Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ?m?sica nordestina? e a hist?ria do Brasil

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer relevantes m?sicas e artistas nordestinos e sua rela??o com a hist?ria do Brasil.
  • Exercitar a pr?tica de an?lise hist?rico-musical.
  • Entender temas ligados ? hist?ria do Nordeste brasileiro.

Duração das atividades

08 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

1- A proposta de pesquisa

A pesquisa prop?e, em primeiro momento, o levantamento de m?sicas e int?rpretes/compositores da produ??o musical oriunda do Nordeste brasileiro, desde os anos de 1940 ? quando o pernambucano Luiz Gonzaga iniciou a sua carreira fonogr?fica. A partir desse repert?rio, a pesquisa permitir?, em segundo momento, que os alunos problematizem e aprofundem reflex?es acerca de quest?es/temas presentes na hist?ria do Brasil, tais como as desigualdades sociais, a migra??o interna, problemas na pol?tica nacional, as cren?as e costumes do povo nordestino.

-

a) Problematiza??o do tema

A quest?o que norteia a problematiza??o do tema ?:

  • Como a m?sica pode tratar de temas hist?ricos?

-

b) Fontes e procedimentos para realiza??o da pesquisa

Para esta pesquisa, a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:

  • M?sicas/letras e Performances ao vivo de artistas.
  • Textos de Internet.

-

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento de m?sicas/performances para an?lise.
  • Discuss?o de temas ligados ao Nordeste e ? hist?ria do Brasil, a partir das m?sicas.
  • Leituras indicadas.

-

c) Desenvolvimento da pesquisa

Todas as atividades podem ser desenvolvidas com a colabora??o do professor(a) de Artes e/ou Literatura.

-

Atividade 1- "Retirante nordestino"

Nesta atividade, analisaremos duas m?sicas que tratam da vida dos nordestinos em seu processo de migra??o no Brasil e tamb?m para fora do pa?s.

-

M?sica 1: ?Adeus Pernambuco? - Luiz Gonzaga (1952)

Esta m?sica trata da vida de retirante nordestino, ou seja, de pessoas que deixaram esta terra natal em busca de oportunidades em outros lugares do pa?s.

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Quem foi Luiz Gonzaga?
  2. Sabe qual instrumento musical sempre o acompanhava?
  3. Entende a sua import?ncia para a m?sica brasileira?

-

Reprodu??o por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=Pf7YqXhVJVA. Acesso em 13 de junho de 2012

Luiz Gonzaga

-

Compositor:  Luiz Gonzaga

Int?rprete:  Luiz Gonzaga

Disco: Acau?/Adeus Pernambuco (disco de 78 rpm)

Gravadora, ano: RCA Victor, 1952

-

LETRA

Oi mano, a saudade ? de mat?
Oi mano, tou maluco pra volt?

Adeus Pernambuco
A saudade ? de mat?
Adeus Pernambuco
Tou maluco pra volt?

Deixei l? na porta
Da minha choupana
Com os ?io verm?io
Com beijo na boca
Minha pernambucana
Peguei meu cavalo
Toquei as isp?ra
Sem oi? pra tr?s
Parti para longe
Pensando que nunca
Voltava l? mais

Saudade que aperta
Que d?i, que maltrata
De uns ?io verm?io
De um beijo na boca
De um luar de prata
Meu Deus, se eu pudesse
Fazer o que manda
O meu cora??o...
Voltava pra l?
Ou trazia pra c?
Todo o meu sert?o

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/1563835/. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar a m?sica:

  1. Quais instrumentos musicais voc? pode reconhecer?
  2. Como ? o ritmo da m?sica?
  3. De que tema trata a letra? E de quais sentimentos?
  4. Qual a rela??o desta m?sica com a hist?ria do Brasil? Para ajudar na resposta, leia uma reportagem sobre a migra??o do Nordeste para o Sudeste nos ?ltimos anos - http://oglobo.globo.com/economia/migracao-do-nordeste-para-sudeste-aumentou-nos-ultimos-anos-2964176. Acesso em 22 de junho de 2012

-

Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

-

M?sica 2: Back in Bahia - Gilberto Gil (ao vivo 1972)

No final dos anos 60, com o endurecimento da Ditadura Militar, Gilberto Gil e diversos outros artistas deixaram o Brasil.  Ele esteve exilado em Londres at? 1972, quando voltou ao pa?s e fez a apresenta??o que iremos assistir.

