Jos? Manuel Moran, usando como sugest?o a apresenta??o do v?deo como conte?do, o qual mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema espec?fico orientando a sua interpreta??o. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens m?ltiplas, interdisciplinares. O professor pode propor antes da apresenta??o dos v?deos um roteiro, o qual os alunos dever?o responder os questionamentos em seu caderno, para posteriormente retom?-los durante o debate em grupo.

Sugest?o de Roteiro:

- A capoeira ? arte, filosofia, dan?a, luta ou esporte?

- Por que a capoeira era considera como luta de resist?ncia? 
?
- Qual a import?ncia da ginga para o capoeirista?
?
- Quais s?o os movimentos caracter?sticos (ofensivos, defensivos e acrob?ticos) da capoeira? 
?
- Como ? a forma??o da roda de Capoeira Angola e da Capoeira Regional?
?
- Quais s?o os benef?cios que a capoeira pode proporcionar a sa?de?
Ficha T?cnica
?
Objetivo: identificar a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos hist?rico-sociais; Apresentar os fundamentos b?sicos da capoeira, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execu??o, entendendo a fun??o de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos; Reconhecer e vivenciar os diferentes tipos de ritmos e possibilidades de movimento do corpo por meio da musicalidade e instrumentos musicais da express?o; Reconhecer as principais regras, c?digos e elementos simb?licos do jogo e desenvolvimento da capoeira, sua contextualiza??o e adaptabilidade perante situa??es espec?ficas; Estimular a discuss?o sobre a import?ncia do ensino e pr?tica da capoeira pela educa??o f?sica escolar enquanto manifesta??o cultural esportiva brasileira; Reconhecer os principais personagens da modalidade como detentores da cultura popular, estimulando a reflex?o cr?tica sobre a valoriza??o dos mesmos pelo pa?s.
?
Descri??o: ? fato que a capoeira ? uma manifesta??o cultural esportiva genuinamente brasileira. Express?o de matrizes africanas com g?nese em solo brasileiro, devido ao contexto da escravid?o no per?odo colonial portugu?s, apresenta em seu desenvolvimento uma trajet?ria marcada por diversos aspectos que merecem aten??o das escolas e professores de Educa??o F?sica.
?
Publicado em16/02/2012
Capoeira 1 Capoeira 2
Parte 1 - Tamanho: 45,1 MB
?
?
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
?
?
Parte 2 - Tamanho: 43,464 MB
?
?
? Dispon?vel em: Ensino Fundamental Final: Educa??o F?sica: V?deos
Conclus?o da atividade: ap?s a visualiza??o dos v?deos, propor aos alunos uma discuss?o sobre os temas abordados, retomando as quest?es do roteiro ?Leitura Globalizante?. Realizado essa discuss?o, solicitar aos alunos o registro de suas considera??es sobre a atividade no caderno.
?
Sugest?o: para fundamentar a import?ncia do uso desse recurso (v?deo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as quest?es pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O V?deo na Sala de Aula", de Jos? Manuel Moran (Especialista em mudan?as na educa??o presencial e a dist?ncia). Esse artigo apresenta propostas de uso do v?deo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utiliza??o e tamb?m como analisar essa linguagem audiovisual.
?
Veja o artigo dispon?vel na ?ntegra em:
?
MORAN, Jos? Manuel. O v?deo na sala de aula. Dispon?vel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012

?

Atividade 4 - Vivenciando a Capoeira

?

1? Capit?o do Mato ? Capoeira

Objetivo: trabalhar os movimentos de capoeira de forma l?dica.

Materiais: quadra de esportes ou local amplo.

Desenvolvimento: os alunos ficam dispostos livres num espa?o determinado, o professor escolhe um ou mais alunos dependendo do numero total, para ser o ?capit?o do mato? (sujeito que capturava os escravos fugitivos). Este aluno dever? pegar os demais que devem correr para fugir, como a tradicional m?e cola, por?m a crian?a que for pega deve permanecer abaixada na esquiva de cocorinha e os demais t?m a tarefa de salvar o colega executando um movimento da capoeira que o professor deve estabelecer antes (a?, meia lua, armada e v?rios outros). ? importante que o professor comente sobre a figura do capit?o do mato e dos escravos e ainda sobre o nome dos golpes aplicados.

Dispon?vel em: http://www.cdof.com.br/aulas29.htm acessado em: 11/05/2012

?

2?  Capoeira com bexiga

Objetivo: diagnosticar o desenvolvimento da turma de forma l?dica.

Materiais: quadra, (bal?o, bexiga).

Desenvolvimento: aquecimento com bexigas, cada crian?a receber? uma bexiga, que dever? ser enchida, todas os alunos dever?o realizar os movimentos que o professor dar? o comando:

1? - colocar a bola no alto da cabe?a;

2? - colocar a bola para os lados (esquerdo/direito);

3? - colocar a bola entre as pernas;

4? - colocar a bola para traz;

5? - abrir a perna e encostar a bola no p? (esquerdo/direito);

6? separados pela quadra cada aluno vai jogar sua bola e bater com uma das m?os (ex.esq.) sem deixar a bexiga cair (galopante), depois faz com a outra m?o.

7? jogar a bexiga para o alto e acertar a bola fazendo um movimento de capoeira (com os p?s) (exemplo: ben??o, meia lua de frente, armada);

8? separados em dupla um indiv?duo vai jogar para o outro tentar acertar com um golpe;

9? cada aluno vai jogar sua bola para o alto e tentar fazer um floreio antes que a bola caia (ex. a?).

Roda: sa?ram dois alunos para jogar com uma bexiga no ar eles dever?o jogar, mas sem deixar a bexiga cair (os dois podem bater a bexiga para o alto).

Dispon?vel/adaptado em/de: http://www.cdof.com.br/aulas28.htm#5 acessado em: 11/05/2012

?

3? Dan?a da Cadeira de Capoeira

Objetivo: aquecimento, equil?brio, lateralidade.

Materiais: cadeiras pequenas.

Desenvolvimento: colocamos as cadeiras em c?rculo, com o assento para o lado de dentro da roda. Para aquecer os alunos se posicionar?o em volta das cadeiras do lado de fora. O professor tocando o berimbau ou pandeiro.


Come?am as atividades, primeiro andando (em coluna), batendo palmas e cantando o coro (qualquer musica, ex: cirandas), depois sugere outros, passos laterais, (ao sinal do professor trocar o lado), eleva??es de joelhos, andar de costas, correr, pular, caminhar como sapos, etc. Quando a m?sica parar, todos dever?o sentar-se, o que sobrar sai (toca o pandeiro), quando o pr?ximo sair, troca de lugar com o que estava de fora.

Na segunda parte eles executaram exerc?cios de pernas girat?rios (golpes de capoeira), meia lua de frente, uma a uma das cadeiras caminhando lateralmente (ao sinal do professor troca-se de lado), depois meia lua de compasso (vira de costas, m?os no ch?o e passa o p? por cima da cadeira). Para terminar os alunos v?o saindo para ver o vencedor.

Dispon?vel em: http://www.cdof.com.br/aulas28.htm#17 acessado em: 11/05/2012

Aplica??o ? Realidade

Chega o momento de convidar todos para um World Caf?, ou seja, um momento para todos os alunos exporem ativamente seus entendimentos relacionados aos temas propostos e ligar a ess?ncia das suas descobertas aos c?rculos de pensamento em constante amplia??o, caracter?sticas evidente no Word Caf?. Para isso a sugest?o ? formar um ?nico circulo na sala de aula ou na quadra esportiva, realizar revis?o sobre as conversa??es acertadas nos tr?s momentos, onde o professor pode propor quest?es de forma linear abordando o tema principal ?capoeira?.

Sugest?es de quest?es norteadoras:

- Qual a rela??o entre os navios negreiros que trouxeram os negros africanos para serem escravizados no Brasil colonial com a Capoeira?

- Qual a rela??o de Zumbi dos Palmares com os quilombolas?

- Os negros agiam com mal?cia dissimulando sua verdadeira inten??o da capoeira ao enfrentar os senhores de que forma?

- A Lei ?urea assinada pela Princesa Isabel trouxe a liberdade os negros escravizados, mas qual consequ?ncia pode citar com essa ?tal liberdade??

- Comentem sobre os grandes mestres capoeiras citados no livro:

- A capoeira chegou ser proibida por lei sua pr?tica, mas e hoje, como ela ? vista pela sociedade?

- Outras.

Recursos Complementares

Sugest?o de sites para pesquisa:

- ABAD? - Capoeira. Dispon?vel em: http://www.abadacapoeira.com.br/ acessado em 12/05/2012
?
- Capoeira Santista. Dispon?vel em: http://www.capoeirasantista.com.br/ acessado em 12/05/2012
?
- Capoeira do Brasil. Dispon?vel em: http://www.capoeiradobrasil.com.br/ acessado em 12/05/2012
?
- Sua Pesquisa: Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm acessado em 12/05/2012
?
- How Stuff Works - Como funciona a capoeira. Dispon?vel em: http://esporte.hsw.uol.com.br/capoeira.htm acessado em 12/05/2012

Avaliação

- A avalia??o deve se caracterizar como um processo cont?nuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizar? e reorganizar? o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educa??o F?sica do Paran?, pg.77)
?
- Para a avalia??o dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avalia??o de acordo com cada atividade proposta.
?
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participa??o no debate (Word Caf?), sua intera??o durante a apresenta??o e discuss?o dos v?deos, as d?vidas ou respostas dos mesmos.
?
- Apresenta??o dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organiza??o, a forma de apresenta??o individual e coletiva.
?
- Durante as atividades pr?ticas, verificar as din?micas de cria??o de jogos, a socializa??o bem como a participa??o e a contribui??o no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.