Antes de reproduzir o v?deo, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Conhece o trabalho de Gilberto Gil?
  2. Sabe de sua import?ncia para a m?sica nordestina?

-

Reprodu??o do v?deo por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=msknQAdP0DI. Acesso em 13 de junho de 2012

Gilberto Gil

-

Compositor: Gilberto Gil

Int?rprete: Gilberto Gil

Disco: Expresso 2222

Gravadora, ano: Philips, 1972

-

LETRA

L? em Londres, vez em quando me sentia longe daqui
Vez em quando, quando me sentia longe, dava por mim
Puxando o cabelo nervoso, querendo ouvir Celly Campelo pra n?o cair

Naquela fossa em que vi um camarada
meu de Portobello cair
Naquela falta de ju?zo que eu n?o
tinha nem uma raz?o pra curtir
Naquela aus?ncia de calor, de cor, de sal,
de sol, de cora??o pra sentir
Tanta saudade preservada num velho ba? de prata dentro de mim
Digo num ba? de prata porque prata ? a luz do luar
Do luar que tanta falta me fazia junto do mar
Mar da Bahia cujo verde vez em quando me fazia bem relembrar
T?o diferente do verde tamb?m t?o lindo dos gramados campos de l?
Ilha do Norte onde n?o sei se por sorte ou por castigo dei de parar
Por algum tempo que afinal passou depressa, como tudo tem de passar
Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necess?rio para voltar
Tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra l? e pra c?

L? em Londres, vez em quando me sentia longe daqui
Vez em quando, quando me sentia longe, dava por mim
Puxando o cabelo nervoso, querendo ouvir Celly Campelo pra n?o cair

Naquela fossa em que vi um camarada
meu de Portobello cair
Naquela falta de ju?zo que eu n?o
tinha nem uma raz?o pra curtir
Naquela aus?ncia de calor, de cor, de sal,
de sol, de cora??o pra sentir
Tanta saudade preservada num velho ba? de prata dentro de mim
Digo num ba? de prata porque prata ? a luz do luar
Do luar que tanta falta me fazia junto do mar
Mar da Bahia cujo verde vez em quando me fazia bem relembrar
T?o diferente do verde tamb?m t?o lindo dos gramados campos de l?
Ilha do Norte onde n?o sei se por sorte ou por castigo dei deparar
Por algum tempo que afinal passou depressa, como tudo tem de passar
Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necess?rio para voltar
Tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra l? e pra c?

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46188/. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar a performance:

  1. De que maneira a letra aborda o tema do ex?lio?
  2. Quais sentimentos a performance nos transmite?
  3. Qual a rela??o desta m?sica com a hist?ria do Brasil? Para ajudar na resposta, leia a resenha sobre o document?rio que trata da situa??o vivida pelos compositores baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso, intitulado Can??es do Ex?lio: a Labareda que Lambeu Tudo, dire??o do jornalista Geneton Moraes Neto - http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=162170&id_secao=11. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

-

Atividade 2- "Seca brava"

Nesta atividade, analisaremos m?sicas que tratam de um dos maiores problemas do Nordeste, ou seja, a chamada "Seca".

M?sica 1: ?Descida da ladeira? - Alceu Valen?a (1976)

Esta m?sica ? uma performance ao vivo registrada em disco.

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Voc? conhece o trabalho de Alceu Valen?a?
  2. Entende a sua import?ncia para a m?sica nordestina, a partir dos anos 70?

-

Reprodu??o por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=RRlGFLhGlrU. Acesso em 13 de junho de 2012

Alceu Valen??a

-

Compositor:  Alceu Valen?a

Int?rprete: Alceu Valen?a

Disco: Vivo!

Gravadora, ano: Som Livre, 1976

-

LETRA

Eu s? acredito
Em vento que
Assanha cabeleira
Quebra portas e vidra?as
E derruba prateleiras
Se fizer um assobio esquisito
Na descida da ladeira

Eu s? acredito em chuva
Se molhar minha cadeira
De palhinha na varanda
Minha espregui?adeira
Se fizer po?a na rua
Acredito nessa chuva de peneira

Eu s? acredito em lama
Se for escorregadeira
Como casca de banana tobog?
De fim de feira

Alceu Valen?a j? n?o acredita
Na for?a do vento
Que sopra e n?o uiva
Na ?gua da chuva
Que cai e n?o molha
J? perdeu o medo de
Escorregar

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/alceu-valenca/173184/. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar a performance:

  1. Como ? o arranjo da m?sica? Quais instrumentos voc? pode identificar?
  2. De que tema trata a letra?
  3. Qual ? a rela??o desta m?sica com a hist?ria do Brasil?  Para ajudar a responder, conhe?a esta excelente mat?ria - http://essetalmeioambiente.com/a-seca-no-nordeste-a-insustentabilidade-e-as-eleicoes-municipais/. Acesso em 21 de agosto de 2012

-

Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

-

M?sica 2: ?Seca brava? - Eduardo Ara?jo (1972)

Eduardo Ara?jo n?o ? nordestino, mas sim do Norte de Minas, divisa com a Bahia e o restante do Nordeste. Esta m?sica faz parte no qual o artista passou a abordar temas relacionados com a hist?ria do Brasil. Conhe?a esta ?tima mat?ria/entrevista realizada com Eduardo Ara?jo e disponibilizada pelo jornal coletivo s? - http://issuu.com/jornalcoletivoso/docs/nonaedicao. Acesso em 21 de agosto de 2012

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. J? ouviu falar neste artista?
  2. Se sim, em quais circunst?ncias?
  3. Conhece o seu trabalho abordando quest?es da hist?ria do Brasil?

-

Reprodu??o por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=P86Bo74F4Dg. Acesso em 13 de junho de 2012

Eduardo Araujo

-

Compositores: Eduardo Araujo - Tom Gomes

Int?rprete: Eduardo Araujo

Disco: Eduardo Araujo

Gravadora, ano: RCA Victor, 1972

-

LETRA (transcri??o nossa, n?o dispon?vel na Internet)

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

Eu rocei em espinhos / O lugar mais puro da terra

E sonhei o verde mais verde / Que o teu tempo de espera

E o amor que plantei aqui / Morreu sem a chuva

Que n?o choveu e...

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

E as coisas que prendem / Um homem ao ch?o

Ensinam que a morte / ? a continua??o

E o homem foi (...)

Fez nascer uma flor / Na vida, a raz?o

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

? seca brava, acabou com minha planta??o / ? seca brava, acabou com minha planta??o

-

Para analisar a performance:

  1. Como ? o arranjo que comp?e a m?sica? Quais instrumentos voc? identifica?
  2. De que forma a letra aborda o tema da seca no Nordeste?
  3. Qual ? o sentimento transmitido pela can??o?

-

Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

-

DISCUSS?O IMPORTANTE:

De acordo com nota de Eduardo Araujo na contracapa original do LP (disco de vinil), a m?sica n?o fala propriamente da seca do Nordeste, mas sim de certo vazio dentro das pessoas. Desse modo, PROFESSOR, encaminhar uma discuss?o que permita perceber a import?ncia da an?lise musical a partir de fontes prim?rias, assim como a quest?o da subjetividade nesta an?lise. Para aprofundar no debate, confira este interessante artigo sobre o tema - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100016&script=sci_arttext. Acesso em 21 de agosto de 2012

-

Atividade 3- "E o sert?o vai virar mar..."

Nesta atividade trabalharemos com m?sicas que tratam do imagin?rio Nordestino, a partir de temas como o Canga?o, a F? e a Esperan?a de vida das pessoas.

-

M?sica 1: ?Persegui??o/Sert?o vai virar mar? - S?rgio Ricardo (1964)

Esta m?sica faz parte da trilha sonora intitulada "Deus e o Diabo na terra do sol", assinada pelo cineasta Glauber Rocha (o diretor do filme de mesmo nome) numa parceria com o compositor, cantor e instrumentista S?rgio Ricardo.

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir o filme com os alunos:

  1. Conhece este filme?
  2. Sabe de sua import?ncia para o cinema brasileiro? Recomenda-se a leitura desta resenha de livro - http://www.rocco.com.br/shopping/ExibirLivro.asp?Livro_ID=85-325-0537-6. Acesso em 21 de agosto de 2012

-

Reprodu??o por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=e3gx-8dSZVw. Acesso em 13 de junho de 2012

deus diabo

-

Compositores: Glauber Rocha (letra); S?rgio Ricardo (m?sica)

Int?rprete: S?rgio Ricardo

Disco: Deus e o Diabo na terra do sol

Gravadora, ano: Forma, 1964

-

LETRA

Se entrega Corisco!
Eu n?o me entrego n?o
Eu n?o sou passarinho Pra viver l? na pris?o
Se entrega Corisco eu n?o me entrego n?o
N?o me entrego ao tenente
N?o me entrego ao capit?o
Eu me entrego s? na morte de parabelo na m?o
Se entrega Corisco (se entrega Corisco)
Eu n?o me entrego n?o! Eu n?o me entrego n?o
Eu n?o me entrego n?o

Se entrega Corisco!
Eu n?o me entrego n?o
Eu n?o sou passarinho Pra viver l? na pris?o
Se entrega Corisco eu n?o me entrego n?o
N?o me entrego ao tenente
N?o me entrego ao capit?o
Eu me entrego s? na morte de parabelo na m?o
Se entrega Corisco (se entrega Corisco)
Eu n?o me entrego n?o! Eu n?o me entrego n?o
Eu n?o me entrego n?o

Farrea, farrea povo
Farrea at? o sol raiar
Mataram Corisco
Balearam Dad? (bis?)

O sert?o vai vir? mar
E o mar vir? sert?o (bis)

T? contada a minha est?ria
Verdade e imagina??o
Espero que o sinh?
Tenha tirado uma li??o
Que assim mal dividido
Esse mundo anda errado
Que a terra ? do homem
Num ? de Deus nem do Diabo (bis)

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/deus-o-diabo-na-terra-do-sol/1777933/. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar a performance:

  1. Como se d? a execu??o da m?sica?
  2. De que maneira comp?e-se o arranjo?
  3. Opine sobre a performance de S?rgio Ricardo.
  4. Qual a rela??o dessas grava??es com a hist?ria do Brasil? Para ajudar na resposta, visite este link - http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/historia-do-cangaco-verdades. Acesso em 21 de agosto de 2012

-

Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

-

M?sica 2: ?No olimpo? - Na??o Zumbi (2010)

O conjunto Na??o Zumbi surgiu nos anos 90, em Recife, ancorando o vocalista e compositor Chico Science. Com a prematura morte de Science, em 1997, a banda continuou sob a lideran?a de seu irm?o, Jorge Du Peixe.

Antes de reproduzir a m?sica, repercutir algumas quest?es entre os alunos, tais como:

  1. Conhece o trabalho da Na??o Zumbi?
  2. Sabe que esta banda aborda temas relacionados a hist?ria do Brasil?

-

Reprodu??o por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=bFzDzOPhm7k. Acesso em 13 de junho de 2012

Na????o Zumbi

-

Compositores: Jorge Du Peixe/Na??o Zumbi

Int?rprete: Na??o Zumbi

Disco: Fome de tudo

Gravadora, ano: Deckdisc, 2007

-

LETRA

Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que voc?
Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que voc?

Esse ? o alvorecer de tudo que se quer ver
Sem fazer sombra na melhor hora do sol
Eternidade duradoura com sossego ent?o
Melhor que fique assim

Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que voc?
Todos os dias nascem deuses
Alguns maiores e outros menores do que voc?

Essa ? a janela dos outros em a??o
Beijos explodem como bombas ao anoitecer
Brinquedos avan?ados acendendo o som
N?o estaremos dormindo

Todos os dias fazem deuses
Alguns melhores e outros piores do que voc?
Todos os dias fazem deuses
Alguns melhores e outros piores do que voc?

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/nacao-zumbi/1106010/. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar a performance:

  1. Como ? a sonoridade nesta m?sica?
  2. Quais instrumentos voc? pode reconhecer?
  3. Qual ? o tema da letra? Como este se relaciona com a hist?ria do Nordeste? Para ajudar a responder, visite este link - http://brunocosta.wordpress.com/2009/04/01/o-nordeste-de-povos-e-crencas/. Acesso em 21 de agosto de 2012
  4. Que tipo de sentimento a m?sica transmite?

-

Os alunos podem registrar as impress?es acerca do documento no editor de texto.

-

d) Resultados de pesquisa

-

Atividade 4- "Nordeste musical"

Para praticar e socializar os aprendizados desta experi?ncia de pesquisa, recomendamos que os alunos fa?am novos exerc?cios de an?lise hist?rica a partir de m?sicas.

ORIENTA??ES GERAIS:

  • Outros temas que podem ser trabalhados: Movimentos/rebeli?es ocorridas no Nordeste; Cultura popular nordestina; Lugares e figuras hist?ricas do Nordeste.

-

  • Dividir a turma conforme o n?mero de temas.

-

  • Os grupos devem apresentar as suas an?lises e descobertas musicais para a turma e o professor.

-

  • Os trabalhos tamb?m podem ser apresentados no evento de inicia??o cient?fica da escola.

-

Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de an?lise das m?sicas e leituras sugeridas, al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.